Implantando a Sarbanes Oxley

Este curso online sobre a Lei Sarbanes Oxley - SOX abrange a implantação do COSO® & COBIT® e é dirigido a todos os profissionais que precisam conhecer a lei Sarbanes-Oxley, saber que controles precisam ser implantados para atender a legislação e entender os riscos existentes para os executivos.

Instrutor do curso

Marcia R. Guerra
Graduada em engenharia e pós-graduada em engenharia de segurança do trabalho pela USP, Márcia Regina Guerra tem 43 anos de experiência profissional, 33 deles dedicados a Sistemas de Gestão e Gestão de Negócio.



investimento ComÊxito Desconto: 20%
investimento ComÊxito Investimento R$ 119,20
(Dólar $ 36.01)

Pagamento por Pagseguro, Paypal, Boleto
* Opções de Parcelamento PagSeguro em até 10x
** Paypal em 3x sem juros
Compartilhe:

Origem da Lei Sarbanes-Oxley - SOX

A Lei Sarbanes-Oxley, sancionada em 30 de julho de 2002, também conhecida como Public Company Accounting Reform and Investor Protection Act of 2002, e comumente chamada SOX ou SarbOx, é uma lei federal dos Estados Unidos da América editada em resposta aos inúmeros escândalos corporativos e contábeis de grandes proporções ocorridos na época.

Intitulada com base nos nomes de seus patrocinadores legislativos: Senador Sarbanes (democrata de Maryland) e Deputado Michel G. Oxley (republicano de Ohio), a lei foi aprovada pela Câmara por votação de 423 a 3 e pelo Senado por 99 a 0. A legislação é abrangente e estabelece novos padrões e melhorias para todas as companhias abertas norte americanas, conselhos de administração, diretorias e empresas de auditoria interna.

Objetivos e Composição da Lei Sarbanes-Oxley

A Lei SarbOx possui 11 títulos, que vão das responsabilidades adicionais dos conselhos de administração das empresas a penalidade criminais, e requer da Securities and Exchange Commission (SEC) a implementação de regras definidas pela lei. A primeira parte da lei estabelece uma nova agência: a Public Company Acconting Oversight Board (PCAOB) ?, que tem o encargo de supervisionar, regulamentar, inspecionar e disciplinar as empresas de auditoria externa em seus papéis de auditores de companhias abertas. São temas abordados pela SOX: (I) Conselho de Fiscalização das Normas Públicas de Contabilidade das Empresas ? PCAOB; (II) Independência de Auditores Independentes; (III) Responsabilidades da Empresas; (IV) Ampliação de Divulgações Financeiras; (V) Conflito de Interesses dos Analistas; (VI) Recursos e Poderes das Comissões; (VII) Estudos e Relatórios; (VIII) Responsabilidade Criminal e Fraudes; (IX) Penas para Crimes de Colarinho Branco; (X) Restituição de Impostos; (XI) Fraude dentro do Âmbito Empresarial e na sua Contabilidade.

A SOX tem por objetivo estabelecer sanções que coíbam procedimentos não éticos e em desacordo com as boas práticas de governança corporativa por parte das empresas atuantes no mercado norte americano. O objetivo final é restabelecer o nível de confiança nas informações geradas pelas empresas.

Motivada por escândalos financeiros coorporativos (dentre eles o da Enron, que acabou por afetar drasticamente a empresa de auditoria Arthur Andersen), a lei SarbOx foi editada com o objetivo de evitar o esvaziamento dos investimentos financeiros e a fuga dos investidores causada pela aparente insegurança a respeito da governança adequada das empresas.

O conjunto de requisitos desta lei busca garantir a criação de mecanismos de auditoria e segurança confiáveis nas empresas, incluindo ainda regras para a criação de comitês e comissões encarregados de supervisionar suas atividades e operações de modo a mitigar riscos aos negócios, evitar a ocorrência de fraudes ou ter meios de identificar quando elas ocorrem, garantindo a transparência na gestão das empresas.

A SOX é uma lei voltada principalmente para companhias de capital aberto com ações nas bolsas de valores ou com negociação na Nasdaq. Muitas de suas regulamentações dizem respeito à responsabilidade corporativa pela veracidade de conteúdo dos relatórios financeiros produzidos e pelo gerenciamento e avaliação dos controles internos.

A conformidade com a Sarbanes-Oxley requer mais do que documentação e estabelecimento de controles financeiros: também requer a avaliação da infraestrutura de TI e suas operações e pessoal.

