ISO 37001



Curso Normas ISO 19600:2014 (Sistema de Gestão de Compliance) e ISO 37001:2016 (Sistema de Gestão Antissuborno) ao vivo pela internet

Curso Online Ao VIVO (video-conferência), 16h, em 2, 3, 4 e 5 de setembro, das 19h às 22h.

O curso possibilitará o entendimento dos requisitos normativos envolvidos com as normas: ISO 19600:2014 (Sistema de Gestão de Compliance) e ISO 37001:2016 (Sistema de Gestão de Compliance e Antissuborno).

Contribuição com conhecimentos e habilidades necessários para a ideal compreensão dos objetivos, escopo e aplicação dos requisitos normativos; a finalidade de um sistema de gestão e explicar os princípios da gestão envolvidos, o papel e competências de um coordenador de Sistema de Gestão, os aspectos do processo de auditoria com as exigências das normativas.

Desta forma, ilustraremos conteúdo para que o profissional (do curso) consiga perceber as vantagens de ações organizacionais que façam a diferença em:

  • Minimização do risco de ocorrência de suborno.
  • Demonstrar informações sobre "Programa de Integridade" conforme previsão da lei nº 12.846/13.
  • Mais confiança das partes interessadas ao negócio da Organização.

Vantagem competitiva ao demonstrar melhores práticas em relação a ética.

Instrutor do curso

Anderson Santana
MESTRE EM ENGENHARIA INDUSTRIAL; experiência profissional nas áreas de AUDITORIAS (1ª, 2ª e 3ª parte), CONSULTORIAS e TREINAMENTOS; atua com Sistemas de Gestão Integrados relacionada a diversas normas referenciais e outros pautados em controladoria, custos, governança e compliance.



16 horas aula

6 meses de acesso ao curso

investimento ComÊxito Pague menos com nossos combos

VER DEMONSTRAÇÃO GRAVADA

investimento ComÊxito Desconto: 50%

Valor original: R$ 449,00

investimento ComÊxito Investimento R$ 224,50

(Dólar $ 56.27)
Pagamento por Pagseguro, Paypal, Boleto
* Opções de Parcelamento PagSeguro em até 10x
** Paypal em 3x sem juros
INSCREVA-SE

RESENHA SOBRE AS NORMAS 19600 E 37001

Atualmente as empresas têm o desafio de enfrentar diversas mudanças regulatórias e de negócios, as quais estão atribuindo novas exigências à área de Compliance. O ritmo dessas mudanças, incluindo convergência da regulamentação GLOBAL, atrelados à concorrência de novas empresas, ao aumento da pressão dos stakeholders e ao rápido avanço tecnológico, criaram um ambiente complexo. Além deste desafio está o risco dos danos à reputação e sanções financeiras significativas que frequentemente acompanham as falhas de compliance.

Os programas de Integridade e de Compliance se tomaram um lema de atuação para as empresas que desejam a perenidade no mercado. Com a Lei n.º 12.846/13, essa tendência foi enfatizada no Brasil e as organizações passaram a perceber a necessidade de se prepararem para essa nova realidade. Organizações que pretendem ser bem-sucedidas em longo prazo precisam manter uma cultura de integridade e compliance. É necessário elucidar valores fundamentais de governança corporativa e padrões éticos e comunitários geralmente aceitos. Incorporar o compliance no comportamento das pessoas que trabalham para uma organização depende, sobretudo, da liderança em todos os níveis e da transparência dos valores, bem como reconhecimento e implementação de medidas para promover um comportamento compatível. Caracteriza-se a sustentabilidade em ambiente complexo. O caminho da integridade não permite retorno; é importante manter o comprometimento com as partes interessadas, pois tem-se um controle social, vindo de dentro e fora da organização, que impõe um autocontrole e assegura a aplicação prática dos princípios preconizados pelas normativas. Os princípios éticos vão permeando a força de trabalho, criando um orgulho natural nas pessoas, que os disseminam nos seus círculos de negócios; e com a adoção das boas práticas espera-se que, paulatinamente, as lacunas para os desvios vão se fechando.

