Este curso online de é composto por 7 treinamentos e equivale a 80 horas de treinamento presencial (com preço dez vezes menor que o de cursos deste tipo), e visa àcapacitação profissional do aluno para assumir o papel de Gestor da Qualidade, fornecendo conhecimentos necessários a usar a qualidade como meio estratégico para o crescimento da empresa, gerenciando processos, aplicando ferramentas da qualidade e normas de gestão.
Faz parte desta formação os cursos: Mapeamento e Modelagem de Processos;Indicadores de Desempenho;ISO 9001:2015;5S;MASP &PDCA;7 Ferramentas da Qualidade;6 Sigma.
Marcia R. Guerra
Graduada em engenharia e pós-graduada em engenharia de segurança do trabalho pela USP, Márcia Regina Guerra tem 45 anos de experiência profissional, 35 deles dedicados a Sistemas de Gestão e Gestão de Negócio.
80 horas aula
6 meses de acesso ao curso
Investimento R$ 908,60
(Dólar $ 149.93)O campo de trabalho para gestores da qualidade é amplo, vai desde a área de produção industrial até setores como a saúde, educação e serviços financeiros.
O setor da indústria é um dos que mais contrata profissionais em Gestão da Qualidade, pois o mercado (principalmente o internacional) está cada vez mais exigente quanto a certificados de qualidade em produtos e processos de fabricação.
Muitas empresas contratam gestores da qualidade para garantir a eficácia em seus métodos de trabalho e minimizar custos e desperdícios.
O Gestor da Qualidade é um profissional capaz de entender a importância do papel da Qualidade para que uma empresa consiga atingir os objetivos estabelecidos. Ele possui uma visão estratégica de negócios e pode desempenhar atividades como:
ISO - International Organization for Standardization
ISO é a sigla da Organização Internacional de Normalização(International Organization for Standardization), organização não-governamental com sede em Genebra / Suíça, fundada em 1946, hoje presente em cerca de 157 países (o Brasil é representado pela ABNT - Associação de Normas Técnicas), cuja função é a de elaborar e promover padrões de aceitação mundial, através da normatização de produtos e serviços, para que a qualidade destes seja permanentemente aprimorada.
A sigla ISO, contudo, não é meramente um acrônimo, mas faz também referência àisonomia, posto ser este o propósito da International Organization for Standardization: desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas igualmente por todos os países do mundo, e por isso, a ISO atua nos mais diferentes segmentos, de normas e especificações de produtos, matérias-primas a sistemas de gestão, em todas as áreas. As normas ISO mais conhecidas são aquelas que tratam de Sistemas para Gestão da Qualidade nas empresas.
A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações porque lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade, elementos facilmente identificáveis pelos clientes, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Isso é possível porque as normas ISO, a exemplo da família ISO 9000, estabelecem a necessidade de verificação dos processos organizacionais por meio de auditorias internas e externas independentes.
A família ISO 9000 representa um conjunto de normas técnicas que definem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.
As normas ISO 9000 estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade, aplicando-se a campos tão diversos como materiais, produtos, processos e serviços.
A versão 2015 da norma NBR ISO 9001 apresenta uma metodologia fantástica para a implantação de melhorias na organização, na qual se baseiam todas as outras normas de gestão: identificação, análise e monitoramento dos processos.
A certificação ISO 9001 faz com que os clientes e demais partes interessadas sintam-se mais seguros com relação àcapacidade da organização de fornecer produtos e serviços de qualidade.
As série ISO 9000 é constituída por três normas destinadas ao Gerenciamento da Qualidade àQualidade Assegurada. O objetivo é o de complementar os requisitos dos produtos e serviços prestados por uma organização que pretenda implementar os seus padrões de qualidade e tornar-se mais competitiva nos mercados interno e externo. A normatização ISO 9000 refere-se aos elementos do Sistema da Qualidade que devem ser implementados.
A implementação das normas da série ISO 9000 é baseada no ciclo PDCA (Plan / Planejar;Do / Fazer;Check / Verificar;Act / Agir):
A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001, que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (ou Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ) de uma organização, não significando, necessariamente, conformidade de produto às suas respectivas especificações.
Em 1987, a ISO editou a série 9000 com o objetivo de estabelecer critérios para implantação de Sistemas de Garantia da Qualidade. A primeira versão criou uma estrutura de três normas sujeitas a certificação, a ISO 9001, a ISO 9002 e a ISO 9003, além da ISO 9000 que era uma espécie de guia para seleção da norma mais adequada ao tipo de organização. Três anos depois, a ABNT publicou a primeira versão (tradução) da série ISO 9000 no Brasil. A série brasileira foi nomeada série NBR ISO 9000. Em 1994, a série foi revisada, porém, sem grandes modificações, apenas com uma pequena ampliação e alguns esclarecimentos em seus requisitos, mantendo a mesma estrutura, ou seja, três normas sujeitas a certificação;em paralelo, a ABNT revisou as normas brasileiras, adotando o nome "série NBR ISO 9000", alinhando-se com o resto do mundo que já adotava nomenclatura similar para suas versões nacionais. Em dezembro de 2000, a série foi totalmente revisada, restando apenas a ISO 9001 com requisitos para certificação. Em 2008 a ISO 9001 sofreu uma pequena revisão e em 2015 foi novamente totalmente revisada para atender as demandas atuais. A versão 2015 possui 10 cláusulas alinhadas com o novo padrão da ISO chamado anexo SL.
As últimas estatísticas da ISO revelam que existe mais de um milhão de organizações certificadas de acordo com a norma ISO 9001 em todo o mundo. Infelizmente, muitas dessas organizações estão apenas familiarizadas com os requisitos básicos da ISO 9001 e não aprofundam o conhecimento dos princípios de gestão da qualidade nos quais esta norma se baseia, nem investigam as potencialidades da informação disponível, que permite implementar um sistema de gestão da qualidade eficiente.
O objetivo da NBR ISO 9001 é construir um modelo de gerenciamento na organização para que os processos de trabalho sejam padronizados, e, com isso, ajudem a organização na realização de serviços e produção de bens que atendam aos requisitos dos clientes. O objetivo de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), é, portanto, complementar os requisitos dos produtos e serviços realizados por uma organização, e ajudar a organização a se tornar mais competitiva nos mercados interno e externo.
Entre os principais benefícios da certificação ISO 9001 pode-se apontar a melhoria de produtos e serviços;a redução de custos;a melhoria da qualidade dos processos de trabalho e do moral dos funcionários;maior eficiência e eficácia na organização;ganho de vantagem competitiva e maiores oportunidades de marketing e vendas.
Este Curso Online de é composto por 7 treinamentos e equivale a 72 horas de treinamento presencial (com preço dez vezes menor que o de cursos deste tipo), e visa àcapacitação profissional do aluno para assumir o papel de Gestor da Qualidade ISO 9001, fornecendo conhecimentos necessários a usar a qualidade como meio estratégico para o crescimento da empresa, gerenciando processos, aplicando ferramentas da qualidade e normas de gestão.
Você estará apto a assumir o papel de Gestor da Qualidade e qualificado a gerir com qualidade seus processos de trabalho. O conhecimento adquirido melhorará o desempenho do profissional independentemente da área de atuação, seja de qualidade, vendas, planejamento, finanças, produção, serviços, enfim.
Esta Formação é composta por 7 cursos:
Mapeamento e Modelagem de Processos e BPM (Business Process Management)
KPI"s - Indicadores de Desempenho
Interpretação da Norma ISO 9001:2015
Não é necessário ter a norma NBR ISO 9001 para realizar este curso.
Mapeamento e Modelagem de Processos e BPM (Business Process Management)
Módulo I: Business Process Management (BPM). Gestão de Negócios por Processos. Visão de processo. Conceitos:mapeamento de processos;modelagem de processos. Os dez passos para mapear e modelar um processo. Exercício. Módulo II: Fluxogramas utilizados para mapeamento e modelagem de processos. Apresentação das principais linguagens de represenção de processos e de como utilizar o software MS Visio para a criação de fluxogramas. Exemplo. Exercício. Módulo III: Processos: foco no cliente. Dificuldades e benefícios em se trabalhar com processos. Necessidade da administração estratégica. Visão empresarial: missão, visão, valores e objetivos. Exercício. Módulo IV: Modelagem de processos. Árvore de processos. Análise e melhoria. Avaliação de desempenho. Balanced Scorecard. Exercício. Módulo V: Planejamento e realização de projeto de mapeamento e modelagem de processos. Responsabilidades. Atividades chaves. Exercício. Módulo VI:Desenvolvimento do projeto com foco no negócio ? BPM. Análise e desenvolvimento. Benefícios. Detalhamento da metodologia de modelagem do fluxo de trabalho ? EPMA. Exercício. Prova de avaliação.
Indicadores de Desempenho
Módulo I: Indicadores de Desempenho. O que são indicadores de desempenho, por que medir? O que medir? Uma métrica deve ser S.M.A.R.T.: Specific, Measurable, Attainable, Realistic, Timely. Módulo II: Por que indicadores de desempenho. BSC, etapas para implantação de indicadores de desempenho, painel de controle e dificuldades para implantar. Indicadores de desempenho para ISO 9001. Exercício. Módulo III: Tipos de indicadores de desempenho: finanças, recursos humanos, produção, logística, projetos, armazenagem, planejamento etc. Exemplos de aplicação. Módulo IV: Estudo de caso. Identificação de objetivos, métricas e metas. Lições aprendidas. Exercício. Conclusões. Prova de avaliação.
Interpretação da Norma ISO 9001:2015
Módulo I: Alinhamento entre as normas, Considerações para a nova versão, Anexo SL ? Estrutura macro, ISO 9001? Índice, Mudanças para a versão 2015. Módulo II: Introdução, 1 Escopo, 2 Referências normativas, 3 Termos e definições. Módulo III: 4. Contexto da organização, 5. Liderança, 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade, 7. Suporte.Módulo IV: 8. Operações, 8.1 Planejamento e controle operacional, 8.2 Determinação de requisitos para produtos e serviços, 8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços, 8.4 Controle de produtos e serviços fornecidos externamente, 8.5 Produção e prestação de serviços, 8.6 Lançamento de produtos e serviços, 8.7 Controle de não conformidades na saída de processos, produtos e serviços. Módulo V: 9. Avaliação de desempenho. Módulo VI: 10. Melhoria. Arquivos Extras: ISO 9001:2015 - tradução livre em português;PAS 99 2012;Anexo SL. Prova de avaliação.
5S - Housekeeping
Módulo I: A origem dos 5S. O que é o programa 5S. Objetivos. Seiri / Organização. Seiton / Ordenação. Exercícios. Módulo II: Seiso / Limpeza. Seiketsu / Asseio. Shitsuke / Disciplina. O Sext S ? Setsuyaku / Economia. Os cinco S no dia a dia e seus benefícios. Exercícios. Módulo III: Indícios de 5S. Etapas para implantação dos 5S. Exercícios. Módulo IV: Continuação das etapas para implantação dos 5S. Estudo de caso;Exercícios. Prova de avaliação.
MASP &PDCA
Módulo I: Objetivos do curso. O ciclo PDCA. MASP ? Visão Geral. Relação MASP e PDCA. 1ªEtapa: identificar o problema;Exemplo;Exercício. Módulo II: 2ªEtapa: observar o problema. 3ªEtapa: Analisar o problema. 4ªEtapa: plano de ação. 5ªEtapa: agir. Exercício. Módulo III: 6ªEtapa: acompanhar. 7ªEtapa: padronizar. O uso do MASP para ações corretivas. Exemplo: preenchimento de relatório de ação corretiva. Exercício. Prova de avaliação.
7 ferramentas do Controle da Qualidade
Módulo I: Objetivos do curso. As sete ferramentas: Visão Geral. Conceito de variação. Objetivos do uso das sete ferramentas da qualidade. Coleta de dados. 1ªferramenta: Fluxograma. Exercícios. Módulo II: 2ªferramenta: Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe). 3ªferramenta: Folha de Verificação. Exercícios. Módulo III: 4ªferramenta: Diagrama de Pareto. 5ªferramenta: Histograma. Exercícios. Módulo IV: 6ªferramenta: Diagrama de Dispersão. 7ªferramenta: Cartas de Controle. O uso das sete ferramentas básicas. Exercícios. Prova de avaliação.
6 Sigma
Módulo I: Seis sigma: história, objetivos, o que é, visão geral, por que e onde aplicar, métricas do 6 sigma (DPU, DPO e DPMO). Rendimento ? RTY. Exercícios. Módulo II: Metodologia DMAIC para 6 sigma. Exercícios. Módulo III: Trabalho em equipe, liderança, SIPOC, voz do cliente, gestão por processos. Exercícios. Módulo IV: Conceitos estatísticos básicos. 7 Ferramentas da Qualidade. MSA - Análise do Sistema de Medição. R&R ? Repetitividade e Reprodutividade. Exercícios. Módulo V: Gestão de projetos. Exercícios. Prova de avaliação.
Nosso certificado não indica se o curso é presencial ou online e é muito bem aceito por empresas públicas, privadas e órgãos governamentais, temos 27 anos de mercado, mais de 15 anos com cursos online pela internet e somos conhecidos pela qualidade de nossos cursos.
Ao final do curso, o aluno receberá um certificado digital de conclusão com a carga horária especificada. Se a compra for uma formação ou combo com vários cursos o aluno receberá um certificado digital para cada curso realizado e ao receber o último certificado deve mandar um e-mail para contato@comexito.com.br que nosso suporte enviará um certificado por e-mail para a formação completa.
Se desejar, o aluno poderá solicitar também um certificado impresso em papel, mediante o pagamento de uma taxa adicional para cobrir despesas com impressão e envio por correio. O certificado em papel deve ser comprado para cada curso individual em uma formação ou combo.
Os cursos do site têm a aprovação do MEC?
Nossos cursos são de informação não de formação, são chamados cursos livres e não tem relação com a estrutura formal de educação.
O que é curso livre?
Curso Livre, que após a Lei nº9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.
Os cursos livres devem ser regulamentados por algum órgão?
Esses cursos não são regulamentados, sendo livres sua oferta e sua organização.
O que vale nos cursos livres é as empresas públicas e privadas e órgãos como o MTE aceitarem o certificado, o que é o nosso caso.
Pode-se emitir certificados dos cursos livres?
Sim, a escola pode emitir certificado de qualificação profissional.
Qual a legislação sobre o assunto?
Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97)
Profissionais envolvidos com a área de qualidade de qualquer empresa.
Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail contato@comexito.com.br ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.
O curso online de é composto por 7 cursos, narrados em áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências do instrutor, e cada módulo dos cursos possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 60 e 80 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 24 horas.
O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.
Para assistir às aulas é necessário estar conectado àinternet.
Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.
Observações Importantes:
As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.
Todo material é em formato eletrônico;não trabalhamos com material impresso ou em CD;o aluno faz o download pelo site de todo material.
As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet;não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.
Não é permitida a distribuição do material.
Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de 50% do preço do curso individual.
As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.
Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail contato@comexito.com.br ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.
Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador: