Sistemas de Gestão de Compliance - ISO 19600:2014 e Antissuborno - ISO 37001:2016

Curso Online, ao VIVO de quarta feira das 19h30 às 22h30, dias 21 e 28 de novembro, 07, 14 e 21 de dezembro de 2018.

Os participantes terão uma visão abrangente dos requisitos da ISO 19600:2014 - Sistema de Gestão de Complaince - Diretrizes e orientações da ISO 37001 - Sistema de Gestão Antissuborno - Recomentações e Guia para Uso, e também sobre boas práticas em Sistemas de Gestão de Compliance e Antissuborno, através de uma abordagem que demonstra a contribuição de programas de integridade, entre as ações de combate a corrupção com a implementação de medidas adequadas de monitoramento e prevenção como parte do modelo de gestão organizacional.

 

Instrutor do curso

Anderson Santana



16 horas aula

1 meses de acesso ao curso

investimento ComÊxito Pague menos com nossos combos

VER DEMONSTRAÇÃO GRAVADA

investimento ComÊxito Desconto: 30%
investimento ComÊxito Investimento R$ 209,30
(Dólar $ 55.81)

Pagamento por Pagseguro, Paypal, Boleto
* Opções de Parcelamento PagSeguro em até 10x
** Paypal em 3x sem juros

INSCREVA-SE

Compliance e as normas ISO19600 e ISO37001

Atualmente as empresas têm o desafio de enfrentar diversas mudanças regulatórias e de negócios, as quais estão atribuindo novas exigências à área de Compliance. O ritmo das mudanças regulatórias e a convergência da regulamentação global, atrelados à concorrência de novas empresas, ao aumento da pressão dos stakeholders e ao rápido avanço tecnológico criaram um ambiente complexo. Além deste desafio está o risco dos danos à reputação e sanções financeiras significativas que frequentemente acompanham as falhas de compliance.

Os custos de compliance e riscos inerentes ditaram mudanças significativas nas operações de negócios;contribuindo para que o compliance seja um investimento e não simplesmente um custo. Antecipar riscos e atender às exigências normativas tornam o compliance cada vez mais integrado aos objetivos estratégicos das empresas.

As normas ISO19600 (Sistema de Gestão de Compliance) e ISO37001 (Sistema de Gestão Antissuborno) têm a mesma estrutura das demais normas ISO, possibilitando uma implementação integrada para uma gestão de riscos completa e eficaz. Ou seja, contribuir com a conformidade jurídica dos processos e, por consequência, evitando sanções administrativas e penas, já que haverá a otimização da funcionalidade e desempenho da gestão de riscos de infrações legais, devido a ações prevencionistas.

O termo Compliance significa "agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido. No ambiente corporativo ou, porque não, dos órgãos da administração pública (direta ou indireta), estar em Compliance é cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas às atividades, bem como prevenir, detectar e remediar qualquer desvio ou não conformidade que possa ocorrer.

Especificamente, o Suborno, caracteriza-se como oferta, promessa, doação, aceitação ou solicitação de uma vantagem indevida de qualquer valor (que pode ser financeiro ou não), direta ou indiretamente, e independente de localização(ões), em violação às leis aplicáveis, como um incentivo ou recompensa para uma pessoa que está agindo ou deixando de agir em relação ao desempenho das suas obrigações. O prejuízo está intrínseco a uma série de situações: dificulta o desenvolvimento e distorce a competição, corrói a justiça, aumenta o custo de fazer negócios, diminui a qualidade dos produtos e serviços, perda da confiança, dentro outros.

 

A Implementação do Compliance

A implementação de um programa de Compliance baseado nos valores empresariais de ética e de conformidade, quando alinhada nos riscos adequadamente mapeados, é vetor de manutenção da regularidade e licitude dos processos de gestão (evitando práticas de corrupção, fraudes, lavagem de dinheiro, dentro outros desvios), além da melhor alocação de recursos (humanos, financeiros e tecnológicos;aprimorando resultados e a gestão reputacional).

Embora a má conduta, gaps e outros problemas ainda possam ocorrer, independentemente da força do Programa de Compliance de uma empresa, a maneira como ela responde re?ete sua efetividade de compliance. Uma parte crítica desta resposta é a capacidade de implementar um processo sustentável para autoidentifcar e autorreportar más condutas potenciais ou supostas más condutas aos órgãos reguladores.

Enxergar o compliance como um investimento, e não simplesmente como um custo, pode ajudar a mensurar o seu retorno durante melhorias de compliance

Contínuas, levando a empresa a uma maior efetividade e efciência nos seus esforços de compliance. As empresas podem fazer isso considerando o valor do negócio e operacional - além do valor de compliance - que este investimento oferece.

 

O Processo de Compliance é contínuo e requer uma supervisão e melhoria contínuas. Conforme as empresas são pressionadas para se tornarem mais ágeis e econômicas como resposta às condições de mercado, os líderes também devem aumentar a sua agilidade de compliance, adaptabilidade, efciência e sustentabilidade.

Esta jornada deve tornar a área de Compliance parte da equipe de negócio que considera sistemas, produtos e mudanças nos negócios. Persistir nesta jornada pode ajudar as empresas a permanecer à frente das mudanças regulatórias e se adaptar a um ambiente de negócios complexo.

A normas referenciais (desta resenha) permitem uma moldagem de negócios respaldada em segurança e ética. Vale ressaltar que, em âmbito nacional, a Lei Anticorrupção e o Decreto nº 8420/2015 não servem isoladamente à construção de um programa de Compliance robusto e amparado por hábeis controles internos, embora indiscutível o valor desses diplomas no resgate ético das organizações. As normas ISO Compliance e Antissuborno caracterizam-se por modelos que atende aos mais diversos negócios, conversando de maneira harmônica com as peculiaridades culturais e geográficas sem descuidar daquilo que, obrigatoriamente, deve conter num programa de Compliance efetivo. Propõe um conjunto de diretrizes sobre como estabelecer, desenvolver, executar, avaliar, manter e melhorar um sistema de gestão de Compliance e Antissuborno dentro da organização, sofisticando a boa governança através do proporcionalidade, transparência e sustentabilidade;simplificando a sinergia com outros Sistemas de Gestão já existentes nas organizações;como também a gestão jurídica multilateral, contemplando o correto pagamento de verbas trabalhistas e fiscais, o cumprimento de contratos civis e comerciais, o respeito às normas administrativas, regulatórias e concorrenciais.

A conformidade com as normas não pode fornecer garantia de que nenhum suborno tenha ocorrido ou ocorrerá em relação à organização, uma vez que não é possível eliminar completamente os riscos associados. Entretanto pode ajudar a organização e implementar medidas razoáveis e proporcionais concebidas para prevenir, detectar e responder ao suborno (por exemplo).

Com isso, busca-se promover a gestão documental organizada e otimizada, bem como o treinamento do staff interno acerca das condições impostas por clientes e terceiros, propiciando o conhecimento e a obediência dos envolvidos e, por derradeiro, obstando quebras de cláusulas, penalidades e, até mesmo, rescisões.

O modelo a ser seguido é o ciclo de gestão PDCA.

P (Plan)=Planejamento para o tratamento dos riscos e para alcance dos objetivos de Compliance e Antissuborno.

D (Do)=Controle operacional dos riscos de Compliance e Antissuborno.

C (Check)=Avaliação e apresentação de performance da conformidade.

A (Act)=Gestão da conformidade e da melhoria contínua.

As normas ISO19600 e ISO37001 são uma excelente conjunção de qualidade e conformidade, incluindo-se aí a identificação e o acesso estruturado à legislação aplicável à atividade, bem como às outras normas internamente convencionadas pela organização.

O perfil da organização com tal sistema de gestão refletirá os setores: Governança e Cultura, Avaliação de Riscos de Compliance, Pessoas e Competências, Políticas e Procedimentos, Comunicação e Treinamento, Análise de dados e Tecnologia, Monitoramento, Gerenciamento de Deficiências e Investigação, Reporte e Comunicação.

Um Programa de Compliance efetivo abordar exigências regulatórias por meio de um conjunto comum de controles;que podem exigir novos controles em toda a empresa. A jornada de desenvolvimento de compliance, daquilo que tem sido para aquilo que precisa ser, pode ser uma grande tarefa. É desafiador enfrentar todos os impactos significativos na estrutura organizacional, processos e tecnologia com os quais as pessoas estão acostumadas a trabalhar.

