FMEA Análise dos Modos de Falha e Seus Efeitos - 4ª Edição

Este curso online de FMEA - Análise dos Modos de Falha e Seus Efeitos  (4ª Edição) abrange conceitos básicos do FMEA, os benefícios da sua implementação, alguns de seus sistemas de trabalho e as mudanças introduzidas pela 4ª Edição, práticas do DFMEA (Planejamento do Projeto) e do PFMEA (Planejamento do Processo), aplicando-as em situações do dia a dia e o entendimento do FMEA como parte integrante da Norma ISO/TS 16949, do APQP e do PPAP.

Instrutor do curso

Mauri José Guerra
Graduado em Engenharia Metalúrgica pela USP, matemático, mestre em engenharia mecânica e administração, Black Belt, cerca de 45 anos de experiência na indústria, em cursos de especialização e como professor universitário.



investimento ComÊxito Desconto: 20%
investimento ComÊxito Investimento R$ 103,20
(Dólar $ 31.18)

Pagamento por Pagseguro, Paypal, Boleto
* Opções de Parcelamento PagSeguro em até 10x
** Paypal em 3x sem juros
Compartilhe:

Metodologia FMEA

FMEA - Failure Modes and Effects Analysis (Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos) representa uma ferramenta preventiva, aplicada ao desenvolvimento de produtos e de processos. Ele pode, também, ser aplicado em modificações e ou melhorias que se queira introduzir em projetos e processos antigos ou, ainda, quando existem modificações no ambiente de trabalho. É um método analítico sistemático, para identificar problemas potenciais, suas causas e efeitos, com a execução de trabalho em equipe. É um documento vivo, devendo estar em constante atualização, interagindo com os planejamentos da produção e da qualidade, através dos Planos de Controle. Seu resultado é bastante visível, pois a elaboração de sua documentação permite um conhecimento coletivo, já que é feita por equipes multifuncionais.

O sucesso da implementação da Metodologia FMEA está ligado às ações desenvolvidas antes do evento (método preventivo), não sendo um exercício depois do fato. As ações resultantes do FMEA podem reduzir ou eliminar as chances de se implementar uma alteração, que venha a criar uma preocupação à empresa. Parte de sua avaliação, e de sua análise, está voltada a estabelecer uma estimativa do risco de lançamento (do produto ou do processo).

O FMEA vem se firmando como uma das ferramentas mais importantes do aprimoramento contínuo da qualidade, e da redução dos custos operacionais. Com ele, a empresa tende a ser cada vez mais competitiva no mercado globalizado de hoje e, desta forma, consegue atender melhor às exigências crescentes dos clientes.

Manual FMEA - 4ª Edição, 2008

O Manual de Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos (4ª Edição, de 2008) foi elaborado pela AIAG - Automotive Industry Action Group, envolvendo fortemente a Crysler, a Ford e a GM. Faz parte do conjunto de Manuais APQP, PPAP, MSA e CEP, cada um tendo passado por diferentes edições, e utilizados em conjunto com a norma ISO/TS 16949:2009. O Manual FMEA fornece diretrizes para sistemas de medição genéricos, e é uma introdução à análise de sistemas de medição, que não limita a evolução de métodos ajustados a processos particulares.

A nova atualização do manual FMEA tem como diferencial o foco no cliente em todas as fases de desenvolvimento do produto, para minimizar o risco de alterações e, principalmente, atender as expectativas do mesmo. Esta edição possui mais conteúdo, além de esclarecer dúvidas frequentes para a elaboração de Análises de Modos de Falha e seus Efeitos nas organizações. Outra alteração é o alinhamento entre os pontos em comum dos dois principais tipos de FMEA: o DFMEA e o PFMEA. Esta publicação também enfatiza que o FMEA é parte do APQP e não deve ser considerado um evento individual. O FMEA ajuda na identificação de falhas em produtos e processos, viabilizando sua prevenção ou correção.

ISO/TS 16949

A ISO/TS 16949 foi desenvolvida pelo IATF (International Automotive Task Force) e por representantes do ISO/TC 176 (Gerenciamento e Garantia da Qualidade), e seus subcomitês. A ISO/TS 16949 especifica requisitos do sistema de gestão da qualidade para projeto, desenvolvimento, produção e, se relevante, instalação e serviços associados de produtos automotivos. Aplica-se a sites fornecedores e subfornecedores de peças de produção e serviços, que forneçam peças ou materiais, tratamento térmico ou superficial, pintura, acabamento, ou outro serviço, ou outros produtos especificados pelo cliente.

A norma ISO/TS 16949 se divide em Prefácio, Introdução (Parte 0), Escopo (Parte 1); Referências Normativas (Parte 2), Termos e Definições (Parte 3), Requisitos do sistema de gestão (Partes 4, 5, 6, 7 e 8), Plano de controle (Anexo A) e Bibliografia e está na sua terceira edição, A ISO/TS 16949:2009 cancela e substitui as versões anteriores.

A edição dos manuais de referência da ISO/TS 16949 no idioma original do país facilita e aprimora o processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade nas empresas, a ABNT está trabalhando na tradução e esta deve ser publicada até o final do ano a versão 2009 da ISO/TS 16949. Por enquanto em português só temos a versão ISO/TS 16949:2002, como as mudanças são pequenas e relacionadas as alterações da norma ISO 9001 da versão 2000 para a 2008 pode-se utilizar a norma ISO/TS 16949: 2002 em português em conjunto com a ISO 9001:2008 que foi lançada pela ABNT em português no final do ano passado. As normas podem ser adquiridas pelo site da ABNT ou pelo site do IQA.

Além da própria norma a Especificação Técnica ISO/TS 16949, contendo os requisitos da norma ISO 9001:2008 e os requisitos específicos da indústria automotiva mundial, os quais são obrigatórios para a implementação e certificação dos fornecedores automotivos, podendo também ser aplicada em empresas de toda a cadeia de fornecimento da indústria automotiva. Ainda podemos contar com os seguintes manuais:

Diretrizes IATF

Dão suporte à ISO/TS 16949, com exemplos, aplicações, práticas ou explicações. Estas Diretrizes tem o objetivo de esclarecer os requisitos da ISO/TS e auxiliar o processo de implementação dos requisitos nas empresas.

Manuais AIAG utilizados em conjunto com a ISO/TS 16949

A ISO/TS, hoje na versão 2009, veio da junção das Normas ISO 9001:2000 (versão atual de 2008) e QS 9000:1998, além de envolver outras normas auxiliares, na busca de uma visão integrada do Sistema de Gestão da Qualidade. Assim, além dos manuais próprios dessas várias normas, a área automotiva utiliza outros manuais em conjunto com a ISO/TS 16949, tendo os mesmos passado por várias edições. Os fornecedores da Crysler, a Ford e a GM devem analisar todos os manuais conjuntamente com a norma ISO/TS 16949 (recomenda-se adquiri-los). Hoje os Manuais estão nas seguintes versões:

MSA ? Análise dos Sistemas de medição (4ª edição, de 2010)
CEP ? Controle Estatístico do Processo (2ª edição, de 2005)
APQP - Planejamento Avançado da Qualidade do Produto ? Plano de Controle (1ª Edição, de 2006)
PPAP - Processo de Aprovação de Peças de Produção (4ª edição, de 2006)
CQI 10 - Solução Eficaz de Problema (2ª edição, de 2007)
APQP - Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (2ª Edição, de 2008)
FMEA - Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos (4ª edição, de 2008)

Lista de Verificação

É uma ferramenta de apoio ao treinamento de pessoal e ao processo de auditorias internas, contendo perguntas normalmente feitas em processos de auditoria, referentes à Especificação Técnica ISO/TS 16949:2002. Inclui também uma orientação ao auditor interno sobre as evidências objetivas a serem buscadas na execução de uma auditoria na empresa. Este manual não é mais item obrigatório para certificação, porém possui valor relevante para treinamento de pessoal.

Regras ISO/TS 16949 3ª edição

São direcionadas para as empresas e profissionais envolvidos no processo de certificação, definem o esquema de certificação IATF e substituem a edição anterior (2ª). O manual também se alinha à ISO/IEC 17021:2006, norma internacional usada como base pela IATF para definir o esquema de certificação da ISO/TS 16949. As Regras definem os requisitos de implementação da ISO/TS 16949, incluindo critérios para reconhecimento dos organismos de certificação, seu processo de auditoria, qualificações de auditores e emissão de certificados. A nova edição está atualizada com as mudanças referentes aos critérios de acreditação às novas exigências do setor automotivo.

Objetivos da ISO/TS 16949

  • Estabelecer diretrizes comuns para o desenvolvimento de Sistemas da Qualidade, especificamente para a Indústria Automotiva;
  • Proporcionar condições necessárias para melhoria contínua e inovações;
  • Padronizar métricas para definir os indicadores de desempenho;
  • Prevenir as causas de produtos e serviços não conformes.
  • Reduzir as perdas em toda a base de fornecimento da indústria automobilística, seja no produto, seja no serviço.
  • Diminuir a variação de processo, de produto ou de serviço.
  • Padronizar os requisitos da qualidade hoje existentes, evitando múltiplas certificações.

 

Este curso online de FMEA - Análise dos Modos de Falha e Seus Efeitos - Failure Modes and Effects Analysis (4ª Edição) através das análises de teorias e de práticas, conduzirá você ao pleno entendimento da Metodologia, você se tornará habilitado a atuar preventivamente na busca de melhorias nos procedimentos de projetos e de processos, tornando-se um profissional de sucesso, atualizado com a Metodologia FMEA, uma das ferramentas mais importantes para atendimento dos requisitos das montadoras.

Com este curso você vai:

  • Conhecer um método estruturado de prevenção de problemas, no planejamento de projetos (DFMEA) e de processos (PFMEA).

  • Entender a sistemática do diagrama de blocos (uso no DFMEA), e do fluxograma de processo (uso no PFMEA).

  • Aprender a descrever os formulários de apoio e o desenvolvimento dos vários FMEA"s.

  • Conhecer a utilização da ferramenta, com exemplos.

  • Comparar as interfaces entre os diferentes tipos de FMEA.

  • Identificar as ligações do FMEA com a ISO/TS 16949 (Technical Specification), o APQP (Planejamento Avançado da Qualidade do Produto) e o PPAP (Processo de Aprovação de Peças de Produção).

Não é necessário ter o manual FMEA para realizar este curso. Interessados podem adquiri-lo através do site do Instituto da Qualidade Automotiva.

Não há pré requisitos para a realização deste curso

Módulo I
FMEA - Análise dos Modos de Falha e Seus Efeitos - Failure Modes and Effects Analysis (4ª Edição). FMEA - Análise dos Modos de Falha e Seus Efeitos (Failure Modes and Effects Analysis) - 4ª Edição. Conceitos básicos do FMEA, os benefícios da sua implementação, alguns de seus sistemas de trabalho e as mudanças introduzidas pela 4ª Edição.

Módulo II
Práticas do DFMEA (Planejamento do Projeto), aplicando-as em situações do dia a dia.


Módulo III
Práticas do PFMEA (Planejamento do Processo), aplicando-as em situações do dia a dia.


Módulo IV
FMEA como parte integrante da Norma ISO/TS 16949, do APQP e do PPAP.


Avaliação
Prova de avaliação de múltipla escolha no final do treinamento.

Materiais complementares

Slides do curso.

Nosso certificado não indica se o curso é presencial ou online e é muito bem aceito por empresas públicas, privadas e órgãos governamentais, temos 22 anos de mercado, mais de 10 anos com cursos online pela internet e somos conhecidos pela qualidade de nossos cursos.

Ao final do curso, o aluno receberá um certificado digital de conclusão com a carga horária especificada. Se a compra for uma formação ou combo com vários cursos o aluno receberá um certificado digital para cada curso realizado e ao receber o último certificado deve mandar um e-mail para contato@comexito.com.br que nosso suporte enviará um certificado por e-mail para a formação completa.

Se desejar, o aluno poderá solicitar também um certificado impresso em papel, mediante o pagamento de uma taxa adicional para cobrir despesas com impressão e envio por correio. O certificado em papel deve ser comprado para cada curso individual em uma formação ou combo.

Os cursos do site têm a aprovação do MEC?

Nossos cursos são de informação não de formação, são chamados cursos livres e não tem relação com a estrutura formal de educação.

O que é curso livre?

Curso Livre, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

Os cursos livres devem ser regulamentados por algum órgão?

Esses cursos não são regulamentados, sendo livres sua oferta e sua organização.

O que vale nos cursos livres é as empresas públicas e privadas e órgãos como o MTE aceitarem o certificado, o que é o nosso caso.

Pode-se emitir certificados dos cursos livres?

Sim, a escola pode emitir certificado de qualificação profissional.

Qual a legislação sobre o assunto?

Lei nº 9.394/96

Decreto nº 5.154/04

Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97)

 

Profissionais de engenharia, processos, produção, qualidade envolvidos em análises de falhas, ações corretivas e preventivas.

O curso online de FMEA - Análise dos Modos de Falha e Seus Efeitos - Failure Modes and Effects Analysis (4ª Edição) é composto por aproximadamente 140 slides com áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências do instrutor, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 8 e 12 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 24 horas.

 

O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.

Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet.

Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.

 

Observações Importantes:

  • As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.

  • Todo material é em formato eletrônico; não trabalhamos com material impresso ou em CD; o aluno faz o download pelo site de todo material.

  • As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet; não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.

  • Não é permitida a distribuição do material.

  • Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de 50% do preço do curso individual.

  • As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.

Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:

  1. Caixas de som ou fones de ouvido para ouvir as aulas gravadas. É aconselhável ter uma caixa de som amplificada para conseguir ouvir as aulas em um bom volume, ou ainda um fone que seja livre de chiados. Recomendamos fazer um teste de som a partir da aula demonstrativa;
  2. Acesso rápido à internet: é recomendado um acesso com capacidade maior de 500 Kbps para assistir as aulas, 3 Mbps para fazer exames certificados pelo EXEMPLAR GLOBAL e acima de 5 Mbps para participar com qualidade de web conferências, verifique sua velocidade pelo site http://www.minhaconexao.com.br/;
  3. Não pode haver bloqueio para download de arquivos MP3 na rede;
  4. Browser: Internet Explorer 10 ou superior, Firefox ou Chrome ou Opera em suas últimas versões;
  5. Plug-in Flash Player instalado no navegador, o Crome já tem o Flash Player, mas caso você use um navegador que não tenha ele pode ser baixado pelo link: https://get.adobe.com/br/flashplayer/;
  6. Microsoft Word, Excel (apenas para alguns cursos) e Adobe Acrobat Reader para a leitura das apostilas;
  7. Recomendamos sistema operacional Windows mas desde que devidamente configurado poderá usar qualquer sistema operacional sendo ele Linux ou Mac. Para outros sistemas operacionais, faça um teste utilizando a aula demonstrativa deste curso. Se você conseguir visualizar os slides com áudio, significa que o seu sistema é compatível;
  8. Para assistir os treinamentos em tablet:
  9. Para realizar exames certificados pelo EXEMPLAR GLOBAL você deve ter câmera e microfone, nosso sistema de segurança irá utilizar seus recursos para identificá-lo e para gravar áudio e vídeo de você e do ambiente durante a realização dos exames. Isso não é necessário para as provas de cursos sem exames certificados;
  10. Os exames certificados pelo EXEMPLAR GLOBAL e simulados não podem ser realizados utilizando tablets ou IPADs porque o software de segurança não permitirá o acesso.
  11. Quando você tiver perda de conexão ou outros problemas relacionados a operação devido a sua infraestrutura de TI, durante a realização de exames do EXEMPLAR GLOBAL, cancelaremos a tentativa e daremos uma nova chance, mas cobraremos o valor de $ 23,00 dólares para pagamento da utilização do software de segurança novamente.



BASE DE ABAST. DA MAR. NO RIO DE JANEIRO

Empresa: BASE DE ABASTECIMENTO DA MARINHA NO RIO DE JANEIRO


Edjairson Pereira

Empresa: Empresa Brasileira de Infra-Estrutura


Elaine Cristina Pimentel

Empresa: Opinião Assessoria e Consultoria Ltda.


FERNANDA APARECIDA CEZARIO

Empresa: CMR4 ENGENHARIA E COMERCIO LTDA


Fernando Henrique Morales Vecchiato

Empresa: Computeasy


Jocemara Bezerra Mendes

Empresa: Computeasy


JONATHAS RODRIGUES DOS SANTOS

Empresa: Vessel-Log companhia Brasileira de Navegaço e Logística S.A


LUIZ ANTÔNIO DA SILVA

Empresa: Freudenberg Não Tecidos Ltda


Luiz Heleno Alves Dias

Empresa: Norma Ambiental Consultoria E Treinamento LTDA.


MERCIA CRISTINA SOUZA MONTEIRO

Empresa: COTEMINAS S.A.


Priscila Muronaga Pereira

Empresa: Computeasy


Rafael Matheus Riva

Empresa: Semeato S/A Industria e Comércio


Regina Cabus Nachef

Empresa: Indra Brasil Soluções e Serviços Tecnológicos S.A


Reinaldo Serni

Empresa: Computeasy


Valdemir Rodrigues Pinheiro

Empresa: VOTORANTIM CIMENTOS S/A


Valdemir Rodrigues Pinheiro

Empresa: VOTORANTIM CIMENTOS S/A


XERXES FERREIRA DA SILVA

Empresa: Banco da Amazonia


,kjhkjnkjyhkjhk

Empresa: 1546847545


.Jurema Riano Navarro

Empresa: Dígitro Tecnologia Ltda.


:Samuel Nogueira Pereirae

Empresa: Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo - CODASP


Sobre ComÊxito

A ComÊxito tem 22 anos de mercado, foi fundada e é administrada por Márcia Guerra - engenheira Politécnica (43 anos de experiência), promove ensino a distância pela internet desde 2006, com muita clareza e conteúdo didático desenvolvido por profissionais competentes. As aulas são gravadas e dúvidas são respondidas prontamente.
Desenvolvido por Thyago Henrique Pacher - thyago.pacher@gmail.com