ComÊxito Blog Postagem: 10 dicas para economizar internet no celular



blog ComÊxito BLOG - 10 dicas para economizar internet no celular

Publicado em: 08/03/19 14:49
As redes sociais, e-mail, jogos, GPS e outras funções do smartphone fazem com que a franquia de internet acabe rapidinho, não é mesmo? Por isso eu separei algumas dicas que vão ajudar o seu plano 3G durar o mês inteiro! Dá uma olhadinha:

  1. Abuse do Wi-Fi
    Sempre que puder, utilize o Wi-Fi para acessar a internet e redes sociais. Hoje em dia vários lugares como shopping, lojas, restaurantes e até praças públicas tem a opção de Wi-Fi gratuito.

  2. Desligue os dados móveis
    Quando não estiver usando, desligue os dados móveis. No Android, é só ir em “Configurações”, “Uso de dados” e desativar a opção “Dados Móveis”; já no iPhone, vá em “Ajustes”, “Celular” e desative o “Dados celular”. O legal é que nessa área de configuração dos dados móveis, tanto do Android, quanto do iOS, também dá para escolher quais aplicativos podem usar a sua internet 3G.

  3. Fotos, vídeos e jogos
    Aplicativos de fotos e vídeos, como o Instagram, e jogos precisam de muita internet para conseguir carregar as imagens. Então, evite usar quando você estiver na rua, tá?

  4. WhatsApp
    Gente, o WhatsApp tem uma função que ajuda a economizar o seu 3G! Se você tiver um Android, vá nas configurações do aplicativo, procure por “Conversas e chamadas” e ative a função “Reduzir uso de dados”; aproveite e vá em “Download automático” e escolha o que pode ser carregado quando você estiver usando o 3G.
    No iPhone, vá nos ajustes do app e depois em “Uso de Dados e Armazenamento”. Aqui você também consegue escolher o que pode ser carregado com o 3G e ativar a função de “Reduzir Uso de Dados”.

    Reprodução

  5. Serviços offline
    Os serviços de streaming, como o Netflix e o Spotify, são muito bons, não é mesmo? Com eles você consegue ter acesso a várias músicas e filmes. Mas esses serviços também consomem muita internet, então, use sempre que estiver em uma rede Wi-Fi ou então use no modo offline.
    Ah, existem aplicativos de GPS offline também, como o Google Maps e o Maps.Me.

  6. Prefira mensagens
    Na hora que for entrar em contato com amigos e parentes, prefira os aplicativos de mensagens ou SMS e evite ficar enviando mensagens de áudio ou vídeo chamadas. Você pode acabar gastando, no mínimo, 3MB por 5 minutos de áudio e 20MB por 5 minutos de vídeo chamada, viu?

  7. Escolha o navegador
    Alguns navegadores oferecem a opção de reduzir o uso dos dados, como o Google Chrome e o Opera Mini. Eles conseguem reduzir o tamanho das informações das páginas e fazer com que você gaste menos internet.

    Reprodução

  8. Atualizações
    As atualizações e downloads de aplicativos devem ser feitas quando você estiver conectado a uma rede Wi-Fi para não gastar a sua internet móvel, tá? Aproveite e entre nas configurações da loja de aplicativos e desabilite as atualizações automáticas dos aplicativos.
    No Android, é só ir em na Google Play Store, ir em “Configurações”, “Atualização automática do app” e selecionar ”Não atualizar” ou “Atualizar apenas na modalidade Wi-Fi".
    No iPhone, vá em “Ajustes”, “iTunes Store e App Store” e desabilite as opções de transferência automática e o “Usar Dados Celulares”.

  9. Segundo plano
    Alguns aplicativos consomem dados mesmo quando não estão ativos, como as redes sociais e e-mail – eles continuam usando a internet para que você possa receber as notificações.
    Para evitar isso, veja quais aplicativos estão ativos em segundo plano e quanto eles estão gastando de internet. Para fazer isso no iPhone, vá em “Ajustes”, “Geral” e “Atualização em 2º plano”; agora é só desativar aqueles que só podem ter acesso a internet enquanto estiverem sendo usados. Se quiser ver o quanto cada app consome, vá em “Celular”, lá em ajustes.
    No Android, vá em “Configurações”, “Dados móveis” e procure pela opção “Uso de dados”. Você vai ver em detalhes a quantidade de megabytes ou gigabytes que você já consumiu e o quanto cada aplicativo teve de participação nesse consumo. Para desabilitar a atualização em segundo plano, é só selecionar um app.

    Reprodução

  10. Controle
    Um jeito bem legal de controlar os gastos da franquia de internet é através de aplicativos como o My Data Manager (disponível para Android e iOS) ou o 3G Watchdog (Disponível só para Android). Eles conseguem acompanhar todo o seu gasto de internet e avisam quando os dados mensais estão para acabar. Bem legal, não é mesmo?


E aí, você conhece mais uma dica para ajudar a economizar o 3G? Então me conta!
Deixe seu comentário aqui


Lucivânia Batista de Jesus

Empresa: ASSOCIACAO BRASILEIRA DE RECURSOS EM TELECOMUNICACOES


Milena dos Santos

Empresa: Particular


Douglas Silva Araujo

Empresa: BIRLA CARBON BRASIL LTDA.


Danimar Demartini

Empresa: COOPERATIVA DE TRANSPORTE DE CARGAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA- COOPERCARGA


Marcos Gonçalves Miranda

Empresa: LATICINIO VALE DO PARDO LTDA


Sobre ComÊxito

A ComÊxito tem 28 anos de mercado, foi fundada e é administrada por Márcia Guerra - engenheira Politécnica (48 anos de experiência), promove ensino a distância pela internet desde 2006, com muita clareza e conteúdo didático desenvolvido por profissionais competentes. As aulas são gravadas e dúvidas são respondidas prontamente.  
Endereço e Telefone

Tel 1: (11)3207-4928
Tel 2: (11)93949-8631
Tel 3:

contato@comexito.com.br

Alameda, Bruxelas, 95, Alphaville, Barueri