O que é CIPA e qual é a sua importância na prevenção de acidentes
A
CIPA que significa - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, foi desenvolvida durante o governo do presidente Getúlio Vargas, em 1944. No dia 10 de novembro de 2016 completou 72 anos e foi esta comissão que deu os primeiros passos para a prevenção de acidentes do trabalho no Brasil.
Quando olhamos criticamente sobre a prevenção de acidentes, é difícil acreditar que há 72 anos alguns empresários apoiaram a sociedade buscando alguma ação para prevenção de acidentes do trabalho no Brasil. Antes do nascimento da
CIPA, já existia a Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes (ABPA), fundada em 1941. Também é importante lembrar que algumas empresas estrangeiras, já possuíam Comissões de Prevenção de Acidentes há bastante tempo.
A origem da CIPA está no artigo 82 do Decreto-Lei 7.036, de 10 de novembro de 1944. Apesar de já ser antiga, a CIPA ainda não cumpre com seu papel como deveria. Sua fragilidade é notória na maioria das empresas. Com pouco apoio, os integrantes vem os acidentes acontecerem e pouco podem fazer para mudar este cenário. Não podemos negar que há empresas onde a CIPA realmente é útil e tem o aval da gerência maior.
A CIPA deu início à
História da Segurança do Trabalho no Brasil e ganhou reputação entre os trabalhadores, por garantir estabilidade no emprego. Esse é um dos fatos que acaba por arruinar o significado da CIPA.
Como ter uma CIPA atuante
Em resposta ao título deste artigo, vamos listar alguns pontos para que a
CIPA seja um ponto de apoio de peso ao SESMT e, um ganho para a empresa e não só uma instituição para cumprir a legislação.
Cabe aos representantes patronais (gerentes, cargos de supervisores, etc), apoiar a Segurança do Trabalho na criação da CIPA.
Dicas importantes para os gestores
- Conhecer as atribuições da CIPA;
- Incentivar funcionários que tenham reais interesse em colaborar com prevenção de acidentes a participar da CIPA;
- Identificar funcionários que causam problemas, antes do processo de eleição da CIPA e tomar as precauções indispensáveis;
- Apoiar os eleitos para que tenham liberdade de exercer a sua função;
- Acompanhar o progresso das ações dos cipeiros para evitar retaliações de colegas de trabalho;
- Incluir o cipeiro nas inspeções setorizadas (caso exista);
- Sempre convocar o cipeiro da área para participar de análise de acidente/incidente.
Aproveitamento
Os membros da
CIPA devem ser bem beneficiados pela empresa, pois foram treinados para contribuir com a prevenção de acidentes. Assim, podemos dizer que a empresa tem em seu quadro pessoas habilitadas para trabalhar em prol da segurança e saúde de todos e sem um custo adicional em termos de salário.
Se a CIPA for bem trabalhada pela empresa, a equipe de segurança do trabalho ganha um significativo auxílio na prevenção de acidentes e melhoria no ambiente de trabalho.