Neste curso online você irá: conhecer a estrutura da norma ISO 31000:2018, o conteúdo dos seus requisitos e os passos principais para sua implantação;ter uma visão geral da norma ISO/IEC 31010 com foco na seleção de técnicas para o processo de avaliação de riscos;conhecer o papel da ISO 31000 nas novas normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 entre outras;e receber orientações sobre como incrementar e adicionar valor aos sistemas de gestão existentes na organização, a partir da gestão de riscos.
Marcia R. Guerra
Graduada em engenharia e pós-graduada em engenharia de segurança do trabalho pela USP, Márcia Regina Guerra tem 45 anos de experiência profissional, 35 deles dedicados a Sistemas de Gestão e Gestão de Negócio.
8 horas aula
6 meses de acesso ao curso
A partir de quando foi publicado o Anexo SL (maio de 2012) todas as novas normas ISO ou suas revisões têm tem que segui-lo, e ele fornece uma estrutura de alto nível, requisitos e definições padrão para Normas de Sistemas de Gestão. Distribuída dentro desta estrutura está uma abordagem sistemática ao risco.
Nas edições anteriores das normas ISO, como a 9001, 14001, 20000-1, 27001, entre outras, existe um requisito de ação preventiva que tem como objetivo minimizar ou eliminar riscos, porém este requisito fica isolado, por isso a nova estrutura retirou este requisito e incluiu a gestão de riscos por todo sistema de gestão.
Através de uma abordagem baseada no risco, uma organização torna-se proativa ao invés de puramente reativa, ela vai prevenir ou reduzir os efeitos indesejados e promover a melhoria contínua. A ação preventiva é automática quando um sistema de gestão é baseado na análise de risco.
Pensamento baseado em risco é algo que todos nós fazemos a toda hora, por exemplo se eu for dirigir eu não bebo, porque se beber o álcool vai prejudicar meus reflexos e eu posso bater em outro carro ou atropelar alguém.
Pensamento com base no risco sempre esteve presente nas normas ISO, mas esta revisão o coloca em todo o sistema de gestão. Nas normas novas ou novas edições o risco é considerado desde o início e é inserido dentro de todos os requisitos da norma, fazendo parte da ação preventiva desde o planejamento estratégico até operação e pós entrega.
Pensamento baseado em risco faz parte da abordagem de processo, por exemplo, ao comprar uma casa eu escolho um imóvel que eu possa pagar com folga porque se ela for muito cara eu posso ter problemas para pagar. Em função do processo que eu escolher teremos um nível diferente de risco.
O risco é geralmente entendido como sendo negativo, mas o risco pode também ser visto pelo seu lado positivo, por exemplo, ao atravessar uma rua pelo meio do quarteirão eu vou conseguir chegar mais rápido do outro lado, do que eu chegaria se eu fosse procurar uma faixa ou uma passarela para atravessar, mas há um aumento do risco de atropelamento.
Oportunidade não é sempre diretamente relacionada ao risco, mas é sempre relacionada com os objetivos. Na situação anterior podemos identificar oportunidades de melhoria, por exemplo o metrôpoderia ir até o local ou um semáforo para pedestres poderia ser instalado no meio da quadra.
Énecessário analisar as oportunidades e considerar o que pode ou deve ser executado. Tanto o impacto quanto a viabilidade de implantar uma oportunidade devem ser considerados. Seja qual for a ação tomada ela vai mudar o contexto e os riscos e estes devem, então, ser reconsiderados.
Abaixo seguem os requisitos da nova versão 2015 da ISO 9001 que tratam de riscos:
INTRODUÇÃO
DEFINIÇÕES
A ISO 9001: 2015 usa o pensamento baseado em risco para atingir os objetivos e trata dos riscos nas cláusulas abaixo:
Nas outras normas ISO o risco vai ser considerado nas mesmas cláusulas que na ISO 9001.
Ao considerar o risco em toda a organização a probabilidade de alcançar os objetivos melhora, a saída é mais consistente e os clientes podem ter a certeza de que receberão o produto ou serviço esperado.
Pensar, portanto, com base no risco:
As empresas bem-sucedidas, intuitivamente, têm uma abordagem baseada no risco.
Use uma abordagem orientada para o risco em seus processos organizacionais, identifique quais são os riscos e oportunidades. Isso depende de contexto, por exemplo você identifica um novo produto, então analise os riscos financeiros de colocá-lo no mercado, veja quanto vai custar e estime quanto vai ganhar, só coloque o novo produto se tiver certeza suficiente que o faturamento advindo dele vai pagar os custos e gerar lucros. Também é necessário considerar temas como o tempo, a estrutura, o mercado e os objetivos da organização.
Riscos e oportunidades devem ser analisados e priorizados. O que é aceitável, o que é inaceitável? Que vantagens ou desvantagens tem um processo em detrimento de outro? Por exemplo, eu preciso atravessar com segurança a estrada para chegar a uma reunião em um determinado momento.
A oportunidade de alcançar meu objetivo mais rapidamente deve ser equilibrada contra a probabilidade de lesão. Émais importante que eu chegue ao meu encontro ileso ou que eu chegue ao meu encontro na hora certa. Émais aceitável atrasar para a reunião devido àdemora para atravessar a rua utilizando uma passarela distante ou é mais aceitável a probabilidade de ser ferido por atravessar a rua que é muito movimentada e o risco de acidente é alto.
Então, automaticamente eu analiso a situação. A passarela está a 200 metros e irá aumentar o meu tempo de percurso. O clima é bom, a visibilidade é boa e eu posso ver que a rua não tem muitos carros neste momento. Então eu decido que atravessar a rua fora da faixa tem baixo nível de risco de lesões e é uma oportunidade para chegar a minha reunião na hora certa.
Eu vou então planejar ações para enfrentar os riscos. Como posso evitar ou eliminar o risco? Como posso reduzir os riscos? Por exemplo, eu poderia eliminar o risco de lesão, utilizando a passarela, mas já decidi que o risco envolvido em atravessar a rua é aceitável. Agora eu planejo como reduzir a probabilidade de lesões e / ou o efeito de lesão. Eu não posso controlar o efeito de um carro, se ele me bater, mas posso reduzir a probabilidade de ser atingido por um carro. Portanto eu pretendo atravessar em um momento em que não há carros se movendo perto de mim e assim reduzir a probabilidade de um acidente. Eu também posso optar por atravessar a rua em um lugar onde eu tenha uma boa visibilidade e possa parar com segurança no meio da rua e reavaliar o número de carros em movimento, reduzindo ainda mais a probabilidade de um acidente.
Então eu vou implementar o plano (tomar medidas). Por exemplo, eu vou para a guia da calçada bem ao lado da rua e verifico se não existem barreiras para a travessia e que o é um lugar seguro, verifico se não há carros vindo, cruzo a metade do caminho e paro no meio da rua, avalio a situação novamente e, em seguida, atravesso a segunda parte da rua.
A seguir verifico a eficácia das ações, por exemplo, chego ao outro lado da rua ileso e com rapidez, portanto este plano funcionou e resultados indesejados foram evitados.
Agora vou aprender com a experiência (melhoria contínua). Por exemplo, repito o plano ao longo de vários dias, em diferentes momentos e em diferentes condições climáticas. Isto fornece dados para entender que a mudança de contexto (tempo e quantidade de carros) afeta diretamente a eficácia do plano e aumenta ou diminui a probabilidade de eu atingir meus objetivos que são chegar na hora e evitar lesões. A experiência me ensina que atravessar a rua em determinados momentos do dia é muito difícil porque há muitos carros, nesta situação para limitar o risco eu melhoro meu processo usando a passarela. Eu continuo a analisar a eficácia dos processos e revisá-los quando o contexto muda e também considero oportunidades inovadoras:
Documentos úteis
ISO 31000: 2018 Gestão de Riscos - Princípios e diretrizes
PD ISO / TR 31004:2015 Gestão de riscos - Guia para a implementação da ABNT NBR ISO 31000
NBR ISO/IEC 31010:2012 - Gestão de Riscos - Técnicas para o processo de avaliação de riscos
Verificar e confirmar os objetivos de um Sistema de Gestão de Riscos;
Conhecer a estrutura da norma ISO 31000:2018 e o conteúdo dos seus requisitos que estão divididos em 6 cláusulas: 1. Escopo, 2. Referências Normativas 3. Termos e definições (ISO Guia 73:2009), 4. Princípios, 5. Estrutura e 6. Processo de Gestão de Riscos;
Conhecer os passos principais para a implantação de um Sistema de Gestão de Riscos conforme a NBR ISO 31000:2018;
Benefícios de uma abordagem de processos para estabelecer um Sistema de Gestão de Riscos;
ver uma visão geral da norma ISO/IEC 31010:2009 com foco na seleção de técnicas para o processo de avaliação de riscos;
Conhecer o papel da ISO 31000 nas novas normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 entre outras;
Fornecer orientações sobre como incrementar e adicionar valor aos sistemas de gestão existentes na organização, a partir da gestão de riscos.
Módulo 1
Introdução, 1. Escopo, 2. Referências Normativas, 3. Termos e Definições, 4. Princípios da norma ISO 31000
Módulo 2
5.Estrutura, 5.1 Generalidades, 5.2 Liderança e comprometimento, 5.3 Integração, 5.4 Concepção, 5.5 Implementação, 5.6 Avaliação e 5.7 Melhoria
Módulo 3
6.Processo, 6.1 Generalidades, 6.2 Comunicação e consulta, 6.3 Escopo, contexto e critérios
Módulo 4
6.4 Processo de avaliação de riscos, 6.5 Tratamento de riscos, 6.6 Monitoramento e análise crítica, 6.7 Registro e relato
Avaliação
Nosso certificado não indica se o curso é presencial ou online e é muito bem aceito por empresas públicas, privadas e órgãos governamentais, temos 27 anos de mercado, mais de 15 anos com cursos online pela internet e somos conhecidos pela qualidade de nossos cursos.
Ao final do curso, o aluno receberá um certificado digital de conclusão com a carga horária especificada. Se a compra for uma formação ou combo com vários cursos o aluno receberá um certificado digital para cada curso realizado e ao receber o último certificado deve mandar um e-mail para contato@comexito.com.br que nosso suporte enviará um certificado por e-mail para a formação completa.
Se desejar, o aluno poderá solicitar também um certificado impresso em papel, mediante o pagamento de uma taxa adicional para cobrir despesas com impressão e envio por correio. O certificado em papel deve ser comprado para cada curso individual em uma formação ou combo.
Os cursos do site têm a aprovação do MEC?
Nossos cursos são de informação não de formação, são chamados cursos livres e não tem relação com a estrutura formal de educação.
O que é curso livre?
Curso Livre, que após a Lei nº9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.
Os cursos livres devem ser regulamentados por algum órgão?
Esses cursos não são regulamentados, sendo livres sua oferta e sua organização.
O que vale nos cursos livres é as empresas públicas e privadas e órgãos como o MTE aceitarem o certificado, o que é o nosso caso.
Pode-se emitir certificados dos cursos livres?
Sim, a escola pode emitir certificado de qualificação profissional.
Qual a legislação sobre o assunto?
Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97)
Todos que desejarem implantar ou conhecer a norma ISO 31000, principalmente pessoal da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, gestão de TI, segurança da informação.
Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail contato@comexito.com.br ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.
O curso online ISO 31000:2018 - Gestão de Riscos é narrado em áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico. O curso é composto por aproximadamente 80 slides, contendo explicações detalhadas, muitos slides possuem exemplos práticos e experiências da instrutora, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso é de 8 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 24 horas.
O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.
Para assistir às aulas é necessário estar conectado àinternet.
Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.
Observações importantes:
Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail contato@comexito.com.br ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.
Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:
Tel 1: (11) 3207-4928
Tel 2: (11) 93949-8631