ComÊxito Blog Postagem: iso 9001 4.3 como implantar parte 3



blog ComÊxito BLOG - ISO 9001 4.3 Como implantar parte 3

Publicado em: 26/10/16 10:58
Continuamos com o requisito 4.3.

O que diz a norma:


4.3 Determinando o escopo do SGQ

A organização deve determinar os limites e aplicabilidade do SGQ para estabelecer o seu escopo. Ao determinar este escopo, a organização deve considerar :

a) as questões externas e internas referidas em 4.1;
b) os requisitos das partes interessadas pertinentes referidos no 4.2;
c) os produtos e serviços da organização.

A organização deve aplicar todos os requisitos desta Norma, se eles forem aplicáveis no escopo determinado do seu SG.

O escopo do SGQ da organização deve estar disponível e ser mantido como informação documentada. O escopo deve declarar os tipos de produtos e serviços cobertos e prover justificativa para qualquer requisito desta Norma que a organização determinar que não seja aplicável ao escopo do seu SGQ.

A conformidade com esta Norma só pode ser alegada se os requisitos determinados como não aplicáveis não afetarem a capacidade ou a responsabilidade da organização de assegurar a conformidade de seus produtos e serviços.

Deixei como tarefa que vocês tentassem criar um escopo para o exemplo 2, vamos discutir as possibilidades hoje.

Exemplo 2


Uma fábrica multinacional de peças estampadas em aço, para a área automotiva, tem cerca de 500 funcionários, processos de vendas, compras, recebimento de materiais, estoque, compras, RH, planejamento e controle da produção, produção, inspeção, embalagem, expedição e logística.

A. Que questões internas e externas esta empresa pode estar vivenciando hoje?

  1. Externamente como todas as outras empresas neste pais está com problemas de caixa porque a venda de carros caiu 26,55% em 2015 com previsão de queda de 17% em 2016.



  1. Internamente precisa reduzir custos para continuar no mercado.



  1. Considerando isso a empresa poderia incluir os processos financeiros no sistema de gestão da qualidade para melhorar seu desempenho.


B. Que requisitos poderiam ter as partes interessadas?

  1. O que normalmente querem, só que agora com mais intensidade: qualidade e preço.

  2. Além disso valeria a pena investigar se mais algum produto poderia ser incluído no portfólio ou se a tecnologia usada nos produtos atuais poderia ser melhorada, talvez um novo produto ou tecnologia poderia ser incluído no escopo.


C. Quais produtos e serviços poderiam ser incluídos no escopo?

  1. Peças de aço estampado leve, por exemplo, considerando que podemos ter estamparia leve, média ou pesada e outros produtos que forem incluídos no portfólio.

  2. Para melhorar o desempenho financeiro poderia ser analisado o fornecimento de


D. Tem algum requisito da norma que não seja aplicável?

  1. As montadoras fornecem o projeto para seus provedores, então o requisito 8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços não é aplicável.


E. A organização deve determinar os limites e aplicabilidade do SGQ, quais seriam eles?

  1. Eu costumo identificar os processos inclusos para indicar os limites e a aplicabilidade do SGQ.


Considerando o que discutimos anteriormente podemos definir o escopo abaixo:

O SGQ da Fábrica BBB inclui os processos de vendas, compras, finanças, recebimento de materiais, estoque, compras, RH, planejamento e controle da produção, produção, inspeção, embalagem, expedição e logística para fornecimento de peças estampadas leves e assistência técnica para a indústria automotiva.

O requisito 8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços não é aplicável.

Este escopo deve ser mantido como informação documentada.

Caso outros produtos sejam incluídos no portfólio, levando em consideração que as montadoras ainda sejam os únicos clientes, eles deveriam ser incluídos no escopo. Se outro segmento de produtos começar a ser fornecido e esses clientes não fornecem o projeto, então, o requisito 8.3 da norma passaria a ser aplicável.

Inclui finanças no escopo porque no momento atual melhorar o desempenho financeiro é muito importante.

Vejam que não incluímos os processos de manutenção produtiva e tecnologia da informação, mas estes processos estão subentendidos, como outros podem estar dependendo da organização.

Os processos precisam ser claramente identificados para que principalmente colaboradores, clientes e a certificadora saibam em que parte da organização o SGQ está implementado. Uma outra forma de descrever este escopo poderia ser:

O SGQ da Fábrica BBB inclui todos os processos da organização para fornecimento de peças estampadas leves e assistência técnica para a indústria automotiva.

O requisito 8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços não é aplicável.

A ComÊxito além dos cursos das normas ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007 tem os cursos de auditor interno ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007 e os cursos de auditor líder:ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007 . Temos as versões anteriores também, tanto o curso de interpretação da norma ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004, quantos dos cursos de auditor interno ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004 e dos cursos de auditor líder ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004.

Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail contato@comexito.com.br.

Abraços

Márcia Guerra

www.comexito.com.br
Deixe seu comentário aqui


Thaysa Pereira De Moura

Empresa: EDITORA GLOBO S/A


sandra santiago ferreira

Empresa: ssprojtostecnicos econsultoria ltda


ISMAEL TAVARES FILHO

Empresa: BW OFFSHORE DO BRASIL LTDA


André Corazza Gatto

Empresa: ENGEVIX ENGENHARIA S.A


ANA CLAUDIA DE ALMEIDA SANTOS

Empresa: ITP SYSTEMS CONECTORES ELETRICO E ELETRONICO LTDA


Sobre ComÊxito

A ComÊxito tem 28 anos de mercado, foi fundada e é administrada por Márcia Guerra - engenheira Politécnica (48 anos de experiência), promove ensino a distância pela internet desde 2006, com muita clareza e conteúdo didático desenvolvido por profissionais competentes. As aulas são gravadas e dúvidas são respondidas prontamente.  
Endereço e Telefone

Tel 1: (11)3207-4928
Tel 2: (11)93949-8631
Tel 3:

contato@comexito.com.br

Alameda, Bruxelas, 95, Alphaville, Barueri