ComÊxito Blog Postagem: iso 9001 4.2 como implantar



blog ComÊxito BLOG - ISO 9001 4.2 Como implantar

Publicado em: 06/10/16 12:02
Demos dicas para vocês identificarem e priorizarem as questões internas e externas e elaborarem planos de ação para riscos e oportunidades identificados. Hoje vamos tratar da cláusula 4 Contexto da organização, requisito 4.2 Entendendo as necessidades e expectativas das partes interessadas.

O que diz a norma:


4.2 Entendendo as necessidades e expectativas das partes interessadas

Devido ao seu efeito ou potencial efeito sobre a capacidade da organização para prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis, a organização deve determinar:

a) as partes interessadas que sejam pertinentes para o SGQ;
b) os requisitos destas partes interessadas que sejam pertinentes para o SGQ.

A organização deve monitorar e analisar criticamente as informação sobre essas partes interessadas e seus requisitos pertinentes.

Vamos trabalhar neste requisito alguns exemplos práticos.

Lembrando que essas partes interessadas devem ser pertinentes para o SGQ, dentro do escopo definido pela norma e pela organização e que não há requisito na norma que obrigue a organização a considerar partes interessadas onde ela decidiu que aquelas partes não são pertinentes para seu SGQ.

Exemplo 1


Uma organização privada e familiar que presta serviços administração e armazenamento de documentos para outras empresas e esses documentos são relacionados a dados de pessoas físicas clientes dos clientes, lembrando que estamos tratando de qualidade de produtos e serviços, então os interesses relacionados com meio ambiente e saúde e segurança, por exemplo, não devem entrar aqui:

  1. Os funcionários, que tem interesse na sobrevivência da empresa, nas condições de trabalho, na satisfação dos clientes, em manter seus empregos e ter melhores salários etc.;

  2. Os acionistas, pessoas da família que compões a alta direção e são sócios da empresa que tem interesse na sobrevivência e na rentabilidade da empresa e claro na satisfação dos clientes;

  3. Os provedores externos, como empresas de programação e suporte de TI, empresas fornecedoras de equipamentos de informática, de comunicações, provedores de infraestrutura como locadores de espaço para armazenamento ou escritório, pessoal contratado como pessoa jurídica, empresas de treinamento, etc. Todos estes provedores têm interesse que a empresa cresça e que os pagamentos sejam efetuados nas datas combinadas, portanto estão interessados na satisfação dos clientes da organização;

  4. Órgão regulamentador relacionado a legislação de segurança da informação, porque a empresa tem dados como nome, endereço, CPF, RG, telefones de pessoas físicas;

  5. Os clientes que tem interesse na qualidade dos serviços prestados, na continuidade do negócio, na segurança da informação etc.;

  6. Os clientes dos clientes que tem interesse em que suas informações sejam mantidas em sigilo;

  7. Outros.


A ComÊxito além dos cursos das normas ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007 tem os cursos de auditor interno ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007 e os cursos de auditor líder:ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007 . Temos as versões anteriores também, tanto o curso de interpretação da norma ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004, quantos dos cursos de auditor interno ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004 e dos cursos de auditor líder ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004.

Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail contato@comexito.com.br.

Abraços

Márcia Guerra

www.comexito.com.br
Deixe seu comentário aqui

Comentários:

Osmar Rieper - 23/01/2017

Bom dia, Poderia fazer um exemplo de uma empresa de usinagem prestadora de serviço com base no desenho do próprio cliente?

contato@comexito.com.br - 23/01/2017

Osmar a planilha é orientativa, o exemplo 2 sobre Uma fábrica multinacional de partes e peças para a área automotiva serve também para uma empresa de usinagem prestadora de serviço com base no desenho do próprio cliente, tem mais de um post sobre este tema, você olhou todos?


Cristiane Naiara da Silva Fernandes

Empresa: BE FRUIT COMERCIO E EXPORTACAO LTDA.


Fabio Mantoan

Empresa: BECTON DICKINSON INDUSTRIAS CIRURGICAS LTDA


Juliana de Lima Comaru

Empresa: Hospital Infantil Dr. Alberto Sabin


Ivan Dourado Costa

Empresa: PETROBRAS DISTRIBUIDORA SA


NATHALIA BARBOSA

Empresa: AZUL LINHAS AEREAS BRASILEIRAS S.A.


Sobre ComÊxito

A ComÊxito tem 28 anos de mercado, foi fundada e é administrada por Márcia Guerra - engenheira Politécnica (48 anos de experiência), promove ensino a distância pela internet desde 2006, com muita clareza e conteúdo didático desenvolvido por profissionais competentes. As aulas são gravadas e dúvidas são respondidas prontamente.  
Endereço e Telefone

Tel 1: (11)3207-4928
Tel 2: (11)93949-8631
Tel 3:

contato@comexito.com.br

Alameda, Bruxelas, 95, Alphaville, Barueri