ISO 9001, ISO 19011



Auditor Líder ISO 9001:2015 com ISO 19011:2018

Hoje você não precisa mais realizar um curso presencial de Auditor Líder de Sistemas de Gestão da Qualidade, você pode demonstrar competência de conhecimento por meio de exames online, em português, certificados pelo EXEMPLAR GLOBAL (antigo RABQSA).

Esse pacote contém nossos cursos de Interpretação da ISO 9001:2015 e Auditor ISO 9001:2015 com base na ISO 19011:2018, os quais são preparatórios para os exames, além disso estamos fornecendo o simulado online e 2 tentativas de exames online, sendo a 2ªapenas nas áreas onde você não foi considerado competente da 1ªvez.

Nosso suporte é eficaz, se você tiver dúvidas basta postar no fórum, nos mandar um e-mail ou ligar.

Observações:

1) Você pode ser auditor líder em outro sistema de gestão ou fazer um upgrade de norma por cerca de 1/3 do valor do nosso curso se:

  • Já fez conosco um curso de auditor líder.
  • Já é certificado como auditor líder por outra organização com certificação no curso ou exame da EXEMPLAR GLOBAL ou do IRCA.

2) Se você tiver alguma dúvida entre em contato: e-mail [email protected] ou telefone (11) 3207 4928.

3) Não é obrigatório fazer os cursos para realizar os exames, os cursos apresentam detalhadamente os requisitos das normas com exemplos, os exames são elaborados com base nos requisitos das normas aplicados na prática, portanto o aluno, além de conhecer os requisitos das normas, deve ter experiência prática para realizar os exames. Caso o aluno realize o simulado e não consiga atingir a pontuação necessária ele deve entrar em contato com nosso suporte, para discutir as questões que errou e entender como deve se preparar para atingir a competência necessária. Os exames são similares aos simulados.

4) A ComÊxito é Provedora TPECS certificada pelo EXEMPLAR GLOBAL para realização de exames nas unidades de competência: EXEMPLAR GLOBAL- TL - Liderança, EXEMPLAR GLOBAL - AU - Auditoria, EXEMPLAR GLOBAL - EM - Meio Ambiente, EXEMPLAR GLOBAL - OH - Saúde e Segurança Ocupacional e EXEMPLAR GLOBAL- QM - Qualidade. O EXEMPLAR GLOBAL certifica apenas os exames, os cursos e simulados são de inteira responsabilidade da ComÊxito.

5) A aprovação nos nossos exames de auditor líder certificados pelo EXEMPLAR GLOBAL é um dos requisitos para a certificação de auditores do EXEMPLAR GLOBAL ou de outros provedores de certificação pessoal, caso queira esse registro você pode obtê-lo pelo próprio EXEMPLAR GLOBAL  https://www.exemplarglobal.org/portal/files/registration.php  (efetuar o cadastro como novo cliente) ou pela empresa GLOBAL PCS : https://www.globalpersoncert.com (filial no Brasil).

 

Instrutor do curso

Marcia R. Guerra
Graduada em engenharia e pós-graduada em engenharia de segurança do trabalho pela USP, Márcia Regina Guerra tem 45 anos de experiência profissional, 35 deles dedicados a Sistemas de Gestão e Gestão de Negócio.



46 horas aula

6 meses de acesso ao curso

investimento ComÊxito Pague menos com nossos combos

VER DEMONSTRAÇÃO GRAVADA

investimento ComÊxito Desconto: 10%

Valor original: R$ 1.650,00

investimento ComÊxito Investimento R$ 1485,00

(Dólar $ 397.06)
Pagamento por Pagseguro, Paypal, Boleto
* Opções de Parcelamento PagSeguro em até 10x
** Paypal em 3x sem juros
INSCREVA-SE

Quem é o EXEMPLAR GLOBAL?

EXEMPLAR GLOBAL é a fusao resultante do RABQSA Internacional e do INARTE (um especialista em certificação para profissionais que trabalham no setor das telecomunicações). Duas organizações, que, por direito próprio, foram por muitos anos líderes estabelecidas na área de formação de pessoal e de certificações. Juntas, elas formam o EXEMPLAR GLOBAL, que é uma organização independente, sem fins lucrativos, conforme o estatuto de caridade Australiano, tendo sede compartilhada tanto nos EUA quanto na Australia. EXEMPLAR GLOBAL se reporta a american Society of Quality (aSQ), a principal organização de qualidade para profissionais nos EUA.

O EXEMPLAR GLOBAL opera a partir de três escritórios principais: Sydney (Australia), Milwaukee (EUa) e Seoul (Coréia). As operações estratégicas do EXEMPLAR GLOBAL são apoiadas pelos Escritórios Internacionais estabelecidos em diferentes países. Na américa Latina suas operações são conduzidas pela CPCS - Competent People Certification Service, localizada no Rio de Janeiro - RJ, que dispõe de todo material e suporte necessario asua certificação nos idiomas Português e Espanhol.

O EXEMPLAR GLOBAL (antigo RABQSA International Inc.) em parceria com a CPCS na américa Latina oferece:

- Serviços de certificação para profissionais de diferentes setores da indústria

- Serviços de certificação para provedores de treinamento

- avaliações on-line

- Serviços de informação eletrônica

- Registro internacional de pessoas e de provedores de treinamento certificados

Os exames de competência realizados através da ComÊxito são parte dos requisitos gerais para certificação de auditores de Sistema de Gestão do EXEMPLAR GLOBAL. Você pode se tornar um auditor Líder com certificado e registro internacional atendendo os requisitos do EXEMPLAR GLOBAL por meio de dois esquemas diferentes, o primeiro tem base na competência e o segundo na qualificação.

Preparação para o exame. O que você precisa saber!

Cada exame de competência, por exemplo liderança, auditoria ou qualidade ou meio ambiente ou saúde e segurança é constituído por 65 questões de múltipla escolha que devem ser respondidas em 3 horas, é dividido por critérios de competência que são subdivididos em critérios de desempenho. Você precisa alcançar em todas as competências 75% de acerto, e, além disso, precisa alcançar 75% de acerto no exame como um todo para ser considerado competente. O exame sera realizado pela internet e você sabera ao final do exame se foi considerado competente ou ainda não competente em cada critério de competência / desempenho. Veja no final desta pagina os critérios de competência / desempenho exigidos pelo EXEMPLAR GLOBAL a serem testados em cada exame.

Nao alcançando a porcentagem mínima de acerto, ao fim da primeira tentativa, você recebera a indicação das áreas de competência de conhecimento e critérios de desempenho em que foi considerado não competente, para se preparar melhor para a próxima tentativa. Na segunda e última tentativa o exame só contera as questões relacionadas aos critérios de competência nos quais você foi julgado não competente no primeiro exame e o tempo de reexame sera proporcional ao novo número de questões.

Sendo considerado competente em todos os exames ou após você ter realizado todas as tentativas de exames no produto que você adquiriu, você recebera no seu endereço cadastrado o certificado de aprovação, no de até 30 dias.

Você podera realizar 2 tentativas para alcançar o resultado necessario no exame, isso no período de 6 meses no qual a licença que você adquiriu estara em vigor. Os exames serao diferentes a cada tentativa. Ao término dos 6 meses ou quando você já tiver usado todas as tentativas disponíveis de exames a licença pode ser novamente adquirida.

Antes de realizar os exames faça os cursos, estude e depois faça os simulados que tem a mesma estrutura dos exames e avaliam as mesmas competências. Você tem que estar bem preparado para fazer os exames.

 

Hoje você não precisa mais realizar um curso presencial de auditor Líder de Sistemas de Gestão de Qualidade, você pode demonstrar competência de conhecimento por meio de exames on-line, em português, certificados pelo EXEMPLAR GLOBAL ( antigo RABQSA International, Inc) que é o maior organismo internacional independente de certificação de pessoas e de treinamentos acreditados segundo a norma ISO/IEC 17024 (avaliação de conformidade - Requisitos gerais para organismos que realizam certificação de pessoas).

Para você se preparar estamos fornecendo neste pacote, além dos exames, simulados e nossos cursos de Interpretação da norma ISO 9001 e de auditor ISO 9001 com base na ISO 19011:2018 os quais tem o conteúdo necessario para formação de auditor Líder de Sistemas de Gestão da Qualidade e são preparatórios para os exames, por um valor muito menor do que você pagaria para realizar um curso presencial.

A ComÊxito é Provedora de Exames certificada pelo EXEMPLAR GLOBAL para realização de exames nas unidades de competência: EXEMPLAR GLOBAL-TL - Liderança, EXEMPLAR GLOBAL-aU - auditoria, EXEMPLAR GLOBAL-EM - Meio ambiente, EXEMPLAR GLOBAL-OH - Saúde e Segurança Ocupacional e EXEMPLAR GLOBAL-QM - Qualidade. O EXEMPLAR GLOBAL certifica apenas os exames, os cursos e simulados são de inteira responsabilidade da ComÊxito.

Observação: Nao fornecemos as normas, você pode adquirir as normas NBR ISO 9001:2015, NBR ISO 9000:2015, NBR ISO 19011:2018 e pelo site da ABNT.

Nao são exigidos pré-requisitos do aluno para realizar este curso.

 

O EXEMPLAR GLOBAL define para cada exame as competências que devem ser abrangidas pelas questões, abaixo estão indicadas as competências e os critérios de desempenho para os exames de auditoria, liderança, qualidade, meio ambiente e saúde e segurança. Verifique os critérios para o(s) exame(s) que você vai realizar:

 

     Exame EXEMPLAR GLOBAL -aU-Management Systems auditing (auditoria em Sistemas de Gestao) - ISO 19011:2018

 

Competência 1

Compreender a aplicação dos princípios, procedimentos e métodos de auditoria.

 

Critérios de desempenho

1.1 Os princípios de auditoria, conforme descritos na ISO 19011:2018, são compreendidos e aplicados.

1.2 Os termos e definições da ISO 19011:2018 são entendidos e aplicados.

1.3 Compreender os diferentes tipos de auditorias de sistema de gestao.

1.4 O fluxo de processo típico para conduzir uma auditoria é entendido e descrito.

1.5 Compreender os tipos de riscos e oportunidades associados a auditoria.

1.6 Entender a aplicação de diferentes métodos de auditoria e a diferença entre "auditorias remotas" e auditorias de "atividades virtuais".

