blog ComÊxito BLOG - Objetivos e beneficios da norma ISO 9001 como Sistema de Gestão da Qualidade

Publicado em: 22/11/16 14:01
A norma ISO 9001 é muito conhecida e foi desenvolvida pela Organização Internacional de Normalização com sede na Suíça, esta norma determina requisitos a serem utilizados em organizações de todos os tipos e tamanhos. O norma é chamada de maneiras diferentes de acordo com o país em que ela é usada.

O principal objetivo da regra é aumentar a satisfação do cliente através de processos de melhoria contínua. Ela é projetada para que as organizações que a implementam, possam garantir a sua capacidade de entregar produtos e serviços que atendam às demandas de seus clientes, graças a uma certificação internacional que lhes dá prestígio e garantia de qualidade.

Com base neste padrão e nas informações contidas nele, as empresas criam metas para melhoria operacional a fim de controlar os aspectos mais importantes de seus processos de produção ou serviços. Com a certificação, as empresas podem melhorar significativamente sua gestão da qualidade, melhorando estrutura, procedimentos de trabalho e treinamento, e implementando indicadores, controles, análises e auditorias.

O objetivo básico da ISO 9001 é, portanto, obter um consenso sobre soluções que possam atender às demandas da organização, da sociedade e do comércio, para todas as partes interessadas.

No entanto, em termos práticos, a aplicação do padrão, pode trazer algumas dificuldades para as empresas. Estas dificuldades podem depender de fatores como o setor, localização, etc. Elas dependem da empresa, no entanto, a principal dificuldade com a norma corresponde a falta de compromisso por parte dos dirigentes para realizar a implementação de um sistema de gestão de qualidade exigente como o proposto. Na verdade, a norma específica as exigências a serem cumpridas pela alta administração das empresas que se comprometem com a sua implementação. Ela se refere a aspectos como a definição das políticas a seguir para atingir a conformidade, autoridades definidas para salvaguardar a mesma, aprovação de objetivos e o compromisso da direção para a gestão da qualidade dentro da empresa.

Embora o padrão seja exercido de forma voluntária, como a organização que o lança não pode impor, em alguns sistemas de qualidade de alguns setores produtivos, a ISO 9001 torna-se um pré-requisito para manter a competitividade no mercado, como é o caso de empresas de metalurgia, automotivas, construção civil informática etc.

Os principais benefícios da certificação ISO 9001 para as empresas em todos os setores, podem ser resumidos nos seguintes pontos:

 

  • Sistematização das operações.

  • Competitividade aumentada.

  • Geração de um maior nível de confiança interna e externamente.

  • Melhora das estruturas de forma sustentável.

  • Redução dos custos de produção.

  • Atendimento a legislação e regulamentos relacionados a produtos e serviços.

  • Melhoria da abordagem da empresa para clientes e partes interessadas em geral.

  • Aumento do interesse dos acionistas, parceiros e investidores.


O aumento da competitividade anda de mãos dadas com a produtividade. Este benefício é conseguido após a avaliação inicial e subsequente melhoria de processos durante a implementação da norma. Ele também é conseguido através da formação e melhoria da qualificação dos funcionários em todos os níveis. Por ter mais e melhor documentação de processos e gestão do trabalho, ocorre naturalmente a estabilidade nos processos, menos desperdício e menos retrabalho. CEOs pode esquecer chamadas problemáticas fora do horário de trabalho, eles têm o poder de resolver os problemas.

qualidade

Pela própria natureza dos requisitos da norma, as organizações notam que o setor administrativo está mais envolvido no sistema. Sua obrigação faz parte do projeto de objetivos políticos e de qualidade. Sua tarefa será a de analisar os dados do sistema de gestão da qualidade, verificando as metas e o atingimento de objetivos que resultam em melhoria.

