Curso Design Thinking Professional - virtual ao vivo Preparatório para o exame oficial da CertiProf (DTPC)

Curso Online, ao VIVO de 14 a 18 de janeiro de 2019, a confirmar.

O Design Thinking é uma forma de pensar que ajuda a resolver diversos problemas de todos os tipos. É um conceito que surgiu dentro do design, mas que pode ser usado para qualquer área,  vendas, compras, projeto, produção, logística, etc., incluindo TI (Tecnologia da Informação).

O Design Thinking pode ser visto como uma abordagem poderosa na geração de procura de produtos e serviços e deve fazer parte do kit de ferramentas de qualquer profissional que queira ter um papel preponderante na transformação da sua empresa.

Os participantes irão saber o que é Design Thinking, a Importância do Design Centrado nas Pessoas, Principais Modelos de Aplicação do Design Thinking (Duplo Diamante do Design Council, Stanford Design Thinking Model, IBM Design Thinking, Google Design Sprint Process, IDEO Human-Centered Design Model, Zurb Design Thinking Model, Princípios Gerais do Desing Thinking), As 5 Etapas do Modelo de Stanford (Empatizar, Definir, Idealizar, Prototipar, Testar), Exemplos de Aplicação, Casos de Sucesso.

A aplicação do Design Thinking em projetos ajuda a estimular a criatividade. Ao fazer isso, o pessoal consegue se aproximar mais dos clientes ou usuários, entender suas dores e destrinchar sua jornada de compra, experiência e atendimento. Além disso, as equipes passam a pensar fora da caixa e elevar as soluções da empresa a outro patamar. O resultado disso é a entrega de uma solução mais completa.

As Empresas provedoras de serviços de TI já utilizam amplamente o Design Thinking como técnica para alavancar sua inovação tecnológica. Elas perceberam que o método propõe novas abordagens e perspectivas direcionadas a soluções inovadoras, deixando o processo mais humanizado e ajudando as companhias a entrarem definitivamente na era digital.

Design Thinking pode ser combinado com Ágil e Lean. Os três podem trabalhar em harmonia e se complementam. Enquanto o Design Thinking pode ser utilizado como abordagem para encontrar soluções, o Ágil promove a autonomia das equipes e o processo contínuo e o Lean enfatiza ainda mais a eficiência ao longo do caminho (menos desperdício, avançar rapidamente, ter consciência do quadro maior).

Ao final deste curso, você estará apto a prestar o exame de certificação DESIGN THINKING PROFESSIONAL oferecido pelo Instituto CertiProf. Este é um instituto independente, com sede nos EUA, o qual oferece exames de certificação para indivíduos nas áreas de negócios e TI. 

Confirme sua inscrição até 15/12/18 e garanta 50% de desconto. De R$ 499 fica por apenas R$ 249,50.

Instrutor do curso

Carlos Roberto Coutinho
Consultor em Sistemas de Gestão, 27 anos de experiência: 18 em qualidade e 11 em meio ambiente. Experiência em implantação, auditoria e aperfeiçoamento de sistemas de gestão nas áreas de excelência organizacional, qualidade, ambiental e segurança e saúde ocupacional. Mais de 10 anos na área automotiva.



15 horas aula

3 meses de acesso ao curso

investimento ComÊxito Pague menos com nossos combos

VER DEMONSTRAÇÃO GRAVADA

investimento ComÊxito Investimento R$ 499,00
(Dólar $ 127.62)

Pagamento por Pagseguro, Paypal, Boleto
* Opções de Parcelamento PagSeguro em até 10x
** Paypal em 3x sem juros

INSCREVA-SE

Design Thinking: Uma abordagem que permite olhar para a ponta antes de inovar. 

Todo trabalho de design exige reflexão e a livre expressão do pensamento. Seguindo esse raciocínio, não seria uma certa redundância nomear uma abordagem da área de criação de Design "Thinking"? Não, não seria. E nas linhas abaixo você irá descobrir o por que e, mais além, a razão pela qual essa expressão vem sendo utilizada, não somente na área de Desenvolvimento de Produtos, mas em diversas áreas empresariais de todos os segmentos.

Criatividade x Pressão por resultados

Raul Seixas dizia que a desobediência é uma virtude necessária à criatividade. E faz todo o sentido. A liberdade subversiva de apontar para o desconhecido, de trilhar um caminho nunca antes desbravado, de buscar materializar o que ninguém jamais deu vida, essa inquietude de alma e coração típica das mentes inventivas é condição para aflorar a capacidade criativa do ser humano na solução de problemas. E é aqui que o design thinking, uma perspectiva que mudará por completo sua maneira de encontrar os caminhos corretos em sua trajetória de sucesso.