 

Competência 2

Entender as atividades envolvidas na preparação de uma auditoria

 

Critérios de desempenho

2.1 Com base nos negócios e operações do auditado, o escopo da auditoria e os critérios relevantes são identificados, garantindo que estejam alinhados aos objetivos do programa de auditoria.

2.2 Entender os fatores a serem considerados para determinar a viabilidade de uma auditoria.

2.3 as informações documentadas relevantes do sistema de gestão do auditado são revisadas.

2.4 as informações são coletadas, verificadas e revisadas em preparação para o desenvolvimento de documentos de trabalho apropriados. Documentos de trabalho são preparados e o uso adequado destes é entendido.

2.5 Um plano de auditoria é desenvolvido aplicando a abordagem baseada no risco para atender aos objetivos, escopo e critérios da auditoria.

 

Competência 3

Compreender a condução de uma auditoria eficaz no contexto da situação organizacional do auditado

 

Critérios de desempenho

3.1 as auditorias são conduzidas de acordo com o escopo da auditoria, utilizando documentos relevantes que identificam os objetivos e os critérios da auditoria para uma determinada auditoria.

3.2 Compreender a adequação e as consequências do uso de técnicas de amostragem para auditoria

3.3 Entender o contexto organizacional de auditoria considerando questões internas e externas, necessidades e expectativas das partes interessadas, bem como os riscos e oportunidades da organização.

3.4 Compreender a liderança em auditoria e o compromisso com relação a responsabilidade, responsabilidades, tomada de decisões e garantir que o sistema de gestão atinja os resultados pretendidos.

3.5 as funções e responsabilidades do líder da equipe de auditoria, membros da equipe de auditoria e especialistas técnicos são compreendidas.

3.6 Compreender como as organizações cumprem e aplicam os regulamentos, os requisitos legais, os códigos de pratica do setor e os requisitos do cliente para seu sistema de gerenciamento.

3.7 Todos os aspectos das atividades de auditoria no local são compreendidos e aplicados.

3.7.1. A finalidade e o conteúdo da reuniao de abertura são entendidos.

3.7.2. O papel da comunicação e os tipos de informação que devem ser comunicados ao longo de uma auditoria são compreendidos. Os métodos de comunicação e a ligação entre a equipe de auditoria e o auditado são compreendidos.

3.7.3. Documentos de trabalho são usados ??apropriadamente e conforme necessario para registrar as descobertas da auditoria.

3.7.4. A abordagem do processo é empregada para auditar os processos da organização e suas interações.

3.7.5. As atividades de auditoria devem ser conduzidas de tal forma que a interferência nos processos de trabalho do auditado seja minimizada.

3.7.6. A adesao ao calendario acordado é demonstrada.

3.7.7. A evidência de auditoria é coletada com base em informações verificaveis.

3.7.8. Os resultados da auditoria são gerados e revisados ??quanto a relevancia e precisao, a fim de preparar as conclusões da auditoria. As descobertas são documentadas adequadamente para o tipo de auditoria que esta sendo executada.

3.7.9. As conclusões da auditoria são desenvolvidas com base nos resultados da auditoria e outras informações.

3.7.10. A finalidade e o conteúdo da reuniao de encerramento são entendidos.

3.8 Um relatório de auditoria é preparado e distribuído conforme descrito na ISO 19011:2018.

3.9 Os requisitos para a conclusao da auditoria e a condução do acompanhamento da auditoria são estabelecidos, compreendidos e aplicados.

 

Competência 4

Aplicar habilidades de auditoria eficazes e praticar comportamentos pessoais necessarios para a condução eficaz e eficiente de uma auditoria do sistema de gestao.

 

Critérios de desempenho

4.1 Meios eficazes e eficientes de comunicação são usados.

4.2 Habilidades de entrevista são usadas para efetivamente adquirir informações dentro do escopo da auditoria.

4.3 Os requisitos de confidencialidade, segurança da informação e informações de outros proprietarios são compreendidos e aplicados.

4.4 Os comportamentos pessoais listados na ISO 19011:2018 e o uso de julgamento profissional são demonstrados.

 

 

Exame EXEMPLAR GLOBAL -TL-Leading Management Systems audit Team (Liderança de Equipes de auditoria em Sistema de Gestao) - ISO 19011:2018

 

Competência 1

Estabelecer e planejar as atividades de uma equipe de auditoria.

 

Critérios de desempenho

1.1 as funções e responsabilidades dos líderes de equipe de auditoria, conforme identificadas na ISO 19011: 2018, são compreendidas e aplicadas ao planejar uma auditoria de equipe.

1.2 Os objetivos, o escopo e os critérios da auditoria são compreendidos e incorporados ao planejamento da auditoria.

1.3 Uma auditoria de equipe é planejada, usando a abordagem baseada em risco.

1.4 as interações e sinergias entre os diferentes sistemas de gestão são entendidas quando se audita sistemas de gestão de múltiplas disciplinas.

1.5 O processo para selecionar membros da equipe de auditoria e garantir a competência geral da equipe é entendido.

1.6 O trabalho é atribuído aos membros da equipe e as informações documentadas para a auditoria são preparadas.

1.7 Considerações de saúde e segurança para a(s) visita(s) ao(s) local(is) do auditado e aos riscos relacionados são compreendidas.

 

Competência 2

Gerenciar o processo de auditoria

 

Critérios de desempenho

2.1 Os objetivos e propósito da reuniao de abertura são entendidos e uma reuniao de abertura é conduzida.

2.2 O progresso da auditoria é monitorado em relação ao plano de auditoria (por exemplo, cronograma, critérios e objetivos de auditoria etc.)

2.3 Os briefings da equipe são programados e conduzidos, e o propósito e o conteúdo desses briefings são compreendidos.

2.4 Liderar a equipe para chegar a um consenso sobre os resultados da auditoria.

2.5 as responsabilidades de comunicação do líder de equipe com a equipe de auditoria, auditado e cliente da auditoria durante a auditoria são compreendidas e aplicadas.

2.6 Habilidades efetivas de gerenciamento de conflitos são usadas durante a auditoria.

2.7 Questões estratégicas são discutidas com a alta administração do auditado para determinar se eles consideraram essas questões ao avaliar seus riscos e oportunidades.

2.8 Os objetivos e propósito da reuniao de encerramento são entendidos e as reuniões de encerramento são conduzidas.

 

Competência 3

Preparar o relatório de auditoria e realizar o acompanhamento

 

Critérios de desempenho

3.1 O relatório de auditoria é distribuído conforme definido no programa de auditoria ou no plano de auditoria.

3.2 É elaborado um relatório de auditoria que fornece um registro completo, preciso, conciso e claro da auditoria.

3.3 as atividades de conclusao e acompanhamento da auditoria são acordadas e documentadas no relatório de auditoria.

3.4 a conclusao e eficacia das ações corretivas são verificadas.

  

Exame EXEMPLAR GLOBAL -OH-OH Management Systems (Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional) - ISO 45001:2018

 

Competência 1

Entender a aplicação dos requisitos da ISO 45001 dentro do sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional de uma organização.

 

Critérios de desempenho

1.1 Compreender a intenção e exigência de cada clausula da ISO 45001 dentro do contexto da organização.

1.2 avaliar as informações documentadas exigidas pela ISO 45001 e as inter-relações entre os processos de SSO, planejamento, política e objetivos. 

1.3 Compreender as evidências necessarias para demonstrar conformidade com os requisitos da ISO 45001.

1.4 avaliar se a terminologia de SSO e terminologia específica do setor é usada corretamente.

1.5 analisar a eficacia de todo o sistema de gestão de SSO, incluindo a abordagem de processo usada para estabelecer, implementar, manter e melhorar a eficacia do sistema de gestao.

1.6 Compreender a relação entre a conformidade legal e a conformidade com a norma ISO 45001 e determinar se ela é demonstrada no contexto de uma auditoria no setor de negócios / indústria em questao.

1.7 Determinar questões externas e internas relevantes relacionadas ao objetivo da organização e capazes de afetar sua capacidade de alcançar os resultados pretendidos.

1.8 Compreender como a alta administração demonstra liderança e comprometimento com o SGSSO.

1.9 Determinar que as responsabilidades e autoridades para funções relevantes sejam atribuídas e comunicadas.

1.10 Compreender como os processos de consulta e participação dos trabalhadores são utilizados para estabelecer, manter e melhorar o desempenho do sistema de gestão de SSO.

1.11 Compreender como a competência é determinada, alcançada, avaliada como eficaz, com evidência de competência mantida.

1.12 Entenda como ocorre a conscientização dos trabalhadores.

1.13 Entenda como a comunicação interna e externa é determinada, incluindo o que, quando, com quem e como a comunicação ocorre.

1.14 Determinar que o sistema de gestão de SSO inclui as informações documentadas necessarias para apoiar sua eficacia, e essas informações documentadas são adequadamente controladas e protegidas.

 

Competência 2

Entendimento da relação do Gestão Sistema de SSO e seus processos e a estrutura PDCa.

 

Critérios de desempenho

2.1 Determinar que o(s) processo (s) para identificação de perigos esta em andamento e é proativo.

2.2 Compreender como os riscos e oportunidades de SSO são determinados em relação aos requisitos legais e outros, aos controles existentes e ao contexto da organização.

2.3 Compreender o escopo do SGSSO e sua aplicação com base no contexto organizacional.

2.4 Determinar os objetivos do sistema de gestão de SSO e os planos para alcança-los.

2.5 Entender como a organização elimina riscos e reduz os riscos de saúde e segurança.

2.6 Compreender como a organização gerencia mudanças temporarias e permanentes que afetam o desempenho do sistema de gestão de SSO.

2.7 avaliar quais processos a organização possui para gerenciar processos terceirizados, aquisições e contratados.

2.8 Compreender como a organização se prepara para possíveis emergências.

2.9 Determinar como a organização monitora e mede o desempenho da SSO e como avalia a conformidade com os requisitos legais e outros.

2.10 Determinar como a organização identifica oportunidades de melhoria e toma medidas para lidar com incidentes e nao-conformidades.

  

Exame EXEMPLAR GLOBAL-QM-Quality Management Systems (Sistemas de Gestão da Qualidade) - ISO 9001:2015

 

Competência

  1. Compreender a aplicação dos princípios de Gestão da Qualidade no contexto da ISO 9001:2015.

 

Critérios de Desempenho

1.1 Compreender a intenção e requisitos de cada clausula do ISO 9001:2015 dentro do contexto de dado setor de negócio ou indústria.

