Este curso online de Introdução a Gestão da Qualidade ensina o profissional a identificar os processos que podem ser melhorados, conduzir trabalhos práticos com ganhos reais de modo a atingir a satisfação dos clientes internos e externos, reduzir custos, modelar processos, garantindo a continuidade do negócio. As etapas do processo de implantação da qualidade, também farão parte deste curso.
Izidoro Kvasnicki
Graduação: Administração de Empresas 1992, Pós Graduação: Logística Empresarial PUC Curitiba, Gestão Financeira e Controladoria - Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro - Guarapuava, Gestão da Qualidade - UFPR Curitiba - 2003.
16 horas aula
6 meses de acesso ao curso
A CONCORRÊNCIA E A GESTÃO DA QUALIDADE
A globalização e o crescente número de empresas que que são criadas, principalmente micro e pequenas empresas aumentam muito a concorrência em função da grande quantidade de produtos similares exigem das organizações um diferencial competitivo que as mantenham no mercado. Uma opção para quem quer garantir sua sobrevivência é a valorização da Gestão da Qualidade.
O gerenciamento da empresa pela qualidade é fundamental para as empresas se tornarem competitivas, pois a eficiência e eficácia que ela proporciona são capazes de garantir satisfação dos clientes, tanto no que diz respeito a atendimento quanto na qualidade dos produtos/serviços que a organização oferece.
A gestão da qualidade é a administração dos processos da organização para se obter o máximo de satisfação do cliente com o menor custo para a organização, ao mesmo tempo em que mantém a melhoria do processo. O Sistema de Gestão da Qualidade é formalizado e documenta a estrutura, as responsabilidades e os procedimentos exigidos para atingir resultados efetivos.
O Sistema de Gestão da Qualidade é a definição de quais políticas e ações serão executadas e que garantirão agregação de valor ao cliente, trazendo um custo x benefício que satisfaça a organização.
OS MÉTODOS DE GESTÃO DA QUALIDADE
Existem alguns métodos de gestão que ao serem implementados podem ser capazes de garantir a gestão da qualidade, que são eles: ISO 9001, 5S, seis sigma, benchmarking e análise de valor, entre outros.
Entenda alguns deles:
Norma ISO 9001:2015
O objetivo da norma é construir um modelo de gerenciamento na organização para que os processos de trabalho sejam padronizados, e, com isso, ajudem a organização na realização de serviços e produção de bens que atendam aos requisitos dos clientes. O objetivo de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), é, portanto, complementar os requisitos dos produtos e serviços realizados por uma organização, e ajudar a organização a se tornar mais competitiva nos mercados interno e externo.
5S
Originado no Japão na década de 50, o 5 Sensos é um programa que tem como características a redução dos índices de acidentes, desperdícios, incentiva a mudança cultural e eleva a moral dos funcionários. O sucesso do programa 5S só é alcançado com o auxílio de todos os colaboradores da organização, pois trata-se de um processo de sensibilização para a adoção de novas políticas e práticas que não dependem diretamente do empresário para que seja eficaz.
1.º S - SEIRI - Senso de Utilização
2.º S - SEITON - Senso de Arrumação
3.º S - SEISO - Senso de Limpeza
4.º S - SEIKETSU - Senso de Saúde e Higiene
5.º S - SHITSUKE - Senso de Autodisciplina
6 Sigma
O método Seis Sigma, consiste no modelo definido pela sigla DMAIC (sigla em inglês) que significa: definir as atividades e os objetivos a serem alcançados; mensurar o sistema e obter dados; analisar informações para chegar ao objetivo; incrementar os processos para efetivamente chegar aos resultados e controlar os processos já aperfeiçoados para que melhorem ainda mais. Os Seis Sigmas medem o desempenho de qualquer processo em valores ?sigma?, não importando a natureza dos processos. Sua capacidade pode ser expressa em um ?nível sigma? dependendo da quantidade de defeitos que produz Este método busca otimizar o processo de fabricação dos produtos ou prestação de serviços, a fim de diminuir os defeitos. O sigma é um valor estatístico, onde quanto maior o valor sigma, menor a quantidade de defeitos e vice-versa.
O objetivo do método seis sigma é tentar reduzir os defeitos para próximo de zero, com isso, utiliza a estatística através de cálculos de desvio padrão. Outra abordagem para determinar o nível sigma é calcular quantos defeitos ocorrem, em comparação com o número de oportunidades de as atividades saírem erradas, em um bem ou serviço. O resultado dessa operação é chamado de defeitos por milhão de oportunidades.
