blog ComÊxito BLOG - O que mudou na ISO 9001 versão 2015

Publicado em: 07/11/16 17:20

Resumo das alterações na norma ISO 9001 da revisão de 2008 para a revisão de 2015


 

As normas da família ISO 9000 de Gestão da Qualidade foram emitidas pela primeira vez em 1987. As diretivas da ISO estabelecem que suas normas devem passar por um processo chamado “revisão sistemática”, no mínimo, a cada 5 anos. Desde então a norma ISO 9001 já foi revisada 4 vezes. Principais destaques das revisões:

  • 1987: elementos isolados com três níveis de requisitos – 1ª edição;

  • 1994: tendência de norma única, pequenas revisões – 2ª edição;

  • 2000: norma única de requisitos, inclusão da gestão por processo – 3ª edição;

  • 2008: pequenas alterações – emenda para melhorar a clareza – 4ª edição;

  • 2015: grandes alterações, toda estrutura foi alterada – 5ª edição.


Para aprovação de uma norma ISO, pelo menos 2/3 dos membros devem votar favoravelmente, sem mais de ¼ dos votos contrários.

Razões da revisão 2015 da ISO 9001:



  • Manter relevância para as organizações em geral;

  • Integração com outros sistemas de gestão: por exemplo, ISO 14001, OSHAS 18001, ISO 27001, ISO 20000-1 etc.;

  • Fornecer uma abordagem integrada para a gestão organizacional;

  • Fornecer uma base consistente para os próximos 10 anos: estabilidade;

  • Refletir os ambientes cada vez mais complexos em que as organizações operam;

  • Certificar-se de que o padrão reflete as necessidades de todos os grupos de usuários potenciais;

  • Melhorar a capacidade de uma organização para satisfazer seus clientes e outras partes interessadas.


Alinhamento entre as normas – Anexo SL


A resolução ISO/TMB 18/2012 (15 e 16 de fevereiro de 2012) - estabeleceu o anexo SL para as normas de sistemas de gestão da ISO. O Anexo SL, Apêndice 2 das Diretivas ISO estabelece para normas novas ou revisões:

  • Estrutura comum de alto nível, ex.: sequência de requisitos;

  • Texto comum para as normas de sistemas de gestão e é esperado que o texto comum possa representar perto de 30% a 40% do conteúdo de qualquer norma de sistema de gestão ISO;

  • Principais termos e definições comuns de sistemas de gestão;

  • Estrutura macro” comum;

  • Interpretação da organização e seu contexto/riscos;

  • Liderança;

  • “Informação documentada”, ao invés de documentação ou registros;

  • “Ação preventiva” está agora incorporada ao sistema.


Anexo SL – Estrutura macro


Prefácio

Introdução

  1. Escopo

  2. Referência normativa

  3. Termos e definições

  4. Contexto da organização

  5. Liderança

  6. Planejamento

  7. Apoio

  8. Operação

  9. Avaliação de desempenho

  10. Melhoria


Anexo A Esclarecimento da nova estrutura, terminologia e conceito

Anexo B Outras normas sobre gestão da qualidade e SGQ

Bibliografia

Mudanças da ISO 9001 na versão 2015:


1. Princípios da Qualidade Revisados (Anexo B):

A ISO 9001 deve espelhar estes 7 princípios.

Imagem12

2. Inclusão de duas cláusulas relativas ao contexto da organização

4.2 Entendendo as necessidades e expectativas das partes interessadas.
4.1 Entendendo a organização e seu contexto.

3. Ampliação nas responsabilidades da liderança

  • Prestação de contas da eficácia do SGQ

  • Compatibilidade da política e objetivos com a direção estratégica e o contexto

  • Aplicação da Política

  • Integração do SGQ em processos de negócio da organização

  • Promover da conscientização

  • Envolver, orientando e apoiando pessoas para contribuir

  • Promover a melhoria contínua

  • Apoiar o gerenciamento para demonstrar a sua liderança


4. Introdução do conceito de Partes Interessadas relevantes

A organização deve determinar as partes interessadas juntamente com seus requisitos, desde que sejam pertinentes ao SGQ da organização.

5. Melhoria no alinhamento

Melhorou o alinhamento com outras normas de gestão, como ISO 14001 e OHSAS 18001 e facilidade de integração de sistemas. O detalhamento modelo para os requisitos consta no documento PAS 99:2012.

6. “Melhoria” versus “Melhoria Contínua”

O princípio de gestão da qualidade baseado em “Melhoria Contínua” será alterado para apenas “Melhoria”, para enfatizar que “melhoria” deve ser uma filosofia fundamental em uma organização.