Os benefícios que as empresas obtêm quando tomam a decisão de implementar a ISO 9001, muitas vezes são derivados dos objetivos de qualidade estabelecidos. Para alcançar estes benefícios tangíveis, é aconselhável a abordagem objetivos intermédios; por exemplo, se o objetivo principal é aumentar a satisfação do cliente, metas parciais como redução de não conformidades ou custos podem ser definidas e perseguidas pela organização. Se, por exemplo, sabemos que o número médio de reclamações recebidas por ano é de 50, pode ser definido como um alvo, este número ser reduzido para a metade, por meio de ações como formação de pessoal,  melhoria de processos, máquinas e equipamento, aquisição de instrumentos mais eficientes, etc., dependendo do tipo de negócio de cada organização.

Outro exemplo de objetivo típico é o de melhorar os processos dentro do sistema de gestão para aumentar os lucros da empresa. Algumas das metas parciais, neste caso, poderiam ser a redução dos tempos dos processos ou melhoria da infraestrutura e do ambiente de trabalho, onde a formação de líderes intermediários e de gerentes, seria fundamental.

No caso da busca de um maior nível de engajamento dos membros da empresa para evitar falhas e garantir a melhoria contínua dos processos e qualidade, é possível que a criação de sistemas de sugestões seja um meio eficaz para receber feedback dos níveis operacionais dentro da organização.

É muito importante obter benefícios reais, compreender o impacto da implementação da norma e estabelecer indicadores de acompanhamento para cada objetivo. O processo de documentação e divulgação de resultados de atingimento das metas definidas é muito importante para a organização.

Os Capítulos 9 e 10 da nova ISO 9001, centram-se nos processos de medição, análise e melhoria. Nestes capítulos estão os requisitos para a análise eficaz e de como agir em conformidade com os resultados parciais. A ideia é sempre que a organização busque a satisfação do cliente, satisfazendo os requisitos. Para fazê-lo, muitas vezes ela precisa procurar por excelência e realizá-la sem descanso.

Em algumas instituições e empresas, para decidir tomar esse padrão como um modelo, elas tem uma dificuldade inicial: a falta de uma estrutura inicial da gestão da qualidade. Pode parecer impossível estabelecer critérios para a monitoramento quando não há parâmetros sobre os quais trabalhar. No entanto, isso é possível por meio de uma revisão do modelo de negócio e, graças à motivação para assegurar que os objetivos e processos estratégicos forneçam valor real para a empresa.

Uma vez implementado o padrão ISO 9001, é importante considerar melhorias destinadas a manter o sistema sempre atualizado. Uma das tarefas, a este respeito é uma análise de custo e beneficio realizada pela direção da organização.

É por isso que é tão importante saber o status atual da empresa, para saber quanto de lucro terão para poder adotar o sistema proposto pela ISO 9001. É, portanto, muito importante especificar e chegar ao fundo da questão sobre quando será o planejamento, implementação, suporte e manutenção do novo sistema de gestão. Normalmente, os benefícios são muito importantes e são claramente refletidos nos KPIs ou indicadores-chave da empresa. Você também pode estabelecer indicadores de melhoria em relação ao tempo de retorno para o projeto ou o tempo que vai demorar para ver benefícios significativos gerados pela mudança. Um sistema de qualidade, como ISO 9001, não se refere a um sistema estático, razão pela qual a melhoria contínua é necessária e garante que as pessoas evitem que o sistema gradualmente se torne menos eficaz.

A notícia da nova atualização da ISO 9001 - 2015


O projeto foi recentemente publicado pela organização ISO para atualizar a regra que tem quase 7 anos sem ser modificada. As mudanças observadas são substanciais em relação à versão atual. Estas, de acordo com as comparações que têm sido feitas, abordam alguns aspectos importantes a considerar. Algumas delas são:

  • Uma melhoria no texto para fornecer uma abordagem mais genérica que melhor se adapta às entidades no setor de serviços. Esta atualização tem um maior foco no planejamento e liderança, tão presente nestes dias no ambiente de negócios. Isto também é visto em mudanças realizadas com o termo "realização do produto" agora chamado de "operações".

  • Por outro lado, a nova redação coloca ênfase especial em processos. A versão 2015 tem cláusulas específicas que definem que a empresa adote uma abordagem baseada em processos.

  • Seguindo a terminologia, algumas alterações a este respeito, tais como a substituição dos termos "documentos" e "registos" por "informação documentada" que é genérico também aconteceu. Além disso, o antigamente chamado "cliente" se torna "parte interessada" referindo-se à nova abordagem desenvolvida nesta nova versão que considera todos os relacionamentos.

