Boas Práticas na Produção e Prestação de Serviços de Alimentação

Neste curso online você vai aprender a identificar, avaliar e prevenir os problemas que podem ocorrer no processo de produção de alimentos e vai conhecer as legislações aplicáveis como por exemplo, a RDC 216/04. As BPF - Boas Práticas de Fabricação são pré requisito (PPR) para o APPCC/HACCP e visam assegurar a produção e distribuição de alimentos com qualidade e livres de contaminantes de natureza biológica, física ou química que venham a trazer dano à saúde de quem vai consumir o produto.

Instrutor do curso

Marcia R. Guerra
Graduada em engenharia e pós-graduada em engenharia de segurança do trabalho pela USP, Márcia Regina Guerra tem 43 anos de experiência profissional, 33 deles dedicados a Sistemas de Gestão e Gestão de Negócio.



20 horas aula

6 meses de acesso ao curso

investimento ComÊxito Pague menos com nossos combos

VER DEMONSTRAÇÃO GRAVADA

investimento ComÊxito Desconto: 20%
investimento ComÊxito Investimento R$ 103,20
(Dólar $ 31.27)

Pagamento por Pagseguro, Paypal, Boleto
* Opções de Parcelamento PagSeguro em até 10x
** Paypal em 3x sem juros
Compartilhe:

O que são agentes patogênicos

Considerando apenas os agentes biológicos patogênicos para o homem bactérias, vírus, protozoários, parasitas e toxinas naturais, vê-se que um grande número é transmitido pela água e alimentos, provocando o quadro de gastroenterocolite aguda. Esses agentes patogênicos agem de acordo com a precariedade das condições de higiene do meio e da suscetibilidade do hospedeiro humano. Isto tem tido implicações graves para a saúde humana. Estima-se que, anualmente, ocorra 1,5 bilhões de episódios de gastroenterite em todo o mundo, dos quais 70% são causados pela ingestão de alimentos contaminados. O resultado final é trágico, uma vez que a diaréia é causa de óbito de 3 milhões de crianças menores de 5 anos, a cada ano. Estes eventos ocorrem principalmente nos países subdesenvolvidos. Porém, nos Estados Unidos, há cerca de 33 milhões de casosano de toxinfecções alimentares e, no Reino Unido, ocorrem 35.000 internações hospitalares ano para tratamento de intoxicações.

Para compreendermos a gravidade dessa situação, uma simples bactéria em condições ideais poderá se duplicar em apenas 20 minutos, em qualquer etapa da cadeia produtiva dos alimentos independentes de tamanho e complexidade, acarretando prejuízos ao fabricante e ao consumidor. Para o fabricante há o comprometimento da marca, devido à diminuição do prazo de validade ou shelf-life, pela degradação do alimento. Para o consumidor as conseqüências podem ainda ser mais graves, se houver a presença de bactérias patogênicas, podendo levar o indivíduo a morte. Outro fator que entra muito em discussão é a contaminação cruzada que exige dos estabelecimentos de alimentos, muita atenção e monitoramentos específicos.

O que são as Boas Práticas de Fabricação - BPF"s

As BPF"s - Boas práticas de fabricação na indústria de alimentos são um conjunto de ações e critérios que objetivam as condições sanitárias dos estabelecimentos que produzem, manipulam, fracionam, armazenam, transportam ou distribuem produtos alimentícios. São também um dos pré-requisitos necessários para se estabelecer a aplicação do HACCP, o mais completo sistema de segurança alimentar, que tem em seus objetivos a prevenção da contaminação alimentar em qualquer setor de sua cadeia de alimentos, segundo a Codex Alimentarius, devido aos pontos específicos de contaminação do produto. Contudo, é possível que as BPF sejam aplicadas em conjunto com a HACCP, desde que se tenha claramente definido as diferenças entre os riscos que podem ser controlados pelas BPF daqueles que exigem modificação no processo ou algum controle específico.

Na legislação em vigor (Decreto-Lei 6798 de 18 de Março) obriga às empresas do setor alimentar, a adoção de medidas de auto-controle com vista à identificação e controle de perigos relativos às suas atividades, de forma a garantir a segurança dos alimentos. Os programas de pré-requisitos (PPR) como as Boas Práticas de Fabricação (BPF) são essenciais para devolver e estabelecer normas para alimentos que visem a proteção da saúde do consumidor e práticas eqüitativas no comercio regional e internacional de alimentos. Portanto a qualidade dos alimentos depende de todo o seu processo desde a colheita, passando pala recepção, armazenamento, produção, distribuição e atendimento aos consumidores.

Não se pode falar em BPF sem falar em qualidade. A qualidade é um tema bastante diversificado, porém com uma linha única a seguir o atendimento as expectativas do consumidor. Conceitos sobre qualidade de um produto ou serviço se multiplicam e se aplicam constantemente, porém, tratando-se de alimentos o aspecto qualidade como garantia de segurança alimentar torna-se fator determinante, pois qualquer problema pode acarretar prejuízo à saúde do consumidor. Logo, as empresas que não estiverem preocupadas com a qualidade dos produtos e serviços assumem riscos de ficar á margem do mercado consumidor. Na atual competitividade, as empresas alimentícias enfrentam consumidores exigentes amparados por legislações. Qualquer desvio nesta área tem custo social . Como é o caso de intoxicações. Além do risco de indenizações, as empresas podem ter sua reputação comprometida.