Implementar ações necessárias para atender às exigências dos clientes e melhorar a satisfação do cliente:

  • Melhorar os processos para evitar não-conformidades

  • Melhorar os produtos e serviços para atender às necessidades conhecidas e previstas

  • Melhorar os resultados do sistema de gestão da qualidade


7. Ação preventiva

O texto do Anexo SL não inclui o requisito “Ação Preventiva”, uma vez que agora é assumido que todo o sistema será uma ferramenta preventiva.

 8.Fazer a norma mais acessível a empresas de serviço

Enquanto as últimas edições da ISO 9001 tentaram ser genéricas e aplicáveis para todos os tipos de organização, ainda existia a percepção de que elas eram baseadas em sua grande parte para empresas de manufatura ou organizações que fabricam produtos.

Agora, é proposto que a ISO 9001 deva usar o termo “produtos e serviços” ao invés de “produto”.

O termo produtos e serviços inclui todas as categorias de saída: hardware, serviços, software e materiais processados.

9. Operações

Projeto e desenvolvimento agora está mais genérico e inclui projeto de serviços.

Lançamento de produtos passou a ser considerado.

Processo de não conformidades aplicado a saídas: processos, produtos e serviços.

10. Riscos e oportunidades

Riscos e oportunidades devem ser determinados e tratados, para garantir que o SGQ atinja os resultados pretendidos, para prevenir ou reduzir efeitos indesejados e atingir a melhoria continua.

A abordagem baseada em risco também pode fazer a norma mais acessível a empresas de serviços.

Observação: A norma ISO 9001 não cita, mas as diretrizes da ISO 31000 podem ser utilizadas como referência.

11. Documentação

Consideração do impacto das mudanças nas tecnologias de comunicação e informação nos sistemas de gestão (Generalização do conceito de documentos pela introdução do termo “informação documentada”, por ex.). Não se fala mais em procedimentos documentados e registros.

12. Exclusões

A nova ISO 9001 não faz mais referência especifica a exclusões ao se determinar a aplicabilidade dos requisitos da norma ao SGQ da organização. Quando um requisito puder ser aplicado dentro do escopo de seu SGQ, a organização não pode definir que tal requisito não é aplicável.

13. Conhecimento organizacional

O processo para analisar e controlar o conhecimento organizacional precisa levar em conta o contexto da organização, incluindo seu tamanho e complexidade, os riscos e as oportunidades que ela tem que tratar e a necessidade de acessibilidade a esse conhecimento.

Conscientização agora também é requerida.

14. Fornecedores

O controle de produtos e serviços fornecidos externamente abrange todas as formas de fornecimento externo, sejam compras de produtos e serviços de um fornecedor, acordo com uma empresa associada, terceirização de processos e funções da organização ou por qualquer outro meio.

15. Avaliação de desempenho

  • Nova estrutura e requisitos de monitoramento e medição;

  • Auditoria interna levando em conta ao serem planejadas: os objetivos de qualidade, feedback de clientes e mudanças no sistema;

  • Análise crítica pela administração levando em consideração: orientação estratégica da organização, questões externas e internas, eficácia das ações para riscos e oportunidades.