  • Outra novidade é o aumento da aplicação de ação preventiva, mas a um nível mais elevado. O parágrafo onde falava-se sobre isso na versão antiga de 2008, desaparece no novo. Em vez disso, a norma fala sobre prevenção em maior escala, tornando-a muito mais consistente com algumas ideias relacionadas à gestão de riscos. Neste sentido, o último conceito é discutido em profundidade no texto da norma.

  • Também é visto nos novos regulamentos, maiores detalhes sobre a gestão da mudança, na seção de Planejamento e Controle de Mudança.


Para muitos, o principal benefício da implementação da ISO 9001 é ter mais clientes satisfeitos. O grau de satisfação do cliente aumenta, sem dúvida, porque, surgem objetivos com base nas necessidades destes. A empresa procura obter feedback do cliente e analisa esta entrada para entender melhor o que precisa melhorar e começa a pensar em como fazer. Ao concentrar esforços em benefício ao cliente, a organização gasta menos tempo e esforço para objetivos individuais dos departamentos e pode concentrar energia no trabalho em conjunto, direcionado, atendendo às necessidades dos clientes em todos os momentos e recordando a importância da manutenção de padrões de qualidade para permanecer eficiente e eficaz em todas as fases de desenvolvimento de negócios.
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Wagner Porto Gomes
em 31/12/2011



Muito bom. Gostei do curso.

Sobre o curso: ISO27002:2005 Foundation




Andréa Regina Duran
em 31/12/2008



Excelente.

Sobre o curso: Auditor Interno de SG da Qualidade NBR 9001:2008




Aquiles Alencar de Medeiros
em 31/10/2013



Muito bom o curso.Indico com certeza a Comêxito para todos.Faremos outros cursos.abraços a todos.

Sobre o curso: Indicadores de Desempenho




Carlos Tognolo
em 31/10/2013



Estou graduando Tecnologia em Gestão da qualidade - EAD 3º semestre, gostaria que a metodologia de ensino a distância utilizada fosse a mesma ou equivalente a metodologia utilizada na Comêxito, porém acredito que a Comêxito esteja aplicando a metodologia do giro ciclo PDCA para que a metodologia de ensino da Comêxito fique ainda melhor. Agradeço a todos da Comêxito pelos conhecimentos que estou adquirindo que são muito importantes para o meu aperfeiçoamento profissional. Obrigado. Carlos Tognolo.

Sobre o curso: Sistema de Gestão da Qualidade NBR ISO 9001:2008




Adriana Mota Lima
em 31/10/2012



Parabéns a equipe da Com Êxito pela organização do site e objetividade do curso. Adriana Lima

Sobre o curso: Gerenciamento de Tempo




Mara Helena Vasconcelos de Melo
em 31/10/2009



Trata-se de uma linguagem clara, com vários exemplos que nos permite um entendimento melhor de varios conceitos, esta sendo muito bom fazer este curso.Parabens!

Sobre o curso: Planejamento Estratégico através do Balanced Scorecard




Rogerio Batista
em 31/10/2008



Só tenho elogios ao curso de formação completa de Auditor ISO9001-2000. Muito boa a didática e as explicações dadas referentes ao tema abordado. Parabéns!

Sobre o curso: Sistema de Gestão da Qualidade NBR ISO 9001:2008




Antonio Adilson de Araujo
em 31/08/2013



Os cursos são ótimos. Muito bem elaborados e ótima didática.

Sobre o curso: Norma SiaC - PBQP-H - 2005




Flávio Cavalca Berdusco
em 31/08/2012



Fiz o curso de ferramentas da qualidade, acho interessante gravar vídeos para demosntrar como aplicar algumas ferramentas usando o excel (histograma, pareto, dispersão....) De modo geral o curso é muito bom, parabéns. Flávio

Sobre o curso: 7 Ferramentas da Qualidade




Celso Funes Carminato
em 31/08/2012



excelente treinamento, me será muito útil.

Sobre o curso: 5S HOUSEKEEPING




DANILO QUADROS GODINHO
em 31/08/2009



Muito boa professora!!! Super didático e objetivo!!!

