ComÊxito Blog Postagem: cursos educacao 3 dicas infaliveis para aproveitar ao maximo cursos online



blog ComÊxito BLOG - Cursos, Educação 3 dicas infalíveis para aproveitar ao máximo cursos online

Publicado em: 08/03/19 14:54
A internet trouxe diversas melhorias para nossas vidas, incluindo avanços na forma como nos comunicamos, trabalhamos e mesmo aprendemos – daí surgem os cursos online. Os cursos à distância pela internet são uma realidade cada vez mais presente em nosso cotidiano, que aumentam as possibilidades de formação. Mas afinal, como aproveitar melhor cursos online?

Para muitos, aproveitar essas oportunidades de formação pode ser um grande desafio, principalmente se estão habituados somente aos modelos tradicionais de ensino. Assim, aqui estão algumas dicas para quem quer tirar o máximo proveito da educação à distância:

 

1. ENCARE CURSOS ONLINE COMO ALGO NOVO


Um vício comum daqueles que começam a usar os cursos online é tentar usar as mesmas técnicas de aprendizado que usamos na educação tradicional.

Com certeza ferramentas como lápis e caderno podem ajudar no seu aprendizado, mas tente não limitar-se a elas. Também não utilize da mesma lógica, do formato de “aulas” tradicional, para usar o ensino à distância.

 

cursos online

 

É um método totalmente novo, e portanto você também pode encarar como uma oportunidade de inovação na sua forma de aprender. Recorra a novas ferramentas, como anotações digitais, tirar dúvidas em fóruns e chats e outras técnicas. É o momento de deixar sua criatividade e seu senso de aventura fluir.

 

2. APROVEITE DO “ESTUDO SOCIAL” POSSÍVEL COM CURSOS ONLINE


Um dos benefícios da internet é nos permitir nos conectar com pessoas do mundo todo, de forma rápida. E esse benefício também surge no caso dos cursos online.

A maioria dos cursos online oferece fóruns para que os alunos que estão participando possam trocar conhecimentos, ideias e experiências, e mesmo esclarecer as dúvidas uns dos outros. Mesmo no caso dos cursos que não oferecem, é quase certo que em algum lugar da internet haverá um fórum aberto sobre o assunto do qual seu curso está tratando, ou mesmo grupos em redes sociais como o LinkedIn e Facebook, então participe desses espaços.

Esse approach inovador tem incontáveis vantagens. Para começar, esse é um ambiente rico para o surgimento de novas ideias e a construção coletiva de conceitos. Assim, ao invés de absorver do curso apenas a visão do professor ou dos coordenadores do curso, você terá acesso a diversas visões de mundo e construirá um aprendizado mais plural e, por consequência, muito mais rico.

As pessoas também podem contribuir para trazer mais materiais importantes e pertinentes ao assunto, o que enrique ainda mais os estudos.

E principalmente: em geral, o “estudo social” torna o seu curso muito mais divertido e descontraído, e ainda ajuda a aumentar sua rede de contatos.

 

3. GERENCIE SEU TEMPO CORRETAMENTE


Uma das grandes diferenças da educação à distância para a educação tradicional é que o próprio aluno tem uma autonomia muito maior para gerenciar seu tempo, inclusive para gerenciar quando assistirá aulas, e por quantas horas seguidas. E apesar disso, em um primeiro momento, ser uma vantagem imensa, também é aí que mora o perigo.

Isso porque é fácil atrapalhar-se com seu planejamento, e acabar prejudicando todo seu aprendizado por não saber gerenciar seu tempo corretamente. Para evitar esse problema, aqui estão algumas dicas para gerenciar seu tempo e aproveitar melhor cursos online:

• Fuja da procrastinação. Se o curso exigir entrega de textos, trabalhos ou outro material, não deixe para entregar muito próximo do prazo. Considere que se você tiver alguma dúvida, pode levar um tempo para receber uma resposta do professor ou outro responsável por isso, e pode acabar se prejudicando. Mesmo que o curso não exija a entrega de qualquer material, evite ficar demorando para ver as aulas e acumulando muito conteúdo atrasado. Isso vai reduzir seu rendimento e prejudicar seus estudos.

• Faça um planejamento (realista). Planeje com antecedência em quais dias e horários irá estudar, e quantas horas por vez. O mais importante nessa etapa é que seu planejamento seja realista e compatível com seus horários, para evitar que ele seja inútil na prática.

• De preferência a estudar em pequenas quantidades, e constantemente. Estudos mostram que nosso cérebro rende mais ao estudar um pouco por dia, do que uma quantidade enorme em um único dia. De preferência a espalhar sua rotina de estudos ao longo da semana, permitindo menos horas de estudo a cada dia. A Técnica Pomodoro é uma ferramenta poderosíssima.

 

Anotou todas as dicas? E você, tem alguma dica de como aproveitar melhor cursos online? Comente abaixo e compartilhe suas experiências.
Deixe seu comentário aqui


Karolyne Machado Jaegger

Empresa: Escritório Marcio Rosa SS Ltda ME


Celso Silveira

Empresa: Cooperativa de Transportes de Cargas Químicas e Corrosivas de Mauá


JUAN PAULO RAMOS CAMARGO DE OLIVEIRA

Empresa: COOPERCARGA S/A


RENATO NUNES GOUVEIA

Empresa: BARDELLA INDUSTRIA PLÁSTICA LTDA


Mylla Coffaro Ferreira

Empresa: LOG-IN - LOGISTICA INTERMODAL S/A


Sobre ComÊxito

A ComÊxito tem 28 anos de mercado, foi fundada e é administrada por Márcia Guerra - engenheira Politécnica (48 anos de experiência), promove ensino a distância pela internet desde 2006, com muita clareza e conteúdo didático desenvolvido por profissionais competentes. As aulas são gravadas e dúvidas são respondidas prontamente.  
Endereço e Telefone

Tel 1: (11)3207-4928
Tel 2: (11)93949-8631
Tel 3:

contato@comexito.com.br

Alameda, Bruxelas, 95, Alphaville, Barueri