1.2 avaliar a informação documentada exigida pela ISO 9001:2015 e as inter-relações entre os processos de qualidade: o planejamento da qualidade, a política e os objetivos dentro do contexto de dado setor de negócio ou indústria.

1.3 Compreender as evidências necessarias para demonstrar a conformidade com os requisitos da ISO 9001:2015.

1.4 Verificar se a terminologia da qualidade e do setor específico é usada corretamente.

1.5 analisar a eficacia de todo o sistema de gestão da qualidade, incluindo abordagem de processo e pensamento baseado no risco utilizados para desenvolver, implementar e melhorar a eficacia do sistema de gestão, foco no cliente e melhoria.

1.6 Determinar se a informação documentada de referência de auditoria é apropriada e adequada aos requisitos da ISO 9001:2015, no contexto do tamanho do negócio auditado, indústria e ambiente.

1.7 Compreender a relação entre conformidade legal e conformidade com a ISO 9001: 2015 e determinar que possa ser apresentada no contexto de uma auditoria em determinado setor de negócio ou indústria.

1.8 Determinar se as questões internas e externas relevantes relacionadas com o propósito e direção estratégica da organização são dirigidas, monitoradas e revistas.

1.9 Entender como a alta Direção demonstra liderança e comprometimento com o sistema de gestão da qualidade.

1.10 Determinar se as responsabilidades e autoridades para funções relevantes são atribuídas, comunicadas e entendidas.

1.11 Compreender como conhecimento organizacional necessario para a operação dos processos e atingimento da conformidade é determinado, mantido e disponibilizado, ao mesmo tempo que se avalia a necessidade de conhecimento adicional.

1.12 Compreender como a competência é determinada, alcançada, considerada eficaz, com evidência de competência mantida.

1.13 Compreender como ocorre a conscientização para aqueles que trabalham sob o controle da organização.

1.14 Compreender como comunicação interna e externa é determinada, incluindo o quê, quando, com quem e como a comunicação ocorre e quem realiza a comunicação.

1.15 Determinar que o sistema de gestão da qualidade inclui a informação documentada exigida e necessaria para apoiar a eficacia do sistema de gestão da qualidade, com apropriada identificação / descrição, formato, revisao / aprovação, disponibilidade / adequação, e tal informação documentada esta devidamente protegida.

1.16 Compreender como os riscos para a empresa são identificados, avaliados e tratados.

Competência

  1. Relacionar o sistema de gestão da qualidade aos produtos organizacionais, incluindo serviços e processos operacionais.

 

Critérios de Desempenho

2.1 Os processos de realização do produto e as atividades de apoio são avaliados de forma eficaz, a fim de verificar o grau de conformidade e eficacia dessas atividades.

2.2 atividades baseadas em processos e associadas a entradas, saídas, controles e recursos, são entendidas em diferentes contextos organizacionais.

2.3 Entender como a organização considera os riscos e as ações tomadas apropriadamente quando o risco é identificado.

2.4 Compreender como as necessidades e expectativas relevantes das partes interessadas são determinadas, monitoradas e avaliadas para o sistema de gestão da qualidade.

2.5 Compreender o escopo estabelecido do sistema de gestão da qualidade, sua aplicabilidade para a organização e se esta disponível e mantido como informação documentada.

2.6 Objetivos de qualidade documentados e mantidos são estabelecidos nas funções níveis e processos relevantes.

2.7 Determinar os recursos necessarios, responsabilidades, prazos e avaliar os resultados relacionados com objetivos de qualidade.

2.8 Determinar que monitoramento e recursos de medição são adequados e mantidos, com informações documentadas para mostrar evidências de adequação.

2.9 Compreender os processos de controle (incluindo fornecedores externos) necessarios para atender aos requisitos do produto / serviço, incluindo o estabelecimento de critérios de aceitação, determinação das necessidades de recursos, controles de processos, informação documentada apropriada, com alterações controladas.

2.10 Determinar que infraestrutura e ambiente necessarios relacionados com a conformidade de produtos / serviços e aqueles necessarios para as atividades de monitoramento e medição, para garantir a operação e controle eficazes estão previstos e estão sendo mantidos.

2.11 Os processos necessarios para o monitoramento, medição, analise e avaliação de produtos, serviços e toda o sistema de gestão da qualidade estão determinados.

2.12 Verificar se os riscos e as oportunidades são identificados pela organização para lidar com nao-conformidades e melhoria contínua para atender os requisitos dos clientes.

  

Exame EXEMPLAR GLOBAL -EM- Environmental  Management Systems (Sistemas de Gestão ambiental) - ISO 14001:2015

 

Competência

  1. Meio ambiente (SGa) no contexto da ISO 14001:2015.

 

Critérios de desempenho

1.1 O resultado pretendido e exigência de cada clausula do ISO 14001:2015.

1.2 Compreender a documentação exigida pela ISO 14001:2015 e analisar as relações entre os varios documentos do SGa

1.3 Entender como o planejamento, política, objetivos e processos do SGa são implementados de acordo com a norma ISO14001.

1.4 Compreender as etapas necessarias para implementar a ISO 14001:2015 e para demonstrar a eficacia no cumprimento dos seus requisitos.

1.5 Compreender as terminologias organizacionais / ambientais e específicas, incluindo os termos utilizados na ISO 14001:2015.

1.6 avaliar a eficacia operacional de todo SGa, incluindo o PDCa e a abordagem de processo, atividades de monitoramento e melhoria contínua.

1.7 Compreender a relação de conformidade e cumprimento no ambito da norma ISO 14001:2015 e de específicos requisitos organizacionais.

1.8 Entender o contexto interno e externo da organização, tendo em conta o seu impacto ambiental sobre as partes interessadas, tais como: funcionarios, fornecedores, prestadores de serviços, comunidades, meio físico e ecossistema GLOBAL.

1.9 Compreender a relação entre liderança e compromisso em relação ao SGa.

 

Competência

  1. Requisitos ambientais

 

Critérios de desempenho

2.1 Compreender o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente e como ele é aplicado a auditoria ambiental.

2.2 avaliar a eficacia das metodologias de avaliação de aspectos e de analise de impacto ambiental de uma organização.

2.3 analisar como o cumprimento das obrigações de conformidade das organizações são incorporados na analise de aspectos e metodologias de impacto ambiental.

2.4 Métodos gerais de proteção ambiental são entendidos e aplicados a auditoria ambiental.

2.5 Técnicas de monitoramento e medição para a gestão ambiental são entendidas e aplicadas a auditoria ambiental.

 

Competência

  1. aplicação de sistemas ambientais aos diferentes processos operacionais.

 

Critérios de desempenho

3.1 Entender como atividades de apoio são avaliadas de forma eficaz, a fim de estabelecer o seu impacto ambiental e verificar o grau de conformidade com o sistema de gestão ambiental.

3.2 Compreender como as atividades baseadas em processos e associadas a entradas, saídas, controles e recursos, são entendidos em diferentes contextos organizacionais.

 

Competência

  1. Identificação e importancia relativa dos riscos e oportunidades de impactos ambientais e atividades no ambito do sistema de gestão ambiental da organização.

 

Critérios de desempenho

4.1  Compreender o nível de riscos e oportunidades para cada impacto ambiental para determinar a significancia.

4.2 Compreender como a metodologia de avaliação de riscos e oportunidades utilizada é boa e cientifica e / ou baseada no impacto, dentro do SGa.

4.3 a metodologia de avaliação de risco utilizada é adequada ao tipo de negócio ou setor da indústria.

 

Competência

  1. Eficacia de metodologias para controlar os riscos ambientais.

 

Critérios de desempenho

5.1 as medidas de controle estão em vigor para todos os impactos ambientais significativos identificados.

5.2 a adequação e eficacia dos controles com base nos requisitos legais, códigos da indústria e outras informações técnicas esta claramente estabelecido.

5.3 Entendimento de que as medidas de controle são eficazes na eliminação ou redução dos impactos ambientais significativos identificados.

 

Competência

  1. Papéis e responsabilidades do SGa dentro do contexto do ambiente organizacional.

 

Critérios de desempenho

6.1 Compreender os papéis e responsabilidades do pessoal auditado responsavel pela gestão ambiental.

6.2 Compreender a inter-relação entre a hierarquia do SGa e a estrutura organizacional da empresa.

6.3 Compreender as possíveis barreiras para a implementação eficaz do SGa.

 

Competência

  1. adequação e eficacia do SGa.

 

Critérios de desempenho

7.1 Compreender como os procedimentos de verificação adequados devem estar no local para estabelecer a atualidade, a relevancia e eficacia do SGa.

7.2 Entender como identificar omissões no SGa que possam afetar a saúde e segurança ambiental.

7.3 Compreender a importancia da adequação do SGa para prevenir, reduzir ou eliminar os impactos ambientais significativos.

O EXEMPLAR GLOBAL define para cada exame as competências que devem ser abrangidas pelas questões, abaixo estão indicadas as competências e os critérios de desempenho para os exames de auditoria, liderança, qualidade, meio ambiente e saúde e segurança. Verifique os critérios para o(s) exame(s) que você vai realizar:

 

     Exame EXEMPLAR GLOBAL -aU-Management Systems auditing (auditoria em Sistemas de Gestao) - ISO 19011:2018

 

Competência 1

Compreender a aplicação dos princípios, procedimentos e métodos de auditoria.

 

Critérios de desempenho

1.1 Os princípios de auditoria, conforme descritos na ISO 19011:2018, são compreendidos e aplicados.

1.2 Os termos e definições da ISO 19011:2018 são entendidos e aplicados.

1.3 Compreender os diferentes tipos de auditorias de sistema de gestao.

1.4 O fluxo de processo típico para conduzir uma auditoria é entendido e descrito.

1.5 Compreender os tipos de riscos e oportunidades associados a auditoria.

1.6 Entender a aplicação de diferentes métodos de auditoria e a diferença entre "auditorias remotas" e auditorias de "atividades virtuais".

 

Competência 2

Entender as atividades envolvidas na preparação de uma auditoria

 

Critérios de desempenho

2.1 Com base nos negócios e operações do auditado, o escopo da auditoria e os critérios relevantes são identificados, garantindo que estejam alinhados aos objetivos do programa de auditoria.