Importância seja atribuída ao envolvimento multidisciplinar de gestores com uma liderança comprometida no estabelecimento de uma cultura de integridade, transparência, abertura e Compliance. A contribuição normativa refletirá na natureza da cultura de uma organização para ser crucial para o sucesso do seu Sistema de Gestão.

Vivemos uma era de muitas mudanças. Que ela seja pautada no conhecimento e nas relações adequações;e que os resultados esperados possam ser relacionados a ações gerenciadas, e a obtenção e conclusão de objetivos possam contribuir com uma gestão sustentável.

Ressaltar os conhecimentos necessários para compreensão de:

  • Objetivos, escopo e aplicação dos requisitos das normas ISO 37001 e ISO 19600;
  • Finalidade de um sistema de gestão e dos princípios da gestão;
  • Aspectos do processo de auditoria de certificação de sistemas de gestão e acreditação;
  • Apoio a combate ao suborno por meio de uma cultura de integridade, transparência e conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis com os requisitos normativos;
  • Liderança, comprometimento e responsabilidade por parte da alta gerência;
  • Avaliação de risco e Avaliação de risco (due diligence) para projetos e parceiros de negócios;
  • Relatórios, acompanhamento, investigação, controle;
  • Medidas corretivas e melhoria contínua.

 

  • Conceitos e Fundamentos nas diretrizes da ISO 19600 e nos requisitos da ISO 37001;incluindo corrupção e suborno;
  • Contextualização normativa (vantagens da implementação das normas ISO 37001:2016 e ISO 19600:2014);
  • Diretrizes da Norma ISO 19600:2014 e Requisitos da Norma ISO 37001:2016;
  • Informações sobre a avaliação da conformidade dos Sistemas de Gestão da Compliance e Antissuborno;
  • A estrutura padrão das Normas ISO de Sistemas de Gestão e a abordagem alinhada ao ciclo P-D-C-A (Planejar - Fazer - Verificar - Agir);
  • Introdução à legislação antissuborno;
  • Introdução à aspectos de controles internos.

Nosso certificado não indica se o curso é presencial ou online e é muito bem aceito por empresas públicas, privadas e órgãos governamentais, temos 22 anos de mercado, mais de 10 anos com cursos online pela internet e somos conhecidos pela qualidade de nossos cursos.

Ao final do curso, o aluno receberá um certificado digital de conclusão com a carga horária especificada. Se a compra for uma formação ou combo com vários cursos o aluno receberá um certificado digital para cada curso realizado e ao receber o último certificado deve mandar um e-mail para [email protected] que nosso suporte enviará um certificado por e-mail para a formação completa.

Se desejar, o aluno poderá solicitar também um certificado impresso em papel, mediante o pagamento de uma taxa adicional para cobrir despesas com impressão e envio por correio. O certificado em papel deve ser comprado para cada curso individual em uma formação ou combo.

Os cursos do site têm a aprovação do MEC?

Nossos cursos são de informação não de formação, são chamados cursos livres e não tem relação com a estrutura formal de educação.

O que é curso livre?

Curso Livre, que após a Lei nº9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

Os cursos livres devem ser regulamentados por algum órgão?

Esses cursos não são regulamentados, sendo livres sua oferta e sua organização.

O que vale nos cursos livres é as empresas públicas e privadas e órgãos como o MTE aceitarem o certificado, o que é o nosso caso.

Pode-se emitir certificados dos cursos livres?

Sim, a escola pode emitir certificado de qualificação profissional.

Qual a legislação sobre o assunto?

Lei nº9.394/96

Decreto nº5.154/04

Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97)

Responsáveis pelo pela função de compliance (Compliance Officer ou equivalente). 
Pessoal envolvido com atividades de controles internos e monitoramentos. 
Responsáveis pela coordenação, gestão e implementação do Sistema de Gestão da Antissuborno em organizações. 

Especialistas em serviços relacionados a compliance, e que desejam realizar auditorias com melhor abrangência e na ótica do auditor de terceira parte. 
Pessoal designado a efetuar auditorias em contextos organizacionais de especial complexidade e / ou amplitude, que desejam realizar as auditorias de forma profissional e com valor agregado. 

O curso ao vivo pela internet as quartas feiras, das 19h30 as 22h30, dias 21 e 28 de novembro, 07, 14 e 21 de dezembro de 2018.

Os alunos poderão postar suas dúvidas e o instrutor irá respondendo durante o curso.

O aluno poderá assistir ao curso somente nas datas e horários programados.

Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet, o aluno deve entrar no site de vídeo conferência pelo menos 15 minutos antes de começar o curso e testar seu acesso, se tiver problemas nosso suporte irá ajudá-lo pelos telefones (11) 41533456 e 32074928 e pelo e-mail [email protected]

Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino.

Disponibilizaremos o arquivo com os slides do curso para download no site de video conferência.

O certificado ficará disponível para download na área do aluno do nosso site.

Para que você possa acessar as aulas  é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:

  1. Caixas de som ou fones de ouvido para ouvir as aulas . É aconselhável ter uma caixa de som amplificada para conseguir ouvir as aulas em um bom volume, ou ainda um fone que seja livre de chiados. Recomendamos fazer um teste de som antes do início do curso;
  2. Acesso rápido internet: é recomendado um acesso com capacidade maior de 5 Mbps para participar com qualidade de web conferências, verifique sua velocidade pelo site http://www.minhaconexao.com.br/;
  3. Não pode haver bloqueio para download de arquivos em pdf e ppt na rede;
  4. Browser: Internet Explorer 10 ou superior, Firefox ou Chrome ou Opera em suas últimas versões;
  5. Microsoft Power Point e Adobe Acrobat Reader para a leitura das apostilas e abertura do certificado para impressão.



BASE DE ABAST. DA MAR. NO RIO DE JANEIRO

Empresa: BASE DE ABASTECIMENTO DA MARINHA NO RIO DE JANEIRO


Edjairson Pereira

Empresa: Empresa Brasileira de Infra-Estrutura


Elaine Cristina Pimentel

Empresa: Opinião Assessoria e Consultoria Ltda.


FERNANDA APARECIDA CEZARIO

Empresa: CMR4 ENGENHARIA E COMERCIO LTDA


Fernando Henrique Morales Vecchiato

Empresa: Computeasy


Jocemara Bezerra Mendes

Empresa: Computeasy


JONATHAS RODRIGUES DOS SANTOS

Empresa: Vessel-Log companhia Brasileira de Navegaço e Logística S.A


LUIZ ANTÔNIO DA SILVA

Empresa: Freudenberg Não Tecidos Ltda


Luiz Heleno Alves Dias

Empresa: Norma Ambiental Consultoria E Treinamento LTDA.


MERCIA CRISTINA SOUZA MONTEIRO

Empresa: COTEMINAS S.A.


Priscila Muronaga Pereira

Empresa: Computeasy


Rafael Matheus Riva

Empresa: Semeato S/A Industria e Comércio


Regina Cabus Nachef

Empresa: Indra Brasil Soluções e Serviços Tecnológicos S.A


Reinaldo Serni

Empresa: Computeasy


Valdemir Rodrigues Pinheiro

Empresa: VOTORANTIM CIMENTOS S/A


XERXES FERREIRA DA SILVA

Empresa: Banco da Amazonia


.Jurema Riano Navarro

Empresa: Dígitro Tecnologia Ltda.


:Samuel Nogueira Pereirae

Empresa: Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo - CODASP


1Beatriz Augusta do Carmo Custódio1

Empresa: CM COMANDOS LINEARES LTDA


Abilene Lira Moraes Santos

Empresa: MAXCOIL COLCHOES LTDA


Sobre ComÊxito

A ComÊxito tem 22 anos de mercado, foi fundada e é administrada por Márcia Guerra - engenheira Politécnica (43 anos de experiência), promove ensino a distância pela internet desde 2006, com muita clareza e conteúdo didático desenvolvido por profissionais competentes. As aulas são gravadas e dúvidas são respondidas prontamente.  

Endereço e Telefone

Tel 1 (11)3207-4928 - Tel 2 (11)3207-4928

[email protected]

Alameda, Bruxelas, 95, Alphaville, Barueri
Desenvolvido por Thyago Henrique Pacher - [email protected]