Um dos grandes desafios enfrentados pelos profissionais em suas carreiras, nos dias de hoje, é suportar pressão por resultados cada vez mais imediatos (e dotados de nível máximo de eficiência), exigências que têm feito com que se opte sempre pelo caminho mais seguro e de menos riscos: é a velha história de ganhar o jogo por 1 X 0, ao invés de se arriscar a jogar bonito e acabar derrotado.

O conceito veio para revolucionar a maneira de encontrar soluções inovadoras para os problemas, soluções criativas focadas nas necessidades reais do mercado e não em pressuposições estatísticas.

O que significa design thinking? Quais são suas etapas?

A primeira informação que deve ficar clara é que não é uma metodologia, e sim uma abordagem. Isso porque, quando pensamos em método, criamos a expectativa de ter às mãos uma fórmula matemática que se aplique indistintamente em qualquer situação. Não é o caso.

É uma abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa, em uma perspectiva de empatia máxima com seus stakeholders (interessados): as pessoas são colocadas no centro de desenvolvimento do produto - não somente o consumidor final, mas todos os envolvidos na ideia (trabalhos em equipes multidisciplinares são comuns nesse conceito).

O processo consiste em tentar mapear e mesclar a experiência cultural, a visão de mundo e os processos inseridos na vida dos indivíduos, no intuito de obter uma visão mais completa na solução de problemas e, dessa forma, melhor identificar as barreiras e gerar alternativas viáveis para transpô-las. Não parte de premissas matemáticas, parte do levantamento das reais necessidades de seu consumidor;trata-se de uma abordagem preponderantemente "humana" e que pode ser usada em qualquer área de negócio.

A razão de sua existência é a satisfação do cliente (interno ou externo), dádiva que só pode ser alcançada quando conhecemos em profundidade suas necessidades, desejos e percepções de mundo.

As etapas do design thinking podem, em geral, ser resumidas pelos seguintes passos:

1- Identificar onde encontrar oportunidades de inovação

"Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas". Este é um trecho de "A Arte da Guerra", do filósofo chinês Sun Tzu, e que diz muito sobre o ponto que estamos abordando.

Descobrir onde encontrar caminhos para inovar envolve conhecer a si mesmo e ao ambiente externo. Conhecer seus pontos fortes, as fragilidades da concorrência, as condições macroeconômicas, etc. Análise SWOT, benchmarking, pesquisas de mercado e reuniões multidisciplinares te conduzirão às respostas para esse ponto.

2- Descobrir a Oportunidade de Inovação

Consequência direta do ponto anterior, aqui, pesquisas qualitativas e trabalho com soluções de Big Social Data podem indicar, muito além do setor, qual é, de fato, a oportunidade que o mercado desenha ao seu negócio.

3- Desenvolver a Oportunidade de Inovação (Produto ou Serviço)

O design thinking começa a tomar corpo nessa etapa. Aqui, iremos desenvolver o produto ou serviço partindo, não de pressuposições ou análises estatísticas frias (algo comum no mercado), mas a partir das necessidades e percepção de valor do cliente. Nesta etapa, poderemos lançar mão do Processo Heurístico para descobrir o diagnóstico e o Processo Criativo para gerar as possibilidades de produtos.

4- Testar as ideias - protótipos

Um MVP - Minimum Viable Product é uma bela dica do que se pode fazer nesse item. Para quem não sabe, MVP (muito usado em startups) é a versão mais simples de um produto, que pode ser lançada em período de testes, para verificar, sem grandes gastos, se sua ideia realmente atinge as necessidades do seu consumidor final.

5- Implementar a solução

Após testes com respostas positivas acerca de seu produto, ele já está pronto para ser lançado "aos leões". É importante entender que o processo de desenvolvimento do produto é contínuo e incremental, ou seja, sua ideia irá ser melhorada permanente através um processo de copartipação entre todos os seus stakeholders (clientes, fornecedores, colaboradores internos, etc.).

Como aplicar as práticas na minha empresa?

O design, em suas concepções primárias, era focado muito mais na arte do que na razão pela qual esta havia sido criada. Ocorre que, muitas vezes, o desenho não solucionava o problema do produto. Pior do que isso, às vezes, nem o produto solucionava o problema do cliente.

O design thinking entra nesse vácuo de eficiência para enxergar novos caminhos através da perspectiva do consumidor final.

Exemplos práticos de como usar essa perspectiva nas diversas áreas e tarefas de sua empresa:

  • Equipe de vendas: os times comerciais podem utilizar técnicas dessa abordagem para desenvolver uma capacidade superior de enxergarem "com os olhos dos clientes" e, por meio disso, criarem estratégias mais poderosas de persuasão;
  • Núcleo estratégico: a análise preditiva consiste em encontrar padrões no passado que possam ser repetidos no futuro. Ao invés de buscar o retrovisor para definir o caminho a ser seguido, o design thinking pode auxiliar os gestores a encontrarem soluções totalmente inovadoras, sem voltar os olhos para o passado, mas para as expectativas e desejos atuais do consumidor final;
  • Brainstorm: etapas de interrogatório, ideação e prototipação podem auxiliar no processo criativo

Esse curso fornecerá uma compreensão detalhada dos principais conceitos e definições para melhorar sua interação com a experiência do usuário. Seu conteúdo abrange as cinco fases principais para ser um Design Thinker: empatizar, definir, idealizar, prototipar e testar, o que ajuda as organizações a criar propostas úteis que se adaptem às reais necessidades das pessoas, permitindo ampliar o portfólio de serviços, consolidar a marca e melhorar os resultados.

Os principais tópicos que serão explorados durante este curso são:

  • Por que buscar inovação?
  • Questões relacionadas à transformação digital.
  • O que é Design Thinking?
  • Relação do Design Thinking com Ágil e Lean.
  • Cases de sucesso com aplicação do Design Thinking.
  • Fases do Design Thinking.

Além do acesso às aulas ao vivo você receberá:

  • PDF dos slides apresentados durante as aulas.
  • 1 Simulado em português com questões semelhantes às do exame.

Observação: o material somente estará disponível no primeiro dia do curso ao vivo.

  1. O que é Design Thinking?
  2. A Importância do Design Centrado nas Pessoas.
  3. Principais Modelos de Aplicação do Design Thinking

            3.1. Duplo Diamante do Design Council.

            3.2. Stanford Design Thinking Model

            3.3. IBM Design Thinking

            3.4. Google Design Sprint Process

            3.5. IDEO Human-Centered Design Model

            3.6. Zurb Design Thinking Model

  1. Princípios Gerais do Desing Thinkig
  2. As 5 Etapas do Modelo de Stanford

            5.1. Empatizar

            5.2. Definir

            5.3. Idealizar

            5.4. Prototipar

            5.5. Testar

  1. Exemplos de Aplicação.
  2. Casos de Sucesso

Nosso certificado não indica se o curso é presencial ou online e é muito bem aceito por empresas públicas, privadas e órgãos governamentais, temos 22 anos de mercado, mais de 10 anos com cursos online pela internet e somos conhecidos pela qualidade de nossos cursos.

Ao final do curso, o aluno receberá um certificado digital de conclusão com a carga horária especificada. Se a compra for uma formação ou combo com vários cursos o aluno receberá um certificado digital para cada curso realizado e ao receber o último certificado deve mandar um e-mail para [email protected] que nosso suporte enviará um certificado por e-mail para a formação completa.

Se desejar, o aluno poderá solicitar também um certificado impresso em papel, mediante o pagamento de uma taxa adicional para cobrir despesas com impressão e envio por correio. O certificado em papel deve ser comprado para cada curso individual em uma formação ou combo.

Os cursos do site têm a aprovação do MEC?

Nossos cursos são de informação não de formação, são chamados cursos livres e não tem relação com a estrutura formal de educação.

O que é curso livre?

Curso Livre, que após a Lei nº9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

Os cursos livres devem ser regulamentados por algum órgão?

Esses cursos não são regulamentados, sendo livres sua oferta e sua organização.

O que vale nos cursos livres é as empresas públicas e privadas e órgãos como o MTE aceitarem o certificado, o que é o nosso caso.

Pode-se emitir certificados dos cursos livres?

Sim, a escola pode emitir certificado de qualificação profissional.

Qual a legislação sobre o assunto?

Lei nº9.394/96

Decreto nº5.154/04

Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97)

Qualquer pessoa interessada em expandir seus conhecimentos em Design Thinking e em implementar novas ferramentas para planejar e organizar os componentes de um serviço ou produto a fim de melhorar sua interação com a experiência do usuário.

Pré-requisitos: Nenhum.

Este curso terá 15 horas de aulas ao vivo usando slides de apresentação e dinâmicas para aplicação das técnicas do Design Thinking. As aulas ocorrerão na plataforma de webconferência Zoom.
Para isso, o aluno deverá ter uma conexão rápida com a internet (mais de 5 MB). O instrutor conduzirá a aula ao vivo, apresentando slides e exercícios, assim como é em um curso tradicional. Além disso, você poderá interagir em tempo real, usando microfone ou chat. Serão realizados exercícios, quizzes e simulados durante as aulas.
O aluno deverá comparecer a 70% das aulas no horário agendado para que possa receber o certificado de participação.

O aluno poderá assistir ao curso somente nas datas e horários programados.

Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet, o aluno deve entrar no site de vídeo conferência pelo menos 15 minutos antes de começar o curso e testar seu acesso, se tiver problemas nosso suporte irá ajudá-lo pelos telefones (11) 41533456 e 32074928 e pelo e-mail [email protected]

Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino.

Disponibilizaremos o arquivo com os slides do curso para download no site de video conferência.

O certificado ficará disponível para download na área do aluno do nosso site.

Para que você possa acompanhar as aulas ao vivo será necessário:

  • Navegadores Firefox ou Chrome.
  • Computador com acesso à internet estável (velocidade a partir de 5 MB).
  • Rede sem restrições de portas (não é recomendado fazer o curso em rede corporativa porque esta pode ter bloqueio nas portas necessárias ao software de webconferência).
  • Placa de som.
  • Microfone e webcam (opcionais, pois a interação do aluno poderá ser feita por chat).
  • Usamos a plataforma Zoom para transmitir as aulas ao vivo. Ela funciona em sistemas operacionais Windows e Mac. Para Linux, não garantiremos funcionamento adequado. É possível também o acesso através da instalação de aplicativo em Android e IOS. As aulas gravadas são hospedadas no Vimeo e podem ser visualizadas em qualquer dispositivo.



BASE DE ABAST. DA MAR. NO RIO DE JANEIRO

Empresa: BASE DE ABASTECIMENTO DA MARINHA NO RIO DE JANEIRO


Edjairson Pereira

Empresa: Empresa Brasileira de Infra-Estrutura


Elaine Cristina Pimentel

Empresa: Opinião Assessoria e Consultoria Ltda.


FERNANDA APARECIDA CEZARIO

Empresa: CMR4 ENGENHARIA E COMERCIO LTDA


Fernando Henrique Morales Vecchiato

Empresa: Computeasy


Jocemara Bezerra Mendes

Empresa: Computeasy


JONATHAS RODRIGUES DOS SANTOS

Empresa: Vessel-Log companhia Brasileira de Navegaço e Logística S.A


LUIZ ANTÔNIO DA SILVA

Empresa: Freudenberg Não Tecidos Ltda


Luiz Heleno Alves Dias

Empresa: Norma Ambiental Consultoria E Treinamento LTDA.


MERCIA CRISTINA SOUZA MONTEIRO

Empresa: COTEMINAS S.A.


Priscila Muronaga Pereira

Empresa: Computeasy


Rafael Matheus Riva

Empresa: Semeato S/A Industria e Comércio


Regina Cabus Nachef

Empresa: Indra Brasil Soluções e Serviços Tecnológicos S.A


Reinaldo Serni

Empresa: Computeasy


Valdemir Rodrigues Pinheiro

Empresa: VOTORANTIM CIMENTOS S/A


XERXES FERREIRA DA SILVA

Empresa: Banco da Amazonia


.Jurema Riano Navarro

Empresa: Dígitro Tecnologia Ltda.


:Samuel Nogueira Pereirae

Empresa: Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo - CODASP


1Beatriz Augusta do Carmo Custódio1

Empresa: CM COMANDOS LINEARES LTDA


Abilene Lira Moraes Santos

Empresa: MAXCOIL COLCHOES LTDA


Sobre ComÊxito

A ComÊxito tem 22 anos de mercado, foi fundada e é administrada por Márcia Guerra - engenheira Politécnica (43 anos de experiência), promove ensino a distância pela internet desde 2006, com muita clareza e conteúdo didático desenvolvido por profissionais competentes. As aulas são gravadas e dúvidas são respondidas prontamente.  

Endereço e Telefone

Tel 1 (11)4153-3456 - Tel 2 (11)32074-928

[email protected]

Alameda, Bruxelas, 95, Alphaville, Barueri
Desenvolvido por Thyago Henrique Pacher - [email protected]