ComÊxito Blog Postagem:



blog ComÊxito BLOG - O que é a NR10?

Publicado em: 19/12/16 03:51
A NR10 já é muito conhecida entre os profissionais da área da elétrica, mas existem ainda profissionais que não tem a noção clara do que é e qual sua importância, entre os leigos da eletricidade este termo é bastante desconhecido embora seja muito importante. Se você é um profissional da área de eletricidade é muito importante que tenha conhecimento e faça o treinamento de NR10, porque é necessário ter conhecimento sobre os perigos da eletricidade e como se proteger para evitar acidentes elétricos.
A NR10 ou norma regulamentadora 10, que tem como título, SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE, é uma norma que tem caráter normativo em todos os serviços que envolvem eletricidade e seus riscos, além de garantir a segurança e saúde dos que estejam envolvidos direta ou indiretamente nestes serviços.

NR10 – Norma regulamentadora 10


Sua primeira publicação surgiu em 1978, e sua última atualização foi em 2016, tendo sido terminada e publicada pelo ministério do trabalho em 2004. Com alterações profundas nas questões de documentação e normatização dos serviços, seu texto de 2004, ficou conhecido entre os profissionais da área de elétrica com sendo A NOVA NR10. O maior destaque é que esta versão tornou oficinal que todas as instalações elétricas precisam atendar a quesitos e normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e se as empresas e instalações não se enquadrarem nas normas as mesmas são automaticamente penalizadas.
Para os profissionais que trabalhem diretamente nas atividades de manutenção, instalação e operação de maquinas ou instalações elétricas as mudanças que a NR10 proporcionou reduziram drasticamente os índices de acidentes com eletricidade. Entre as mudanças mais importantes se destacam a obrigação de todos os profissionais que trabalham com eletricidade terem um treinamento de 40h (para o curso básico), no qual será apresentada a normas e suas características, e que no mínimo a cada dois anos esse profissional tem de passar por uma reciclagem deste treinamento. Essa obrigatoriedade torna o processo de conhecimento dos riscos da eletricidade cíclico para os profissionais.
As empresas e os profissionais cada vez mais percebem mudanças positivas com relação a segurança e postura, quanto aos trabalhos com atividades em eletricidade. Aqueles profissionais que entram no mercado de trabalho no ramo da eletricidade em 2004 e passam por essa reciclagem, tem mostrado exemplos de mudança de atitude das empresas com relação a segurança nos serviços que envolvam eletricidade.

images-1

Atividade segura em eletricidade


A grande ferramenta de segurança criada pela NR10 é o “direito de recusa”. O direito de recusa é uma ferramenta legal que o trabalhador tem para não fazer atividades sem as medidas essenciais que garantam a sua segurança no decorrer dos serviços.
O Avanço na redução de mortes e acidentes, decorrentes dos acidentes que envolvem eletricidade, é a maior prova do poder da NR10, além de claro, demonstrar o compromisso que as empresas tem assumido junto aos órgãos regulamentares e ao ministério do trabalho para diminuir os acidentes e garantir a melhoria na qualidade de vida de seus funcionários.
Deixe seu comentário aqui

Comentários:

Josias - 22/04/2017

Muito bom a explicação.

Ale da Silva Geraldo - 11/05/2017

Muito importante a NR10 wm instalações e Serviços elétricos, estou Fazendo um Curso de eletricista e a NR 10 esta sempre presente na Materia.


RENATO DA CONCEIÇÃO SILVA

Empresa: RIO DATA CONSULTORIA EMPRESARIAL E SISTEMAS LTDA


Hugo Leonardo Vieira Alves

Empresa: MERCANTE Tubos e Aços Ltda


Sergio Luis Borja Ribeiro

Empresa: Geogas Serviço de Óleo e Gás Ltda.


Jose Gustavo Mendes Gonçalves

Empresa: APMT SERVICOS RETROPORTUARIOS LTDA


Sergio Silva

Empresa: Amcor Rigid Plastics do Brasil Ltda.


Sobre ComÊxito

A ComÊxito tem 28 anos de mercado, foi fundada e é administrada por Márcia Guerra - engenheira Politécnica (48 anos de experiência), promove ensino a distância pela internet desde 2006, com muita clareza e conteúdo didático desenvolvido por profissionais competentes. As aulas são gravadas e dúvidas são respondidas prontamente.  
Endereço e Telefone

Tel 1: (11)3207-4928
Tel 2: (11)93949-8631
Tel 3:

contato@comexito.com.br

Alameda, Bruxelas, 95, Alphaville, Barueri