Razões da revisão 2015 da 14001:
- Manter relevância para as organizações em geral;
- Integração com outros sistemas de gestão: por exemplo,ISO 9001,OSHAS 18001, ISO 27001, ISO 20000-1 etc.;
- Fornecer uma abordagem integrada para a gestão organizacional;
- Fornecer uma base consistente para os próximos 10 anos: estabilidade;
- Garantir proteção ambiental;
- Certificar-se de que o padrão reflete as necessidades de todas as partes interessadas;
- Melhorar a capacidade de uma organização para atingir seu desempenho ambiental esperado.
Alinhamento entre as normas – Anexo SL
A resolução ISO/TMB 18/2012 (15 e 16 de fevereiro de 2012) - estabeleceu o anexo SL para as normas de sistemas de gestão da ISO. O Anexo SL, Apêndice 2 das Diretivas ISO estabelece para normas novas ou revisões:
- Estrutura comum de alto nível, ex.: sequência de requisitos;
- Texto comum para as normas de sistemas de gestão e é esperado que o texto comum possa representar perto de 30% a 40% do conteúdo de qualquer norma de sistema de gestão ISO;
- Principais termos e definições comuns de sistemas de gestão;
- Estrutura macro” comum;
- Interpretação da organização e seu contexto/riscos;
- Liderança;
- “Informação documentada”, ao invés de documentação ou registros;
- “Ação preventiva” está agora incorporada ao sistema.
Anexo SL – Estrutura macro
Prefácio
Introdução
- Escopo
- Referência normativa
- Termos e definições
- Contexto da organização
- Liderança
- Planejamento
- Apoio
- Operação
- Avaliação de desempenho
- Melhoria
Índice do resumo das mudanças para a versão ISO 14001:2015, por tema
- Melhoria no alinhamento
- Contexto da organização
- Partes interessadas
- Desempenho ambiental
- Política
- Liderança
- Riscos e oportunidades, ação preventiva
- Perspectiva do ciclo de vida
- Comunicação
- Documentação
- Fornecedores
- Gestão de mudanças
- Avaliação de desempenho
- Melhoria
Detalhamento do resumo das mudanças para a versão ISO 14001:2015, por tema
1. Melhoria no alinhamento com outras normas de gestão, como
ISO 9001, ISO 27001 e ISO 45001 e facilidade de integração de sistemas, Anexo SL, PAS 99:2012 .
2. Contexto da organização
Os contextos internos e externos que são relevantes para a seu propósito e que afetam a capacidade da organização de alcançar os resultados pretendidos do seu SGA devem ser determinados, para alavancar benefícios para a organização e para o meio ambiente.
3. Partes Interessadas
Devem ser determinadas aquelas que podem perceber ou ser afetadas: clientes, comunidade, fornecedores, reguladores, investidores, empregados, etc.
Atenção a questões ou mudanças das necessidades das partes interessadas, incluindo obrigações de conformidade (compliance) e as condições ambientais locais, regionais ou globais que afetem a organização ou que possam ser afetadas por ela.
4. Desempenho ambiental
Passou-se da melhoria do SG para a melhoria do desempenho ambiental.
A organização deverá, quando aplicável, reduzir emissões, efluentes e resíduos a níveis estabelecidos pela própria organização.
Foi enfatizada a necessidade de ter compromisso com
desenvolvimento sustentado
5. Política
A organização deve incluir na Política um compromisso com a proteção do meio ambiente e a prevenção da poluição e mais um que pode ser, por exemplo: o uso de recursos sustentáveis, minimização das alterações climáticas e adaptação e proteção da biodiversidade e dos ecossistemas etc.
6. Ampliação nas responsabilidades da liderança para promover gestão ambiental
Alta Direção passa a ter um envolvimento ainda maior, necessitando entender os aspectos e impactos ambientais de sua organização e levando os mesmos em consideração na gestão da organização:
- Prestação de contas da eficácia do SGA
- Compatibilidade da política e objetivos com a direção estratégica e o contexto
- Aplicação da Política
- Integração do SGA em processos de negócio da organização
- Promoção da conscientização
- Envolver, orientando e apoiando as pessoas para contribuir
- Promover a melhoria contínua
- Apoiar o gerenciamento para demonstrar a sua liderança
7. Riscos e oportunidades
Riscos e oportunidades devem ser determinados e tratados, para garantir que o SGA atinja os resultados pretendidos, para prevenir ou reduzir impactos ambientais negativos e atingir a melhoria continua.
