Com este curso online você irá: aprender a identificar os tipos de custos em que as empresas incorrem ao fazerem as coisas erradas; aprender como estimar a quantia de dinheiro despendida pela falta de qualidade e ter uma visão geral de como os custos podem ser gerenciados para a sua redução.
A capacidade de gerenciar e reduzir custos é uma competência fundamental para todos os profissionais.
Marcia R. Guerra
Graduada em engenharia e pós-graduada em engenharia de segurança do trabalho pela USP, Márcia Regina Guerra tem 45 anos de experiência profissional, 35 deles dedicados a Sistemas de Gestão e Gestão de Negócio.
8 horas aula
6 meses de acesso ao curso
Investimento R$ 108,90
(Dólar $ 17.88)O tema qualidade já faz parte do nosso dia-a-dia e muitos dos termos integrantes do seu escopo ainda têm certa aura de mistério, pois não fica clara a intenção ou o motivo do seu desenvolvimento. Dentre eles, ressaltam-se os ?custos da qualidade?, que muitos autores dizem ser os custos ?da má qualidade? ou ?da não qualidade?. Eles podem ser entendidos como o meio que possibilita a identificação dos custos em que as empresas incorrem ao fazer as coisas erradas.
Quando uma empresa deseja manter-se viva no mercado, é importante que ela considere a necessidade de reduzir os custos sem que haja queda nas condições operacionais do produto. Ou seja, deve-se aliar o binômio custo-benefício. Os custos da qualidade são definidos como quaisquer despesas de fabricação ou de serviço que ultrapassem as que teriam ocorrido caso o produto ou serviço tivesse sido produzido ou prestado com perfeição na primeira vez, e englobam os custos de prevenção e de avaliação.
Os custos relacionados com a não qualidade englobam os custos das falhas internas e externas. A existência de custos associados à não qualidade resulta num acréscimo, mais ou menos relevante nos custos operacionais, que acabam por atingir o apuramento dos custos totais envolvidos. O objetivo da gestão da qualidade é fornecer um produto conforme da maneira mais econômica, ou seja, a um custo mínimo.
A garantia da qualidade e os programas de melhoria da qualidade objetivam eliminar os custos associados a não obter as coisas certas da primeira vez. Tais custos são chamados de custos da não conformidade. Somente é possível eliminar os custos da não conformidade se eles forem identificados e avaliados. Eles são frequentemente bastante grandes, podendo atingir 10% a 20% do faturamento total. A dimensão dos custos da qualidade é usualmente desconhecida das empresas, pois menos de 40% delas coletam informações sobre eles. A grande maioria dos custos da qualidade está associada a falhas e atividades de avaliação (mais de 80% para muitas empresas). As economias nos custos da qualidade podem ter um impacto significativo positivo nos resultados financeiros.
São atribuídos à falta de qualidade em si mesma ou ao esforço necessário para a obtenção da qualidade.
Especificações incompletas
Atrasos de fornecimento
Reclamações não atendidas
Reemissão de documentos
Alterações no projeto
Excesso de estoques
Estoque obsoleto
Horas extras
Expedição errada
Avarias
Devoluções
Perda de imagem
Os custos da qualidade são uma ferramenta da gestão da qualidade que por meio da quantificação e análise das categorias de custos especificamente associados a investimentos e perdas no processo de obtenção da qualidade contribui para responder questões como:
Qual o valor da qualidade que a empresa oferece?
Quanto custa a qualidade que está sendo obtida na empresa?
Quanto está custando a falta de qualidade para a empresa?
Quanto custa a perda de um cliente por problemas de qualidade?
Em que é viável investir para reduzir os custos da falta de qualidade?
Como está o desempenho da empresa em qualidade?
O termo está associado, na verdade, aos produtos defeituosos, incluindo os custos de produção, detecção, reparo e correção das causas dos defeitos. Assim, os custos envolvidos com a produção de um produto com qualidade não fazem parte dos custos da qualidade.
Segundo a classificação proposta, os custos de controle (ou da qualidade) são aqueles necessários para garantir que o produto saia perfeito. Já os custos da falha de controle (ou da não qualidade) são custos devido a falhas que podem ser detectadas na linha de produção, antes que o produto saia da empresa ou mesmo depois que o produto já esteja no mercado.