Existem vários conceitos relacionados a um sistema de Compliance e Antissuborno, mas os elementos básicos para a efetividade da gestão são:

  • Comprometimento da Alta Direção
  • Criação de políticas, procedimentos e controles de referência para o Compliance
  • Aplicação de mecanismos de integridade e Sistemas de Compliance efetivo de comunicação, treinamento e sensibilização
  • Avaliação, monitoramento e auditoria para assegurar a efetividade dos Mecanismos de Integridade e Sistemas de Compliance
  • Aplicação adequada das medidas disciplinares e ações corretivas pertinentes
  • Adequação na delegação das responsabilidades
  • Melhoria contínua

Na prática esses elementos encontram-se associados e não devem ser tratados isoladamente. Há uma interdependência entre eles e, dessa forma, se uma instituição deseja ter êxito, fica clara a necessidade do estabelecimento de um sistema de Compliance. Isso significa unir tais elementos com as atividades, processos e controles de maneira inteligente e customizada, conforme a sua realidade: natureza, riscos, mercado de atuação, cultura organizacional, tamanho e diversos outros fatores que tornam a instituição peculiar. Em outras palavras, apesar de os elementos serem comuns a praticamente todas as organizações, a forma como implementá-los irá variar e, portanto, torna-se um equívoco buscar copiar Sistemas de Gestão de Compliance e Antissuborno prontos.

O primeiro passo configura-se no desejo honesto da instituição e o entendimento da diferença que essa gestão carrega. E isso passa pelo amadurecimento de seu status ou o seu contexto. Dessa maneira, assegura-se que a direção da organização irá apoiar e engajar-se na implementação e manutenção dos controles operacionais relacionados ao Sistema de Compliance e Antissuborno.

Entender seus riscos, as legislações aplicáveis, o ambiente interno, a natureza de suas operações, o relacionamento comercial, entre outros, torna-se então o ponto primordial para o desenho do Sistema de Gestão. Assim, com base nos riscos identificados, são estabelecidos os processos, controles, atividades e demais parâmetros (como código de Conduta, estrutura e recursos necessários).

Cabe destacar a necessidade em estabelecer normas e procedimentos documentados, definir registros pertinentes e toda a organização de como funcionará esse novo sistema; além do perfil imposto com a prática e abrangência relacionadas às palavras: prevenção, detecção e resposta; devem ser levadas em consideração.

Dentre os processos, vale mencionar processos-chave para o alcance do sucesso como comunicação, treinamento e investigação.

Quanto à estrutura, fundamental é criar um canal de relacionamento (interno e externo) para as pessoas poderem relatar alegações, suspeitas ou denúncias.

O comprometimento trará a credibilidade para a organização e a devida influência para a melhoria contínua, definindo o sucesso da gestão. A falta de um desses elementos, decretará a falha dos esforços despendidos.

As normas ISO19600 (Sistema de Gestão de Compliance) e ISO37001 (Sistema de Gestão Antissuborno) têm a mesma estrutura das demais normas ISO, possibilitando uma implementação integrada para uma gestão de riscos completa e eficaz.

O perfil da organização com tal sistema de gestão refletirá os setores: Governança e Cultura, Avaliação de Riscos de Compliance, Pessoas e Competências,  Políticas e Procedimentos, Comunicação e Treinamento, Análise de dados e Tecnologia, Monitoramento, Gerenciamento de Deficiências e Investigação.

A conformidade com as normas não pode fornecer garantia de que nenhum suborno tenha ocorrido ou ocorrerá em relação à organização, uma vez que não é possível eliminar completamente os riscos associados. Entretanto pode ajudar a organização e implementar medidas razoáveis e proporcionais.

Não existe receita pronta ou formato passível de ser totalmente copiado ou implementado. Não é tarefa fácil. Por outro lado, estamos aqui para poder contribuir e fazer diferença.