Índice completo da norma ISO 9001:2015

Prefácio

Introdução

0.1 Generalidades

0.2 Princípios para gestão da qualidade

0.3 Abordagem de processo

0.3.1 Generalidade

0.3.2 Ciclo PDCA

0.3.3 Mentalidade de risco

0.4 Relacionamento com outras normas de sistema de gestão

1.Escopo

2.Referências normativas

3.Termos e definições

4.Contexto da organização

4.1 Entendendo a organização e seu contexto

4.2 Entendendo as necessidades e expectativas das partes interessadas

4.3 Determinando o escopo do sistema de gestão da qualidade

4.4 Sistema de gestão da qualidade e seus processos

5. Liderança

5.1 Liderança e comprometimento

5.2 Política da qualidade

5.3 Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais

6. Planejamento

6.1 Ações para abordar riscos e oportunidades

6.2 Objetivos da qualidade e planejamento para alcançá-los

6.3 Planejamento de mudanças

7. Apoio

7.1 Recursos

7.1.1 Generalidades

7.1.2 Pessoas

7.1.3 Infraestrutura

7.1.4 Ambiente para processos e operação

7.1.5 Recursos de monitoramento e medição

7.1.6 Conhecimento organizacional

7.2 Competência

7.3 Conscientização

7.4 Comunicação

7.5 Informação documentada

7.5.1 Generalidades

7.5.2 Criando e atualizando

8. Operação

8.1 Planejamento e controle operacionais

8.2 Requisitos para produtos e serviços

8.2.1 Comunicação com o cliente

8.2.2 Determinação de requisitos relativos a produtos e serviços

8.2.3 Análise crítica de requisitos relativos a produtos e serviços

8.2.4 Mudanças nos requisitos para produtos e serviços

8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços

8.3.1 Generalidades

8.3.2 Planejamento de projeto e desenvolvimento

8.3.3 Entradas de projeto e desenvolvimento

8.3.4 Controles de projeto e desenvolvimento

8.3.5 Saídas de projeto e desenvolvimento

8.3.6 Mudanças de projeto e desenvolvimento

8.4 Controle de processos, produtos e serviços providos externamente

8.4.1 Generalidades

8.4.2 Tipo e extensão do controle

8.4.3 Informação para provedores externos

8.5 Produção e provisão de serviço

8.5.1 Controle de produção e provisão de serviços

8.5.2 Identificação e rastreabilidade

8.5.3 Propriedade de clientes ou de provedores externos

8.5.4 Preservação

8.5.5 Atividades pós entrega

8.5.6 Controle de mudanças

8.6 Liberação de produtos e serviços

8.7 Controle de saídas não conforme

9. Avaliação de desempenho

9.1 Monitoramento, medição, análise e avaliação

9.1.1 Generalidades

9.1.2 Satisfação do cliente

9.1.3 Análise e avaliação

9.2 Auditoria interna

9.3 Análise crítica pela direção

10. Melhoria

10.1 Generalidades

10.2 Não conformidades e ação corretiva

10.3 Melhoria continua

Anexo A - Esclarecimento da nova estrutura, terminologia e conceito

Anexo B - O portfólio ISO 10000 das normas de gestão da qualidade

Bibliografia

A ComÊxito além dos cursos das normas ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007 tem os cursos de auditor interno ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007 e os cursos de auditor líder:ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007 . Temos as versões anteriores também, tanto o curso de interpretação da norma ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004, quantos dos cursos de auditor interno ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004 e dos cursos de auditor líder ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004.

Caso queira mais algum esclarecimento entre em contato conosco pelo e-mail contato@comexito.com.br.

Abraços

Márcia Guerra

www.comexito.com.br
Compartilhar
Deixe seu comentário aqui


Wagner Porto Gomes
em 31/12/2011



Muito bom. Gostei do curso.

Sobre o curso: ISO27002:2005 Foundation




Andréa Regina Duran
em 31/12/2008



Excelente.

Sobre o curso: Auditor Interno de SG da Qualidade NBR 9001:2008




Aquiles Alencar de Medeiros
em 31/10/2013



Muito bom o curso.Indico com certeza a Comêxito para todos.Faremos outros cursos.abraços a todos.

Sobre o curso: Indicadores de Desempenho




Carlos Tognolo
em 31/10/2013



Estou graduando Tecnologia em Gestão da qualidade - EAD 3º semestre, gostaria que a metodologia de ensino a distância utilizada fosse a mesma ou equivalente a metodologia utilizada na Comêxito, porém acredito que a Comêxito esteja aplicando a metodologia do giro ciclo PDCA para que a metodologia de ensino da Comêxito fique ainda melhor. Agradeço a todos da Comêxito pelos conhecimentos que estou adquirindo que são muito importantes para o meu aperfeiçoamento profissional. Obrigado. Carlos Tognolo.

Sobre o curso: Sistema de Gestão da Qualidade NBR ISO 9001:2008




Adriana Mota Lima
em 31/10/2012



Parabéns a equipe da Com Êxito pela organização do site e objetividade do curso. Adriana Lima

Sobre o curso: Gerenciamento de Tempo




Mara Helena Vasconcelos de Melo
em 31/10/2009



Trata-se de uma linguagem clara, com vários exemplos que nos permite um entendimento melhor de varios conceitos, esta sendo muito bom fazer este curso.Parabens!

Sobre o curso: Planejamento Estratégico através do Balanced Scorecard




Rogerio Batista
em 31/10/2008



Só tenho elogios ao curso de formação completa de Auditor ISO9001-2000. Muito boa a didática e as explicações dadas referentes ao tema abordado. Parabéns!

Sobre o curso: Sistema de Gestão da Qualidade NBR ISO 9001:2008




Antonio Adilson de Araujo
em 31/08/2013



Os cursos são ótimos. Muito bem elaborados e ótima didática.