2.2 Entender os fatores a serem considerados para determinar a viabilidade de uma auditoria.

2.3 as informações documentadas relevantes do sistema de gestão do auditado são revisadas.

2.4 as informações são coletadas, verificadas e revisadas em preparação para o desenvolvimento de documentos de trabalho apropriados. Documentos de trabalho são preparados e o uso adequado destes é entendido.

2.5 Um plano de auditoria é desenvolvido aplicando a abordagem baseada no risco para atender aos objetivos, escopo e critérios da auditoria.

 

Competência 3

Compreender a condução de uma auditoria eficaz no contexto da situação organizacional do auditado

 

Critérios de desempenho

3.1 as auditorias são conduzidas de acordo com o escopo da auditoria, utilizando documentos relevantes que identificam os objetivos e os critérios da auditoria para uma determinada auditoria.

3.2 Compreender a adequação e as consequências do uso de técnicas de amostragem para auditoria

3.3 Entender o contexto organizacional de auditoria considerando questões internas e externas, necessidades e expectativas das partes interessadas, bem como os riscos e oportunidades da organização.

3.4 Compreender a liderança em auditoria e o compromisso com relação a responsabilidade, responsabilidades, tomada de decisões e garantir que o sistema de gestão atinja os resultados pretendidos.

3.5 as funções e responsabilidades do líder da equipe de auditoria, membros da equipe de auditoria e especialistas técnicos são compreendidas.

3.6 Compreender como as organizações cumprem e aplicam os regulamentos, os requisitos legais, os códigos de pratica do setor e os requisitos do cliente para seu sistema de gerenciamento.

3.7 Todos os aspectos das atividades de auditoria no local são compreendidos e aplicados.

3.7.1. A finalidade e o conteúdo da reuniao de abertura são entendidos.

3.7.2. O papel da comunicação e os tipos de informação que devem ser comunicados ao longo de uma auditoria são compreendidos. Os métodos de comunicação e a ligação entre a equipe de auditoria e o auditado são compreendidos.

3.7.3. Documentos de trabalho são usados ??apropriadamente e conforme necessario para registrar as descobertas da auditoria.

3.7.4. A abordagem do processo é empregada para auditar os processos da organização e suas interações.

3.7.5. As atividades de auditoria devem ser conduzidas de tal forma que a interferência nos processos de trabalho do auditado seja minimizada.

3.7.6. A adesao ao calendario acordado é demonstrada.

3.7.7. A evidência de auditoria é coletada com base em informações verificaveis.

3.7.8. Os resultados da auditoria são gerados e revisados ??quanto a relevancia e precisao, a fim de preparar as conclusões da auditoria. As descobertas são documentadas adequadamente para o tipo de auditoria que esta sendo executada.

3.7.9. As conclusões da auditoria são desenvolvidas com base nos resultados da auditoria e outras informações.

3.7.10. A finalidade e o conteúdo da reuniao de encerramento são entendidos.

3.8 Um relatório de auditoria é preparado e distribuído conforme descrito na ISO 19011:2018.

3.9 Os requisitos para a conclusao da auditoria e a condução do acompanhamento da auditoria são estabelecidos, compreendidos e aplicados.

 

Competência 4

Aplicar habilidades de auditoria eficazes e praticar comportamentos pessoais necessarios para a condução eficaz e eficiente de uma auditoria do sistema de gestao.

 

Critérios de desempenho

4.1 Meios eficazes e eficientes de comunicação são usados.

4.2 Habilidades de entrevista são usadas para efetivamente adquirir informações dentro do escopo da auditoria.

4.3 Os requisitos de confidencialidade, segurança da informação e informações de outros proprietarios são compreendidos e aplicados.

4.4 Os comportamentos pessoais listados na ISO 19011:2018 e o uso de julgamento profissional são demonstrados.

 

 

Exame EXEMPLAR GLOBAL -TL-Leading Management Systems audit Team (Liderança de Equipes de auditoria em Sistema de Gestao) - ISO 19011:2018

 

Competência 1

Estabelecer e planejar as atividades de uma equipe de auditoria.

 

Critérios de desempenho

1.1 as funções e responsabilidades dos líderes de equipe de auditoria, conforme identificadas na ISO 19011: 2018, são compreendidas e aplicadas ao planejar uma auditoria de equipe.

1.2 Os objetivos, o escopo e os critérios da auditoria são compreendidos e incorporados ao planejamento da auditoria.

1.3 Uma auditoria de equipe é planejada, usando a abordagem baseada em risco.

1.4 as interações e sinergias entre os diferentes sistemas de gestão são entendidas quando se audita sistemas de gestão de múltiplas disciplinas.

1.5 O processo para selecionar membros da equipe de auditoria e garantir a competência geral da equipe é entendido.

1.6 O trabalho é atribuído aos membros da equipe e as informações documentadas para a auditoria são preparadas.

1.7 Considerações de saúde e segurança para a(s) visita(s) ao(s) local(is) do auditado e aos riscos relacionados são compreendidas.

 

Competência 2

Gerenciar o processo de auditoria

 

Critérios de desempenho

2.1 Os objetivos e propósito da reuniao de abertura são entendidos e uma reuniao de abertura é conduzida.

2.2 O progresso da auditoria é monitorado em relação ao plano de auditoria (por exemplo, cronograma, critérios e objetivos de auditoria etc.)

2.3 Os briefings da equipe são programados e conduzidos, e o propósito e o conteúdo desses briefings são compreendidos.

2.4 Liderar a equipe para chegar a um consenso sobre os resultados da auditoria.

2.5 as responsabilidades de comunicação do líder de equipe com a equipe de auditoria, auditado e cliente da auditoria durante a auditoria são compreendidas e aplicadas.

2.6 Habilidades efetivas de gerenciamento de conflitos são usadas durante a auditoria.

2.7 Questões estratégicas são discutidas com a alta administração do auditado para determinar se eles consideraram essas questões ao avaliar seus riscos e oportunidades.

2.8 Os objetivos e propósito da reuniao de encerramento são entendidos e as reuniões de encerramento são conduzidas.

 

Competência 3

Preparar o relatório de auditoria e realizar o acompanhamento

 

Critérios de desempenho

3.1 O relatório de auditoria é distribuído conforme definido no programa de auditoria ou no plano de auditoria.

3.2 É elaborado um relatório de auditoria que fornece um registro completo, preciso, conciso e claro da auditoria.

3.3 as atividades de conclusao e acompanhamento da auditoria são acordadas e documentadas no relatório de auditoria.

3.4 a conclusao e eficacia das ações corretivas são verificadas.

  

Exame EXEMPLAR GLOBAL -OH-OH Management Systems (Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional) - ISO 45001:2018

 

Competência 1

Entender a aplicação dos requisitos da ISO 45001 dentro do sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional de uma organização.

 

Critérios de desempenho

1.1 Compreender a intenção e exigência de cada clausula da ISO 45001 dentro do contexto da organização.

1.2 avaliar as informações documentadas exigidas pela ISO 45001 e as inter-relações entre os processos de SSO, planejamento, política e objetivos. 

1.3 Compreender as evidências necessarias para demonstrar conformidade com os requisitos da ISO 45001.

1.4 avaliar se a terminologia de SSO e terminologia específica do setor é usada corretamente.

1.5 analisar a eficacia de todo o sistema de gestão de SSO, incluindo a abordagem de processo usada para estabelecer, implementar, manter e melhorar a eficacia do sistema de gestao.

1.6 Compreender a relação entre a conformidade legal e a conformidade com a norma ISO 45001 e determinar se ela é demonstrada no contexto de uma auditoria no setor de negócios / indústria em questao.

1.7 Determinar questões externas e internas relevantes relacionadas ao objetivo da organização e capazes de afetar sua capacidade de alcançar os resultados pretendidos.

1.8 Compreender como a alta administração demonstra liderança e comprometimento com o SGSSO.

1.9 Determinar que as responsabilidades e autoridades para funções relevantes sejam atribuídas e comunicadas.

1.10 Compreender como os processos de consulta e participação dos trabalhadores são utilizados para estabelecer, manter e melhorar o desempenho do sistema de gestão de SSO.

1.11 Compreender como a competência é determinada, alcançada, avaliada como eficaz, com evidência de competência mantida.

1.12 Entenda como ocorre a conscientização dos trabalhadores.

1.13 Entenda como a comunicação interna e externa é determinada, incluindo o que, quando, com quem e como a comunicação ocorre.

1.14 Determinar que o sistema de gestão de SSO inclui as informações documentadas necessarias para apoiar sua eficacia, e essas informações documentadas são adequadamente controladas e protegidas.

 

Competência 2

Entendimento da relação do Gestão Sistema de SSO e seus processos e a estrutura PDCa.

 

Critérios de desempenho

2.1 Determinar que o(s) processo (s) para identificação de perigos esta em andamento e é proativo.

2.2 Compreender como os riscos e oportunidades de SSO são determinados em relação aos requisitos legais e outros, aos controles existentes e ao contexto da organização.

2.3 Compreender o escopo do SGSSO e sua aplicação com base no contexto organizacional.

2.4 Determinar os objetivos do sistema de gestão de SSO e os planos para alcança-los.

2.5 Entender como a organização elimina riscos e reduz os riscos de saúde e segurança.

2.6 Compreender como a organização gerencia mudanças temporarias e permanentes que afetam o desempenho do sistema de gestão de SSO.

2.7 avaliar quais processos a organização possui para gerenciar processos terceirizados, aquisições e contratados.

2.8 Compreender como a organização se prepara para possíveis emergências.

2.9 Determinar como a organização monitora e mede o desempenho da SSO e como avalia a conformidade com os requisitos legais e outros.

2.10 Determinar como a organização identifica oportunidades de melhoria e toma medidas para lidar com incidentes e nao-conformidades.

  

Exame EXEMPLAR GLOBAL-QM-Quality Management Systems (Sistemas de Gestão da Qualidade) - ISO 9001:2015

 

Competência

  1. Compreender a aplicação dos princípios de Gestão da Qualidade no contexto da ISO 9001:2015.

 

Critérios de Desempenho

1.1 Compreender a intenção e requisitos de cada clausula do ISO 9001:2015 dentro do contexto de dado setor de negócio ou indústria.

1.2 avaliar a informação documentada exigida pela ISO 9001:2015 e as inter-relações entre os processos de qualidade: o planejamento da qualidade, a política e os objetivos dentro do contexto de dado setor de negócio ou indústria.

1.3 Compreender as evidências necessarias para demonstrar a conformidade com os requisitos da ISO 9001:2015.

1.4 Verificar se a terminologia da qualidade e do setor específico é usada corretamente.

1.5 analisar a eficacia de todo o sistema de gestão da qualidade, incluindo abordagem de processo e pensamento baseado no risco utilizados para desenvolver, implementar e melhorar a eficacia do sistema de gestão, foco no cliente e melhoria.

1.6 Determinar se a informação documentada de referência de auditoria é apropriada e adequada aos requisitos da ISO 9001:2015, no contexto do tamanho do negócio auditado, indústria e ambiente.

1.7 Compreender a relação entre conformidade legal e conformidade com a ISO 9001: 2015 e determinar que possa ser apresentada no contexto de uma auditoria em determinado setor de negócio ou indústria.

1.8 Determinar se as questões internas e externas relevantes relacionadas com o propósito e direção estratégica da organização são dirigidas, monitoradas e revistas.

1.9 Entender como a alta Direção demonstra liderança e comprometimento com o sistema de gestão da qualidade.

1.10 Determinar se as responsabilidades e autoridades para funções relevantes são atribuídas, comunicadas e entendidas.

1.11 Compreender como conhecimento organizacional necessario para a operação dos processos e atingimento da conformidade é determinado, mantido e disponibilizado, ao mesmo tempo que se avalia a necessidade de conhecimento adicional.

1.12 Compreender como a competência é determinada, alcançada, considerada eficaz, com evidência de competência mantida.

1.13 Compreender como ocorre a conscientização para aqueles que trabalham sob o controle da organização.

1.14 Compreender como comunicação interna e externa é determinada, incluindo o quê, quando, com quem e como a comunicação ocorre e quem realiza a comunicação.

1.15 Determinar que o sistema de gestão da qualidade inclui a informação documentada exigida e necessaria para apoiar a eficacia do sistema de gestão da qualidade, com apropriada identificação / descrição, formato, revisao / aprovação, disponibilidade / adequação, e tal informação documentada esta devidamente protegida.

1.16 Compreender como os riscos para a empresa são identificados, avaliados e tratados.

Competência

  1. Relacionar o sistema de gestão da qualidade aos produtos organizacionais, incluindo serviços e processos operacionais.

 

Critérios de Desempenho

2.1 Os processos de realização do produto e as atividades de apoio são avaliados de forma eficaz, a fim de verificar o grau de conformidade e eficacia dessas atividades.

2.2 atividades baseadas em processos e associadas a entradas, saídas, controles e recursos, são entendidas em diferentes contextos organizacionais.

2.3 Entender como a organização considera os riscos e as ações tomadas apropriadamente quando o risco é identificado.

2.4 Compreender como as necessidades e expectativas relevantes das partes interessadas são determinadas, monitoradas e avaliadas para o sistema de gestão da qualidade.

2.5 Compreender o escopo estabelecido do sistema de gestão da qualidade, sua aplicabilidade para a organização e se esta disponível e mantido como informação documentada.

2.6 Objetivos de qualidade documentados e mantidos são estabelecidos nas funções níveis e processos relevantes.

2.7 Determinar os recursos necessarios, responsabilidades, prazos e avaliar os resultados relacionados com objetivos de qualidade.

2.8 Determinar que monitoramento e recursos de medição são adequados e mantidos, com informações documentadas para mostrar evidências de adequação.

2.9 Compreender os processos de controle (incluindo fornecedores externos) necessarios para atender aos requisitos do produto / serviço, incluindo o estabelecimento de critérios de aceitação, determinação das necessidades de recursos, controles de processos, informação documentada apropriada, com alterações controladas.

2.10 Determinar que infraestrutura e ambiente necessarios relacionados com a conformidade de produtos / serviços e aqueles necessarios para as atividades de monitoramento e medição, para garantir a operação e controle eficazes estão previstos e estão sendo mantidos.

2.11 Os processos necessarios para o monitoramento, medição, analise e avaliação de produtos, serviços e toda o sistema de gestão da qualidade estão determinados.

2.12 Verificar se os riscos e as oportunidades são identificados pela organização para lidar com nao-conformidades e melhoria contínua para atender os requisitos dos clientes.

  

Exame EXEMPLAR GLOBAL -EM- Environmental  Management Systems (Sistemas de Gestão ambiental) - ISO 14001:2015

 

Competência

  1. Meio ambiente (SGa) no contexto da ISO 14001:2015.

 

Critérios de desempenho

1.1 O resultado pretendido e exigência de cada clausula do ISO 14001:2015.

1.2 Compreender a documentação exigida pela ISO 14001:2015 e analisar as relações entre os varios documentos do SGa

1.3 Entender como o planejamento, política, objetivos e processos do SGa são implementados de acordo com a norma ISO14001.

1.4 Compreender as etapas necessarias para implementar a ISO 14001:2015 e para demonstrar a eficacia no cumprimento dos seus requisitos.

1.5 Compreender as terminologias organizacionais / ambientais e específicas, incluindo os termos utilizados na ISO 14001:2015.

1.6 avaliar a eficacia operacional de todo SGa, incluindo o PDCa e a abordagem de processo, atividades de monitoramento e melhoria contínua.

1.7 Compreender a relação de conformidade e cumprimento no ambito da norma ISO 14001:2015 e de específicos requisitos organizacionais.

1.8 Entender o contexto interno e externo da organização, tendo em conta o seu impacto ambiental sobre as partes interessadas, tais como: funcionarios, fornecedores, prestadores de serviços, comunidades, meio físico e ecossistema GLOBAL.

1.9 Compreender a relação entre liderança e compromisso em relação ao SGa.

 

Competência

  1. Requisitos ambientais

 

Critérios de desempenho

2.1 Compreender o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente e como ele é aplicado a auditoria ambiental.

2.2 avaliar a eficacia das metodologias de avaliação de aspectos e de analise de impacto ambiental de uma organização.

2.3 analisar como o cumprimento das obrigações de conformidade das organizações são incorporados na analise de aspectos e metodologias de impacto ambiental.

2.4 Métodos gerais de proteção ambiental são entendidos e aplicados a auditoria ambiental.

2.5 Técnicas de monitoramento e medição para a gestão ambiental são entendidas e aplicadas a auditoria ambiental.

 

Competência

  1. aplicação de sistemas ambientais aos diferentes processos operacionais.

 

Critérios de desempenho

3.1 Entender como atividades de apoio são avaliadas de forma eficaz, a fim de estabelecer o seu impacto ambiental e verificar o grau de conformidade com o sistema de gestão ambiental.

3.2 Compreender como as atividades baseadas em processos e associadas a entradas, saídas, controles e recursos, são entendidos em diferentes contextos organizacionais.

 

Competência

  1. Identificação e importancia relativa dos riscos e oportunidades de impactos ambientais e atividades no ambito do sistema de gestão ambiental da organização.

 

Critérios de desempenho

4.1  Compreender o nível de riscos e oportunidades para cada impacto ambiental para determinar a significancia.

4.2 Compreender como a metodologia de avaliação de riscos e oportunidades utilizada é boa e cientifica e / ou baseada no impacto, dentro do SGa.

4.3 a metodologia de avaliação de risco utilizada é adequada ao tipo de negócio ou setor da indústria.

 

Competência

  1. Eficacia de metodologias para controlar os riscos ambientais.

 

Critérios de desempenho

5.1 as medidas de controle estão em vigor para todos os impactos ambientais significativos identificados.

5.2 a adequação e eficacia dos controles com base nos requisitos legais, códigos da indústria e outras informações técnicas esta claramente estabelecido.

5.3 Entendimento de que as medidas de controle são eficazes na eliminação ou redução dos impactos ambientais significativos identificados.

 

Competência

  1. Papéis e responsabilidades do SGa dentro do contexto do ambiente organizacional.

 

Critérios de desempenho

6.1 Compreender os papéis e responsabilidades do pessoal auditado responsavel pela gestão ambiental.

6.2 Compreender a inter-relação entre a hierarquia do SGa e a estrutura organizacional da empresa.

6.3 Compreender as possíveis barreiras para a implementação eficaz do SGa.

 

Competência

  1. adequação e eficacia do SGa.

 

Critérios de desempenho

7.1 Compreender como os procedimentos de verificação adequados devem estar no local para estabelecer a atualidade, a relevancia e eficacia do SGa.

7.2 Entender como identificar omissões no SGa que possam afetar a saúde e segurança ambiental.

7.3 Compreender a importancia da adequação do SGa para prevenir, reduzir ou eliminar os impactos ambientais significativos.

O EXEMPLAR GLOBAL define para cada exame as competências que devem ser abrangidas pelas questões, abaixo estão indicadas as competências e os critérios de desempenho para os exames de auditoria, liderança, qualidade, meio ambiente e saúde e segurança. Verifique os critérios para o(s) exame(s) que você vai realizar:

 

     Exame EXEMPLAR GLOBAL -aU-Management Systems auditing (auditoria em Sistemas de Gestao) - ISO 19011:2018

 

Competência 1

Compreender a aplicação dos princípios, procedimentos e métodos de auditoria.

 

Critérios de desempenho

1.1 Os princípios de auditoria, conforme descritos na ISO 19011:2018, são compreendidos e aplicados.

1.2 Os termos e definições da ISO 19011:2018 são entendidos e aplicados.

1.3 Compreender os diferentes tipos de auditorias de sistema de gestao.

1.4 O fluxo de processo típico para conduzir uma auditoria é entendido e descrito.

1.5 Compreender os tipos de riscos e oportunidades associados a auditoria.

1.6 Entender a aplicação de diferentes métodos de auditoria e a diferença entre "auditorias remotas" e auditorias de "atividades virtuais".

 

Competência 2

Entender as atividades envolvidas na preparação de uma auditoria

 

Critérios de desempenho

2.1 Com base nos negócios e operações do auditado, o escopo da auditoria e os critérios relevantes são identificados, garantindo que estejam alinhados aos objetivos do programa de auditoria.

2.2 Entender os fatores a serem considerados para determinar a viabilidade de uma auditoria.

2.3 as informações documentadas relevantes do sistema de gestão do auditado são revisadas.

2.4 as informações são coletadas, verificadas e revisadas em preparação para o desenvolvimento de documentos de trabalho apropriados. Documentos de trabalho são preparados e o uso adequado destes é entendido.

2.5 Um plano de auditoria é desenvolvido aplicando a abordagem baseada no risco para atender aos objetivos, escopo e critérios da auditoria.

 

Competência 3

Compreender a condução de uma auditoria eficaz no contexto da situação organizacional do auditado

 

Critérios de desempenho

3.1 as auditorias são conduzidas de acordo com o escopo da auditoria, utilizando documentos relevantes que identificam os objetivos e os critérios da auditoria para uma determinada auditoria.

3.2 Compreender a adequação e as consequências do uso de técnicas de amostragem para auditoria

3.3 Entender o contexto organizacional de auditoria considerando questões internas e externas, necessidades e expectativas das partes interessadas, bem como os riscos e oportunidades da organização.

3.4 Compreender a liderança em auditoria e o compromisso com relação a responsabilidade, responsabilidades, tomada de decisões e garantir que o sistema de gestão atinja os resultados pretendidos.

3.5 as funções e responsabilidades do líder da equipe de auditoria, membros da equipe de auditoria e especialistas técnicos são compreendidas.

3.6 Compreender como as organizações cumprem e aplicam os regulamentos, os requisitos legais, os códigos de pratica do setor e os requisitos do cliente para seu sistema de gerenciamento.

3.7 Todos os aspectos das atividades de auditoria no local são compreendidos e aplicados.

3.7.1. A finalidade e o conteúdo da reuniao de abertura são entendidos.

3.7.2. O papel da comunicação e os tipos de informação que devem ser comunicados ao longo de uma auditoria são compreendidos. Os métodos de comunicação e a ligação entre a equipe de auditoria e o auditado são compreendidos.

3.7.3. Documentos de trabalho são usados ??apropriadamente e conforme necessario para registrar as descobertas da auditoria.

3.7.4. A abordagem do processo é empregada para auditar os processos da organização e suas interações.

3.7.5. As atividades de auditoria devem ser conduzidas de tal forma que a interferência nos processos de trabalho do auditado seja minimizada.

3.7.6. A adesao ao calendario acordado é demonstrada.

3.7.7. A evidência de auditoria é coletada com base em informações verificaveis.

3.7.8. Os resultados da auditoria são gerados e revisados ??quanto a relevancia e precisao, a fim de preparar as conclusões da auditoria. As descobertas são documentadas adequadamente para o tipo de auditoria que esta sendo executada.

3.7.9. As conclusões da auditoria são desenvolvidas com base nos resultados da auditoria e outras informações.

3.7.10. A finalidade e o conteúdo da reuniao de encerramento são entendidos.

3.8 Um relatório de auditoria é preparado e distribuído conforme descrito na ISO 19011:2018.

3.9 Os requisitos para a conclusao da auditoria e a condução do acompanhamento da auditoria são estabelecidos, compreendidos e aplicados.

 

Competência 4

Aplicar habilidades de auditoria eficazes e praticar comportamentos pessoais necessarios para a condução eficaz e eficiente de uma auditoria do sistema de gestao.

 

Critérios de desempenho

4.1 Meios eficazes e eficientes de comunicação são usados.

4.2 Habilidades de entrevista são usadas para efetivamente adquirir informações dentro do escopo da auditoria.

4.3 Os requisitos de confidencialidade, segurança da informação e informações de outros proprietarios são compreendidos e aplicados.

4.4 Os comportamentos pessoais listados na ISO 19011:2018 e o uso de julgamento profissional são demonstrados.

 

 

Exame EXEMPLAR GLOBAL -TL-Leading Management Systems audit Team (Liderança de Equipes de auditoria em Sistema de Gestao) - ISO 19011:2018

 

Competência 1

Estabelecer e planejar as atividades de uma equipe de auditoria.

 

Critérios de desempenho

1.1 as funções e responsabilidades dos líderes de equipe de auditoria, conforme identificadas na ISO 19011: 2018, são compreendidas e aplicadas ao planejar uma auditoria de equipe.

1.2 Os objetivos, o escopo e os critérios da auditoria são compreendidos e incorporados ao planejamento da auditoria.

1.3 Uma auditoria de equipe é planejada, usando a abordagem baseada em risco.

1.4 as interações e sinergias entre os diferentes sistemas de gestão são entendidas quando se audita sistemas de gestão de múltiplas disciplinas.

1.5 O processo para selecionar membros da equipe de auditoria e garantir a competência geral da equipe é entendido.

1.6 O trabalho é atribuído aos membros da equipe e as informações documentadas para a auditoria são preparadas.

1.7 Considerações de saúde e segurança para a(s) visita(s) ao(s) local(is) do auditado e aos riscos relacionados são compreendidas.

 

Competência 2

Gerenciar o processo de auditoria

 

Critérios de desempenho

2.1 Os objetivos e propósito da reuniao de abertura são entendidos e uma reuniao de abertura é conduzida.

2.2 O progresso da auditoria é monitorado em relação ao plano de auditoria (por exemplo, cronograma, critérios e objetivos de auditoria etc.)

2.3 Os briefings da equipe são programados e conduzidos, e o propósito e o conteúdo desses briefings são compreendidos.

2.4 Liderar a equipe para chegar a um consenso sobre os resultados da auditoria.

2.5 as responsabilidades de comunicação do líder de equipe com a equipe de auditoria, auditado e cliente da auditoria durante a auditoria são compreendidas e aplicadas.

2.6 Habilidades efetivas de gerenciamento de conflitos são usadas durante a auditoria.

2.7 Questões estratégicas são discutidas com a alta administração do auditado para determinar se eles consideraram essas questões ao avaliar seus riscos e oportunidades.

2.8 Os objetivos e propósito da reuniao de encerramento são entendidos e as reuniões de encerramento são conduzidas.

 

Competência 3

Preparar o relatório de auditoria e realizar o acompanhamento

 

Critérios de desempenho

3.1 O relatório de auditoria é distribuído conforme definido no programa de auditoria ou no plano de auditoria.

3.2 É elaborado um relatório de auditoria que fornece um registro completo, preciso, conciso e claro da auditoria.

3.3 as atividades de conclusao e acompanhamento da auditoria são acordadas e documentadas no relatório de auditoria.

3.4 a conclusao e eficacia das ações corretivas são verificadas.

  

Exame EXEMPLAR GLOBAL -OH-OH Management Systems (Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional) - ISO 45001:2018

 

Competência 1

Entender a aplicação dos requisitos da ISO 45001 dentro do sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional de uma organização.

 

Critérios de desempenho

1.1 Compreender a intenção e exigência de cada clausula da ISO 45001 dentro do contexto da organização.

1.2 avaliar as informações documentadas exigidas pela ISO 45001 e as inter-relações entre os processos de SSO, planejamento, política e objetivos. 

1.3 Compreender as evidências necessarias para demonstrar conformidade com os requisitos da ISO 45001.

1.4 avaliar se a terminologia de SSO e terminologia específica do setor é usada corretamente.

1.5 analisar a eficacia de todo o sistema de gestão de SSO, incluindo a abordagem de processo usada para estabelecer, implementar, manter e melhorar a eficacia do sistema de gestao.

1.6 Compreender a relação entre a conformidade legal e a conformidade com a norma ISO 45001 e determinar se ela é demonstrada no contexto de uma auditoria no setor de negócios / indústria em questao.

1.7 Determinar questões externas e internas relevantes relacionadas ao objetivo da organização e capazes de afetar sua capacidade de alcançar os resultados pretendidos.

1.8 Compreender como a alta administração demonstra liderança e comprometimento com o SGSSO.

1.9 Determinar que as responsabilidades e autoridades para funções relevantes sejam atribuídas e comunicadas.

1.10 Compreender como os processos de consulta e participação dos trabalhadores são utilizados para estabelecer, manter e melhorar o desempenho do sistema de gestão de SSO.

1.11 Compreender como a competência é determinada, alcançada, avaliada como eficaz, com evidência de competência mantida.

1.12 Entenda como ocorre a conscientização dos trabalhadores.

1.13 Entenda como a comunicação interna e externa é determinada, incluindo o que, quando, com quem e como a comunicação ocorre.

1.14 Determinar que o sistema de gestão de SSO inclui as informações documentadas necessarias para apoiar sua eficacia, e essas informações documentadas são adequadamente controladas e protegidas.

 

Competência 2

Entendimento da relação do Gestão Sistema de SSO e seus processos e a estrutura PDCa.

 

Critérios de desempenho

2.1 Determinar que o(s) processo (s) para identificação de perigos esta em andamento e é proativo.

2.2 Compreender como os riscos e oportunidades de SSO são determinados em relação aos requisitos legais e outros, aos controles existentes e ao contexto da organização.

2.3 Compreender o escopo do SGSSO e sua aplicação com base no contexto organizacional.

2.4 Determinar os objetivos do sistema de gestão de SSO e os planos para alcança-los.

2.5 Entender como a organização elimina riscos e reduz os riscos de saúde e segurança.

2.6 Compreender como a organização gerencia mudanças temporarias e permanentes que afetam o desempenho do sistema de gestão de SSO.

2.7 avaliar quais processos a organização possui para gerenciar processos terceirizados, aquisições e contratados.

2.8 Compreender como a organização se prepara para possíveis emergências.

2.9 Determinar como a organização monitora e mede o desempenho da SSO e como avalia a conformidade com os requisitos legais e outros.

2.10 Determinar como a organização identifica oportunidades de melhoria e toma medidas para lidar com incidentes e nao-conformidades.

  

Exame EXEMPLAR GLOBAL-QM-Quality Management Systems (Sistemas de Gestão da Qualidade) - ISO 9001:2015

 

Competência

  1. Compreender a aplicação dos princípios de Gestão da Qualidade no contexto da ISO 9001:2015.

 

Critérios de Desempenho

1.1 Compreender a intenção e requisitos de cada clausula do ISO 9001:2015 dentro do contexto de dado setor de negócio ou indústria.

1.2 avaliar a informação documentada exigida pela ISO 9001:2015 e as inter-relações entre os processos de qualidade: o planejamento da qualidade, a política e os objetivos dentro do contexto de dado setor de negócio ou indústria.

1.3 Compreender as evidências necessarias para demonstrar a conformidade com os requisitos da ISO 9001:2015.

1.4 Verificar se a terminologia da qualidade e do setor específico é usada corretamente.

1.5 analisar a eficacia de todo o sistema de gestão da qualidade, incluindo abordagem de processo e pensamento baseado no risco utilizados para desenvolver, implementar e melhorar a eficacia do sistema de gestão, foco no cliente e melhoria.