A busca pela melhoria e manutenção da qualidade é que mantém o sucesso dos programas de qualidade. É necessário para isso construir o ambiente kaizen. Kaizen é uma palavra japonesa que representa a busca da melhoria contínua, utilizando ações corretivas e monitoramentos para a manutenção dos processos de qualidade. Sem a busca contínua da qualidade qualquer programa tende a ser ineficaz. Não basta implantar a qualidade, é preciso manter a chama acesa continuamente, buscar novos caminhos e sempre focar o consumidor.

As BPF - Boas Práticas de Fabricação são pré requisito (PPR) para o APPCC/HACCP e visam assegurar a produção e distribuição de alimentos com qualidade e livres de contaminantes de natureza biológica, física ou química que venham a trazer dano à saúde de quem vai consumir o produto.

Neste curso o aluno vai: 

  • Aprender a identificar, avaliar e prevenir os problemas que podem ocorrer no processo de produção de alimentos.

  • Conhecer as legislações aplicáveis aos processos de fabricação de alimentos, por exemplo, a RDC 216/04.

  • Aprender como reduzir perdas e custos, através de controles aplicados a processos alimentares.

  • Contribuir com o aumento da satisfação do cliente

  • Transmitir conhecimentos para os colaboradores influenciando a mudança de atitude e comportamento por meio de conscientização e aprendizado

  • Desenvolver habilidades para redução de erros operacionais (falhas humanas) em função da capacitação dos colaboradores

  • Contribuir com a melhoria do relacionamento interpessoal nos estabelecimentos alimentares

Não existem pré requisitos para a realização deste treinamento.

Módulo I

BPF Boas Práticas de Fabricação . Boas Práticas de Fabricação de Produtos e Prestação de Serviços na área de Alimentação. Objetivo do curso, Definindo Qualidade, Ferramentas de Gestão da Qualidade, Legislação Alimentar, Benefícios do Controle de Qualidade dos Alimentos, Higiene dos Alimentos, Riscos e Perigos que podem ser Encontrados nos Alimentos (Biológicos, Químicos, Físicos); Exercícios.

Módulo II

Conceito de Boas Práticas de Fabricação, Requisitos de Boas Práticas de Fabricação, Princípios Gerais Higiênico-sanitários das matérias-primas e produção, Requisitos Gerais para estabelecimentos produtores de alimentos, Requisitos de higiene do estabelecimento, Higiene pessoal; Exercícios

Módulo III

Requisitos de BPF - continuação da Implantação e implementação de BPF; Exercícios.

Módulo IV

Requisitos básicos para a qualidade dos alimentos; Exemplo de elaboração do manual de BPF; Implantação e implementação das BPF; Definições; Exercícios.

Arquivos Extras

Slides do curso de Boas Práticas de Fabricação de Produtos e Prestação de Serviços na área de Alimentação.

Nosso certificado não indica se o curso é presencial ou online e é muito bem aceito por empresas públicas, privadas e órgãos governamentais, temos 22 anos de mercado, mais de 10 anos com cursos online pela internet e somos conhecidos pela qualidade de nossos cursos.

Ao final do curso, o aluno receberá um certificado digital de conclusão com a carga horária especificada. Se a compra for uma formação ou combo com vários cursos o aluno receberá um certificado digital para cada curso realizado e ao receber o último certificado deve mandar um e-mail para contato@comexito.com.br que nosso suporte enviará um certificado por e-mail para a formação completa.

Se desejar, o aluno poderá solicitar também um certificado impresso em papel, mediante o pagamento de uma taxa adicional para cobrir despesas com impressão e envio por correio. O certificado em papel deve ser comprado para cada curso individual em uma formação ou combo.

Os cursos do site têm a aprovação do MEC?

Nossos cursos são de informação não de formação, são chamados cursos livres e não tem relação com a estrutura formal de educação.

O que é curso livre?

Curso Livre, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

Os cursos livres devem ser regulamentados por algum órgão?

Esses cursos não são regulamentados, sendo livres sua oferta e sua organização.

O que vale nos cursos livres é as empresas públicas e privadas e órgãos como o MTE aceitarem o certificado, o que é o nosso caso.

Pode-se emitir certificados dos cursos livres?

Sim, a escola pode emitir certificado de qualificação profissional.

Qual a legislação sobre o assunto?

Lei nº 9.394/96

Decreto nº 5.154/04

Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97)

  

Profissionais interessados em conhecer as Boas Práticas de Fabricação de Produtos e Prestação de Serviços na área de Alimentação.

O curso online de BPF Boas Práticas de Fabricação écomposto por aproximadamente 160 slides com áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências da instrutora, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 20 e 30 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 24 horas.

O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.

Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet.

Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.

Observações Importantes:

  • As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.

  • Todo material é em formato eletrônico; não trabalhamos com material impresso ou em CD; o aluno faz o download pelo site de todo material.

  • As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet; não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.

  • Não é permitida a distribuição do material.

  • Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de 50% do preço do curso individual.

  • As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.

Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:

  1. Caixas de som ou fones de ouvido para ouvir as aulas gravadas. É aconselhável ter uma caixa de som amplificada para conseguir ouvir as aulas em um bom volume, ou ainda um fone que seja livre de chiados. Recomendamos fazer um teste de som a partir da aula demonstrativa;
  2. Acesso rápido à internet: é recomendado um acesso com capacidade maior de 500 Kbps para assistir as aulas, 3 Mbps para fazer exames certificados pelo EXEMPLAR GLOBAL e acima de 5 Mbps para participar com qualidade de web conferências, verifique sua velocidade pelo site http://www.minhaconexao.com.br/;
  3. Não pode haver bloqueio para download de arquivos MP3 na rede;
  4. Browser: Internet Explorer 10 ou superior, Firefox ou Chrome ou Opera em suas últimas versões;
  5. Plug-in Flash Player instalado no navegador, o Crome já tem o Flash Player, mas caso você use um navegador que não tenha ele pode ser baixado pelo link: https://get.adobe.com/br/flashplayer/;
  6. Microsoft Word, Excel (apenas para alguns cursos) e Adobe Acrobat Reader para a leitura das apostilas;
  7. Recomendamos sistema operacional Windows mas desde que devidamente configurado poderá usar qualquer sistema operacional sendo ele Linux ou Mac. Para outros sistemas operacionais, faça um teste utilizando a aula demonstrativa deste curso. Se você conseguir visualizar os slides com áudio, significa que o seu sistema é compatível;
  8. Para assistir os treinamentos em tablet:
  9. Para realizar exames certificados pelo EXEMPLAR GLOBAL você deve ter câmera e microfone, nosso sistema de segurança irá utilizar seus recursos para identificá-lo e para gravar áudio e vídeo de você e do ambiente durante a realização dos exames. Isso não é necessário para as provas de cursos sem exames certificados;
  10. Os exames certificados pelo EXEMPLAR GLOBAL e simulados não podem ser realizados utilizando tablets ou IPADs porque o software de segurança não permitirá o acesso.
  11. Quando você tiver perda de conexão ou outros problemas relacionados a operação devido a sua infraestrutura de TI, durante a realização de exames do EXEMPLAR GLOBAL, cancelaremos a tentativa e daremos uma nova chance, mas cobraremos o valor de $ 23,00 dólares para pagamento da utilização do software de segurança novamente.



BASE DE ABAST. DA MAR. NO RIO DE JANEIRO

Empresa: BASE DE ABASTECIMENTO DA MARINHA NO RIO DE JANEIRO


Edjairson Pereira

Empresa: Empresa Brasileira de Infra-Estrutura


Elaine Cristina Pimentel

Empresa: Opinião Assessoria e Consultoria Ltda.


FERNANDA APARECIDA CEZARIO

Empresa: CMR4 ENGENHARIA E COMERCIO LTDA


Fernando Henrique Morales Vecchiato

Empresa: Computeasy


Jocemara Bezerra Mendes

Empresa: Computeasy


JONATHAS RODRIGUES DOS SANTOS

Empresa: Vessel-Log companhia Brasileira de Navegaço e Logística S.A


LUIZ ANTÔNIO DA SILVA

Empresa: Freudenberg Não Tecidos Ltda


Luiz Heleno Alves Dias

Empresa: Norma Ambiental Consultoria E Treinamento LTDA.


MERCIA CRISTINA SOUZA MONTEIRO

Empresa: COTEMINAS S.A.


Priscila Muronaga Pereira

Empresa: Computeasy


Rafael Matheus Riva

Empresa: Semeato S/A Industria e Comércio


Regina Cabus Nachef

Empresa: Indra Brasil Soluções e Serviços Tecnológicos S.A


Reinaldo Serni

Empresa: Computeasy


Valdemir Rodrigues Pinheiro

Empresa: VOTORANTIM CIMENTOS S/A


Valdemir Rodrigues Pinheiro

Empresa: VOTORANTIM CIMENTOS S/A


XERXES FERREIRA DA SILVA

Empresa: Banco da Amazonia


,kjhkjnkjyhkjhk

Empresa: 1546847545


.Jurema Riano Navarro

Empresa: Dígitro Tecnologia Ltda.


:Samuel Nogueira Pereirae

Empresa: Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo - CODASP


Sobre ComÊxito

A ComÊxito tem 22 anos de mercado, foi fundada e é administrada por Márcia Guerra - engenheira Politécnica (43 anos de experiência), promove ensino a distância pela internet desde 2006, com muita clareza e conteúdo didático desenvolvido por profissionais competentes. As aulas são gravadas e dúvidas são respondidas prontamente.
Desenvolvido por Thyago Henrique Pacher - thyago.pacher@gmail.com