Sobre o curso: Norma SiaC - PBQP-H - 2005




Flávio Cavalca Berdusco
em 31/08/2012



Fiz o curso de ferramentas da qualidade, acho interessante gravar vídeos para demosntrar como aplicar algumas ferramentas usando o excel (histograma, pareto, dispersão....) De modo geral o curso é muito bom, parabéns. Flávio

Sobre o curso: 7 Ferramentas da Qualidade




Celso Funes Carminato
em 31/08/2012



excelente treinamento, me será muito útil.

Sobre o curso: 5S HOUSEKEEPING




DANILO QUADROS GODINHO
em 31/08/2009



Muito boa professora!!! Super didático e objetivo!!!

Sobre o curso: Sistema de Gestão da Qualidade NBR ISO 9001:2008




Adasio Leite Filho
em 31/07/2014



Estou gostando muito, e se tiver oportunidade farei outros cursos.

Sobre o curso: OHSAS 18001:2007 SG de Saúde e Segurança Ocupacional




Paulo Cesar Guilherme da Rocha
em 31/05/2014



Neste curso tenho adquirido muito conhecimento.

Sobre o curso: Mapeamento e Modelagem de Processos e o BPM




Amaro José da Silva
em 31/05/2013



Gostei bastante da didática do curso, parabéns a equipe Com Êxito!

Sobre o curso: LAIA - Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais




Amaro José da Silva
em 31/05/2013



O curso foi de fundamental importância para os meus conhecimentos.

Sobre o curso: Licenciamento Ambiental




Amaro José da Silva
em 31/05/2013



Pretendo fazer outros cursos. O material é riquíssimo, gostei muito.

Sobre o curso: Gestão de Resíduos Sólidos




Eder Santana
em 31/05/2013



Atendeu as minhas espectativas.

Sobre o curso: CEP Avançado Controle Estatístico de Processos 2ª Edição:2005




Angélica Santos do Nascimento
em 31/05/2013



Ótimo curso. As explicações são bem claras. Estava a muito tempo procurando um curso bom e com uma valor em conta. Amei.

Sobre o curso: Sistema de Gestão Ambiental NBR ISO 14001:2004




Amaro José da Silva
em 31/05/2013



Nossa, parabéns pela metodologia do curso.

Sobre o curso: Sistema de Gestão Ambiental NBR ISO 14001:2004




Lucio Clair da Silva Mendes
em 31/05/2012



Hoje conclui o módulo 3 e cada dia que estudo fico mais satisfeito. Já trabalho na área e estou muito contente. Hoje o que me chamou mais atenção foi o entendimento as definições para comprometimento da alta direção com os objetivos e metas da qualidade e o item 5.2 foco no cliente.

Sobre o curso: Sistema de Gestão da Qualidade NBR ISO 9001:2008




Sergio Paquelet Jansen Ferreira

Empresa: PRODAM/SP - S/A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação


Solange Cristina de F. C. Campos

Empresa: Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paul...


Rubens Batista Rodrigues

Empresa: Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paul...


Rosy Vania B. Arruda Wanderley

Empresa: Linde Gases Ltda


Antonio Marcos Ricieri

Empresa: Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paul...


Eliara Peixoto Cruz

Empresa: Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paul...


Milton Aguirre Junior

Empresa: Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paul...


Jose Roberto da Silveira

Empresa: Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paul...


Andre Luiz Gonçalves de Araujo

Empresa: Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paul...


MILSON ABRONHERO DE BARROS

Empresa: LUIZ IVAN NAVEGAÇÃO LTDA


MILSON ABRONHERO DE BARROS

Empresa: LUIZ IVAN NAVEGAÇÃO LTDA


Lúcio Tavares De Macedo

Empresa: Frisa Frigorifico Rio Doce S/A


Glicia Kelly dos Santos

Empresa: PROBANK Inteligência e Tecnologia


Moara Paes M de Oliveira

Empresa: Serviço nacional de Aprendizagem Industrial


eduardo lettnin

Empresa: bianchini s a industria comercio e agricultura


Daniela Rodrigues Silva

Empresa: A.F de Sá Moraes


Priscila Cristina Pires

Empresa: Controlar S/A


Carlos Alberto Possapp Lopes

Empresa: Brasil Global Industria e Comércio de Carnes Ltda


Adriano Piorno

Empresa: Controlar S/A


GEISON CARLOS STACHESKI

Empresa: TROPICAL TRANSPORTES IPIRANGA


Sobre ComÊxito

A ComÊxito tem 22 anos de mercado, foi fundada e é administrada por Márcia Guerra - engenheira Politécnica (43 anos de experiência), promove ensino a distância pela internet desde 2006, com muita clareza e conteúdo didático desenvolvido por profissionais competentes. As aulas são gravadas e dúvidas são respondidas prontamente.

 

Nosso Blog

O que mudou na ISO 9001 versao 2015