ISO 19011



Auditor Norma SiAC - PBQP-H 2018 base na norma ISO 19011:2018

Este curso online de Auditor da Qualidade PBQP-H norma SiaC versão 2018 é dirigido a todos os profissionais que querem conhecer a metodologia para auditorias de sistemas de gestão conforme NBR ISO 19011:2018 e adquirir os conhecimentos necessários para realizar auditorias de forma adequada e eficaz.

O PBQP-H é pré-requisito para as empresas construtoras aprovarem projetos junto à Caixa Econômica Federal (CEF) para participarem do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e necessário também para diversas linhas de financiamentos junto a Caixa Econômica Federal e outras instituições de crédito privadas.

É pré requisito para este curso já ter feito o curso da norma SiaC PBQP-H versão 2018.

Observações:

1) Foi publicada a Portaria nº 383, de 14 de junho de 2018, que aprovou o Novo Regimento Geral do SiAC, o qual faz um alinhamento com a ISO 9001:2015. Dentre as principais mudanças destaca-se a alteração no prazo de transição, que passa a ser de 365 dias, a contar da data de publicação desta Portaria, ocorrida em 15062018 (Regimento Geral, arts. 37 a 39). No Regimento Específico, foi incluída uma terceira condição de excepcionalidade para o caso de auditorias sem existência de obras, referente à recertificação. (art. 9º). O Plano de Controle Tecnológico passa a ser exigido em todas as obras, não apenas nas obras de edificações (art. 24 do Regimento Específico). No Referencial Normativo, foi incluído o item 1.3, referente à inclusão da mentalidade de risco. As FAD"s e os DATec"s passam a ser aceitos, tanto nas entradas como nas saídas de projeto (itens 8.3.3 e 8.3.5) A nova versão dos documentos encontra-se na seção "Projetos","SiAC","Documentos Relacionados" no site do PBQP-H.

2) O novo Regimento do SiAC está disponível no link: https:pbqp-h.cidades.gov.brprojetos_siac.php.

3) Curso atualizado na norma NBR ISO 19011:2018.

Instrutor do curso

Marcia R. Guerra
Graduada em engenharia e pós-graduada em engenharia de segurança do trabalho pela USP, Márcia Regina Guerra tem 45 anos de experiência profissional, 35 deles dedicados a Sistemas de Gestão e Gestão de Negócio.



24 horas aula

6 meses de acesso ao curso

investimento ComÊxito Pague menos com nossos combos

VER DEMONSTRAÇÃO GRAVADA

investimento ComÊxito Desconto: 30%

Valor original: R$ 239,88

investimento ComÊxito Investimento R$ 167,92

(Dólar $ 32.23)
Pagamento por Pagseguro, Paypal, Boleto (5% de desconto)
* Opções de Parcelamento PagSeguro em até 10x
** Paypal em 3x sem juros
** Boleto parcelado: solicitar pelo whatsapp: (11) 94531-2572
INSCREVA-SE

Auditoria PBQP-H

A realização de auditorias internas é fundamental para a manutenção de um sistema de gestão, seja ele de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, responsabilidade social, tecnologia da informação, enfim. Quando se implementa o sistema ele passa a funcionar como um dente de serra, sua eficiência já começa a cair depois da auditoria de certificação. Na certificação consegue-se o máximo das pessoas, elas estão preocupadas, não querem receber não conformidades e serem culpadas pela não certificação da empresa, mas, assim que a empresa obtém o certificado, as pessoas começam a reduzir suas atividades relacionadas ao sistema de gestão, a não ser que estas atividades impactem diretamente nos resultados dos seus processos de trabalho. Neste momento entra a auditoria, seja ela interna ou realizada pelo órgão certificador. A cada auditoria programada os profissionais começam a se preocupar e se ocupar em corrigir seus processos para garantir o atendimento aos requisitos da norma em questão e aos requisitos da organização, e o sistema começa a retornar ao patamar anterior. Durante e depois da auditoria, devido às não conformidades e oportunidades de melhoria identificadas, os responsáveis pelas áreas auditadas iniciam um processo de melhoria ao implantar ações corretivas e preventivas, o qual pode levar a qualidade do sistema a um pico superior ao ocorrido na auditoria de certificação.

Pode-se utilizar vários formatos para a equipe de auditores. Caso sejam utilizados profissionais da própria organização, é muito importante a realização de treinamentos para sua formação como auditor, e eles têm uma grande vantagem: já conhecem a operação e terão facilidade em avaliar os procedimentos e registros de trabalho de cada processo. A organização também pode trabalhar com auditores terceirizados, e estes também têm sua vantagem: experiência prática na realização de auditorias. Uma terceira opção é a organização formar auditores e utilizar auditores terceirizados, normalmente consultores do mercado de trabalho, para o treinamento prático dos primeiros. Seja qual for a decisão da organização, sobre o formato da equipe de auditores é preciso garantir que haja um procedimento documentado para a realização de auditorias e formação de auditores, porque a auditoria tem um grande impacto sobre os profissionais da organização que estão sendo auditados, e, deve ser realizada de forma adequada em termos de investigação, postura, relatórios, controle de tempo, linguagem etc., pelos auditores.

Objetivos da Auditoria PBQP-H

A auditoria tem por objetivos, entre outros, determinar conformidades e não conformidades dos processos de trabalho em relação aos critérios estabelecidos, por exemplo, pela norma SiaC do PBQP-H;determinar a eficácia do Sistema de Gestão, se este atende às necessidades e expectativas dos clientes e da organização;indicar oportunidades para melhoria;atender requisitos legais;viabilizar a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade;servir como base para a relação contratual entre organizações e seus fornecedores;favorecer melhoria contínua dos processos;promover a identificação e redução de não conformidades que estejam ocorrendo na organização;prevenir não conformidades potenciais;ser fonte de dados para a análise de desempenho da organização.

PBQP-H - SiAC norma do programa destinado àavaliação da conformidade de Empresas Construtoras

O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) é um conjunto de ações desenvolvidas pelo Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Habitação, que tem como principal propósito, organizar o setor de construção civil em torno de duas questões principais, ligadas àmelhoria da qualidade do habitat e àmodernização produtiva.

Dentre os principais resultados esperados, estão: tornar o setor de construção civil mais competitivo, reduzir os custos concomitantemente àelevação da qualidade das construções e buscar uma confiabilidade maior dos agentes financiadores e do consumidor final.

A busca por estes objetivos envolve um conjunto bastante amplo de ações entre as quais, podemos destacar: qualificação de construtoras e de projetistas, melhoria da qualidade de materiais, formação e re-qualificação de mão de obra, normatização técnica, capacitação de laboratórios e aprovação técnica de tecnologias inovadoras.

O SiAC é a norma do programa destinado àavaliação da conformidade de Empresas Construtoras e foi baseado na série de Normas ISO 9000 com caráter evolutivo, estabelecendo níveis de avaliação da conformidade progressivo (Níveis B e A), segundo os quais os sistemas de gestão da qualidade das empresas construtoras são avaliados. Cabe aos contratantes, públicos e privados, individualmente ou através de acordos setoriais firmados entre contratantes e entidades representativas de contratados estabelecerem prazos para vigência das exigências de cada nível.

Os prazos dos acordos firmados nos seus diversos Estados podem ser encontrados no site do programa.

A portaria n°118 de 15 de março de 2005, publicada pelo Ministério das Cidades, substituiu o "SiQ - Sistema de Qualificação de Empresas de Serviços e Obras - SIQ - Construtoras" pelo "SiAC - Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil" no âmbito do PBQP-H. O conjunto de regras e diretrizes deste novo sistema pode ser Acessado aqui.

O novo SiAC avança em direção àampliação de escopos do programa, incluindo os sub-setores de saneamento, obras viárias e obras de arte especiais, bem como edificações. Além disso, deu-se uma ampliação significativa da participação do INMETRO no PBQP-H, que passou, inclusive, a contar com assento no CTECH (Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico). Com isso, o sistema passou a adotar o conceito de avaliação da conformidade em lugar de qualificação.

Um dos pontos fundamentais das alterações introduzidas pelo novo regimento do SiAC foi a eliminação da auto-declaração de conformidade adesão inicial ao Sistema. Com isso, a empresa de serviços e obras, precisa realizar a auditoria de certificação no nível B ou A para ter direito aos benefícios.

O PBQP-H procura se articular com o setor privado afim de que este potencialize a capacidade de resposta do Programa na implementação do desenvolvimento sustentável do habitat urbano. Por isso, sua estrutura envolve entidades representativas do setor, compostas por duas Coordenações Nacionais, que desenham as diretrizes do Programa em conjunto com o Ministério das Cidades. Tais diretrizes são estabelecidas em fórum próprio, de caráter consultivo: o Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação - CTECH, cuja presidência é rotativa entre entidades do governo e do setor.

O Programa não se vale de novas linhas de financiamento, mas procura estimular o uso eficiente dos recursos existentes, oriundos de diferentes fontes (OGU, FGTS, Poupança etc.) e aplicados por diferentes entidades (CAIXA, BNDES, FINEP, SEBRAE, SENAI, etc.). Por outro lado, o Programa conta com grande contrapartida privada, sendo os recursos do Governo Federal destinados basicamente para custeio, estruturação de novos projetos e divulgação.

Uma das grandes virtudes do PBQP-H é a criação e a estruturação de um novo ambiente tecnológico e de gestão para o setor, no qual os agentes podem pautar suas ações específicas visando àmodernização, não sóem medidas ligadas àtecnologia no sentido estrito (desenvolvimento ou compra de tecnologia;desenvolvimento de processos de produção ou de execução;desenvolvimento de procedimentos de controle;desenvolvimento e uso de componentes industrializados), mas também em tecnologias de organização, de métodos e de ferramentas de gestão (gestão e organização de recursos humanos;gestão da qualidade;gestão de suprimentos;gestão das informações e dos fluxos de produção;gestão de projetos).

Outros princípios importantes do Programa são: atuação integrada do poder público, para ampliar a otimização dos recursos e das ações, com maior sintonia entre as políticas de habitação municipais, estaduais e federal;descentralização, para fazer com que as aplicações correspondam àrealidade de cada unidade da federação, ampliando o controle e a efetividade das ações;parceria entre agentes públicos e privados, para cumprir uma tarefa que é de toda a sociedade, pois a ação do poder público, isolada, será limitada;participação da sociedade civil, para assegurar que as ações do poder público estejam em conformidade com as necessidades e prioridades da população, e contar com a experiência de diversos setores da sociedade.

Nosso certificado não indica se o curso é presencial ou online e é muito bem aceito por empresas públicas, privadas e órgãos governamentais, temos 25 anos de mercado, mais de 10 anos com cursos online pela internet e somos conhecidos pela qualidade de nossos cursos.

Ao final do curso, o aluno receberá um certificado digital de conclusão com a carga horária especificada. Se a compra for uma formação ou combo com vários cursos o aluno receberá um certificado digital para cada curso realizado e ao receber o último certificado deve mandar um e-mail para [email protected] que nosso suporte enviará um certificado por e-mail para a formação completa.

Se desejar, o aluno poderá solicitar também um certificado impresso em papel, mediante o pagamento de uma taxa adicional para cobrir despesas com impressão e envio por correio. O certificado em papel deve ser comprado para cada curso individual em uma formação ou combo.

Os cursos do site têm a aprovação do MEC?

Nossos cursos são de informação não de formação, são chamados cursos livres e não tem relação com a estrutura formal de educação.

O que é curso livre?

Curso Livre, que após a Lei nº9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

Os cursos livres devem ser regulamentados por algum órgão?

Esses cursos não são regulamentados, sendo livres sua oferta e sua organização.

O que vale nos cursos livres é as empresas públicas e privadas e órgãos como o MTE aceitarem o certificado, o que é o nosso caso.

Pode-se emitir certificados dos cursos livres?

Sim, a escola pode emitir certificado de qualificação profissional.

Qual a legislação sobre o assunto?

Lei nº9.39496

Decreto nº5.15404

Deliberação CEE 1497 (Indicação CEE 1497)

 

Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail [email protected] ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.

Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:

  1. Caixas de som ou fones de ouvido para ouvir as aulas gravadas. É aconselhável ter uma caixa de som amplificada para conseguir ouvir as aulas em um bom volume, ou ainda um fone que seja livre de chiados. Recomendamos fazer um teste de som a partir da aula demonstrativa;
  2. Acesso rápido internet: é recomendado um acesso com capacidade maior de 500 Kbps para assistir as aulas, 3 Mbps para fazer exames certificados pelo EXEMPLAR GLOBAL e acima de 5 Mbps para participar com qualidade de web conferências, verifique sua velocidade pelo site https:www.minhaconexao.com.br;
  3. Não pode haver bloqueio para download de arquivos MP3 na rede;
  4. Browser: Internet Explorer 10 ou superior, Firefox ou Chrome ou Opera em suas últimas versões;
  5. Plug-in Flash Player instalado no navegador, o Crome já tem o Flash Player, mas caso você use um navegador que não tenha ele pode ser baixado pelo link: https:get.adobe.combrflashplayer;
  6. Microsoft Word, Excel (apenas para alguns cursos) e Adobe Acrobat Reader para a leitura das apostilas;
  7. Recomendamos sistema operacional Windows mas desde que devidamente configurado poderá usar qualquer sistema operacional sendo ele Linux ou Mac. Para outros sistemas operacionais, faça um teste utilizando a aula demonstrativa deste curso. Se você conseguir visualizar os slides com áudio, significa que o seu sistema é compatível;
  8. Para assistir os treinamentos em tablet:


ELTON JOHN BARROS DOS SANTOS

Empresa: VOTORANTIM CIMENTOS N/NE S/A


Wagner Rodrigues Pontes

Empresa: TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE GOIAS


Andre Pradella Sandron

Empresa: Telefonica do Brasil SA


Anderson Gomes dos Santos

Empresa: Phortion Atendimento Empresarial LTDA


Gilber Cittadin

Empresa: VOTORANTIM CIMENTOS S.A.


Validação de certificados
Para confirmação da validade de um certificado emitido pela ComÈxito via site, informe ao lado o Número de Certificado que consta no mesmo, para certificados físicos principalmente de auditor líder ligue para (11) 32074928
Impressão de certificados
Para impressão de um certificado emitido pela ComÈxito via site, informe ao lado o Número de CPF do aluno, para certificados físicos principalmente de auditor líder ligue para (11) 32074928

Sobre ComÊxito

A ComÊxito tem 25 anos de mercado, foi fundada e é administrada por Márcia Guerra - engenheira Politécnica (46 anos de experiência), promove ensino a distância pela internet desde 2006, com muita clareza e conteúdo didático desenvolvido por profissionais competentes. As aulas são gravadas e dúvidas são respondidas prontamente.  
Endereço e Telefone