1.6 Determinar se a informação documentada de referência de auditoria é apropriada e adequada aos requisitos da ISO 9001:2015, no contexto do tamanho do negócio auditado, indústria e ambiente.

1.7 Compreender a relação entre conformidade legal e conformidade com a ISO 9001: 2015 e determinar que possa ser apresentada no contexto de uma auditoria em determinado setor de negócio ou indústria.

1.8 Determinar se as questões internas e externas relevantes relacionadas com o propósito e direção estratégica da organização são dirigidas, monitoradas e revistas.

1.9 Entender como a alta Direção demonstra liderança e comprometimento com o sistema de gestão da qualidade.

1.10 Determinar se as responsabilidades e autoridades para funções relevantes são atribuídas, comunicadas e entendidas.

1.11 Compreender como conhecimento organizacional necessario para a operação dos processos e atingimento da conformidade é determinado, mantido e disponibilizado, ao mesmo tempo que se avalia a necessidade de conhecimento adicional.

1.12 Compreender como a competência é determinada, alcançada, considerada eficaz, com evidência de competência mantida.

1.13 Compreender como ocorre a conscientização para aqueles que trabalham sob o controle da organização.

1.14 Compreender como comunicação interna e externa é determinada, incluindo o quê, quando, com quem e como a comunicação ocorre e quem realiza a comunicação.

1.15 Determinar que o sistema de gestão da qualidade inclui a informação documentada exigida e necessaria para apoiar a eficacia do sistema de gestão da qualidade, com apropriada identificação / descrição, formato, revisao / aprovação, disponibilidade / adequação, e tal informação documentada esta devidamente protegida.

1.16 Compreender como os riscos para a empresa são identificados, avaliados e tratados.

Competência

  1. Relacionar o sistema de gestão da qualidade aos produtos organizacionais, incluindo serviços e processos operacionais.

 

Critérios de Desempenho

2.1 Os processos de realização do produto e as atividades de apoio são avaliados de forma eficaz, a fim de verificar o grau de conformidade e eficacia dessas atividades.

2.2 atividades baseadas em processos e associadas a entradas, saídas, controles e recursos, são entendidas em diferentes contextos organizacionais.

2.3 Entender como a organização considera os riscos e as ações tomadas apropriadamente quando o risco é identificado.

2.4 Compreender como as necessidades e expectativas relevantes das partes interessadas são determinadas, monitoradas e avaliadas para o sistema de gestão da qualidade.

2.5 Compreender o escopo estabelecido do sistema de gestão da qualidade, sua aplicabilidade para a organização e se esta disponível e mantido como informação documentada.

2.6 Objetivos de qualidade documentados e mantidos são estabelecidos nas funções níveis e processos relevantes.

2.7 Determinar os recursos necessarios, responsabilidades, prazos e avaliar os resultados relacionados com objetivos de qualidade.

2.8 Determinar que monitoramento e recursos de medição são adequados e mantidos, com informações documentadas para mostrar evidências de adequação.

2.9 Compreender os processos de controle (incluindo fornecedores externos) necessarios para atender aos requisitos do produto / serviço, incluindo o estabelecimento de critérios de aceitação, determinação das necessidades de recursos, controles de processos, informação documentada apropriada, com alterações controladas.

2.10 Determinar que infraestrutura e ambiente necessarios relacionados com a conformidade de produtos / serviços e aqueles necessarios para as atividades de monitoramento e medição, para garantir a operação e controle eficazes estão previstos e estão sendo mantidos.

2.11 Os processos necessarios para o monitoramento, medição, analise e avaliação de produtos, serviços e toda o sistema de gestão da qualidade estão determinados.

2.12 Verificar se os riscos e as oportunidades são identificados pela organização para lidar com nao-conformidades e melhoria contínua para atender os requisitos dos clientes.

  

Exame EXEMPLAR GLOBAL -EM- Environmental  Management Systems (Sistemas de Gestão ambiental) - ISO 14001:2015

 

Competência

  1. Meio ambiente (SGa) no contexto da ISO 14001:2015.

 

Critérios de desempenho

1.1 O resultado pretendido e exigência de cada clausula do ISO 14001:2015.

1.2 Compreender a documentação exigida pela ISO 14001:2015 e analisar as relações entre os varios documentos do SGa

1.3 Entender como o planejamento, política, objetivos e processos do SGa são implementados de acordo com a norma ISO14001.

1.4 Compreender as etapas necessarias para implementar a ISO 14001:2015 e para demonstrar a eficacia no cumprimento dos seus requisitos.

1.5 Compreender as terminologias organizacionais / ambientais e específicas, incluindo os termos utilizados na ISO 14001:2015.

1.6 avaliar a eficacia operacional de todo SGa, incluindo o PDCa e a abordagem de processo, atividades de monitoramento e melhoria contínua.

1.7 Compreender a relação de conformidade e cumprimento no ambito da norma ISO 14001:2015 e de específicos requisitos organizacionais.

1.8 Entender o contexto interno e externo da organização, tendo em conta o seu impacto ambiental sobre as partes interessadas, tais como: funcionarios, fornecedores, prestadores de serviços, comunidades, meio físico e ecossistema GLOBAL.

1.9 Compreender a relação entre liderança e compromisso em relação ao SGa.

 

Competência

  1. Requisitos ambientais

 

Critérios de desempenho

2.1 Compreender o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente e como ele é aplicado a auditoria ambiental.

2.2 avaliar a eficacia das metodologias de avaliação de aspectos e de analise de impacto ambiental de uma organização.

2.3 analisar como o cumprimento das obrigações de conformidade das organizações são incorporados na analise de aspectos e metodologias de impacto ambiental.

2.4 Métodos gerais de proteção ambiental são entendidos e aplicados a auditoria ambiental.

2.5 Técnicas de monitoramento e medição para a gestão ambiental são entendidas e aplicadas a auditoria ambiental.

 

Competência

  1. aplicação de sistemas ambientais aos diferentes processos operacionais.

 

Critérios de desempenho

3.1 Entender como atividades de apoio são avaliadas de forma eficaz, a fim de estabelecer o seu impacto ambiental e verificar o grau de conformidade com o sistema de gestão ambiental.

3.2 Compreender como as atividades baseadas em processos e associadas a entradas, saídas, controles e recursos, são entendidos em diferentes contextos organizacionais.

 

Competência

  1. Identificação e importancia relativa dos riscos e oportunidades de impactos ambientais e atividades no ambito do sistema de gestão ambiental da organização.

 

Critérios de desempenho

4.1  Compreender o nível de riscos e oportunidades para cada impacto ambiental para determinar a significancia.

4.2 Compreender como a metodologia de avaliação de riscos e oportunidades utilizada é boa e cientifica e / ou baseada no impacto, dentro do SGa.

4.3 a metodologia de avaliação de risco utilizada é adequada ao tipo de negócio ou setor da indústria.

 

Competência

  1. Eficacia de metodologias para controlar os riscos ambientais.

 

Critérios de desempenho

5.1 as medidas de controle estão em vigor para todos os impactos ambientais significativos identificados.

5.2 a adequação e eficacia dos controles com base nos requisitos legais, códigos da indústria e outras informações técnicas esta claramente estabelecido.

5.3 Entendimento de que as medidas de controle são eficazes na eliminação ou redução dos impactos ambientais significativos identificados.

 

Competência

  1. Papéis e responsabilidades do SGa dentro do contexto do ambiente organizacional.

 

Critérios de desempenho

6.1 Compreender os papéis e responsabilidades do pessoal auditado responsavel pela gestão ambiental.

6.2 Compreender a inter-relação entre a hierarquia do SGa e a estrutura organizacional da empresa.

6.3 Compreender as possíveis barreiras para a implementação eficaz do SGa.

 

Competência

  1. adequação e eficacia do SGa.

 

Critérios de desempenho

7.1 Compreender como os procedimentos de verificação adequados devem estar no local para estabelecer a atualidade, a relevancia e eficacia do SGa.

7.2 Entender como identificar omissões no SGa que possam afetar a saúde e segurança ambiental.

7.3 Compreender a importancia da adequação do SGa para prevenir, reduzir ou eliminar os impactos ambientais significativos.

O EXEMPLAR GLOBAL define para cada exame as competências que devem ser abrangidas pelas questões, abaixo estão indicadas as competências e os critérios de desempenho para os exames de auditoria, liderança, qualidade, meio ambiente e saúde e segurança. Verifique os critérios para o(s) exame(s) que você vai realizar:

 

     Exame EXEMPLAR GLOBAL -aU-Management Systems auditing (auditoria em Sistemas de Gestao) - ISO 19011:2018

 

Competência 1

Compreender a aplicação dos princípios, procedimentos e métodos de auditoria.

 

Critérios de desempenho

1.1 Os princípios de auditoria, conforme descritos na ISO 19011:2018, são compreendidos e aplicados.

1.2 Os termos e definições da ISO 19011:2018 são entendidos e aplicados.

1.3 Compreender os diferentes tipos de auditorias de sistema de gestao.

1.4 O fluxo de processo típico para conduzir uma auditoria é entendido e descrito.

1.5 Compreender os tipos de riscos e oportunidades associados a auditoria.

1.6 Entender a aplicação de diferentes métodos de auditoria e a diferença entre "auditorias remotas" e auditorias de "atividades virtuais".

 

Competência 2

Entender as atividades envolvidas na preparação de uma auditoria

 

Critérios de desempenho

2.1 Com base nos negócios e operações do auditado, o escopo da auditoria e os critérios relevantes são identificados, garantindo que estejam alinhados aos objetivos do programa de auditoria.

2.2 Entender os fatores a serem considerados para determinar a viabilidade de uma auditoria.

2.3 as informações documentadas relevantes do sistema de gestão do auditado são revisadas.

2.4 as informações são coletadas, verificadas e revisadas em preparação para o desenvolvimento de documentos de trabalho apropriados. Documentos de trabalho são preparados e o uso adequado destes é entendido.

2.5 Um plano de auditoria é desenvolvido aplicando a abordagem baseada no risco para atender aos objetivos, escopo e critérios da auditoria.

 

Competência 3

Compreender a condução de uma auditoria eficaz no contexto da situação organizacional do auditado

 

Critérios de desempenho

3.1 as auditorias são conduzidas de acordo com o escopo da auditoria, utilizando documentos relevantes que identificam os objetivos e os critérios da auditoria para uma determinada auditoria.