Ressaltar os conhecimentos necessários para compreensão:

  • Os objetivos, escopo e aplicação dos requisitos das normas ISO 37001 e ISO 19600.
  • A finalidade de um sistema de gestão e explicar os princípios da gestão.
  • Os aspectos do processo de auditoria.

Apoiar o combate ao suborno por meio de informações que ilustre uma cultura de integridade, transparência e conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis   com os requisitos normativos.

  • Conceitos e Fundamentos relacionados a ISO 19600 e ISO 37001; incluindo corrupção e suborno.
  •  
  • Contextualização normativa (vantagens da implementação das normas ISO 37001:2016 e ISO 19600:2014).
  • Diretrizes da Norma ISO 19600:2014 e Requisitos da Norma ISO 37001:2016.
  • Informações sobre a avaliação da conformidade dos Sistemas de Gestão da Compliance e Antissuborno.
  • A estrutura das Normas ISO e a abordagem alinhada ao ciclo P-D-C-A (Planejar - Fazer - Verificar - Agir).
  • Introdução à legislação Antissuborno.
  • Introdução à aspectos de controles internos.

Nosso certificado não indica se o curso é presencial ou online e é muito bem aceito por empresas públicas, privadas e órgaos governamentais, temos 22 anos de mercado, mais de 10 anos com cursos online pela internet e somos conhecidos pela qualidade de nossos cursos.

Ao final do curso, o aluno recebera um certificado digital de conclusao com a carga horaria especificada. Se a compra for uma formação ou combo com varios cursos o aluno recebera um certificado digital para cada curso realizado e ao receber o último certificado deve mandar um e-mail para [email protected] que nosso suporte enviara um certificado por e-mail para a formação completa.

Se desejar, o aluno podera solicitar também um certificado impresso em papel, mediante o pagamento de uma taxa adicional para cobrir despesas com impressão e envio por correio. O certificado em papel deve ser comprado para cada curso individual em uma formação ou combo.

Os cursos do site têm a aprovação do MEC?

Nossos cursos são de informação não de formação, são chamados cursos livres e não tem relação com a estrutura formal de educação.

O que é curso livre?

Curso Livre, que após a Lei nº9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Basico, é a modalidade de educação nao-formal de duração variavel, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Nao ha exigência de escolaridade anterior.

Os cursos livres devem ser regulamentados por algum órgao?

Esses cursos não são regulamentados, sendo livres sua oferta e sua organização.

O que vale nos cursos livres é as empresas públicas e privadas e órgaos como o MTE aceitarem o certificado, o que é o nosso caso.

Pode-se emitir certificados dos cursos livres?

Sim, a escola pode emitir certificado de qualificação profissional.

Qual a legislação sobre o assunto?

Lei nº9.394/96

Decreto nº5.154/04

Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97)

  • Interessados nas normas ISO19600 e ISO37001.
  • Responsáveis pela função de compliance (Compliance Officer ou equivalente). 
  • Pessoal envolvido com atividades de controles internos e monitoramentos. 
    Responsáveis pela coordenação, gestão e implementação do Sistema de Gestão de Compliance e Antissuborno em organizações.
  • Consultores e especialistas em serviços relacionados a compliance.

Pessoal designado a efetuar auditorias em contextos organizacionais de especial complexidade e / ou amplitude, que desejam realizar compreender as normativas, aplicar os requisitos de forma profissional e com valor agregado.

Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail [email protected] ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.

Curso Online Ao VIVO (videoconferência), em setembro de 2019.

Os alunos poderão postar suas dúvidas e o instrutor irá respondendo durante o curso.

O aluno poderá assistir ao curso ao vivo somente nas datas e horários programados.

Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet, o aluno deve entrar no site de vídeo conferência pelo menos 15 minutos antes de começar o curso e testar seu acesso, se tiver problemas nosso suporte irá ajudá-lo pelos telefones (11) 41533456 e 32074928 e pelo e-mail [email protected]

Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino.

Disponibilizaremos o arquivo com os slides do curso para download no site de video conferência.

O certificado ficará disponível para download na área do aluno do nosso site.

Filmagem do curso ficará disponível por 6 meses.

Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail [email protected] ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.

Para que você possa acessar as aulas  é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:

  1. Caixas de som ou fones de ouvido para ouvir as aulas . É aconselhável ter uma caixa de som amplificada para conseguir ouvir as aulas em um bom volume, ou ainda um fone que seja livre de chiados. Recomendamos fazer um teste de som antes do início do curso;
  2. Acesso rápido internet: é recomendado um acesso com capacidade maior de 5 Mbps para participar com qualidade de web conferências, verifique sua velocidade pelo site https://www.minhaconexao.com.br/;
  3. Não pode haver bloqueio para download de arquivos em pdf e ppt na rede;
  4. Browser: Internet Explorer 10 ou superior, Firefox ou Chrome ou Opera em suas últimas versões;
  5. Microsoft Power Point e Adobe Acrobat Reader para a leitura das apostilas e abertura do certificado para impressão.

Politica de Devoluções

Artigo 49 do CDC – Código de Defesa do Consumidor: “O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias […] sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Observação: O aluno não pode ter assistido mais de 10% do curso para realizarmos a devolução do pagamento.
Link site PROCON


BASE DE ABAST. DA MAR. NO RIO DE JANEIRO

Empresa: BASE DE ABASTECIMENTO DA MARINHA NO RIO DE JANEIRO


Edjairson Pereira

Empresa: Empresa Brasileira de Infra-Estrutura


Elaine Cristina Pimentel

Empresa: Opinião Assessoria e Consultoria Ltda.


FERNANDA APARECIDA CEZARIO

Empresa: CMR4 ENGENHARIA E COMERCIO LTDA


Fernando Henrique Morales Vecchiato

Empresa: Computeasy


Jocemara Bezerra Mendes

Empresa: Computeasy


JONATHAS RODRIGUES DOS SANTOS

Empresa: Vessel-Log companhia Brasileira de Navegaço e Logística S.A


LUIZ ANTÔNIO DA SILVA

Empresa: Freudenberg Não Tecidos Ltda


Luiz Heleno Alves Dias

Empresa: Norma Ambiental Consultoria E Treinamento LTDA.


MERCIA CRISTINA SOUZA MONTEIRO

Empresa: COTEMINAS S.A.


Priscila Muronaga Pereira

Empresa: Computeasy


Rafael Matheus Riva

Empresa: Semeato S/A Industria e Comércio


Regina Cabus Nachef

Empresa: Indra Brasil Soluções e Serviços Tecnológicos S.A


Reinaldo Serni

Empresa: Computeasy


Valdemir Rodrigues Pinheiro

Empresa: VOTORANTIM CIMENTOS S/A


XERXES FERREIRA DA SILVA

Empresa: Banco da Amazonia


.Jurema Riano Navarro

Empresa: Dígitro Tecnologia Ltda.


Samuel Nogueira Pereirae

Empresa: Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo - CODASP


Beatriz Augusta do Carmo Custódio

Empresa: CM COMANDOS LINEARES LTDA


Abidiel Rodrigo de Pontes

Empresa: TECNAUT INDUSTRIA E COMERCIO DE METAIS LTDA


Validação de certificados
Para confirmação da validade de um certificado emitido pela ComÈxito via site, informe ao lado o Número de Certificado que consta no mesmo, para certificados físicos principalmente de auditor líder ligue para (11) 32074928

Sobre ComÊxito

A ComÊxito tem 25 anos de mercado, foi fundada e é administrada por Márcia Guerra - engenheira Politécnica (46 anos de experiência), promove ensino a distância pela internet desde 2006, com muita clareza e conteúdo didático desenvolvido por profissionais competentes. As aulas são gravadas e dúvidas são respondidas prontamente.  
Endereço e Telefone

Tel 1: (11)3207-4928
Tel 2: (11)4153-3456
Tel 3: (11)94531-2572

contato@
null
comexito.com.br

Alameda, Bruxelas, 95, Alphaville, Barueri
Desenvolvido por Thyago Henrique Pacher