Principais Características da Sarbanes Oxley - Ato de 2002:

  • Estabelece novos padrões de responsabilidade contábil corporativa, confiabilidade e transparência dos relatórios financeiros;
  • Dá ênfase na transparência dos dados para análise e interpretação dos resultados da organização;
  • Dá ênfase ao uso de um Framework de Controle para avaliação de controles internos;
  • Define penalidades rígidas no caso de danos, sejam eles intencionais ou não;
  • Define a implementação de diretrizes da SEC (Securities and Exchange Commission).

 

Este Curso Online de SOX - Lei Sarbanes Oxley - Implantação COSO® & COBIT® é dirigido a todos os profissionais que queiram ter uma visão geral da Lei Sarbanes-Oxley, entender os riscos existentes para os executivos e que controles precisam ser implantados para atender a legislação.

Com este curso, você irá aprender:

  • Governança corporativa e antecedentes da Lei Sarbanes-Oxley.
  • Aspectos principais da Lei Sarbanes-Oxley, focando a seção 404 - certificação de controles internos pela administração.
  • Conceitos relevantes em riscos e controles internos: COSO® e COBIT®.
  • Gestão de riscos estratégicos.
  • Novos paradigmas da atuação da Auditoria Interna.

Não são exigidos pré-requisitos do aluno para realizar este curso.

 

Módulo I

SOX - Lei Sarbanes Oxley, Implantação - COSO® & COBIT®. Implantação SOX -Sarbanes-Oxley. Antecedentes da Lei Sarbanes-Oxley. O que é governança corporativa. Histórico e visão geral da Lei Sarbanes-Oxley. Exercícios.

Módulo II

Implementando a SOX. Identificando riscos. Definindo controles. Verificando riscos residuais. Analisando processos. Exercícios.

Módulo III

Visão geral dos controles do COSO. Exercícios.

Módulo IV

Visão geral dos controles do COBIT aplicáveis para implantação da Sarbanes-Oxley. O papel da TI: a importância dos softwares. Exercícios.

Módulo V

Ambiente financeiro, relatórios, auditoria interna, conclusões. Exercícios.

Arquivos Extras

  • Slides do Curso Online de SOX - Lei Sarbanes Oxley, Implantação: COSO® & COBIT®
  • Taking control
  • Sarbanes-Oxley act 2002
  • SOX - perguntas frequentes
  • SOX-COSO Matrix

 

 

 

 

 

Nosso certificado não indica se o curso é presencial ou online e é muito bem aceito por empresas públicas, privadas e órgãos governamentais, temos 22 anos de mercado, mais de 10 anos com cursos online pela internet e somos conhecidos pela qualidade de nossos cursos.

Ao final do curso, o aluno receberá um certificado digital de conclusão com a carga horária especificada. Se a compra for uma formação ou combo com vários cursos o aluno receberá um certificado digital para cada curso realizado e ao receber o último certificado deve mandar um e-mail para contato@comexito.com.br que nosso suporte enviará um certificado por e-mail para a formação completa.

Se desejar, o aluno poderá solicitar também um certificado impresso em papel, mediante o pagamento de uma taxa adicional para cobrir despesas com impressão e envio por correio. O certificado em papel deve ser comprado para cada curso individual em uma formação ou combo.

Os cursos do site têm a aprovação do MEC?

Nossos cursos são de informação não de formação, são chamados cursos livres e não tem relação com a estrutura formal de educação.

O que é curso livre?

Curso Livre, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

Os cursos livres devem ser regulamentados por algum órgão?

Esses cursos não são regulamentados, sendo livres sua oferta e sua organização.

O que vale nos cursos livres é as empresas públicas e privadas e órgãos como o MTE aceitarem o certificado, o que é o nosso caso.

Pode-se emitir certificados dos cursos livres?

Sim, a escola pode emitir certificado de qualificação profissional.

Qual a legislação sobre o assunto?

Lei nº 9.394/96

Decreto nº 5.154/04

Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97)

 

Profissionais de auditoria interna e externa, profissionais de TI, gestores de risco, membros de comitês de auditoria, conselheiros fiscais, professores da área acadêmica, etc.

O curso online de SOX - Lei Sarbanes Oxley, Implantação: COSO® & COBIT® é composto por aproximadamente 200 slides com áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências da instrutora, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 6 e 8 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 24 horas.

O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.

Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet.

Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.

 

Observações importantes:

  • As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.
  • Todo material é em formato eletrônico; não trabalhamos com material impresso ou em CD; o aluno faz o download pelo site de todo material.
  • As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet; não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.
  • Não é permitida a distribuição do material.
  • Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de 50% do preço do curso.
  • As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.

 

Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:

  1. Caixas de som ou fones de ouvido para ouvir as aulas gravadas. É aconselhável ter uma caixa de som amplificada para conseguir ouvir as aulas em um bom volume, ou ainda um fone que seja livre de chiados. Recomendamos fazer um teste de som a partir da aula demonstrativa;
  2. Acesso rápido à internet: é recomendado um acesso com capacidade maior de 500 Kbps para assistir as aulas, 3 Mbps para fazer exames certificados pelo EXEMPLAR GLOBAL e acima de 5 Mbps para participar com qualidade de web conferências, verifique sua velocidade pelo site http://www.minhaconexao.com.br/;
  3. Não pode haver bloqueio para download de arquivos MP3 na rede;
  4. Browser: Internet Explorer 10 ou superior, Firefox ou Chrome ou Opera em suas últimas versões;
  5. Plug-in Flash Player instalado no navegador, o Crome já tem o Flash Player, mas caso você use um navegador que não tenha ele pode ser baixado pelo link: https://get.adobe.com/br/flashplayer/;
  6. Microsoft Word, Excel (apenas para alguns cursos) e Adobe Acrobat Reader para a leitura das apostilas;
  7. Recomendamos sistema operacional Windows mas desde que devidamente configurado poderá usar qualquer sistema operacional sendo ele Linux ou Mac. Para outros sistemas operacionais, faça um teste utilizando a aula demonstrativa deste curso. Se você conseguir visualizar os slides com áudio, significa que o seu sistema é compatível;
  8. Para assistir os treinamentos em tablet:
  9. Para realizar exames certificados pelo EXEMPLAR GLOBAL você deve ter câmera e microfone, nosso sistema de segurança irá utilizar seus recursos para identificá-lo e para gravar áudio e vídeo de você e do ambiente durante a realização dos exames. Isso não é necessário para as provas de cursos sem exames certificados;
  10. Os exames certificados pelo EXEMPLAR GLOBAL e simulados não podem ser realizados utilizando tablets ou IPADs porque o software de segurança não permitirá o acesso.
  11. Quando você tiver perda de conexão ou outros problemas relacionados a operação devido a sua infraestrutura de TI, durante a realização de exames do EXEMPLAR GLOBAL, cancelaremos a tentativa e daremos uma nova chance, mas cobraremos o valor de $ 23,00 dólares para pagamento da utilização do software de segurança novamente.



BASE DE ABAST. DA MAR. NO RIO DE JANEIRO

Empresa: BASE DE ABASTECIMENTO DA MARINHA NO RIO DE JANEIRO


Edjairson Pereira

Empresa: Empresa Brasileira de Infra-Estrutura


Elaine Cristina Pimentel

Empresa: Opinião Assessoria e Consultoria Ltda.


FERNANDA APARECIDA CEZARIO

Empresa: CMR4 ENGENHARIA E COMERCIO LTDA


Fernando Henrique Morales Vecchiato

Empresa: Computeasy


Jocemara Bezerra Mendes

Empresa: Computeasy


JONATHAS RODRIGUES DOS SANTOS

Empresa: Vessel-Log companhia Brasileira de Navegaço e Logística S.A


LUIZ ANTÔNIO DA SILVA

Empresa: Freudenberg Não Tecidos Ltda


Luiz Heleno Alves Dias

Empresa: Norma Ambiental Consultoria E Treinamento LTDA.


MERCIA CRISTINA SOUZA MONTEIRO

Empresa: COTEMINAS S.A.


Priscila Muronaga Pereira

Empresa: Computeasy


Rafael Matheus Riva

Empresa: Semeato S/A Industria e Comércio


Regina Cabus Nachef

Empresa: Indra Brasil Soluções e Serviços Tecnológicos S.A


Reinaldo Serni

Empresa: Computeasy


Valdemir Rodrigues Pinheiro

Empresa: VOTORANTIM CIMENTOS S/A


Valdemir Rodrigues Pinheiro

Empresa: VOTORANTIM CIMENTOS S/A


XERXES FERREIRA DA SILVA

Empresa: Banco da Amazonia


,kjhkjnkjyhkjhk

Empresa: 1546847545


.Jurema Riano Navarro

Empresa: Dígitro Tecnologia Ltda.


:Samuel Nogueira Pereirae

Empresa: Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo - CODASP


Sobre ComÊxito

A ComÊxito tem 22 anos de mercado, foi fundada e é administrada por Márcia Guerra - engenheira Politécnica (43 anos de experiência), promove ensino a distância pela internet desde 2006, com muita clareza e conteúdo didático desenvolvido por profissionais competentes. As aulas são gravadas e dúvidas são respondidas prontamente.
Desenvolvido por Thyago Henrique Pacher - thyago.pacher@gmail.com