Esta formação online equivale a 40 horas de treinamento presencial (com preço dez vezes menor do que o de cursos deste tipo), e é dirigida para os profissionais que queiram conhecer os requisitos da norma ISO 45001:2018 e se tornar um auditor de saúde e segurança ocupacional para realização de auditorias internas e em fornecedores conforme norma NBR ISO 19011:2018.
Esta formação é composta por 3 cursos: Auditor 45001, ISO 45001 e MASP.
Observações:
A norma ISO 45001 - Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional foi publicada em março de 2018 e substitui a OHSAS 18001:2007.
As organizações certificadas na OHSAS 18001:2007 precisarão migrar para a ISO 45001 em um prazo de três anos, contados a partir de 12 de Março.
Marcia R. Guerra
Graduada em engenharia e pós-graduada em engenharia de segurança do trabalho pela USP, Márcia Regina Guerra tem 45 anos de experiência profissional, 35 deles dedicados a Sistemas de Gestão e Gestão de Negócio.
40 horas aula
6 meses de acesso ao curso
Desconto: 20%
Valor original: R$ 575,30Investimento R$ 460,24
(Dólar $ 74.35)A realização de auditorias internas é fundamental para a manutenção de um sistema de gestão, seja ele de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, responsabilidade social, tecnologia da informação ou outro. Quando implementamos o sistema ele passa a funcionar como um dente de serra, sua eficiência já começa a cair depois da auditoria de certificação.
Na certificação conseguimos o máximo das pessoas, elas estão preocupadas, não querem receber não conformidades e serem culpadas pela não certificação da empresa, mas assim que a empresa obtém o certificado as pessoas começam a reduzir suas atividades relacionadas ao sistema de gestão, a não ser que estas atividades impactem diretamente nos resultados dos seus processos de trabalho. Neste momento entra a auditoria, seja ela interna ou realizada pelo órgão certificador, a cada auditoria programada os profissionais começam a se preocupar e se ocupar em corrigir seus processos para garantir o atendimento aos requisitos da norma em questão e aos requisitos da organização, e, o sistema começa a retornar ao patamar anterior.
Durante e depois da auditoria, devido as não conformidades e oportunidades de melhoria identificadas, os responsáveis pelas áreas auditadas iniciam um processo de melhoria ao implantar ações corretivas e preventivas, o qual pode levar a qualidade do sistema a um pico superior ao ocorrido na auditoria de certificação.
Além de ser uma fonte de dados para análise de desempenho da organização em saúde e segurança ocupacionais, a auditoria promove a identificação e redução de não conformidades que venham ocorrendo na organização e a prevenção de não conformidades potenciais.
Podemos utilizar vários formatos para a equipe de auditores, caso sejam utilizados profissionais da própria organização é muito importante a realização de treinamentos para sua formação como auditor, mas eles têm uma grande vantagem, já conhecem a operação e terão facilidade em avaliar os procedimentos e registros de trabalho de cada processo. A organização também pode trabalhar com auditores terceirizados, e estes, têm, também, uma vantagem, eles têm prática na realização de auditorias. Uma terceira opção é a organização formar auditores e utilizar auditores terceirizados, normalmente consultores do mercado de trabalho, para o treinamento prático dos primeiros. Seja qual for à decisão da organização, sobre o formato da equipe de auditores é preciso garantir que haja um procedimento documentado para realização de auditorias e formação de auditores, porque a auditoria tem um grande impacto nos profissionais da organização que estão sendo auditados, e, deve ser realizada de forma adequada em termos de investigação, postura, relatórios, controle de tempo, linguagem etc., pelos auditores.
Pode-se definir Segurança do Trabalho como a ciência que, através de metodologia e técnicas apropriadas, estuda as possíveis causas de acidentes do trabalho, objetivando a prevenção de suas ocorrências.
No Brasil a entidade responsável por pesquisar assuntos de Segurança e Medicina do Trabalho é a FUNDACENTRO, entidade governamental vinculada ao Ministério do Trabalho.
O dispositivo legal que disciplina a Segurança e Medicina do Trabalho está assegurado em nível de legislação ordinária, disciplinada pela CLT - Consolidação das Leis do Trabalho / Decreto-lei n. 5.452, de 1943, regulamentada no Título II, Capítulo V, artigos 154 a 201, destacando que os referidos artigos têm sua redação atual através da Lei n. 6.514/77. Tais artigos estipulam os direitos e obrigações do governo, quer municipal, estadual ou federal e, inclusive dos empresários e dos trabalhadores no campo da segurança e da medicina do trabalho, e foram regulamentados através da Portaria n. 3.214/78 que institui as NRs - Normas Regulamentadoras.
Aqui, na parte de baixo do Equador, especificamente no Brasil, as estatísticas do INSS mostram que temos anualmente quase 4.000 óbitos e 15.000 inválidos ou incapacitados como consequência de acidentes do trabalho. Isso é o correspondente a uma catástrofe como a do World Trade Center a cada 18 meses em termos de vidas perdidas, e uma a cada 4 meses em termos de inválidos e incapacitados. A diferença é que ocorre de maneira disseminada, e a frieza dos números e das estatísticas não causam o mesmo impacto e nem recebem atenção da mídia com a mesma intensidade que merecem os episódios catastróficos de consequências concentradas. Será que esse fato não merece uma parcela da atenção que está sendo dedicada a tantas outras catástrofes que acontecem mundo afora? Será que não dispomos de meios e instrumentos adequados para minimizar essa dor que chora em todos os cantos desse país, sem carpideiras, sem honrarias, sem a cobertura da mídia, sem manchetes de jornais, sem shows beneficentes de arrecadação de fundos de auxílio às famílias das vítimas, sem coalizões e alianças internacionais?
A ISO 45001:2018 teve sua primeira versão publicada em 2018, utiliza a estrutura macro do Anexo SL, contém os requisitos da OHSAS 18001 e vários outros.
A ISO 45001:2018 é uma norma que permite à empresa atingir e sistematicamente controlar e melhorar o nível do desempenho da Saúde e Segurança no Trabalho por ela mesma estabelecido. O sistema de certificação ISO 45001:2018 foi criado por um grupo de organismos certificadores e de entidades nacionais de normalização que se reuniu para criar a primeira norma de certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança de alcance global: a ISO 45001:2018. A crescente preocupação dos acionistas e partes interessadas requer um compromisso claro em saúde e segurança. Para tanto, as organizações de toda natureza estão aumentando seu interesse em alcançar e demonstrar um alto desempenho na saúde ocupacional e na segurança para os seus empregados, acionistas, clientes e partes interessadas, controlando riscos potenciais de suas atividades, produtos e serviços e melhorando os resultados. Além disso, as legislações cada vez mais exigentes, o desenvolvimento de políticas econômicas, trabalhistas e previdenciárias, a gestão de Recursos Humanos e outras medidas são utilizadas para otimizar a saúde ocupacional e a segurança.
A ISO 45001:2018 aplica-se a empresas de qualquer porte e ramo de atividade, mas é especialmente relevante para aquelas que empregam mão de obra numerosa, que executam trabalhos manuais e pesados, e/ou atuam em ambientes de alto risco. Aplica-se a qualquer organização que queira adotar uma abordagem proativa para a gestão dos riscos à saúde e à segurança ocupacional, controlar riscos que podem afetar a saúde e segurança ocupacional de seus funcionários, e que queiram um processo de melhoria contínua.
O padrão de saúde ocupacional e segurança - ISO 45001:2018 é um padrão internacional que estabelece requisitos relacionados à gestão da saúde ocupacional e segurança, através do qual é possível melhorar o conhecimento dos riscos existentes na organização, atuando no seu controle em situações normais e anômalas. Este padrão é aplicável a qualquer organização de diversos setores e atividades econômicas, orientando tais organizações sobre como promover a melhoria contínua do desempenho de saúde ocupacional e segurança, através de: Melhoria na sua cultura de segurança, na eficiência e, consequentemente, reduzindo acidentes na produção;Incremento no controle de perigos e na redução de riscos;Demonstração do atendimento das demandas legais e aumento da sua reputação no gerenciamento da SSO;Redução de prêmios de seguro;Constituição de uma parte integral de sua estratégia de desenvolvimento sustentável;Demonstração do seu compromisso com a proteção do seu pessoal e dos ativos fixos;Promoção das comunicações internas e externas entre outras.
Esta formação online equivale a 40 horas de treinamento presencial (com preço dez vezes menor do que o de cursos deste tipo), e é dirigida para os profissionais que queiram conhecer os requisitos da norma ISO 45001:2018 e se tornar um auditor de saúde e segurança ocupacional para realização de auditorias internas e em fornecedores conforme norma NBR ISO 19011:2018.
Conhecer conceitos e fundamento de perigos e riscos para saúde e segurança ocupacionais.
Compreender riscos que estão ocorrendo com os seres humanos no trabalho.
Ter noções básicas das tecnologias utilizadas para minimizar os riscos.
Entender os objetivos da ISO 45001:2018.
Compreender e manejar princípios, requisitos e controles das normas ISO 45001:2018 e da NBR ISO 19011:2018.
Conhecer o processo de certificação.
Colocar em prática os conceitos apresentados.
Entender os princípios de auditoria.
Aprender a desenvolver, implementar e realizar um programa de auditorias.
Aprender a realizar as atividades de auditoria: planejar a auditoria, formar a equipe de auditores, comunicar e consensar o programa com os auditados, realizar reuniões de abertura e encerramento, conduzir o processo de auditoria, elaborar o relatório e realizar auditorias de follow up.
Colocar em prática através de exercícios os conceitos apresentados, utilizando como padrão a norma ISO 45001:2018.
Esta Formação é composta por 3 cursos:
Auditor ISO 45001 com base na ISO 19011:2018
ISO 45001:2018 Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho
MASP - Metodologia para Análise e Solução de Problemas
Não são exigidos pré-requisitos do aluno para realizar este curso.