Este curso online de Introdução a Gestão da Qualidade ensina o profissional a identificar os processos que podem ser melhorados, conduzir trabalhos práticos com ganhos reais de modo a atingir a satisfação dos clientes internos e externos, reduzir custos, modelar processos, garantindo a continuidade do negócio. As etapas do processo de implantação da qualidade, também farão parte deste curso.
Com este curso, você irá aprender:
Conhecer os conceitos Básicos da Qualidade;
Conhecer os conceitos Básicos da Gestão do Negócio por Processos e Mapeamento e Modelagem de Processos;
Entender por que uma organização deve investir em qualidade;
Verificar a importância da realização de um diagnóstico da qualidade;
Obter uma noção básica das etapas do processo de implantação da qualidade;
Realizar uma prova final para avaliar os conceitos apresentados.
Não são exigidos pré-requisitos do aluno para realizar este curso.
Módulo I - Introdução à Gestão da Qualidade e Processos
O que é qualidade? / Conceito de qualidade = avaliação da qualidade / Qualidade: O que é isso? / Conceitos Básicos da Qualidade / O que é classe / Garantia da Qualidade
Controle da Qualidade e Garantia da Qualidade / Gestão da Qualidade / Gestão da Qualidade Total: Requisitos fundamentais - Fundamentos da Excelência / Por que investir em qualidade: Organização e o trabalhador.
Módulo II - Um instrumento para a qualidade
Conceito de Processo / Elementos de um processo / Agregação de valor nos processos / Processos - Foco no cliente / Gestão do Negócio Por Processos - Introdução / Mapeamento e Modelagem de Processos - Introdução / Escritório de processos / Gestor de Processos.
Módulo III - Diagnóstico da qualidade
Diagnóstico da qualidade do relacionamento - GAPS DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS
A escolha do modelo adequado de qualidade para a organização. Os modelos mais populares - A decisão complexa da escolha mais adequada para determinada empresa
Situações que recomendam a aplicação do programa 5 S / Situações que recomendam a aplicação da NBR ISO 9001 / Situações que recomendam a qualidade total / Situações que recomendam a reorganização radical.
Módulo IV - O processo de implantação da qualidade
O processo de implantação da qualidade - Etapas do processo de implantação a qualidade - Estrutura da organização para a qualidade,
Funções do Comitê da Qualidade / Funções do Coordenador da Qualidade / Formando as equipes da qualidade - As dificuldades iniciais na implantação do programa
Fatores indutores que auxiliam a implantação de um programa de gestão da qualidade. Prova final.
Nosso certificado não indica se o curso é presencial ou online e é muito bem aceito por empresas públicas, privadas e órgãos governamentais, temos 27 anos de mercado, mais de 15 anos com cursos online pela internet e somos conhecidos pela qualidade de nossos cursos.
Ao final do curso, o aluno receberá um certificado digital de conclusão com a carga horária especificada. Se a compra for uma formação ou combo com vários cursos o aluno receberá um certificado digital para cada curso realizado e ao receber o último certificado deve mandar um e-mail para contato@comexito.com.br que nosso suporte enviará um certificado por e-mail para a formação completa.
Se desejar, o aluno poderá solicitar também um certificado impresso em papel, mediante o pagamento de uma taxa adicional para cobrir despesas com impressão e envio por correio. O certificado em papel deve ser comprado para cada curso individual em uma formação ou combo.
Os cursos do site têm a aprovação do MEC?
Nossos cursos são de informação não de formação, são chamados cursos livres e não tem relação com a estrutura formal de educação.
O que é curso livre?
Curso Livre, que após a Lei nº9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.
Os cursos livres devem ser regulamentados por algum órgão?
Esses cursos não são regulamentados, sendo livres sua oferta e sua organização.
O que vale nos cursos livres é as empresas públicas e privadas e órgãos como o MTE aceitarem o certificado, o que é o nosso caso.
Pode-se emitir certificados dos cursos livres?
Sim, a escola pode emitir certificado de qualificação profissional.
Qual a legislação sobre o assunto?
Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97)
Diretores, gerentes, supervisores e profissionais que trabalham com gestão de pessoas, gestão da qualidade, gestão de processos, melhoria contínua e que desejam implantar esta poderosa ferramenta, visando otimizar seus ganhos globais.
Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail contato@comexito.com.br ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.
O curso online de Introdução a Gestão da Qualidade é composto por 68 slides com áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências do instrutor, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 6 e 8 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 24 horas.
O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.
Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet.
Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.
Observações Importantes:
As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.
Todo material é em formato eletrônico; não trabalhamos com material impresso ou em CD; o aluno faz o download pelo site de todo material.
As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet; não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.
Não é permitida a distribuição do material.
Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de 50% do preço do curso individual.
As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.
Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail contato@comexito.com.br ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.
Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:
Tel 1: (11) 3207-4928
Tel 2: (11) 93949-8631