Custos da prevenção
Custos da avaliação
Custos das falhas internas
Custos das falhas externas
Este Curso Online de Custos da Qualidade apresentará aos participantes o conceito dos custos da qualidade ? ou como dizem alguns autores, os custos ?da má qualidade? ou ?da não qualidade?.
Aprender a identificar os tipos de custos em que as empresas incorrem ao fazer as coisas erradas;
Aprender como estimar a quantia de dinheiro despendida pela falta de qualidade;
Ter uma visão geral de como os custos podem ser gerenciados para a sua redução.
Não são exigidos pré-requisitos do aluno para realizar este curso.
Módulo I
Custos da Qualidade. 1) Introdução a custos da qualidade; 2) Definição dos custos da qualidade; 2.1) Custos da prevenção; 2.2) Custos da avaliação; 2.3) Custos das falhas internas; 2.4) Custos das falhas externas; 2.5) Exemplo: os quatro custos da qualidade.
Módulo II
3) Exemplo: fábrica de parafusos; 3.1) Exemplo: os custos da qualidade na fábrica de parafusos.
Módulo III
4) A importância de conhecer os custos da qualidade; 4.1) Como medir os custos da qualidade; 5) Os objetivos de um sistema de custos da qualidade; 6) Sistema de custos da qualidade; 6.1) Elaborar um sistema de custos da qualidade; 6.2) Como calcular os custos da qualidade; 6.3) Definir processos críticos para análise.
Módulo IV
7) Plano de contas - elaboração; 7.1) Como medir os custos da qualidade?; 7.2) Plano de contas: custos da qualidade; 7.2.1) Plano de contas: custos da qualidade; Centro de custo: custos da prevenção; 7.2.2) Plano de contas: custos da qualidade; Centro de custo: custos da avaliação; 7.2.3) Plano de contas: custos da qualidade; Centro de custo: custos das falhas internas; 7.2.4) Plano de contas: custos da qualidade; Centro de custo: custos das falhas externas; 8) Conclusão.
Avaliação
Prova de avaliação de múltipla escolha no final do treinamento.
Arquivos Extras
Slides do Curso Online de Custos da Qualidade.
Nosso certificado não indica se o curso é presencial ou online e é muito bem aceito por empresas públicas, privadas e órgãos governamentais, temos 27 anos de mercado, mais de 15 anos com cursos online pela internet e somos conhecidos pela qualidade de nossos cursos.
Ao final do curso, o aluno receberá um certificado digital de conclusão com a carga horária especificada. Se a compra for uma formação ou combo com vários cursos o aluno receberá um certificado digital para cada curso realizado e ao receber o último certificado deve mandar um e-mail para contato@comexito.com.br que nosso suporte enviará um certificado por e-mail para a formação completa.
Se desejar, o aluno poderá solicitar também um certificado impresso em papel, mediante o pagamento de uma taxa adicional para cobrir despesas com impressão e envio por correio. O certificado em papel deve ser comprado para cada curso individual em uma formação ou combo.
Os cursos do site têm a aprovação do MEC?
Nossos cursos são de informação não de formação, são chamados cursos livres e não tem relação com a estrutura formal de educação.
O que é curso livre?
Curso Livre, que após a Lei nº9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.
Os cursos livres devem ser regulamentados por algum órgão?
Esses cursos não são regulamentados, sendo livres sua oferta e sua organização.
O que vale nos cursos livres é as empresas públicas e privadas e órgãos como o MTE aceitarem o certificado, o que é o nosso caso.
Pode-se emitir certificados dos cursos livres?
Sim, a escola pode emitir certificado de qualificação profissional.
Qual a legislação sobre o assunto?
Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97)
Profissionais envolvidos com a área de qualidade de qualquer empresa.
Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail contato@comexito.com.br ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.
O curso online de Custos da Qualidade é composto por aproximadamente 160 slides com áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências do instrutor, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 6 e 8 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 24 horas.
O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.
Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet.
Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.
Observações importantes:
As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.
Todo material é em formato eletrônico; não trabalhamos com material impresso ou em CD; o aluno faz o download pelo site de todo material.
As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet; não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.
Não é permitida a distribuição do material.
Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de 50% do preço do curso individual.
As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.
Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail contato@comexito.com.br ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.
Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador: