ComÊxito - Cursos ISO 9001 Online



blog ComÊxito BLOG - ISO 14001 Sistema de gestão ambiental, a importância dos objetivos e metas ambientais

Publicado em: 22/11/16 14:06

Sistema de Gestão Ambiental


Quando queremos implementar um Sistema de Gestão Ambiental baseado na norma ISO 14001, devemos definir perfeitamente quais são os objetivos e metas ambientais. Neste post vamos ver o que é  e saber como usar as métricas para manter e melhorar um Sistema de Gestão Ambiental.

Depois de ter concluído o levantamento ambiental inicial, teremos um registro de todos os aspectos ambientais significativos, legislação e regulamentos, além de desenvolver a política ambiental e definir os controles adequados para garantir que nosso Sistema atinja os objetivos. Tendo tudo isto estamos no caminho certo para desenvolver um sistema de gestão ambiental certificável para sua empresa.

Neste ponto, foram concluídas duas fases principais. A primeira é completar a avaliação ambiental inicial e preparar todos os registros que foram identificados e documentados pela divulgação dos impactos gerados pela organização sobre o meio ambiente. Em segundo lugar, o desenvolvimento da política ambiental visa melhorar o desempenho ambiental, reduzindo os impactos ambientais significativos, os quais já foram identificados e documentados.

Podemos deduzir até agora que tenha sido estabelecida, por escrito, a vontade de melhorar o desempenho ambiental da organização e saber o que precisa ser melhorado para reduzir os impactos.

O próximo passo é determinar o que você realmente deseja alcançar com esta melhoria. Os objetivos e metas são apenas isso, identificar o que deve ser feito para melhorar.

Os objetivos ambientais direcionam a empresa para melhorar seu desempenho ambiental em função do propósito geral do sistema. Objetivos ambientais podem ser "reduzir o uso de água" ou "melhorar a eficiência energética."

Metas ambientais são medidas de desempenho que estão definidas para atingir um determinado objetivo. As metas podem ser declarações mensuráveis e quantificáveis, por exemplo, "10 metros cúbicos / dia" ou "50% em dois anos."

Objetivos ambientais tem que ser perfeitamente relacionados com as metas que foram declaradas.

Os objetivos e metas ambientais devem ser documentados. Estes documentos devem ser considerados como informação documentada e devem ser controlados.

Vamos fazer uma compilação de recomendações para implementar com sucesso um Sistema de Gestão Ambiental, que são os requisitos mais específicos para os objetivos e metas certificáveis.

Depois, você pode auditar o desempenho ambiental e medir o sucesso.

53f2439e


Recomendação sobre metas para implementar com sucesso um Sistema de Gestão Ambiental:


 

• Uma vez que os objetivos são a ação de propósito geral, eles têm de estar presentes na política ambiental.

• Os objetivos devem ser definidos pela organização.

• Os objetivos devem ser específicos, realistas e exequíveis, e devem ser tratados com base na melhoria contínua e no desempenho ambiental pretendido.

• Os objetivos devem ser relacionados diretamente entre os impactos ambientais significativos de atividades, serviços e produtos dentro da empresa.

• Os objetivos devem ser consistentes com os requisitos de conformidade e com as leis e regulamentos ambientais que afetam a organização.

• Os objetivos têm de ser definidos de acordo com os diferentes pontos de vista das partes interessadas que estão envolvidas no processo, sejam internas ou externas, para além dos vários parâmetros financeiros, operacionais e organizacionais da empresa.

• Os objetivos devem ser implementados, revistos e modificados regularmente, e devem sempre ter a aprovação da alta administração.

• Os objetivos devem basear-se em recursos humanos e financeiros disponíveis para a organização, a organização deve saber os recursos necessários para alcançá-los.

• As metas são requisitos detalhados e quantificados que são desenvolvidos para atingir os objetivos ambientais que foram definidos pela organização.

• A organização deve ser capaz de medir as metas e identificar se atingiu o resultado esperado.

• Os objetivos e metas devem incluir uma abordagem preventiva para a poluição sempre quando possível.

• Os objetivos e metas têm que fazer uso uso de tecnologias limpas, sempre que possível.

• Os objetivos e metas devem ser refletidos em programas de gestão ambiental, ajudando a especificar as etapas da ação que têm de ocorrer, prazos, recursos e responsabilidades necessárias para que o resultado pretendido seja obtido.

 

Deixe seu comentário aqui


Francisco Das Chagas Ferreira

Empresa: BARU OFFSHORE NAVEGACAO LTDA.


Elimar Junio de Jesus Marciano da Silva

Empresa: OMR Componentes Automotivos LTDA.


Debora Barcelos Rocha

Empresa: QUEIROZ GALVÃO ÓLEO E GÁS S.A


VIVIANE OLIVEIRA GUEDES

Empresa: GALERIA DO MARMORE LTDA ME


Rafael Ribeiro de Assis

Empresa: SOTREQ S/A


Sobre ComÊxito

A ComÊxito tem 28 anos de mercado, foi fundada e é administrada por Márcia Guerra - engenheira Politécnica (48 anos de experiência), promove ensino a distância pela internet desde 2006, com muita clareza e conteúdo didático desenvolvido por profissionais competentes. As aulas são gravadas e dúvidas são respondidas prontamente.  
Endereço e Telefone

Tel 1: (11)3207-4928
Tel 2: (11)93949-8631
Tel 3:

contato@comexito.com.br

Alameda, Bruxelas, 95, Alphaville, Barueri