As diretrizes da
ISO 31000 podem ser utilizadas como referência.
Ações prioritárias para mitigar riscos associados a ameaças e ações para explorar riscos associados a oportunidades deverão ser integradas ao planejamento operacional do SGA.
Risco: efeito da incerteza.
Ação preventiva: o texto do Anexo SL não inclui o requisito “Ação Preventiva”, uma vez que agora é assumido que todo o sistema será uma ferramenta preventiva.
8. Perspectiva do ciclo de vida
Além da exigência atual de gerenciar os aspectos ambientais associados aos produtos e serviços adquiridos, produzidos, entregues, as organizações terão que estender seu controle e influência aos impactos ambientais associados ao uso de produtos e ao seu tratamento ou disposição de fim de vida.
Não há, porém, nenhum requisito para a realização de uma avaliação do ciclo de vida (ACV) completa.
Deve ser considerada a Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)
9. Comunicação
Foi acrescentado o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação (interna e externa). Incluiu requisito para o estabelecimento de procedimento para que as pessoas que trabalham sob o controle da organização deem sugestões para melhoria do sistema de gestão.
A decisão de comunicar externamente deverá ser tomada pela organização levando em conta requisitos dos órgãos reguladores e expectativas das partes interessadas, mas ela deve comunicar interna e externamente relevantes informações do seu desempenho ambiental
10. Documentação
Consideração do impacto das mudanças nas tecnologias de comunicação e informação nos sistemas de gestão.
Generalização do conceito de documentos pela introdução do termo “
informação documentada”.
Não se fala mais em procedimentos documentados e registros.
A organização terá flexibilidade para determinar quando são necessários procedimentos para garantir o controle eficaz de processos.
11. Fornecedores
A organização deve:
- determinar a sua exigência ambiental para a aquisição de produtos e serviços
- comunicar seus requisitos ambientais relevantes a provedores externos, incluindo subcontratados
- considerar a necessidade de fornecer informações sobre potenciais impactos ambientais significativos associados com o transporte ou fornecimento, a utilização, o tratamento de fim de vida e disposição final de seus produtos e serviços.
12. Gestão de mudanças
A organização deve controlar mudanças planejadas e analisar criticamente as consequências de mudanças não intencionais, tomando ações para mitigar qualquer efeito adverso, como necessário.
13. Avaliação de desempenho - Cláusula 9
A organização deve definir indicadores ambientais para avaliar e demonstrar o atendimento a cada objetivo ambiental. Deve ainda monitorar o progresso em relação aos objetivos ambientais da organização. As informações devem ser transparentes e disponíveis.
O planejamento das auditorias internas deve levar em conta: os objetivos de meio ambiente, feedback de partes interessadas e mudanças no sistema.
A análise crítica pela administração deve levar em consideração:
- orientação estratégica da organização
- questões externas e internas
- eficácia das ações para riscos e oportunidades
14. Melhoria - Cláusula 10
O princípio de gestão da qualidade baseado em “Melhoria Contínua” será alterado para apenas “Melhoria”, para enfatizar que “melhoria” deve ser uma filosofia fundamental em uma organização.
ISO 14001:2015 - Mudanças indicadas por cláusula da norma
Prefácio
– 3ª edição
- Escopo – Requisitos para um SGA com orientações para uso, ver anexo A
Introdução
0.1 Histórico: equilíbrio dos 3 pilares da sustentabilidade
0.2 Objetivo de um sistema de gestão ambiental: estrutura para proteção do meio ambiente, prevenção de impactos ambientais, atendimento a legislação, aumento do desempenho ambiental, etc.
