ISO 9001



E Book: Norma ISO 9001:2015 Comentada com Modelo de Documentos

Esse e-book, com 79 páginas, traz a norma ISO 9001:2015 com comentários em cada cláusula, itens e subitens realizados pela Instrutora Márcia Guerra, são observações, exemplos, modelos que vão ajudar você a entender melhor a norma e realizar a implantação na sua organização.

Observações:

1. O e-book não tem gravação de vídeo ou áudio e é bloqueado para cópia de texto e impressão, só é permitida a realização de download para o computador do aluno.

2. Os comentários abrangem da cláusula 4 a cláusula 10, as cláusulas Introdução, 1 Escopo, 2 Referências normativas, 3 Termos e definições não foram comentadas.

3. Em conjunto com o e-book estamos fornecendo modelos de informação documentada ajudar na implantação da norma ISO 9001:2015. Esse material é em word e excell, está desbloqueado e pode ser usado como base para criação de novos documentos.

4. Segue abaixo exemplo parcial de comentários fornecidos no e-book sobre a cláusula 6 da ISO 9001:2015:

Bem o processo de gestão de riscos em si é composto pelas seguintes etapas que serão implementadas nos processos da organização:

  1. Estabelecimento de contexto, por exemplo, uma organização onde avanços tecnológicos impactam na venda do produto, como uma fábrica de celulares.
  2. Identificação dos riscos, no processo de vendas podemos identificar o risco de outras organizações terem melhor estrutura de projeto e desenvolvimento de produtos e equipamentos mais atuais de produção.
  3. Análise dos riscos, ao analisar o risco pode-se identificar que se não estivermos na mesma velocidade nossas vendas vão cair porque nosso produto não terá os mesmos avanços tecnológicos.
  4. Avaliação dos riscos, aqui é necessário definir critérios para avaliar os riscos como: a) a natureza do risco e os tipos de causa, b) como definir a probabilidade de ocorrência, c) a evolução no tempo desta probabilidade, d) como o nível de risco será determinado, e) os pontos de vista das partes interessadas, f) o nível em que o risco se torna aceitável ou tolerável e g) considerar combinações de múltiplos riscos. Identificamos então que: a causa do risco é a falta de investimento em projeto e desenvolvimento e em novos equipamentos de produção, identificamos que para o próximo ano comercial este risco tem 30% de chance de ocorrer etc.
  5. Tratamento de riscos, por exemplo ações para evitar o risco, assumir o risco, alterar a probabilidade de ocorrência, alterar as possíveis consequências, compartilhar os riscos, reter o risco.

Instrutor do curso

Marcia R. Guerra
Graduada em engenharia e pós-graduada em engenharia de segurança do trabalho pela USP, Márcia Regina Guerra tem 45 anos de experiência profissional, 35 deles dedicados a Sistemas de Gestão e Gestão de Negócio.



investimento ComÊxito Desconto: 50%

Valor original: R$ 156,20

investimento ComÊxito Investimento R$ 78,10

(Dólar $ 15.65)
Pagamento por Pagseguro, Paypal, Boleto
* Opções de Parcelamento PagSeguro em até 10x
** Paypal em 3x sem juros
** Boleto parcelado: solicitar eunice@comexito.com.br ou pelo whatsapp: (11) 93949-8631
INSCREVA-SE

Sobre as normas ISO 9000


As normas ISO 9000 de Gestão da Qualidade foram emitidas pela primeira vez em 1987.


As diretivas da ISO estabelecem que suas normas devem passar por um processo chamado "revisão sistemática", no mínimo, a cada 5 anos para saber se devem ser: confirmadas, emendadas ou revisadas, descartadas


Desde então as normas ISO 9000 já foram revisadas 4 vezes. Principais destaques das revisões anteriores:




  • 1987: elementos isolados com três níveis de requisitos - primeira edição




  • 1994: tendência de norma única, convergência para a ISO 9001 - revisão 1




  • 2000: norma única de requisitos, gestão por processo - revisão 2




  • 2008: pequenas alterações - emenda para melhorar a clareza - revisão 3




  • 2015: revisão geral adequando a estrutura no modelo do Anexo SL - revisão 4


     




Mudanças mais relevantes da versão 2015


1) Princípios da Qualidade



2) Norma mais acessível a empresas de serviço


Enquanto as últimas edições da ISO 9001 tentaram ser genéricas e aplicáveis para todos os tipos de organização, ainda existe a percepção de que elas são baseadas em sua grande parte para empresas de manufatura ou organizações que fabricam produtos.
Agora, é proposto que a ISO 9001 deva usar o termo "produtos e serviços" ao invés de "produto".


3) Produtos e serviços


O termo produtos e serviços inclui todas as categorias de saída: hardware, serviços, software e materiais processados.


4) Ação preventiva


O texto do Anexo SL não inclui o requisito "Ação Preventiva", uma vez que agora é assumido que todo o sistema será uma ferramenta preventiva.


5) Inclusão de duas cláusulas relativas ao contexto da organização:




  • Entendendo a organização e seu contexto




  • Entendendo as necessidades e expectativas das partes interessadas




6) Introdução do conceito de Partes Interessadas relevantes
A organização deve determinar as partes interessadas juntamente com seus requisitos, desde que sejam pertinentes ao SGQ da organização.


7) Melhoria no alinhamento com outras normas de gestão, como ISO 14001 e OHSAS 18001 e facilidade de integração de sistemas, PAS 99:2012.


8) "Melhoria" versus "Melhoria Contínua"
O princípio de gestão da qualidade baseado em "Melhoria Contínua" será alterado para apenas "Melhoria", para enfatizar que "melhoria" deve ser uma filosofia fundamental em uma organização.


9) Documentação
Consideração do impacto das mudanças nas tecnologias de comunicação e informação nos sistemas de gestão (Generalização do conceito de documentos pela introdução do termo "informação documentada", por ex.).
Não se fala mais em procedimentos documentados e registros.


10) Exclusões
A nova ISO 9001 não faz mais referência especifica a exclusões ao se determinar a aplicabilidade dos requisitos da norma ao SGQ da organização. Quando um requisito puder ser aplicado dentro do escopo de seu SGQ, a organização não pode definir que tal requisito não é aplicável.


11) Riscos e oportunidades
A abordagem baseada em risco também pode fazer a norma mais acessível a empresas de serviços.
Embora riscos e oportunidades devam ser determinados e tratados, não há um requisito formal de gestão de riscos ou de um processo de gestão de riscos documentado.
Entretanto, conforme explicado na nova ISO 9001, as diretrizes da ISO 31000 podem ser utilizados como referência.


12) Conhecimento organizacional
O processo para analisar e controlar o conhecimento organizacional (passado, existente e adicional) precisa levar em conta o contexto da organização, incluindo seu tamanho e complexidade, os riscos e as oportunidades que ela tem que tratar e a necessidade de acessibilidade a esse conhecimento.
Fornecedores
O controle de produtos e serviços fornecidos externamente (8.4) abrange todas as formas de fornecimento externo, sejam compras de produtos e serviços de um fornecedor, acordo com uma empresa associada, terceirização de processos e funções da organização ou por qualquer outro meio.

Ajudar a melhorar o entendimento de cada requisito da norma ISO 9001:2015.


Fornecer modelos de procedimentos e formulários para facilitar a implantação da norma.

Os comentários abrangem da cláusula 4 a cláusula 10, as cláusulas Introdução, 1 Escopo, 2 Referências normativas, 3 Termos e definições não foram comentadas por não serem necessárias no processo de implantação:


4. Contexto da organização


5. Liderança


6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade


7. Suporte


8. Operações


9. Avaliação de desempenho


10. Melhoria


 


Procedimentos e formulários aplicáveis.

Esse curso não tem certificado.

Todos os profissionais que desejam conhecer o que mudou na versão 2015 da norma ISO 9001, para sua informação ou para adequar um sistema de gestão da qualidade para a nova versão e precisam de modelos de documentos para ajudar no processo.

Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail contato@comexito.com.br ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.


São 79 páginas em pdf incluindo os requisitos da norma e os comentários da instrutora Márcia Regina Guerra mais modelos de documentos.


Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 24 horas.

O aluno ao acessar o curso pode baixar o material para seu computador.

Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail contato@comexito.com.br ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.


Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:



  1. Caixas de som ou fones de ouvido para ouvir as aulas gravadas. É aconselhável ter uma caixa de som amplificada para conseguir ouvir as aulas em um bom volume, ou ainda um fone que seja livre de chiados. Recomendamos fazer um teste de som a partir da aula demonstrativa;

  2. Acesso rápido internet: é recomendado um acesso com capacidade maior de 500 Kbps para assistir as aulas, 3 Mbps para fazer exames certificados pelo EXEMPLAR GLOBAL e acima de 5 Mbps para participar com qualidade de web conferências, verifique sua velocidade pelo site https://www.minhaconexao.com.br/;

  3. Não pode haver bloqueio para download de arquivos MP3 na rede;

  4. Browser: Internet Explorer 10 ou superior, Firefox ou Chrome ou Opera em suas últimas versões;

  5. Microsoft Word, Excel (apenas para alguns cursos) e Adobe Acrobat Reader para a leitura das apostilas;

  6. Recomendamos sistema operacional Windows mas desde que devidamente configurado poderá usar qualquer sistema operacional sendo ele Linux ou Mac. Para outros sistemas operacionais, faça um teste utilizando a aula demonstrativa deste curso. Se você conseguir visualizar os slides com áudio, significa que o seu sistema é compatível;

  7. Para assistir os treinamentos em tablet:


  8. Para realizar exames certificados pelo EXEMPLAR GLOBAL você deve ter câmera e microfone, nosso sistema de segurança irá utilizar seus recursos para identificá-lo e para gravar áudio e vídeo de você e do ambiente durante a realização dos exames. Isso não é necessário para as provas de cursos sem exames certificados;

  9. Os exames certificados pelo EXEMPLAR GLOBAL e simulados não podem ser realizados utilizando tablets ou IPADs porque o software de segurança não permitirá o acesso.

  10. Quando você tiver perda de conexão ou outros problemas relacionados a operação devido a sua infraestrutura de TI, durante a realização de exames do EXEMPLAR GLOBAL, cancelaremos a tentativa e daremos uma nova chance, mas cobraremos o valor de $ 23,00 dólares para pagamento da utilização do software de segurança novamente.

Politica de Devoluções

Artigo 49 do CDC – Código de Defesa do Consumidor: “O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias […] sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Observação: O aluno não pode ter assistido mais de 10% do curso para realizarmos a devolução do pagamento.
Link site PROCON


João Carlos Monteiro Martins

Empresa: BOURBON OFFSHORE MARÍTIMA S.A.


LUIZ OTÁVIO CASTRO COSTA

Empresa: CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SAO PAULO


Marina Silva Teixeira

Empresa: Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária


Carlo Santana Tristão

Empresa: Síntese Consultores Associados Ltda


José Reinaldo Tristão Júnior

Empresa: Lima e Pergher Ind. Com. S/A


Sobre ComÊxito

A ComÊxito tem 28 anos de mercado, foi fundada e é administrada por Márcia Guerra - engenheira Politécnica (48 anos de experiência), promove ensino a distância pela internet desde 2006, com muita clareza e conteúdo didático desenvolvido por profissionais competentes. As aulas são gravadas e dúvidas são respondidas prontamente.  
Endereço e Telefone

Tel 1: (11)3207-4928
Tel 2: (11)93949-8631
Tel 3:

contato@comexito.com.br

Alameda, Bruxelas, 95, Alphaville, Barueri