Neste curso online você vai aprender a identificar, avaliar e prevenir os problemas que podem ocorrer no processo de produção de alimentos e vai conhecer as legislações aplicáveis como por exemplo, a RDC 216/04. As BPF - Boas Práticas de Fabricação são pré requisito (PPR) para o APPCC/HACCP e visam assegurar a produção e distribuição de alimentos com qualidade e livres de contaminantes de natureza biológica, física ou química que venham a trazer dano à saúde de quem vai consumir o produto.
Marcia R. Guerra
Graduada em engenharia e pós-graduada em engenharia de segurança do trabalho pela USP, Márcia Regina Guerra tem 45 anos de experiência profissional, 35 deles dedicados a Sistemas de Gestão e Gestão de Negócio.
20 horas aula
6 meses de acesso ao curso
Desconto: 70%
Valor original: R$ 168,30Investimento R$ 50,49
(Dólar $ 8.26)O que são agentes patogênicos
Considerando apenas os agentes biológicos patogênicos para o homem bactérias, vírus, protozoários, parasitas e toxinas naturais, vê-se que um grande número é transmitido pela água e alimentos, provocando o quadro de gastroenterocolite aguda. Esses agentes patogênicos agem de acordo com a precariedade das condições de higiene do meio e da suscetibilidade do hospedeiro humano. Isto tem tido implicações graves para a saúde humana. Estima-se que, anualmente, ocorra 1,5 bilhões de episódios de gastroenterite em todo o mundo, dos quais 70% são causados pela ingestão de alimentos contaminados. O resultado final é trágico, uma vez que a diaréia é causa de óbito de 3 milhões de crianças menores de 5 anos, a cada ano. Estes eventos ocorrem principalmente nos países subdesenvolvidos. Porém, nos Estados Unidos, há cerca de 33 milhões de casosano de toxinfecções alimentares e, no Reino Unido, ocorrem 35.000 internações hospitalares ano para tratamento de intoxicações.
Para compreendermos a gravidade dessa situação, uma simples bactéria em condições ideais poderá se duplicar em apenas 20 minutos, em qualquer etapa da cadeia produtiva dos alimentos independentes de tamanho e complexidade, acarretando prejuízos ao fabricante e ao consumidor. Para o fabricante há o comprometimento da marca, devido à diminuição do prazo de validade ou shelf-life, pela degradação do alimento. Para o consumidor as conseqüências podem ainda ser mais graves, se houver a presença de bactérias patogênicas, podendo levar o indivíduo a morte. Outro fator que entra muito em discussão é a contaminação cruzada que exige dos estabelecimentos de alimentos, muita atenção e monitoramentos específicos.
O que são as Boas Práticas de Fabricação - BPF"s
As BPF"s - Boas práticas de fabricação na indústria de alimentos são um conjunto de ações e critérios que objetivam as condições sanitárias dos estabelecimentos que produzem, manipulam, fracionam, armazenam, transportam ou distribuem produtos alimentícios. São também um dos pré-requisitos necessários para se estabelecer a aplicação do HACCP, o mais completo sistema de segurança alimentar, que tem em seus objetivos a prevenção da contaminação alimentar em qualquer setor de sua cadeia de alimentos, segundo a Codex Alimentarius, devido aos pontos específicos de contaminação do produto. Contudo, é possível que as BPF sejam aplicadas em conjunto com a HACCP, desde que se tenha claramente definido as diferenças entre os riscos que podem ser controlados pelas BPF daqueles que exigem modificação no processo ou algum controle específico.
Na legislação em vigor (Decreto-Lei 6798 de 18 de Março) obriga às empresas do setor alimentar, a adoção de medidas de auto-controle com vista à identificação e controle de perigos relativos às suas atividades, de forma a garantir a segurança dos alimentos. Os programas de pré-requisitos (PPR) como as Boas Práticas de Fabricação (BPF) são essenciais para devolver e estabelecer normas para alimentos que visem a proteção da saúde do consumidor e práticas eqüitativas no comercio regional e internacional de alimentos. Portanto a qualidade dos alimentos depende de todo o seu processo desde a colheita, passando pala recepção, armazenamento, produção, distribuição e atendimento aos consumidores.
Não se pode falar em BPF sem falar em qualidade. A qualidade é um tema bastante diversificado, porém com uma linha única a seguir o atendimento as expectativas do consumidor. Conceitos sobre qualidade de um produto ou serviço se multiplicam e se aplicam constantemente, porém, tratando-se de alimentos o aspecto qualidade como garantia de segurança alimentar torna-se fator determinante, pois qualquer problema pode acarretar prejuízo à saúde do consumidor. Logo, as empresas que não estiverem preocupadas com a qualidade dos produtos e serviços assumem riscos de ficar á margem do mercado consumidor. Na atual competitividade, as empresas alimentícias enfrentam consumidores exigentes amparados por legislações. Qualquer desvio nesta área tem custo social . Como é o caso de intoxicações. Além do risco de indenizações, as empresas podem ter sua reputação comprometida.
A busca pela melhoria e manutenção da qualidade é que mantém o sucesso dos programas de qualidade. É necessário para isso construir o ambiente kaizen. Kaizen é uma palavra japonesa que representa a busca da melhoria contínua, utilizando ações corretivas e monitoramentos para a manutenção dos processos de qualidade. Sem a busca contínua da qualidade qualquer programa tende a ser ineficaz. Não basta implantar a qualidade, é preciso manter a chama acesa continuamente, buscar novos caminhos e sempre focar o consumidor.
As BPF - Boas Práticas de Fabricação são pré requisito (PPR) para o APPCC/HACCP e visam assegurar a produção e distribuição de alimentos com qualidade e livres de contaminantes de natureza biológica, física ou química que venham a trazer dano à saúde de quem vai consumir o produto.
Neste curso o aluno vai:
Aprender a identificar, avaliar e prevenir os problemas que podem ocorrer no processo de produção de alimentos.
Conhecer as legislações aplicáveis aos processos de fabricação de alimentos, por exemplo, a RDC 216/04.
Aprender como reduzir perdas e custos, através de controles aplicados a processos alimentares.
Contribuir com o aumento da satisfação do cliente
Transmitir conhecimentos para os colaboradores influenciando a mudança de atitude e comportamento por meio de conscientização e aprendizado
Desenvolver habilidades para redução de erros operacionais (falhas humanas) em função da capacitação dos colaboradores
Contribuir com a melhoria do relacionamento interpessoal nos estabelecimentos alimentares
Não existem pré requisitos para a realização deste treinamento.
Módulo I
BPF Boas Práticas de Fabricação . Boas Práticas de Fabricação de Produtos e Prestação de Serviços na área de Alimentação. Objetivo do curso, Definindo Qualidade, Ferramentas de Gestão da Qualidade, Legislação Alimentar, Benefícios do Controle de Qualidade dos Alimentos, Higiene dos Alimentos, Riscos e Perigos que podem ser Encontrados nos Alimentos (Biológicos, Químicos, Físicos); Exercícios.
Módulo II
Conceito de Boas Práticas de Fabricação, Requisitos de Boas Práticas de Fabricação, Princípios Gerais Higiênico-sanitários das matérias-primas e produção, Requisitos Gerais para estabelecimentos produtores de alimentos, Requisitos de higiene do estabelecimento, Higiene pessoal; Exercícios
Módulo III
Requisitos de BPF - continuação da Implantação e implementação de BPF; Exercícios.
Módulo IV
Requisitos básicos para a qualidade dos alimentos; Exemplo de elaboração do manual de BPF; Implantação e implementação das BPF; Definições; Exercícios.
Avaliação
Prova eletrônica de multipla escolha.
Arquivos Extras
Slides do curso de Boas Práticas de Fabricação de Produtos e Prestação de Serviços na área de Alimentação.
Nosso certificado não indica se o curso é presencial ou online e é muito bem aceito por empresas públicas, privadas e órgãos governamentais, temos 27 anos de mercado, mais de 15 anos com cursos online pela internet e somos conhecidos pela qualidade de nossos cursos.
Ao final do curso, o aluno receberá um certificado digital de conclusão com a carga horária especificada. Se a compra for uma formação ou combo com vários cursos o aluno receberá um certificado digital para cada curso realizado e ao receber o último certificado deve mandar um e-mail para contato@comexito.com.br que nosso suporte enviará um certificado por e-mail para a formação completa.
Se desejar, o aluno poderá solicitar também um certificado impresso em papel, mediante o pagamento de uma taxa adicional para cobrir despesas com impressão e envio por correio. O certificado em papel deve ser comprado para cada curso individual em uma formação ou combo.
Os cursos do site têm a aprovação do MEC?
Nossos cursos são de informação não de formação, são chamados cursos livres e não tem relação com a estrutura formal de educação.
O que é curso livre?
Curso Livre, que após a Lei nº9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.
Os cursos livres devem ser regulamentados por algum órgão?
Esses cursos não são regulamentados, sendo livres sua oferta e sua organização.
O que vale nos cursos livres é as empresas públicas e privadas e órgãos como o MTE aceitarem o certificado, o que é o nosso caso.
Pode-se emitir certificados dos cursos livres?
Sim, a escola pode emitir certificado de qualificação profissional.
Qual a legislação sobre o assunto?
Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97)
Profissionais interessados em conhecer as Boas Práticas de Fabricação de Produtos e Prestação de Serviços na área de Alimentação.
Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail contato@comexito.com.br ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.
O curso online de BPF Boas Práticas de Fabricação écomposto por aproximadamente 160 slides com áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências da instrutora, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 20 e 30 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 24 horas.
O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.
Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet.
Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.
Observações Importantes:
As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.
Todo material é em formato eletrônico; não trabalhamos com material impresso ou em CD; o aluno faz o download pelo site de todo material.
As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet; não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.
Não é permitida a distribuição do material.
Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de 50% do preço do curso individual.
As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.
Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail contato@comexito.com.br ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.
Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador: