ISO/IEC 29110-4-1 Engenharia de Software mais exercícios



ISO/IEC 29110-4-1:2011 Engenharia de Software mais exercícios ao vivo pela internet

Curso Online Ao VIVO (video-conferência), em novembro.

Em todos os setores da sociedade a demanda pelo desenvolvimento de produtos relacionados à Tecnologia da Informação é cada dia mais intensa e promotora de uma busca acirrada pelo dueto competitividade e qualidade.
 
A qualidade do software produzido é um fator preponderante e de influência direta para que as empresas desenvolvedoras sejam mais lucrativas e competitivas. E a qualidade de um produto de software está fortemente relacionada com a qualidade do processo de software seguido pela organização que o desenvolve.
 
A família ISO/IEC 29.110 tem como público-alvo pequenas entidades fornecedoras de software, as VSE (Very Small Entity).  Essas normas estabelecem referências para os processos a aplicar no desenvolvimento e fornecimento de software e são explicitamente elaboradas para atender às necessidades e características das VSE que são organizações com até 25 pessoas envolvidas com desenvolvimento de software.
 
A conformidade com a ABNT NBR ISO/IEC 29110-4-1, primeira norma ISO certificável para desenvolvimento de software, visa assegurar que mesmo uma pequena organização seja capaz de fornecer software de acordo com os requisitos do cliente, atendendo às suas necessidades, no prazo pretendido e com o custo acordado.
 

Observação:

1) O aluno receberá por e-mail o link para acesso a sala de vídeo conferência no dia de cada aula. É boa prática entrar 15 minutos antes para verificar se está acessando corretamente, em caso de qualquer problema basta mandar um e-mail com o telefone para [email protected] que entraremos em contato para ajudar ou ligar para (11) 32074928 / 94531 2572.

2) As aulas serão gravadas e o aluno terá 6 meses para acessar caso tenha perdido alguma parte do curso.

4) Não fornecemos a norma, o aluno pode adquirí-la no site da ABNT catálogo, mas não é necessário ter a norma para realizar o curso.

Instrutor do curso

Anderson Santana
MESTRE EM ENGENHARIA INDUSTRIAL; experiência profissional nas áreas de AUDITORIAS (1ª, 2ª e 3ª parte), CONSULTORIAS e TREINAMENTOS; atua com Sistemas de Gestão Integrados relacionada a diversas normas referenciais e outros pautados em controladoria, custos, governança e compliance.



investimento ComÊxito Desconto: 50%

Valor original: R$ 400,00

investimento ComÊxito Investimento R$ 200,00

(Dólar $ 48.78)
Pagamento por Pagseguro, Paypal, Boleto
* Opções de Parcelamento PagSeguro em até 10x
** Paypal em 3x sem juros
INSCREVA-SE

A necessidade de Normas leves de Engenharia de Software

A indústria reconhece o valor das VSEs na contribuição de serviços e produtos de valor. As VSEs também desenvolvem e/ou mantêm software que são utilizados em sistemas maiores, por isso, o reconhecimento de VSEs como provedores de software de qualidade é requerido.

De acordo à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o reporte de espírito empresarial (2005), as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) constituem a forma dominante das organizações de negócio de todos os países ao redor do mundo, sendo entre o 95% e 99% do total, dependendo do país. O desafio que enfrenta a OCDE é prover um ambiente de negócio que suporte a competitividade desta grande população heterogénea e que promova esta cultura empresarial.

A partir de estudos e pesquisas (surveys) realizados, a maioria das Normas Internacionais não são dirigidos às necessidades das VSEs. Atender essas Normas é difícil, se não impossível e as VSE têm muito poucas possibilidades de serem reconhecidas como entidades que produzem software de qualidade em certos domínios. Por isso, as VSEs são descartadas, em algumas ocasiões, de certas atividades econômicas.

É difícil fazer a adaptação das Normas às necessidades das VSE"s e é justificar sua aplicação em suas práticas.

A maioria das VSEs não podem se dar o luxo de ter os recursos, em termos de número de empregados, orçamento e tempo, nem observar um benefício positivo no estabelecimento de processos do Ciclo de Vida de Software. Para resolver algumas destas dificuldades, um conjunto de Normas e Relatórios Técnicos têm sido desenvolvidos de acordo com um conjunto de características que possuem as VSEs.

Os documentos estão baseados num subconjunto de elementos apropriados de Normas chamadas perfis de VSEs. O propósito de um perfil de VSE é definir um subconjunto de Normas Internacionais relevantes no contexto das VSE,como por exemplo, processos e saídas de ISO/IEC/IEEE 12207 Sistemas e Engenharia de Software - Processos do ciclo de vida do Software e produtos de ISO/IEC 15289 Sistemas e Engenharia de Software - Contido de sistemas e informação de produtos dos processos do ciclo de vida do Software (Documentação).

As séries ISO/IEC 29110, têm sido desenvolvidas para melhorar a qualidade do produto ou serviço, e desempenho de processo. Ver tabela 1. A ISO/IEC 29110 aplica-se a qualquer tipo de Ciclo de Vida, tais como: cascata, iterativo, incremental ou ágil.

Table 1 - ISO/IEC 29110 target audience
ISO/IEC 29110 Title Audiência Objectivo
Parte 1 Visão geral VSEs, avaliadores, produtores de normas, provedores de ferramentas, provedores de metodologias.
Parte 2 Marco de trabalho e taxonomia Produtores de normas, provedores de ferramentas e de metodologias. Não destinado às VSEs
Parte 3 Guia de avaliação Organizações que realizam Certificação, Avaliadores. Não destinado às VSE"s
Parte 4 Especificações de perfil VSE"s, Produtores de Normas, provedores de ferramentas e de metodologias. Esta é a Norma certificável.
Parte 5 Guia de orientação e Engenharia VSEs

ISO/IEC/IEEE 12207

O padrão ISO/IEC 12207 define ao todo 25 processos, 95 atividades e 325 tarefas.

Uma tarefa é uma ação com entradas e saídas. Pode ser um requisito (deve, shall), recomendação (deveria, should) ou permissão (pode, may).

Uma Atividade é um conjunto de tarefas.

Um processo é um conjunto de atividades relacionadas. É uma sequência de passos realizados para um determinado propósito/resultado [IEEE 610.12, 1690]; o processo de software envolve métodostécnicasferramentas e pessoas. Um processo pode ser descrito de duas formas: por propósito ou resultado e por atividade.

descrição por propósito ou resultado é utilizada quando não há necessidade de detalhar o processo, apenas indicar o objetivo e o resultado. Essa abordagem poderá ser utilizada na avaliação do processo em relação aos modelos de maturidade de software como, por exemplo, o modelo CMMI e o modelo da ISO/IEC 15504.

descrição por atividade é a abordagem mais conhecida e intuitiva. Nela são descritas as atividades com as inter-relações e o algoritmo de execução de cada atividade. As atividades devem atingir o propósito do processo. Para isso deve adotar as premissas:

  • Que procedimentos e métodos serão usados para a execução das atividades;
  • Que ferramentas e equipamentos suportarão a realização das atividades, de forma a simplificar e Automatizar o trabalho;
  • Qual o perfil adequado de quem irá executar as atividades e qual o treinamento requerido nos procedimentos, métodos, ferramentas para que se possam realizar as atividades de forma adequada;
  • Quais as métricas de processo que poderão ser empregadas para que a execução do processo possa ter a qualidade avaliada.

A norma ISO/IEC 12207 estabelece uma arquitetura de alto nível do ciclo de vida de software que é construída a partir de um conjunto de processos e seus inter-relacionamentos. Os processos são descritos tanto em nível de propósito/saídas como em termos de atividades.

A ISO/IEC 12207 não possui nenhuma ligação com métodos, ferramentas, treinamentos, métricas ou tecnologias empregadas. Esta determinação é útil para permitir que a norma seja utilizada mundialmente e possa acompanhar a evolução da Engenharia de Software nas diversas culturas organizacionais. Ela pode ser utilizada com qualquer modelo de ciclo de vida, método ou técnica de Engenharia de Software e linguagem de programação. Sua flexibilidade é uma característica importante, as atividades e tarefas do processo de ciclo de vida do software especificam "o que fazer" e não "como fazer".

Os processos da ISO/IEC 12207 são modulares, ou seja, são fortemente coesos e fracamente acoplados. Isto significa que todas as partes de um processo são fortemente relacionadas, mas a quantidade de interfaces entre os processos é mínima.

As regras listadas a seguir são fundamentais para identificação, escopo e estruturação dos processos.

  • Um processo deve ser modular, isto é, convém que um processo execute uma e somente uma função dentro do ciclo de vida e é conveniente que as interfaces entre dois processos quaisquer sejam mínimas;
  • Cada processo é invocado na arquitetura;
  • Se um processo A é invocado por um processo B e somente por ele, então A pertence a B;
  • Se uma função é invocada por mais de um processo, então esta função torna-se um processo;
  • Deve ser possível verificar qualquer função dentro do modelo de ciclo de vida;
  • Convém que cada processo tenha uma estrutura interna suficientemente definida para que possa ser executável.

Demonstração e interpretação dos requisitos envolvidos com o Perfil Básico para VSE.

Termos e definições envolvidos com a ISO/IEC 29110

Descrição do Perfil Básico para VSE (preparação, implementação, características, necessidades e competências sugeridas de VSE); envolvendo informações sobre finanças e recursos, interface com o cliente, processos de negócios internos, aprendizado e crescimento.

Elementos e Especificações do Perfil Básico para VSE (processos de Gerência de Projetos e Implementação de Software).

  1. Apresentar as partes envolvidas com a ABNT NBR ISO/IEC 29110. (Parte 1: Visão Geral) / Parte 2: Estrutura e taxonomia / Parte 3: Guia de avaliação (relatório técnico) / Parte 4-1: Especificações de perfis / Parte 5-1-2: Guia de engenharia e gestão.
  2. Ressaltar informações sobre a indústria de software e reconhecimento do valor das micro-organizações (Very Small Entities - VSEs) no fornecimento de importantes serviços e produtos.
  3. Proporcionar melhorar a qualidade do produto e/ou serviço com a melhoria do desempenho dos processos com a aplicação de práticas empresariais orientadas por processo de ciclo de vida de software.
  4. Contribuir para que o perfil de VSE seja caracterizado por um subconjunto de normas relevantes para o contexto organizacional.
  5. Ressaltar os benefícios de um perfil de VSE com devidas características, documentos, normas e guias específicos.
  6. Conhecer a estrutura da norma e os seus requisitos; demonstrando os vínculos normativos e a gestão de projetos de forma organizada.
  7. Proporcionar a implementação destinada com o desenvolvimento de produtos / projetos.
  8. Demonstrar a conformidade necessária e relacionada aos requisitos obrigatórios de produtos de ciclo de vida (com os elementos de informação e de objetivos).

Nosso certificado não indica se o curso é presencial ou online e é muito bem aceito por empresas públicas, privadas e órgaos governamentais, temos 22 anos de mercado, mais de 10 anos com cursos online pela internet e somos conhecidos pela qualidade de nossos cursos.

Ao final do curso, o aluno recebera um certificado digital de conclusao com a carga horaria especificada. Se a compra for uma formação ou combo com varios cursos o aluno recebera um certificado digital para cada curso realizado e ao receber o último certificado deve mandar um e-mail para [email protected] que nosso suporte enviara um certificado por e-mail para a formação completa.

Se desejar, o aluno podera solicitar também um certificado impresso em papel, mediante o pagamento de uma taxa adicional para cobrir despesas com impressão e envio por correio. O certificado em papel deve ser comprado para cada curso individual em uma formação ou combo.

Os cursos do site têm a aprovação do MEC?

Nossos cursos são de informação não de formação, são chamados cursos livres e não tem relação com a estrutura formal de educação.

O que é curso livre?

Curso Livre, que após a Lei nº9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Basico, é a modalidade de educação nao-formal de duração variavel, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Nao ha exigência de escolaridade anterior.

Os cursos livres devem ser regulamentados por algum órgao?

Esses cursos não são regulamentados, sendo livres sua oferta e sua organização.

O que vale nos cursos livres é as empresas públicas e privadas e órgaos como o MTE aceitarem o certificado, o que é o nosso caso.

Pode-se emitir certificados dos cursos livres?

Sim, a escola pode emitir certificado de qualificação profissional.

Qual a legislação sobre o assunto?

Lei nº9.394/96

Decreto nº5.154/04

Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97)

Profissionais e gestores de empresas de software pequenas que querem garantir a qualidade do produto.

Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail [email protected] ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.

Curso Online Ao VIVO (video-conferência), em novembro.

Os alunos poderão postar suas dúvidas e o instrutor irá respondendo durante o curso.

Os cursos serão gravados e o aluno poderá assistir a gravação pelo período de 6 meses

 

Após o pagamento você receberá um e-mail com instruções para acesso aos cursos, aos simulados e aos exames, os quais deverão ser realizados em um prazo máximo de 6 meses da data da compra do produto.

O sistema é monitorado por um software de segurança, será necessário que você instale um arquivo executável em seu computador o qual vai impedir que simulados e exames sejam copiados e irá gravar vídeo e áudio usando sua câmera e microfone. Você, o local da realização do exame e um documento de identidade com foto e número do CPF serão fotografados para registro.

Para realizar simulados e exames você deverá concordar com nosso contrato de licença de uso que inclui a aplicação da lei de direitos autorais e de uso de falsa identidade, portanto se você for pego copiando o exame de alguma forma, usar outra pessoa para realizar o exame em seu lugar ou receber ajuda indevida, etc. você será processado e seus exames e certificados certificados relacionados a fraude ou trapaça serão cancelados. Além disso, você deverá concordar com o envio de seus dados para o EXEMPLAR GLOBAL.

Se seus dados pessoais como endereço ou telefone forem alterados, atualize seu cadastro no nosso site, pois é com base neste cadastro que seu certificado será emitido e enviado. Caso seu cadastro esteja incorreto a remissão do certificado será cobrada.

Caso não se sinta satisfeito com o resultado do exame ou por causa de qualquer outra razão, apresente sua reclamação ou apelação através do botão -DEPOIMENTO DOS ALUNOS- ou pelo e-mail [email protected]. Se mesmo assim você não se sentir satisfeito, você pode enviar sua reclamação diretamente para o EXEMPLAR GLOBAL pelo e-mail [email protected].

Se você quiser apelar por estar insatisfeito com o resultado do exame, você poderá solicitar uma análise conjunta das questões que foram consideradas incorretas, com um auditor líder qualificado, por meio de comunicação via Skype ou MSN, você não receberá acesso ao arquivo do exame e deverá pagar uma taxa, para saber o valor mande um e-mail para [email protected].

Observações Importantes

  • As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.

  • Todo material é em formato eletrônico;não trabalhamos com material impresso ou em CD;o aluno faz o download pelo site de todo material.

  • As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet;não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.

  • Não é permitida a distribuição do material.

  • Vencido o prazo de 6 meses a licença poderá ser renovada.

  • As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do candidato cadastrado.

  • Os cursos fornecidos neste pacote tem provas não relacionadas com o EXEMPLAR GLOBAL, para essas provas não será usado o software de segurança que tem os termos mais importantes traduzidos para o português mas tem parte do texto em inglês, utilize os simulados para garantir o entendimento. Ao realizar os cursos e passar nas provas você receberá um certificado eletrônico da ComÊxito, sem o logo do EXEMPLAR GLOBAL;

  • Para realizar simulados e exames você pode consultar a norma e deve estar de posse de um documento de identidade com foto que tenha seu CPF, o qual deverá ser cadastrado no site durante o processo de compra.

  • Nosso software de segurança vai testar sua banda, câmera e microfone antes de liberar o acesso a simulados e exames, para garantir que você tem condições técnicas para realizá-los.

    O aluno poderá assistir ao curso somente nas datas e horários programados. Após o término do curso terão acesso por 6 meses a gravação realizada.

    Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet, o aluno deve entrar no site de vídeo conferência pelo menos 15 minutos antes de começar o curso e testar seu acesso, se tiver problemas nosso suporte irá ajudá-lo pelos telefones (11) 41533456 e 32074928 e pelo e-mail [email protected]

    Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino.

    Disponibilizaremos o arquivo com os slides do curso para download no site de video conferência.

    O certificado ficará disponível para download na área do aluno do nosso site.

    As aulas serão gravadas e os vídeos ficarão disponíveis por 6 meses para que o aluno possa rever uma aula ou assistir uma que tenha perdido.

Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail [email protected] ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.

Para que você possa acessar as aulas  é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:

  1. Caixas de som ou fones de ouvido para ouvir as aulas . É aconselhável ter uma caixa de som amplificada para conseguir ouvir as aulas em um bom volume, ou ainda um fone que seja livre de chiados. Recomendamos fazer um teste de som antes do início do curso;
  2. Acesso rápido internet: é recomendado um acesso com capacidade maior de 5 Mbps para participar com qualidade de web conferências, verifique sua velocidade pelo site https://www.minhaconexao.com.br/;
  3. Não pode haver bloqueio para download de arquivos em pdf e ppt na rede;
  4. Browser: Internet Explorer 10 ou superior, Firefox ou Chrome ou Opera em suas últimas versões;
  5. Microsoft Power Point e Adobe Acrobat Reader para a leitura das apostilas e abertura do certificado para impressão.

 

 

Politica de Devoluções

Artigo 49 do CDC – Código de Defesa do Consumidor: “O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias […] sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Observação: O aluno não pode ter assistido mais de 10% do curso para realizarmos a devolução do pagamento.
Link site PROCON


BASE DE ABAST. DA MAR. NO RIO DE JANEIRO

Empresa: BASE DE ABASTECIMENTO DA MARINHA NO RIO DE JANEIRO


Edjairson Pereira

Empresa: Empresa Brasileira de Infra-Estrutura


Elaine Cristina Pimentel

Empresa: Opinião Assessoria e Consultoria Ltda.


FERNANDA APARECIDA CEZARIO

Empresa: CMR4 ENGENHARIA E COMERCIO LTDA


Fernando Henrique Morales Vecchiato

Empresa: Computeasy


Jocemara Bezerra Mendes

Empresa: Computeasy


JONATHAS RODRIGUES DOS SANTOS

Empresa: Vessel-Log companhia Brasileira de Navegaço e Logística S.A


LUIZ ANTÔNIO DA SILVA

Empresa: Freudenberg Não Tecidos Ltda


Luiz Heleno Alves Dias

Empresa: Norma Ambiental Consultoria E Treinamento LTDA.


MERCIA CRISTINA SOUZA MONTEIRO

Empresa: COTEMINAS S.A.


Priscila Muronaga Pereira

Empresa: Computeasy


Rafael Matheus Riva

Empresa: Semeato S/A Industria e Comércio


Regina Cabus Nachef

Empresa: Indra Brasil Soluções e Serviços Tecnológicos S.A


Reinaldo Serni

Empresa: Computeasy


Valdemir Rodrigues Pinheiro

Empresa: VOTORANTIM CIMENTOS S/A


XERXES FERREIRA DA SILVA

Empresa: Banco da Amazonia


.Jurema Riano Navarro

Empresa: Dígitro Tecnologia Ltda.


Samuel Nogueira Pereirae

Empresa: Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo - CODASP


Beatriz Augusta do Carmo Custódio

Empresa: CM COMANDOS LINEARES LTDA


Abel Ricardo Pinheiro De Oliveira

Empresa: ABEL RICARDO PINHEIRO DE OLIVEIRA


Validação de certificados
Para confirmação da validade de um certificado emitido pela ComÈxito via site, informe ao lado o Número de Certificado que consta no mesmo, para certificados físicos principalmente de auditor líder ligue para (11) 32074928

Sobre ComÊxito

A ComÊxito tem 25 anos de mercado, foi fundada e é administrada por Márcia Guerra - engenheira Politécnica (46 anos de experiência), promove ensino a distância pela internet desde 2006, com muita clareza e conteúdo didático desenvolvido por profissionais competentes. As aulas são gravadas e dúvidas são respondidas prontamente.  
Endereço e Telefone

Tel 1: (11)3207-4928
Tel 2: (11)4153-3456
Tel 3: (11)94531-2572

contato@
null
comexito.com.br

Alameda, Bruxelas, 95, Alphaville, Barueri
Desenvolvido por Thyago Henrique Pacher