Formação de Coordenador de Saúde e Segurança Ocupacional

A formação online de Coordenador de Saúde e Segurança Ocupacional desenvolve as competências necessárias para atuar, coordenar ou gerenciar a área de segurança do trabalho. Neste curso você vai aprender conceitos, ferramentas, técnicas especificas e rotinas para auditoria do sistema, legislação de saúde e segurança do trabalho incluindo as NR\\\\\\\"s. Com esta formação, você aprenderá os princípios e práticas diárias nos quais deve se concentrar de forma a agregar valor às atividades desempenhadas.

Fazem parte deste pacote os cursos 6 cursos: OHSAS 18001, Auditor OHSAS 18001, MASP, CIPA, PPRA e Liderança de Sucesso.

Instrutor do curso

Marcia R. Guerra
Graduada em engenharia e pós-graduada em engenharia de segurança do trabalho pela USP, Márcia Regina Guerra tem 43 anos de experiência profissional, 33 deles dedicados a Sistemas de Gestão e Gestão de Negócio.



100 horas aula

6 meses de acesso ao curso

investimento ComÊxito Pague menos com nossos combos

VER DEMONSTRAÇÃO GRAVADA

investimento ComÊxito Desconto: 20%
investimento ComÊxito Investimento R$ 432,80
(Dólar $ 131.15)

Pagamento por Pagseguro, Paypal, Boleto
* Opções de Parcelamento PagSeguro em até 10x
** Paypal em 3x sem juros
Compartilhe:

Segurança do Trabalho

O gerenciamento na área de segurança do trabalho cresceu em importância devido a exigências legais e das próprias organizações que cobram de seus fornecedores o atendimento a legislação e solicitam comprovação da implantação de PPRA, PCMSO, CIPA, Normas Regulamentadoras, pagamento dos impostos etc., por isso implantação de um sistema de gestão baseado na OHSAS 18001 é muito vantajoso pois ajuda a garantir que toda estrutura de SSO realmente funcione. A norma OHSAS 18001 define sistema de gestão como sendo uma estrutura organizacional com definições de respon­sabilidades técnicas e administrativas para desenvolver e implementar sua política de SSO e para gerenciar seus riscos por meio de técnicas e das melhores práticas disponíveis de SSO.

O entendimento das pessoas e das organizações também melhorou, antes as pessoas eram culpadas pelos acidentes, hoje as organizações estão conscientes de que é sua responsabilidade providenciar para que acidentes não ocorram e isso só se consegue com a existência de um sistema que identifique e corrija os problemas de saúde e segurança. A conscientização também cresceu e em muitas organizações já se trabalha não apenas para o atendimento da legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Previdência Social, mas para a melhoria da qualidade de vida no trabalho.

As organizações eliminando os riscos , por exemplo conforme a ISO 31000 dos ambientes de trabalho, garantem aos seus traba­lhadores e as partes interessadas o bem-estar físico, mental e social, aumentando o desempenho dos profissionais. São muitas variáveis para garantir este bem-estar, é preciso analisar e implantar controles para atividades, processos, pessoas, máquinas, equi­pamentos e instalações. A maior parte dos acidentes de trabalham se devem mais a falta de ações gerenciais do que ações dos funcionários.

Acidentes trazem danos as pessoas e causam prejuízo material a organização. Este prejuízo é su­portado pela organização e pela sociedade, ou seja, atinge a empresa, o trabalhador, a família do trabalhador, a estrutura social e o governo, sendo, devido ao vasto grupo de interessados, de difícil contabilida­de e mensuração. O planejamento da organização normalmente atua sobre vários riscos, porém sem uma análise sistemática dos riscos em todos os processos a organização não consegue efetivamente garantir segurança e saúde de forma eficaz.

O sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional - SGS­SO é um conjunto de ações definidas pela organização com o propó­sito de atender as exigências legais, desenvolver uma política e objetivos de SSO e controlar os riscos de SSO inerentes às suas atividades. Estas ações e políticas são dinâmicas e devem acom­panhar a evolução das exigências e dos desvios que vão surgindo ao longo do tempo e em decorrência da adoção de novos métodos de produção, novas tecnologias e contratação de novos profissionais, o sistema de gestão de SSO pode ser entendido como uma combinação de planejamento e revi­são para melhorar o desempenho da organização em SSO.

Para um sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional ser implementado é preciso definir o desempenho que a própria organização quer obter, pois a proposta é criar meios para a melhoria contínua desse desempenho, o qual deve ser monitorado por indicadores e metas. O desempenho, baseado na política e nos objetivos da organização deve ser sempre revisado para estar alinhado com os objetivos da organização, por isso esse sistema deve ser proativo. O sistema de gestão de SSO, previsto na OH­SAS 18001 têm como objetivo ser uma ferramenta para todos os envolvidos com a segurança e a saúde do trabalhador, além de ser um norte para os gestores direcionarem suas ações.

Além disso a OHSAS 18001 propõe uma linguagem comum, auxiliando as organizações a estabelecerem elementos comuns de comparação (benchmarking), metas e controle dos riscos que envolvem a segurança e a saúde do tra­balhador, porém sem estabelecer critérios específicos de desempenho, nem especificar detalhadamente como deve ser construído o sistema, o que permite que qualquer organização possa desenvolver seu próprio sistema atendendo a norma OHSAS 18001.

A formação de Coordenador de Saúde e Segurança Ocupacional tem por objetivo o desenvolvimento de competências necessárias para atuar, coordenar ou gerenciar a área de segurança do trabalho, neste curso você vai aprender conceitos, ferramentas, técnicas especificas e rotinas para auditoria do sistema de acordo com as normas de gestão como a OHSAS 18001 e a ISO 19011, legislação de saúde e segurança do trabalho incluindo as NR"s. Com esta formação, você aprenderá os princípios e práticas diárias nos quais deve se concentrar de forma a agregar valor às atividades desempenhadas.

Com relação ao mercado de trabalho pode-se dizer que o aluno, após a realização deste curso ampliará em muito suas possibilidades de crescimento profissional. Hoje, no Brasil, a carência de profissionais com este perfil técnico é enorme e o mercado tem buscado cada dia mais por analistas e gestores (busca esta muitas vezes frustrada, pois, não se tem encontrado com facilidade, profissionais realmente preparados para esta função), tendo em vista que as exigências dos clientes, em os segmentos só vem crescendo nos últimos anos. Pensando nisso, a ComÊxito criou esta formação profissional, de tal forma a suprir adequadamente a ausência de cursos nesta área, acreditando, acima de tudo, na importância de sua parcela de contribuição para o crescimento do Brasil e dos brasileiros.

Esta Formação é composta por 6 cursos:

OHSAS 18001:2007 SG de Saúde e Segurança Ocupacional

Auditor OHSAS 18001 com base na norma ISO 19011:2012

MASP - Método de Análise e Solução de Problemas & PDCA

CIPA - Formação de Cipeiros Conforme NR5

PPRA - NR-9 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Liderança de Sucesso Desenvolvimento de Habilidades

Não são exigidos pré-requisitos do aluno para realizar este curso.

Não fornecemos as normas, se desejar você pode adquirír a OHSAS 18001 site OHSA e a ISO 19011:2012 no site da ABNT.

OHSAS 18001 Auditor de SSO

Visão geral sobre a norma NBR ISO 19011:2012. Introdução. 1 - Escopo. 2 - Referências normativas. 3 - Termos e definições. 4 - Princípios de auditoria. Exercícios. Módulo II: Interpretação da norma NBR ISO 19011:2012: 5 - Gerenciando um programa de auditoria. Exercícios. Módulo III: Interpretação da norma NBR ISO 19011:2012: 6 - Executando uma auditoria. Exercícios. Módulo IV: Interpretação da norma NBR ISO 19011:2012: 7 - Competência e avaliação de auditores. Exercícios. Módulo V: Auditor Ambiental. Estudos de caso.

OHSAS 18001:2007

Introdução a saúde e segurança ocupacional, OIT, legislação, acidentes do trabalho, sua prevenção e exercícios. Módulo II: Sistemas de gestão, as normas OHSAS 18001/2, benefícios, certificação, estrutura, objetivos, termos e definições da OHSAS 18001 e exercícios. Módulo III: OHSAS 18001: requisitos gerais, política para SSO, identificação de perigos, analise de riscos, determinação de controles e exercícios. Módulo IV: Identificando perigos, riscos e definindo controles, metas e programas para SSO e exercícios. Módulo V: Implementação, operação, verificação e análise crítica do SGSSO e exercícios. Arquivos Extras: NR - Normas Regulamentadoras; Download de Convenções e Normas; Arquivos Adicionais / Modelos / Exercícios; Conceito de análise de risco; Slides do curso de OHSAS 18001:2007 - Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional.

MASP & PDCA

MASP & PDCA - Método de Análise e Solução de Problemas. Objetivos do curso. O ciclo PDCA. MASP ? Visão Geral. Relação MASP & PDCA. 1ª Etapa: Identificar o problema. Exemplo. Exercício. Módulo II: 2ª Etapa: observar o problema. 3ª Etapa: analisar o problema. 4ª Etapa: plano de ação. 5ª Etapa: agir. Exercício. Módulo III: 6ª Etapa: acompanhar. 7ª Etapa: padronizar. O uso do MASP para ações corretivas. Exemplo com preenchimento de relatório de ação corretiva. Exercício. Módulo IV: Continuação das etapas para implantação dos 5S, estudo de caso. Exercícios. Arquivos Extras: Modelo de Relatório de Ações Corretivas ou Preventivas; Modelo de Procedimento para Ação Preventiva ou Corretiva; Leitura Sugerida; Material Extra; Slides do curso MASP & PDCA - Método de Análise e Solução de Problemas.

NR 5

Módulo I - CIPA - NR5 - Formação de Cipeiros - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Introdução; Conceitos; Significado da CIPA; Acidentes e doenças do trabalho; Reflexão sobre 11 de setembro; Acidentes do trabalho; Catástrofes em doses homeopáticas. Exercícios. Módulo III - ntrodução; Conceitos; Significado da CIPA; Acidentes e doenças do trabalho; Reflexão sobre 11 de setembro; Acidentes do trabalho; Catástrofes em doses homeopáticas. Exercícios. Módulo III - NR5 ? Organização; Constituição; Atribuições da CIPA e Funcionamento; Treinamento; Processo eleitoral; NR5 ? Contratantes e contratados; Plano de trabalho; Dimensionamento. Exercícios. Módulo IV - Princípios de higiene do trabalho e de medidas de controle e risco; Proteção individual; NR6; Equipamentos de proteção; Noções sobre acidentes e doenças do trabalho na empresa; Portaria 25; Riscos físicos; Limites de tolerância (ruído);O EPI; Vibrações; Radiações. Exercícios.Módulo V - Riscos ergonômicos. Exercícios. Módulo VII - luminação; Riscos de acidentes; Verificação de segurança; Conclusão; Plano de ação; Ciclo da verificação de segurança; Processo de trabalho. Exercícios. Módulo VII - Mapeamento de risco; Etapas de elaboração; Variações do mapa; Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças no trabalho; Conceitos; Causas; Condição insegura. Exercícios. Módulo VIII - Investigação e análise de acidentes; Passos a serem seguidos; Causas e conseqüências de acidentes; Medidas preventivas; Estatísticas; Taxa de freqüência. Exercícios. Módulo IX - AIDS e medidas de prevenção; Convivência com portadores do HIV; Acidentes e contaminação; Como inativar o vírus da AIDS; Transmissão ocupacional da doença. Exercícios. Avaliação - Prova de avaliação de múltipla escolha no final do treinamento.

NR 9

Módulo I - Introdução: O que é o PPRA; Sua obrigatoriedade; Objetivo; Metas; Responsável pela elaboração do PPRA. Módulo II - Elaboração do PPRA; Ferramentas para elaboração; 1º , 2º e 3º Fase de elaboração; Documento Base. Módulo III - Estrutura do PPRA. Módulo IV - Nível de Ação; Monitoramento; Responsabilidades; Considerações Finais.

Liderança de Sucesso

Módulo I - Liderança de Sucesso. Analisar cenários de mudança, identificando alternativas para o crescimento individual e organizacional. Módulo II - Conhecer as crenças e os estilos gerenciais (Teorias de McGregor e Blake-Mouton), analisando seus impactos na força de trabalho. Módulo III - Entender como funcionam os relacionamentos inter-pessoais no trabalho (Janela de Johari), envolvendo superiores, colegas e subordinados. Módulo IV - Conhecer os estilos de motivação para o poder (MacClelland, Hunter) e suas influências no moral das pessoas. Analisar o uso de assertividade, empatia, empowerment e coaching. Módulo V - Conhecer teorias de motivar pessoas (Maslow, Herzberg, Hunter), buscando um maior comprometimento dos subordinados e formando pessoas empreendedoras. Elaborar ações para viabilizar o sucesso de sua participação enquanto líder. Módulo VI - Prova de avaliação de múltipla escolha no final do treinamento. Arquivos Extras - Slides do Curso Online de Liderança de Sucesso Desenvolvimento de Habilidades.

 

Nosso certificado não indica se o curso é presencial ou online e é muito bem aceito por empresas públicas, privadas e órgãos governamentais, temos 22 anos de mercado, mais de 10 anos com cursos online pela internet e somos conhecidos pela qualidade de nossos cursos.

Ao final do curso, o aluno receberá um certificado digital de conclusão com a carga horária especificada. Se a compra for uma formação ou combo com vários cursos o aluno receberá um certificado digital para cada curso realizado e ao receber o último certificado deve mandar um e-mail para contato@comexito.com.br que nosso suporte enviará um certificado por e-mail para a formação completa.

Se desejar, o aluno poderá solicitar também um certificado impresso em papel, mediante o pagamento de uma taxa adicional para cobrir despesas com impressão e envio por correio. O certificado em papel deve ser comprado para cada curso individual em uma formação ou combo.

Os cursos do site têm a aprovação do MEC?

Nossos cursos são de informação não de formação, são chamados cursos livres e não tem relação com a estrutura formal de educação.

O que é curso livre?

Curso Livre, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

Os cursos livres devem ser regulamentados por algum órgão?

Esses cursos não são regulamentados, sendo livres sua oferta e sua organização.

O que vale nos cursos livres é as empresas públicas e privadas e órgãos como o MTE aceitarem o certificado, o que é o nosso caso.

Pode-se emitir certificados dos cursos livres?

Sim, a escola pode emitir certificado de qualificação profissional.

Qual a legislação sobre o assunto?

Lei nº 9.394/96

Decreto nº 5.154/04

Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97)

 

O curso online formação de Coordenador de Saúde e Segurança Ocupacional é dirigido a profissionais envolvidos com as áreas de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho de qualquer empresa.

O curso online de formação de Coordenador de Saúde e Segurança Ocupacional é composto por cerca de 1100 slides narrados em áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências dos instrutores, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 80 e 100 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 24 horas.

O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.

Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet.

Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.

 

Observações importantes:

  • As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.

  • Todo material é em formato eletrônico; não trabalhamos com material impresso ou em CD; o aluno faz o download pelo site de todo material.

  • As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet; não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.

  • Não é permitida a distribuição do material.

  • Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de 50% do preço do curso individual.

  • As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.

Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:

  1. Caixas de som ou fones de ouvido para ouvir as aulas gravadas. É aconselhável ter uma caixa de som amplificada para conseguir ouvir as aulas em um bom volume, ou ainda um fone que seja livre de chiados. Recomendamos fazer um teste de som a partir da aula demonstrativa;
  2. Acesso rápido à internet: é recomendado um acesso com capacidade maior de 500 Kbps para assistir as aulas, 3 Mbps para fazer exames certificados pelo EXEMPLAR GLOBAL e acima de 5 Mbps para participar com qualidade de web conferências, verifique sua velocidade pelo site http://www.minhaconexao.com.br/;
  3. Não pode haver bloqueio para download de arquivos MP3 na rede;
  4. Browser: Internet Explorer 10 ou superior, Firefox ou Chrome ou Opera em suas últimas versões;
  5. Plug-in Flash Player instalado no navegador, o Crome já tem o Flash Player, mas caso você use um navegador que não tenha ele pode ser baixado pelo link: https://get.adobe.com/br/flashplayer/;
  6. Microsoft Word, Excel (apenas para alguns cursos) e Adobe Acrobat Reader para a leitura das apostilas;
  7. Recomendamos sistema operacional Windows mas desde que devidamente configurado poderá usar qualquer sistema operacional sendo ele Linux ou Mac. Para outros sistemas operacionais, faça um teste utilizando a aula demonstrativa deste curso. Se você conseguir visualizar os slides com áudio, significa que o seu sistema é compatível;
  8. Para assistir os treinamentos em tablet:
  9. Para realizar exames certificados pelo EXEMPLAR GLOBAL você deve ter câmera e microfone, nosso sistema de segurança irá utilizar seus recursos para identificá-lo e para gravar áudio e vídeo de você e do ambiente durante a realização dos exames. Isso não é necessário para as provas de cursos sem exames certificados;
  10. Os exames certificados pelo EXEMPLAR GLOBAL e simulados não podem ser realizados utilizando tablets ou IPADs porque o software de segurança não permitirá o acesso.
  11. Quando você tiver perda de conexão ou outros problemas relacionados a operação devido a sua infraestrutura de TI, durante a realização de exames do EXEMPLAR GLOBAL, cancelaremos a tentativa e daremos uma nova chance, mas cobraremos o valor de $ 23,00 dólares para pagamento da utilização do software de segurança novamente.



BASE DE ABAST. DA MAR. NO RIO DE JANEIRO

Empresa: BASE DE ABASTECIMENTO DA MARINHA NO RIO DE JANEIRO


Edjairson Pereira

Empresa: Empresa Brasileira de Infra-Estrutura


Elaine Cristina Pimentel

Empresa: Opinião Assessoria e Consultoria Ltda.


FERNANDA APARECIDA CEZARIO

Empresa: CMR4 ENGENHARIA E COMERCIO LTDA


Fernando Henrique Morales Vecchiato

Empresa: Computeasy


Jocemara Bezerra Mendes

Empresa: Computeasy


JONATHAS RODRIGUES DOS SANTOS

Empresa: Vessel-Log companhia Brasileira de Navegaço e Logística S.A


LUIZ ANTÔNIO DA SILVA

Empresa: Freudenberg Não Tecidos Ltda


Luiz Heleno Alves Dias

Empresa: Norma Ambiental Consultoria E Treinamento LTDA.


MERCIA CRISTINA SOUZA MONTEIRO

Empresa: COTEMINAS S.A.


Priscila Muronaga Pereira

Empresa: Computeasy


Rafael Matheus Riva

Empresa: Semeato S/A Industria e Comércio


Regina Cabus Nachef

Empresa: Indra Brasil Soluções e Serviços Tecnológicos S.A


Reinaldo Serni

Empresa: Computeasy


Valdemir Rodrigues Pinheiro

Empresa: VOTORANTIM CIMENTOS S/A


Valdemir Rodrigues Pinheiro

Empresa: VOTORANTIM CIMENTOS S/A


XERXES FERREIRA DA SILVA

Empresa: Banco da Amazonia


,kjhkjnkjyhkjhk

Empresa: 1546847545


.Jurema Riano Navarro

Empresa: Dígitro Tecnologia Ltda.


:Samuel Nogueira Pereirae

Empresa: Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo - CODASP


Sobre ComÊxito

A ComÊxito tem 22 anos de mercado, foi fundada e é administrada por Márcia Guerra - engenheira Politécnica (43 anos de experiência), promove ensino a distância pela internet desde 2006, com muita clareza e conteúdo didático desenvolvido por profissionais competentes. As aulas são gravadas e dúvidas são respondidas prontamente.
Desenvolvido por Thyago Henrique Pacher - thyago.pacher@gmail.com