Com este curso online você irá: conhecer e ser capaz de implantar os requisitos da NBR ISO/IEC 17025:2017, o que mudou em relação a versão anterior de 2005, aprender vocabulário, conceitos, fundamentos, os requisitos aplicados a laboratórios para produzir resultados de ensaios e calibrações tecnicamente válidos, e você irá entender o processo de acreditação pelo INMETRO. Esses requisitos serão apresentados nos 5 capítulos da nova estrutura da 17025.
Observação:
A nova norma ISO/IEC 17025, que traz requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e de calibração, foi publicada em 30 de novembro de 2017. A partir de 2 de maio de 2018, as avaliações da Coordenação-Geral de Acreditação (CGCRE) já serão feitas pela nova versão.
De acordo com a chefe da Divisão de Acreditação de Laboratórios (DICLA), Renata Borges, a revisão simplifica a norma, eliminando os requisitos de políticas e reduzindo os de procedimentos, especialmente os de gestão. "A norma tem foco no resultado que se espera com a implementação do requisito, não na forma como este resultado é alcançado", explicou.
A definição de laboratório passa a incluir explicitamente organizações que realizam amostragem, associada a ensaio ou a calibração subsequente, além de abarcar as atividades de ensaio e calibração, tradicionais em laboratórios. Também foram ampliados os requisitos de confidencialidade e imparcialidade.
Nas avaliações que serão realizadas pela CGCRE a partir de maio de 2018, os laboratórios terão prazo de 180 dias para resolverem eventuais não conformidades na nova ISO/IEC 17025. Para avaliações realizadas a partir de 2019, o prazo para solução das não conformidades será reduzido para 120 dias.
Com essas medidas a CGCRE do INMETRO garantirá que todos os laboratórios implementem a nova norma antes do prazo máximo de três anos estabelecido pela International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC), cooperação internacional com a qual o INMETRO mantém acordo de reconhecimento mútuo.
Tania Maria Marinho Gomide
Especialização em Metrologia pela COPPE/UFRJ. Graduada em Física, Licenciatura em Física, Tecnóloga em Física pelo Instituto de Física da UFRJ. Aposentada do Inmetro como Pesquisadora Tecnologista onde atuou na Diretoria de Metrologia Científica e na CGCR e como Diretora técnica de metrologia legal no INMETRO/ES.
24 horas aula
6 meses de acesso ao curso
ISO/IEC 17025 - Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração
A padronização das atividades dos laboratórios de ensaio e calibração ocorreu com publicação da ISO/IEC Guia 25 em 1978, porém na Europa como havia a EN 45001 como norma para reconhecer a competência dos ensaios e calibrações realizadas pelos laboratórios a ISO/IEC Guia 25 não foi bem aceita.
Tanto a ISO Guia 25 como a EN 45001 continham aspectos cujos níveis de detalhamento não eram suficientes para permitir uma aplicação consistente, então a ISO iniciou em 1995 a revisão da ISO Guia 25 através do Working Group 10 (WG 10) da ISO/CASCO (Committee on Conformity Assessment). Dessa revisão resultou a norma ISO/IEC 17025 - Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração, de 15 de dezembro de 1999 e publicada no início do ano 2000. No Brasil, foi publicada pela ABNT a NBR/ISO/IEC 17025 em janeiro de 2001, sua segunda edição em 2005 e sua terceira edição em 2017.
A ISO/IEC 17025 estabelece os critérios para os laboratórios que desejam demonstrar sua competência técnica, que possuem um sistema da qualidade efetivo e que são capazes de produzir resultados tecnicamente válidos. Os principais objetivos da ISO/IEC 17025 são:
Estabelecer um padrão internacional único para atestar a competência dos laboratórios para realizarem ensaios e/ou calibrações, incluindo amostragem.
Facilitar a interpretação e a aplicação dos requisitos, através de inúmeros esclarecimentos e exemplos.
Abranger o desenvolvimento de novos métodos.
Conformidade com a ISO 9001:2015.
Diferencial competitivo, fator de divulgação e marketing.
Fidelização dos clientes atuais e conquista de novos clientes.
Laboratórios poderão comprovar que os produtos da organização foram ensaiados e são tecnicamente capazes de atenderem às especificações de desempenho, segurança e confiabilidade.
O crescimento das atividades de certificação de produtos representa um novo mercado a ser explorado pelos laboratórios de ensaio e/ou calibração.
Os resultados de ensaio e calibração poderão ser aceitos em outros países, desde que o laboratório utilize os critérios da ISO/IEC 17025 e seja credenciado por um organismo que estabeleça acordos de reconhecimento mútuo com organismos equivalentes de outros países. Este é o caso do INMETRO, que recentemente estabeleceu um acordo de reconhecimento mútuo com a European co-operation for Acreditation (EA).
Atender a exigências legais de autoridades regulamentadoras, como por exemplo, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A ISO/IEC 17025 facilitará a cooperação entre laboratórios e outros organismos, auxiliando na troca de informações e experiências, bem como na harmonização de normas e procedimentos, o que poderá significar redução de custos
Nos dias de hoje, Indústrias e Prestadores de Serviço presentes no mercado, possuem ou estão buscando a implantação da Norma 17025 para laboratório devido às vantagens e benefícios trazidos com essa prática. Essas organizações reconhecem que a implantação é um investimento de médio e longo prazo e não um aumento de custos.
Conhecer a evolução da ISO/IEC 17025.
Aprender vocabulário, conceitos, fundamentos e requisitos de competência técnica e gerencial aplicados a laboratórios para produzir resultados de ensaios e calibrações tecnicamente válidos.
Entender a correlação de requisitos entre as normas ISO/IEC17025:2017, ISO 9001:2015 e o alinhamento da série de ISO 17000.
Compreender a importância que os laboratórios acreditados detêm para o reconhecimento mútuo entre organismos nacionais e internacionais.
Colocar em prática os ensinamentos apresentados.
Módulo 1: Principais alterações da versão 2017;Evolução da 17025;Índice detalhado da ISO/IEC 17025:2017;Representação esquemática do processo operacional de laboratórios ;Introdução;1- Escopo;2 - Referências normativas;3 - Termos e definições;
Módulo 2: 4 - Requisitos Gerais;5 - Requisitos de estrutura;
Módulo 3: 6 - Requisitos de recursos;
Módulo 4: 7- Requisitos de processo;ANEXO A - Rastreabilidade Metrológica;
Módulo 5: 8 - Requisitos do Sistema de Gestão;ANEXO B - Opções para o sistema de gestão.
Avaliação: prova eletrônica de multipla escolha.
Observação, os módulos 3 e 4 são divididos em 3 partes devido ao tamanho do item.
Nosso certificado não indica se o curso é presencial ou online e é muito bem aceito por empresas públicas, privadas e órgãos governamentais, temos 27 anos de mercado, mais de 15 anos com cursos online pela internet e somos conhecidos pela qualidade de nossos cursos.
Ao final do curso, o aluno receberá um certificado digital de conclusão com a carga horária especificada. Se a compra for uma formação ou combo com vários cursos o aluno receberá um certificado digital para cada curso realizado e ao receber o último certificado deve mandar um e-mail para contato@comexito.com.br que nosso suporte enviará um certificado por e-mail para a formação completa.
Se desejar, o aluno poderá solicitar também um certificado impresso em papel, mediante o pagamento de uma taxa adicional para cobrir despesas com impressão e envio por correio. O certificado em papel deve ser comprado para cada curso individual em uma formação ou combo.
Os cursos do site têm a aprovação do MEC?
Nossos cursos são de informação não de formação, são chamados cursos livres e não tem relação com a estrutura formal de educação.
O que é curso livre?
Curso Livre, que após a Lei nº9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.
Os cursos livres devem ser regulamentados por algum órgão?
Esses cursos não são regulamentados, sendo livres sua oferta e sua organização.
O que vale nos cursos livres é as empresas públicas e privadas e órgãos como o MTE aceitarem o certificado, o que é o nosso caso.
Pode-se emitir certificados dos cursos livres?
Sim, a escola pode emitir certificado de qualificação profissional.
Qual a legislação sobre o assunto?
Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97)
Profissionais interessados em conhecer os requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025:2017 e adquirir os conhecimentos necessários para implantar e manter um sistema de gestão da qualidade adequado e eficaz, para laboratórios de ensaios e calibrações, conforme os requisitos desta norma.
Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail contato@comexito.com.br ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.
O curso online da NBR ISO/IEC 17025 é composto por cerca de 400 slides narrados em áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências da instrutora, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 22 e 26 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 24 horas.
O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.
Para assistir às aulas é necessário estar conectado àinternet.
Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.
Observações Importantes:
As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.
Todo material é em formato eletrônico;não trabalhamos com material impresso ou em CD;o aluno faz o download pelo site de todo material.
As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet;não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.
Não é permitida a distribuição do material.
Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de 50% do preço do curso individual50% do preço do curso individual.
As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.
Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail contato@comexito.com.br ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.
Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:
Tel 1: (11) 3207-4928
Tel 2: (11) 93949-8631