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blog ComÊxito BLOG - ISO 9001 4.3 Como implantar parte 1

Publicado em: 26/10/16 10:25
 

Vamos continuar com o requisito 4.2, organizando melhor as informações que identificamos anteriormente.

O que diz a norma:

4.2 Entendendo as necessidades e expectativas das partes interessadas

Devido ao seu efeito ou potencial efeito sobre a capacidade da organização para prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis, a organização deve determinar:

a) as partes interessadas que sejam pertinentes para o SGQ;
b) os requisitos destas partes interessadas que sejam pertinentes para o SGQ.

A organização deve monitorar e analisar criticamente as informações sobre essas partes interessadas e seus requisitos pertinentes.

Vamos trabalhar neste requisito alguns exemplos práticos.

Lembrando que essas partes interessadas devem ser pertinentes para o SGQ, dentro do escopo definido pela norma e pela organização e que não há requisito na norma que obrigue a organização a considerar partes interessadas onde ela decidiu que aquelas partes não são pertinentes para seu SGQ.

Exemplo 1


Uma organização privada e familiar que presta serviços administração e armazenamento de documentos para outras empresas e esses documentos são relacionados a dados de pessoas físicas clientes dos clientes, lembrando que estamos tratando de qualidade de produtos e serviços, então os interesses relacionados com meio ambiente e saúde e segurança, por exemplo, não devem entrar aqui:







































PARTE INTERESSADA

 
REQUISITOS PERTINENTES AO SGQ
Funcionários Satisfação dos clientes

Processos de trabalho

Condições adequadas para realizar os processos

Competência adequada para realizar seu trabalho

Redução de riscos

Comprometimento da liderança

Comunicação interna, externa e com o cliente

Planejamento

Recursos humanos e materiais necessários

Informação documentada

Outros
Acionistas Satisfação dos clientes

Crescimento da empresa

Cumprimento da legislação

Preço

Outros
Liderança Satisfação dos clientes

Crescimento da empresa

Processos de trabalho

Condições adequadas para realizar os processos

Competência adequada para realizar o trabalho

Redução de riscos

Comunicação interna, externa e com o cliente

Planejamento

Recursos humanos e materiais necessários

Informação documentada

Cumprimento da legislação

Preço

Outros
Provedores externos Satisfação dos clientes

Crescimento da empresa

Continuidade do negócio

Outros
Órgão regulamentador relacionado a legislação de segurança da informação Cumprimento da legislação
Clientes Qualidade dos serviços prestados

Cumprimento de prazos

Continuidade do negócio

Segurança da informação

Certificação na ISO 9001 e na ISO 27001

Preço

Outros
Clientes dos clientes Que suas informações sejam mantidas em sigilo

Outros
Outros

Exemplo 2


Uma fábrica multinacional de partes e peças para a área automotiva, lembrando que estamos tratando de qualidade de produtos e serviços, então os interesses relacionados com meio ambiente e saúde e segurança, por exemplo, não devem entrar aqui:































PARTE INTERESSADA

 
REQUISITOS PERTINENTES AO SGQ
Funcionários Satisfação dos clientes

Processos de trabalho

Condições adequadas para realizar os processos

Competência adequada para realizar seu trabalho

Redução de riscos

Comprometimento da liderança

Comunicação interna, externa e com o cliente

Planejamento

Recursos humanos e materiais necessários

Informação documentada

Outros
Acionistas Satisfação dos clientes

Crescimento da empresa

Preço

Outros
Liderança Satisfação dos clientes

Crescimento da empresa

Processos de trabalho

Condições adequadas para realizar os processos

Competência adequada para realizar o trabalho

Redução de riscos

Comunicação interna, externa e com o cliente

Planejamento

Recursos humanos e materiais necessários

Informação documentada

Cumprimento da legislação

Preço

Outros
Provedores externos Satisfação dos clientes

Crescimento da empresa

Continuidade do negócio

Outros
Clientes Qualidade dos produtos e serviços prestados

Cumprimento de prazos

Continuidade do negócio

Preço

Outros
Outros

Vejam que eu coloquei preço como requisito, a norma não faça em preço nem em custo, mas o preço está relacionado com a qualidade possível de ser fornecida, muitos requisitos são negociados e entram ou não em produtos / serviços em função do preço do item.

Não pretendo que as tabelas dos 2 exemplos acima sejam perfeitas, espero que elas ajudem vocês a visualizar como estruturar este requisito, mas quero lembrar que cada organização é única, portanto, são muitas as variações possíveis.

A pergunta que deve vir agora é para que levantar estas informações, a norma pede que elas sejam levadas em consideração quando definimos o escopo do SGQ e quando definimos ações para abordar riscos e oportunidades, por exemplo no nosso exemplo 1, se os clientes querem a certificação na norma ISO 27001 e a empresa não tem, é uma oportunidade que deve ser levada em consideração.

A ComÊxito além dos cursos das normas ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007 tem os cursos de auditor interno ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007 e os cursos de auditor líder:ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007 . Temos as versões anteriores também, tanto o curso de interpretação da norma ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004, quantos dos cursos de auditor interno ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004 e dos cursos de auditor líder ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004.

Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail contato@comexito.com.br.

Abraços

Márcia Guerra

www.comexito.com.br
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Comentários:

JOICIANE MARIA FAGUNDES - 10/07/2017

Boa Tarde Márcia, Já fizemos muitos cursos pela sua empresa, considerados de alta qualidade. Estamos fazendo migração da norma na versão 2015. Fizemos o levantamento das partes interessadas e os requisitos, mas, nos veio a seguinte dúvida, quanto ao monitoramento, precisa ser um indicador ou para atendimento do requisito. Exemplo: Órgãos regulamentadores - monitoramentos através de avaliação semestral verificando se houve alguma revogação, e o atendimento é a evidencia dessa avaliação semestral. Governo - Monitoramento através de planilha com vencimento dos certificados e negativas de débitos anuais. Agradecemos desde já,

contato@comexito.com.br - 11/07/2017

Joiciane, Não, você precisa apenas revisar para verificar se mudou e se mudou ver o impacto em riscos e oportunidades, faça na reunião de análise crítica da alta direção. Abraços, Márcia

Luis Costa - 25/07/2017

Prezada Márcia, apenas para informar que o conteúdo do blog está ótimo! Poderiam publicar o restante dos requisitos. Aproveitando a oportunidade, creio que o título desse artigo esteja errado, seria ITEM 4.2 - PARTE 2. Obrigado. ;-)

contato@comexito.com.br - 29/07/2017

Oi Luis, eu já fiz o material, não tive tempo, vou publicar, abraços, Márcia


Breno Alves De Souza

Empresa: SONDA PROCWORK INFORMATICA LTDA


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GISELE SILVA VIEIRA SOUZA

Empresa: PRODUTOS ALIMENTICIOS CEFER LTDA


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