O SASSMAQ é um sistema de avaliação de saúde, segurança, meio ambiente e qualidade que possibilita a avaliação do desempenho das empresas que prestam serviços à indústria química.
Esse método foi criado e exigido pela Associação Brasileira de Indústrias Químicas (ABIQUIM). E a primeira versão desse sistema foi criada em 2001, focando no transporte rodoviário de cargas.
Diferentemente de sistemas como as normas ISO, o SASSMAQ não é um sistema de garantia de qualidade, mas sim um sistema no qual possui ferramentas para que a empresa atinja o processo de melhoria contínua.
O SASSMAQ está dividido em 5 módulos: Rodoviário, Estação de Limpeza, Terminais de Armazenagem Granéis Líquidos, Navios e Ferroviário.
Desde 2005, a SASSMAQ é um pré-requisito para transportadoras de produtos químicos no território nacional.
Implementar o SASSMAQ não é obrigatório. Porém, a ABIQUIM ressalta que sistema gera um importante diferencial para as empresas certificadas: comprovam que oferecem serviços qualificados nas operações de logística.
Para que serve a SASSMAQ e quais seus benefícios?
O SASSMAQ é um conjunto de boas práticas que tem como objetivo reduzir, os riscos nas operações de transporte e distribuição.
É um programa baseado no programa ICE (Intervention in Chemical Transport Emergencies), que é voltado para a melhoria do desempenho em segurança no transporte, armazenagem e manuseio de produtos químicos, do Conselho Europeu das Federações das Indústrias Químicas.