Sobre o curso: Sistema de Gestão da Qualidade NBR ISO 9001:2008




Adasio Leite Filho
em 31/07/2014



Estou gostando muito, e se tiver oportunidade farei outros cursos.

Sobre o curso: OHSAS 18001:2007 SG de Saúde e Segurança Ocupacional




Paulo Cesar Guilherme da Rocha
em 31/05/2014



Neste curso tenho adquirido muito conhecimento.

Sobre o curso: Mapeamento e Modelagem de Processos e o BPM




Amaro José da Silva
em 31/05/2013



Gostei bastante da didática do curso, parabéns a equipe Com Êxito!

Sobre o curso: LAIA - Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais




Amaro José da Silva
em 31/05/2013



O curso foi de fundamental importância para os meus conhecimentos.

Sobre o curso: Licenciamento Ambiental




Amaro José da Silva
em 31/05/2013



Pretendo fazer outros cursos. O material é riquíssimo, gostei muito.

Sobre o curso: Gestão de Resíduos Sólidos




Eder Santana
em 31/05/2013



Atendeu as minhas espectativas.

Sobre o curso: CEP Avançado Controle Estatístico de Processos 2ª Edição:2005




Angélica Santos do Nascimento
em 31/05/2013



Ótimo curso. As explicações são bem claras. Estava a muito tempo procurando um curso bom e com uma valor em conta. Amei.

Sobre o curso: Sistema de Gestão Ambiental NBR ISO 14001:2004




Amaro José da Silva
em 31/05/2013



Nossa, parabéns pela metodologia do curso.

Sobre o curso: Sistema de Gestão Ambiental NBR ISO 14001:2004




Lucio Clair da Silva Mendes
em 31/05/2012



Hoje conclui o módulo 3 e cada dia que estudo fico mais satisfeito. Já trabalho na área e estou muito contente. Hoje o que me chamou mais atenção foi o entendimento as definições para comprometimento da alta direção com os objetivos e metas da qualidade e o item 5.2 foco no cliente.

Sobre o curso: Sistema de Gestão da Qualidade NBR ISO 9001:2008




Sergio Paquelet Jansen Ferreira

Empresa: PRODAM/SP - S/A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação


Solange Cristina de F. C. Campos

Empresa: Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paul...


Rubens Batista Rodrigues

Empresa: Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paul...


Rosy Vania B. Arruda Wanderley

Empresa: Linde Gases Ltda


Antonio Marcos Ricieri

Empresa: Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paul...


Eliara Peixoto Cruz

Empresa: Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paul...


Milton Aguirre Junior

Empresa: Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paul...


Jose Roberto da Silveira

Empresa: Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paul...


Andre Luiz Gonçalves de Araujo

Empresa: Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paul...


MILSON ABRONHERO DE BARROS

Empresa: LUIZ IVAN NAVEGAÇÃO LTDA


MILSON ABRONHERO DE BARROS

Empresa: LUIZ IVAN NAVEGAÇÃO LTDA


Lúcio Tavares De Macedo

Empresa: Frisa Frigorifico Rio Doce S/A


Glicia Kelly dos Santos

Empresa: PROBANK Inteligência e Tecnologia


Moara Paes M de Oliveira

Empresa: Serviço nacional de Aprendizagem Industrial


eduardo lettnin

Empresa: bianchini s a industria comercio e agricultura


Daniela Rodrigues Silva

Empresa: A.F de Sá Moraes


Priscila Cristina Pires

Empresa: Controlar S/A


Carlos Alberto Possapp Lopes

Empresa: Brasil Global Industria e Comércio de Carnes Ltda


Adriano Piorno

Empresa: Controlar S/A


GEISON CARLOS STACHESKI

Empresa: TROPICAL TRANSPORTES IPIRANGA


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A ComÊxito tem 22 anos de mercado, foi fundada e é administrada por Márcia Guerra - engenheira Politécnica (43 anos de experiência), promove ensino a distância pela internet desde 2006, com muita clareza e conteúdo didático desenvolvido por profissionais competentes. As aulas são gravadas e dúvidas são respondidas prontamente.

 

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