blog ComÊxito BLOG - 7 Ferramentas básicas da qualidade

Publicado em: 19/12/16 03:02
As sete ferramentas da qualidade são um conjunto de técnicas identificadas como mais úteis na solução de problemas e focadas na qualidade do produto ou serviço. Elas são conhecidas como "ferramentas básicas", pois elas são adequadas para pessoas com pouca formação em estatística.


As sete ferramentas básicas são:



  1. Diagrama de Ishikawa: também chamado de diagrama de causa-efeito ou espinha de peixe é um diagrama que consiste numa representação gráfica simples parecida com a espinha de peixe, na ponta temos o problema e nas espinhas indicamos as causas. É uma das várias ferramentas que surgiram ao longo do século XX nos campos da indústria e, posteriormente, no setor dos serviços, para facilitar a análise dos problemas e soluções em áreas como qualidade dos processos, produtos e serviços.




  1. Folha de verificação: também chamada de folha de controle ou check list, é um formato de tabela impressa ou diagrama, concebida para registar e compilar dados usando um método simples e sistemático, como marcas de anotação associadas ocorrência de certos eventos. Esta técnica de documentação de dados é preparada de modo a que a sua utilização seja fácil e interfira tão pouco quanto possível com a atividade do profissional que faz o registro.




  1. Controle Estatístico de Processo: é uma representação gráfica dos valores diferentes de um correspondente a uma característica do processo. Mostra a evolução deste processo ao longo do tempo e compara-o com alguns limites de variação previamente fixados, que são utilizados como base para a tomada de decisões.




  1. Histograma: é uma representação gráfica de uma forma variável, onde a superfície de cada barra é proporcional frequência dos valores representados. O eixo vertical representa a frequência, e o eixo horizontal os valores das variáveis, normalmente indicando as marcas de classe, ou seja, metade do intervalo de tempo em que os dados são agrupados. Histogramas são mais comuns nas ciências sociais, humanas e econômicas e permite a comparação dos resultados de um processo.




  1. Diagrama de Pareto: também chamado de gráfico ABC é um gráfico, para organizar os dados de modo a que estes permaneçam em ordem crescente, da esquerda para a direita e separados por barras. Você atribui uma ordem de prioridade ABC. O diagrama exibe graficamente o princípio de Pareto: 20% das causas causam cerca de 80% dos problemas.




  1. Diagrama de dispersão: também chamado de gráfico de dispersão, é um diagrama usando coordenadas para demonstrar os valores de duas variáveis para um conjunto de dados. Os dados são apresentados como um conjunto de pontos, cada um com o valor de uma variável que determina a posição no eixo horizontal e o valor determinado pela outra posição sobre o eixo vertical variável.




  1. Amostragem estratificada: Também conhecida como estratificação, é uma ferramenta estatística que classifica os elementos de uma população que tem afinidade para analisá-los e determinar causas comuns de seu comportamento. Estratificação ajuda a identificar as causas que fazem a maior parte da variabilidade, assim você pode obter uma compreensão detalhada da estrutura de uma população de dados e examinar a diferença nos valores médios e variação nos diferentes estratos.


Esperamos que nosso artigo sobre as 7 Ferramentas Básicas da Qualidade tenha ajudado você a compreender esse conceito e a usá-lo em sua empresa.



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