ComÊxito Blog Postagem: google lanca extensao que ajuda chrome a economizar dados



blog ComÊxito BLOG - Google lança extensão que ajuda Chrome a economizar dados

Publicado em: 08/03/19 14:51






Sem fazer alarde, o Google lançou nesta semana uma extensão para Chrome chamada Data Saver que promete reduzir consideravelmente a quantidade de dados baixada pelo browser na navegação em sites. Em alguns casos, a economia chega perto de 50%.

A extensão está em fase beta. Talvez seja por isso que o Google não anunciou a novidade aos quatro ventos. Mas, apesar de não estar em fase final, o Data Saver parece funcionar bem. Pelo menos é a impressão que os testes para este post deixaram.

Não há segredo para o uso da extensão. Basta instalá-la, clicar em um botão e ela ficará imediatamente ativa. Dá para checar a quantidade de dados economizada clicando no ícone da ferramenta ao lado da barra de endereços.

Chrome Data Saver

Também não há mistérios em relação ao funcionamento: basicamente, o Data Saver direciona os dados de uma página a servidores do Google que, por sua vez, comprimem os itens que a compõem (HTML, arquivos CSS, código em JavaScript, entre outros) para então disponibilizá-la ao navegador. O macete só não funciona em sites com SSL ou acessados via modo anônimo.

A ideia não vem de agora. Desde 2013, as versões do Chrome para iOS e Android contam com uma função equivalente, mas que não é ativada por padrão. Para usá-la, você deve ir nas configurações do browser e habilitar a opção “Economia de dados”.

Tanto em dispositivos móveis quanto em desktops, a funcionalidade pode ajudar o Chrome a exibir páginas mais rapidamente. Mas o atrativo principal é mesmo a economia no tráfego, uma mão na roda para quem precisa poupar dados para não estourar a franquia de um plano 3G ou 4G.

Quer testar? A extensão Data Saver (em português, Economia de dados) pode ser baixada na Chrome Web Store.


Deixe seu comentário aqui


Raquel Marta Miranda

Empresa: Tabelião de Notas e Protesto de Letras e Títulos de Cordeirópolis


LUCIANE RODRIGUES MORAIS

Empresa: AEROLOGISTICA EIRELI


Adriano Alves Dos Santos

Empresa: BARU OFFSHORE NAVEGACAO LTDA.


PAULA CASTRO DA COSTA USINAGEM

Empresa: Paula castro da costa usinagem ME


JOSE FLAVIO RODRIGUES DA SILVA

Empresa: OHMIC RESISTORES E REOSTATOS LTDA


Sobre ComÊxito

A ComÊxito tem 28 anos de mercado, foi fundada e é administrada por Márcia Guerra - engenheira Politécnica (48 anos de experiência), promove ensino a distância pela internet desde 2006, com muita clareza e conteúdo didático desenvolvido por profissionais competentes. As aulas são gravadas e dúvidas são respondidas prontamente.  
Endereço e Telefone

Tel 1: (11)3207-4928
Tel 2: (11)93949-8631
Tel 3:

contato@comexito.com.br

Alameda, Bruxelas, 95, Alphaville, Barueri