0.3 Fatores de sucesso: comprometimento de todos
0.4 Ciclo PDCA
0.5 Conteúdo da norma: Anexo SL, requisitos para avaliar conformidade, ver anexo A
1. Escopo da norma: requisitos para aumentar o desempenho ambiental, atendimento a requisitos, alcance dos objetivos
2. Referências normativas: não constam
3. Termos e definições: 35 inclusos na norma
4. Contexto da organização
4.1 Entendendo a organização e seu contexto - acrescentado: Determinar contexto interno e externo
4.2 Entendendo as expectativas das partes interessadas - acrescentado: Determinar as expectativas
4.3 Determinando o escopo do sistema de gestão ambiental - foi acrescentado: Detalhamento do escopo
4.4 Sistema de gestão ambiental - ampliado deve ser considerado 4.1 e 4.2
5 Liderança
5.1 Liderança e comprometimento – praticamente todo texto foi crescentado
5.2 Política ambiental - ampliado: aumentar o desempenho ambiental, proteção ao meio ambiente e mais 1 compromisso, além da prevenção da poluição e SGA, alteração: disponível para as partes interessadas
5.3 Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais - excluída a determinação de um representante
6 Planejamento
6.1 Ações para abordar riscos e oportunidades
6.1.1 Generalidades - acrescentado: determinar riscos e oportunidades
6.1.2 Aspectos ambientais - acrescentado: ciclo de vida
6.1.3 Requisitos legais e outros requisitos - não mudou o conteúdo
6.1.4 Planejamento de ações - acrescentado: incluindo aspectos, requisitos legais e riscos
6.2 Objetivos ambientais e planejamento para alcançá-los
6.2.1 Objetivos ambientais - acrescentado: riscos e oportunidades, monitorados, comunicados e atualizados
6.2.2 Planejamento de ações para alcançar os objetivos ambientais - acrescentado: avaliação dos resultados, incluindo indicadores, ações integradas ao negócio
7 Apoio
7.1 Recursos – não mudou
7.2 Competências - mudou: de impacto ambiental significativo para desempenho ambiental e requisitos legais, e avaliar eficácia
7.3 Conscientização - mudança no texto apenas
7.4 Comunicação
7.4.1 Generalidades - detalhou estrutura do processo de comunicação, especificou levar em consideração requisitos, assegurar informação coerente, responder a comunicações pertinentes
7.4.2 Comunicação interna - acrescentou contribuição das pessoas
7.4.3 Comunicação externa - Ficou obrigatória a comunicação externa
7.5 Informação documentada
7.5.1 Generalidades - mudou: Procedimentos e registros tornaram-se informação documentada, os controles de um valem para o outro também
7.5.2 Criando e atualizando - acrescentou formato
7.5.3 Controle de informação documentada - especificou proteção (confidencialidade, uso impróprio e perda de Integridade), acesso, preservação com mais detalhes. Ficaram gerais os controles que antes eram apenas para registros e vice versa.
8 Operação
8.1 Planejamento e controle operacionais - incluiu gestão de mudanças, ciclo de vida, processos terceirizados, mudou de procedimento documentado para estabelecimento de critérios e controles nos processos, incluiu requisitos para provedores, contratados e aquisição de produtos e serviços
8.2 Preparação e resposta a emergências - incluiu treinamento
9 Avaliação de desempenho
9.1 Monitoramento, medição, análise e avaliação
9.1.1 Generalidades - detalhou melhor o processo de monitoramento e medição, mas era subentendido, incluiu indicadores
9.1.2 Avaliação do atendimento aos requisitos legais e outros requisitos - detalhou melhor
9.2 Auditoria Interna
9.2.1 Generalidades - nada novo
9.2.2 Programa de auditoria interna - nada novo
9.3 Análise crítica pela direção - mais temas sobre o que deve ser considerado nas entradas (riscos e oportunidades, suficiência de recursos), e saídas da análise crítica (ações quando não forem atingidos os objetivos ambientais, direcionamento estratégico, integração com outros sistemas).
10 Melhoria
10.1 Generalidades - incluído, mas era subentendido, alcançar resultados – SGA
10.2 Não conformidade e ação corretiva - mais detalhado, mas era subentendido
10.3 Melhoria contínua - incluído melhorar sistema e desempenho ambiental
A
ComÊxito além dos cursos das normas
ISO 9001:2015,
ISO 14001:2015 e
OHSAS 18001:2007 tem os cursos de auditor interno
ISO 9001:2015,
ISO 14001:2015 e
OHSAS 18001:2007 e os cursos de auditor líder:
ISO 9001:2015,
ISO 14001:2015 e
OHSAS 18001:2007 . Temos as versões anteriores também, tanto o curso de interpretação da norma
ISO 9001:2008 e
ISO 14001:2004, quantos dos cursos de auditor interno ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004 e dos cursos de auditor líder
ISO 9001:2008 e
ISO 14001:2004.
Caso queira mais algum esclarecimento entre em contato conosco pelo e-mail contato@comexito.com.br.
Abraços
Márcia Guerra
www.comexito.com.br