Não fornecemos as normas, elas não são necessárias para a realização dos cursos, mas se você desejar pode adquirír a NBR ISO 19011:2018 e a ISO 45001:2018 no site da ABNT .
Auditor de Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional ISO 45001 com base na Norma ISO 19011:2018
Módulo I - Visão geral sobre a norma NBR ISO 19011:2018. Introdução. 1 - Escopo. 2 - Referências normativas. 3 - Termos e definições. 4 - Princípios de auditoria. Exercícios. Módulo II - Interpretação da norma NBR ISO 19011:2018: 5 - Gerenciando um programa de auditoria. Exercícios. Módulo III - Interpretação da norma NBR ISO 19011:2018: 6 - Conduzindo uma auditoria. Exercícios. Módulo IV - Interpretação da norma NBR ISO 19011:2018: 7 - Competência e avaliação de auditores. Exercícios. Módulo V - Estudos de caso com base na ISO 45001:2018. Avaliação - Prova de avaliação de múltipla escolha no final do treinamento. Arquivos Extras - Slides do curso.
ISO 45001:2018 Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional
Módulo 1 - Considerações sobre a publicação da norma ISO 45001:2018, diferenças entre a OHSAS 18001:2007, Anexo SL, Introdução;1. Escopo;2. Referências normativas;3. Termos e definições. Módulo 2 - 4. Contexto da organização e 5. Liderança e participação dos trabalhadores. Módulo 3 - 6. Planejamento, mentalidade de risco e o papel da ISO 31000 e da ISO/IEC 31010. Módulo 4 - 7.Apoio. Módulo 5 - 8.Operação. Módulo 6 - 9.Avaliação de Desempenho e 10. Melhoria. Avaliação - Prova de múltipla escolha
MASP &PDCA
MASP &PDCA - Método de Análise e Solução de Problemas. Objetivos do curso. O ciclo PDCA. MASP - Visão Geral. Relação MASP - PDCA. 1ªEtapa: Identificar o problema. Exemplo. Exercício. Módulo II: 2ªEtapa: observar o problema. 3ªEtapa: analisar o problema. 4ªEtapa: plano de ação. 5ªEtapa: agir. Exercício. Módulo III: 6ªEtapa: acompanhar. 7ªEtapa: padronizar. O uso do MASP para ações corretivas. Exemplo com preenchimento de relatório de ação corretiva. Exercício. Módulo IV: Continuação das etapas para implantação dos 5S, estudo de caso. Exercícios. Arquivos Extras: Modelo de Relatório de Ações Corretivas ou Preventivas;Modelo de Procedimento para Ação Preventiva ou Corretiva;Leitura Sugerida;Material Extra;Slides do curso MASP &PDCA - Método de Análise e Solução de Problemas.
Nosso certificado não indica se o curso é presencial ou online e é muito bem aceito por empresas públicas, privadas e órgãos governamentais, temos 27 anos de mercado, mais de 15 anos com cursos online pela internet e somos conhecidos pela qualidade de nossos cursos.
Ao final do curso, o aluno receberá um certificado digital de conclusão com a carga horária especificada. Se a compra for uma formação ou combo com vários cursos o aluno receberá um certificado digital para cada curso realizado e ao receber o último certificado deve mandar um e-mail para contato@comexito.com.br que nosso suporte enviará um certificado por e-mail para a formação completa.
Se desejar, o aluno poderá solicitar também um certificado impresso em papel, mediante o pagamento de uma taxa adicional para cobrir despesas com impressão e envio por correio. O certificado em papel deve ser comprado para cada curso individual em uma formação ou combo.
Os cursos do site têm a aprovação do MEC?
Nossos cursos são de informação não de formação, são chamados cursos livres e não tem relação com a estrutura formal de educação.
O que é curso livre?
Curso Livre, que após a Lei nº9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.
Os cursos livres devem ser regulamentados por algum órgão?
Esses cursos não são regulamentados, sendo livres sua oferta e sua organização.
O que vale nos cursos livres é as empresas públicas e privadas e órgãos como o MTE aceitarem o certificado, o que é o nosso caso.
Pode-se emitir certificados dos cursos livres?
Sim, a escola pode emitir certificado de qualificação profissional.
Qual a legislação sobre o assunto?
Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97)
Profissionais envolvidos com a área de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho de qualquer empresa e interessados em se tornar auditores internos de Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional.
Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail contato@comexito.com.br ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.
O curso online de Formação Completa Auditor ISO 45001 é composto por aproximadamente 220 slides com áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências da instrutora, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 30 e 35 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 24 horas.
O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.
Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet.
Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.
Observações importantes:
As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.
Todo material é em formato eletrônico;não trabalhamos com material impresso ou em CD;o aluno faz o download pelo site de todo material.
As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet;não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.
Não é permitida a distribuição do material.
Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de 50% do preço do curso individual.
As licenças vendidas são individuais e o certificado sóé emitido no nome do aluno cadastrado.
Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail contato@comexito.com.br ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.
Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador: