ComÊxito - Cursos ISO 9001 Online



blog ComÊxito BLOG - CIPA O que é e qual sua importância na prevenção de acidentes

Publicado em: 22/11/16 14:08

O que é CIPA e qual é a sua importância na prevenção de acidentes


A CIPA que significa - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, foi desenvolvida durante o governo do presidente Getúlio Vargas, em 1944. No dia 10 de novembro de 2016 completou 72 anos e foi esta comissão que deu os primeiros passos para a prevenção de acidentes do trabalho no Brasil.

Quando olhamos criticamente sobre a prevenção de acidentes, é difícil acreditar que há 72 anos alguns empresários apoiaram a sociedade buscando alguma ação para prevenção de acidentes do trabalho no Brasil. Antes do nascimento da CIPA, já existia a Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes (ABPA), fundada em 1941. Também é importante lembrar que algumas empresas estrangeiras, já possuíam Comissões de Prevenção de Acidentes há bastante tempo.

A origem da CIPA está no artigo 82 do Decreto-Lei 7.036, de 10 de novembro de 1944. Apesar de já ser antiga, a CIPA ainda não cumpre com seu papel como deveria. Sua fragilidade é notória na maioria das empresas. Com pouco apoio, os integrantes vem os acidentes acontecerem e pouco podem fazer para mudar este cenário. Não podemos negar que há empresas onde a CIPA realmente é útil e tem o aval da gerência maior.

A CIPA deu início à História da Segurança do Trabalho no Brasil e ganhou reputação entre os trabalhadores, por garantir estabilidade no emprego. Esse é um dos fatos que acaba por arruinar o significado da CIPA.

 

cipa-3

Como ter uma CIPA atuante


Em resposta ao título deste artigo, vamos listar alguns pontos para que a CIPA seja um ponto de apoio de peso ao SESMT e, um ganho para a empresa e não só uma instituição para cumprir a legislação.

Cabe aos representantes patronais (gerentes, cargos de supervisores, etc), apoiar a Segurança do Trabalho na criação da CIPA.

 

Dicas importantes para os gestores



  • Conhecer as atribuições da CIPA;

  • Incentivar funcionários que tenham reais interesse em colaborar com prevenção de acidentes a participar da CIPA;

  • Identificar funcionários que causam problemas, antes do processo de eleição da CIPA e tomar as precauções indispensáveis;

  • Apoiar os eleitos para que tenham liberdade de exercer a sua função;

  • Acompanhar o progresso das ações dos cipeiros para evitar retaliações de colegas de trabalho;

  • Incluir o cipeiro nas inspeções setorizadas (caso exista);

  • Sempre convocar o cipeiro da área para participar de análise de acidente/incidente.


 

Aproveitamento


Os membros da CIPA devem ser bem beneficiados pela empresa, pois foram treinados para contribuir com a prevenção de acidentes. Assim, podemos dizer que a empresa tem em seu quadro pessoas habilitadas para trabalhar em prol da segurança e saúde de todos e sem um custo adicional em termos de salário.

Se a CIPA for bem trabalhada pela empresa, a equipe de segurança do trabalho ganha um significativo auxílio na prevenção de acidentes e melhoria no ambiente de trabalho.

 
Deixe seu comentário aqui


Ana Paula Lopes

Empresa: CENTRO AUDITIVO MICROSOM LTDA


LUIS FELIPE BENDER

Empresa: LOJAS TRES PASSOS LTDA


FERNANDO SOBRAL MARQUES GOMES

Empresa: Aquanima Brasil Ltda


NELSON MESQUITA NETO

Empresa: CONCRETA Tecnologia em Engenharia Ltda.


José Paulo Santana Coelho

Empresa: AMCOR RIGID PLASTICS DO BRASIL LTDA


Sobre ComÊxito

A ComÊxito tem 28 anos de mercado, foi fundada e é administrada por Márcia Guerra - engenheira Politécnica (48 anos de experiência), promove ensino a distância pela internet desde 2006, com muita clareza e conteúdo didático desenvolvido por profissionais competentes. As aulas são gravadas e dúvidas são respondidas prontamente.  
Endereço e Telefone

Tel 1: (11)3207-4928
Tel 2: (11)93949-8631
Tel 3:

contato@comexito.com.br

Alameda, Bruxelas, 95, Alphaville, Barueri