ComÊxito - Cursos ISO 9001 Online



blog ComÊxito BLOG - ISO 9001 4.4 Como implantar parte 1

Publicado em: 26/10/16 10:58
Vamos continuar a análise dos requisitos da norma ISO 9001:2015, vamos ver agora o requisito 4.4. O que diz a norma:

4.4 SGQ e seus processos


A organização deve estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente um SGQ, incluindo os processos necessários e suas interações, de acordo com os requisitos desta Norma.

A organização deve determinar os processos necessários para o SGQ e sua aplicação na organização e deve:

a) determinar as entradas requeridas e as saídas necessárias desses processos;
b) determinar a seqüência e a interação desses processos;
c) determinar e aplicar os critérios e métodos (incluindo monitoramento, medições e indicadores de desempenho relacionados) necessários para assegurar o funcionamento eficaz desses processos;
d) determinar os recursos necessários para esses processos e assegurar sua disponibilidade;
e) atribuir as responsabilidades e autoridades para esses processos;
f) abordar os riscos e oportunidades conforme determinados de acordo com os requisitos de 6.1;
g) avaliar estes processos e implementar quaisquer mudanças necessárias para assegurar que estes processos alcancem seus resultados pretendidos;
h) melhorar os processos e SGQ.


A organização deve manter informações documentadas na medida do necessário para apoiar o funcionamento dos processos e reter informações documentadas na medida do necessário para ter certeza de que os processos estão sendo realizados como planejado.

  1. Introdução


A primeira coisa a fazer é identificar os processos da organização, eles não são os departamentos ou áreas, caso você não tenha experiência com mapeamento e modelagem de processos temos um curso específico que vai te ajudar veja pelo link: https://www.comexito.com.br/curso-online/bpm-mapeamento-modelagem-processos-business-process-management.asp .

Veja abaixo as figuras 1 - organograma e 2 – processos, o organograma é uma estrutura vertical, já os processos cruzam as diversas áreas da organização, por exemplo, o processo de vendas fica sempre na área de vendas, mas para realizá-lo muitas vezes é necessário verificar, dependendo do produto, prazos de entrega com o planejamento, prazos de produção e as vezes capacidade técnica para projeto/produção com as áreas de projetos e produção:

Figura 1 – Organograma de uma fábrica têxtil

 

Figura 1

Figura 2 – Visão geral dos processos de uma fábrica têxtil

Figura 2

Elementos de um processo:

  • Cada processo recebe entradas (matéria prima, informação, etc.)

  • Entradas são transformadas por um processo

  • Os componentes de um processo incluem trabalho humano, tecnologia, métodos, materiais e gerenciamento

  • Um processo gera saídas (os produtos do processo)

  • Clientes são receptores das saídas

  • Fornecedores são provedores de serviços ou matérias primas (entradas do processo)


Vejam abaixo um exemplo:

Figura 3

2. Então você deve listar os processos da sua organização e para cada um listar as entradas e saídas:

222

3. Depois você deve desenhar a sequência e interação destes processos, mas é bom lembrar que processos não são apenas os nomes dos departamentos como: vendas, compras, planejamento, almoxarifado, produção, estoque, expedição, entrega e pós-vendas, vejam abaixo um exemplo real de identificação de processos:


Mapa de processos parcial de uma área de implantação de projetos de telecomunicações


Figura 4


Observação: a norma não pede que seja feito um mapeamento dos processos, o que seria o ideal, mas se queremos fazer um trabalho razoável temos que identificar adequadamente os processos, mas quem defini o nível de profundidade é a empresa.


No mínimo você tem que ter uma visão geral da organização, veja abaixo um macroprocesso de uma indústria:


Figura 5


A ComÊxito além dos cursos das normas ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007 tem os cursos de auditor interno ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007 e os cursos de auditor líder:ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007 . Temos as versões anteriores também, tanto o curso de interpretação da norma ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004, quantos dos cursos de auditor interno ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004 e dos cursos de auditor líder ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004.


Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail contato@comexito.com.br.


Abraços


Márcia Guerra


www.comexito.com.br

Deixe seu comentário aqui


Ana Lucia de Lima Bezerra

Empresa: TEQUIMAR TERMINAL QUIMICO ARATU S/A


ADAUTO LUIZ DA SILVEIRA

Empresa: CIA DE SANEAMENTO BASICO DO ESTADO DE SAO PAULO SABESP


Claudia Mendonça Lemos

Empresa: UNICRED CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL


PAULO VITOR REIS CINTRA

Empresa: MANAUS AMBIENTAL S.A.


Meryelen Hanne Soares Andrade

Empresa: Telefonica do Brasil SA


Sobre ComÊxito

A ComÊxito tem 28 anos de mercado, foi fundada e é administrada por Márcia Guerra - engenheira Politécnica (48 anos de experiência), promove ensino a distância pela internet desde 2006, com muita clareza e conteúdo didático desenvolvido por profissionais competentes. As aulas são gravadas e dúvidas são respondidas prontamente.  
Endereço e Telefone

Tel 1: (11)3207-4928
Tel 2: (11)93949-8631
Tel 3:

contato@comexito.com.br

Alameda, Bruxelas, 95, Alphaville, Barueri