3.2 Compreender a adequação e as consequências do uso de técnicas de amostragem para auditoria

3.3 Entender o contexto organizacional de auditoria considerando questões internas e externas, necessidades e expectativas das partes interessadas, bem como os riscos e oportunidades da organização.

3.4 Compreender a liderança em auditoria e o compromisso com relação a responsabilidade, responsabilidades, tomada de decisões e garantir que o sistema de gestão atinja os resultados pretendidos.

3.5 as funções e responsabilidades do líder da equipe de auditoria, membros da equipe de auditoria e especialistas técnicos são compreendidas.

3.6 Compreender como as organizações cumprem e aplicam os regulamentos, os requisitos legais, os códigos de pratica do setor e os requisitos do cliente para seu sistema de gerenciamento.

3.7 Todos os aspectos das atividades de auditoria no local são compreendidos e aplicados.

3.7.1. A finalidade e o conteúdo da reuniao de abertura são entendidos.

3.7.2. O papel da comunicação e os tipos de informação que devem ser comunicados ao longo de uma auditoria são compreendidos. Os métodos de comunicação e a ligação entre a equipe de auditoria e o auditado são compreendidos.

3.7.3. Documentos de trabalho são usados ??apropriadamente e conforme necessario para registrar as descobertas da auditoria.

3.7.4. A abordagem do processo é empregada para auditar os processos da organização e suas interações.

3.7.5. As atividades de auditoria devem ser conduzidas de tal forma que a interferência nos processos de trabalho do auditado seja minimizada.

3.7.6. A adesao ao calendario acordado é demonstrada.

3.7.7. A evidência de auditoria é coletada com base em informações verificaveis.

3.7.8. Os resultados da auditoria são gerados e revisados ??quanto a relevancia e precisao, a fim de preparar as conclusões da auditoria. As descobertas são documentadas adequadamente para o tipo de auditoria que esta sendo executada.

3.7.9. As conclusões da auditoria são desenvolvidas com base nos resultados da auditoria e outras informações.

3.7.10. A finalidade e o conteúdo da reuniao de encerramento são entendidos.

3.8 Um relatório de auditoria é preparado e distribuído conforme descrito na ISO 19011:2018.

3.9 Os requisitos para a conclusao da auditoria e a condução do acompanhamento da auditoria são estabelecidos, compreendidos e aplicados.

 

Competência 4

Aplicar habilidades de auditoria eficazes e praticar comportamentos pessoais necessarios para a condução eficaz e eficiente de uma auditoria do sistema de gestao.

 

Critérios de desempenho

4.1 Meios eficazes e eficientes de comunicação são usados.

4.2 Habilidades de entrevista são usadas para efetivamente adquirir informações dentro do escopo da auditoria.

4.3 Os requisitos de confidencialidade, segurança da informação e informações de outros proprietarios são compreendidos e aplicados.

4.4 Os comportamentos pessoais listados na ISO 19011:2018 e o uso de julgamento profissional são demonstrados.

 

 

Exame EXEMPLAR GLOBAL -TL-Leading Management Systems audit Team (Liderança de Equipes de auditoria em Sistema de Gestao) - ISO 19011:2018

 

Competência 1

Estabelecer e planejar as atividades de uma equipe de auditoria.

 

Critérios de desempenho

1.1 as funções e responsabilidades dos líderes de equipe de auditoria, conforme identificadas na ISO 19011: 2018, são compreendidas e aplicadas ao planejar uma auditoria de equipe.

1.2 Os objetivos, o escopo e os critérios da auditoria são compreendidos e incorporados ao planejamento da auditoria.

1.3 Uma auditoria de equipe é planejada, usando a abordagem baseada em risco.

1.4 as interações e sinergias entre os diferentes sistemas de gestão são entendidas quando se audita sistemas de gestão de múltiplas disciplinas.

1.5 O processo para selecionar membros da equipe de auditoria e garantir a competência geral da equipe é entendido.

1.6 O trabalho é atribuído aos membros da equipe e as informações documentadas para a auditoria são preparadas.

1.7 Considerações de saúde e segurança para a(s) visita(s) ao(s) local(is) do auditado e aos riscos relacionados são compreendidas.

 

Competência 2

Gerenciar o processo de auditoria

 

Critérios de desempenho

2.1 Os objetivos e propósito da reuniao de abertura são entendidos e uma reuniao de abertura é conduzida.

2.2 O progresso da auditoria é monitorado em relação ao plano de auditoria (por exemplo, cronograma, critérios e objetivos de auditoria etc.)

2.3 Os briefings da equipe são programados e conduzidos, e o propósito e o conteúdo desses briefings são compreendidos.

2.4 Liderar a equipe para chegar a um consenso sobre os resultados da auditoria.

2.5 as responsabilidades de comunicação do líder de equipe com a equipe de auditoria, auditado e cliente da auditoria durante a auditoria são compreendidas e aplicadas.

2.6 Habilidades efetivas de gerenciamento de conflitos são usadas durante a auditoria.

2.7 Questões estratégicas são discutidas com a alta administração do auditado para determinar se eles consideraram essas questões ao avaliar seus riscos e oportunidades.

2.8 Os objetivos e propósito da reuniao de encerramento são entendidos e as reuniões de encerramento são conduzidas.

 

Competência 3

Preparar o relatório de auditoria e realizar o acompanhamento

 

Critérios de desempenho

3.1 O relatório de auditoria é distribuído conforme definido no programa de auditoria ou no plano de auditoria.

3.2 É elaborado um relatório de auditoria que fornece um registro completo, preciso, conciso e claro da auditoria.

3.3 as atividades de conclusao e acompanhamento da auditoria são acordadas e documentadas no relatório de auditoria.

3.4 a conclusao e eficacia das ações corretivas são verificadas.

  

Exame EXEMPLAR GLOBAL -OH-OH Management Systems (Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional) - ISO 45001:2018

 

Competência 1

Entender a aplicação dos requisitos da ISO 45001 dentro do sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional de uma organização.

 

Critérios de desempenho

1.1 Compreender a intenção e exigência de cada clausula da ISO 45001 dentro do contexto da organização.

1.2 avaliar as informações documentadas exigidas pela ISO 45001 e as inter-relações entre os processos de SSO, planejamento, política e objetivos. 

1.3 Compreender as evidências necessarias para demonstrar conformidade com os requisitos da ISO 45001.

1.4 avaliar se a terminologia de SSO e terminologia específica do setor é usada corretamente.

1.5 analisar a eficacia de todo o sistema de gestão de SSO, incluindo a abordagem de processo usada para estabelecer, implementar, manter e melhorar a eficacia do sistema de gestao.

1.6 Compreender a relação entre a conformidade legal e a conformidade com a norma ISO 45001 e determinar se ela é demonstrada no contexto de uma auditoria no setor de negócios / indústria em questao.

1.7 Determinar questões externas e internas relevantes relacionadas ao objetivo da organização e capazes de afetar sua capacidade de alcançar os resultados pretendidos.

1.8 Compreender como a alta administração demonstra liderança e comprometimento com o SGSSO.

1.9 Determinar que as responsabilidades e autoridades para funções relevantes sejam atribuídas e comunicadas.

1.10 Compreender como os processos de consulta e participação dos trabalhadores são utilizados para estabelecer, manter e melhorar o desempenho do sistema de gestão de SSO.

1.11 Compreender como a competência é determinada, alcançada, avaliada como eficaz, com evidência de competência mantida.

1.12 Entenda como ocorre a conscientização dos trabalhadores.

1.13 Entenda como a comunicação interna e externa é determinada, incluindo o que, quando, com quem e como a comunicação ocorre.

1.14 Determinar que o sistema de gestão de SSO inclui as informações documentadas necessarias para apoiar sua eficacia, e essas informações documentadas são adequadamente controladas e protegidas.

 

Competência 2

Entendimento da relação do Gestão Sistema de SSO e seus processos e a estrutura PDCa.

 

Critérios de desempenho

2.1 Determinar que o(s) processo (s) para identificação de perigos esta em andamento e é proativo.

2.2 Compreender como os riscos e oportunidades de SSO são determinados em relação aos requisitos legais e outros, aos controles existentes e ao contexto da organização.

2.3 Compreender o escopo do SGSSO e sua aplicação com base no contexto organizacional.

2.4 Determinar os objetivos do sistema de gestão de SSO e os planos para alcança-los.

2.5 Entender como a organização elimina riscos e reduz os riscos de saúde e segurança.

2.6 Compreender como a organização gerencia mudanças temporarias e permanentes que afetam o desempenho do sistema de gestão de SSO.

2.7 avaliar quais processos a organização possui para gerenciar processos terceirizados, aquisições e contratados.

2.8 Compreender como a organização se prepara para possíveis emergências.

2.9 Determinar como a organização monitora e mede o desempenho da SSO e como avalia a conformidade com os requisitos legais e outros.

2.10 Determinar como a organização identifica oportunidades de melhoria e toma medidas para lidar com incidentes e nao-conformidades.

  

Exame EXEMPLAR GLOBAL-QM-Quality Management Systems (Sistemas de Gestão da Qualidade) - ISO 9001:2015

 

Competência

  1. Compreender a aplicação dos princípios de Gestão da Qualidade no contexto da ISO 9001:2015.

 

Critérios de Desempenho

1.1 Compreender a intenção e requisitos de cada clausula do ISO 9001:2015 dentro do contexto de dado setor de negócio ou indústria.

1.2 avaliar a informação documentada exigida pela ISO 9001:2015 e as inter-relações entre os processos de qualidade: o planejamento da qualidade, a política e os objetivos dentro do contexto de dado setor de negócio ou indústria.

1.3 Compreender as evidências necessarias para demonstrar a conformidade com os requisitos da ISO 9001:2015.

1.4 Verificar se a terminologia da qualidade e do setor específico é usada corretamente.

1.5 analisar a eficacia de todo o sistema de gestão da qualidade, incluindo abordagem de processo e pensamento baseado no risco utilizados para desenvolver, implementar e melhorar a eficacia do sistema de gestão, foco no cliente e melhoria.

1.6 Determinar se a informação documentada de referência de auditoria é apropriada e adequada aos requisitos da ISO 9001:2015, no contexto do tamanho do negócio auditado, indústria e ambiente.

1.7 Compreender a relação entre conformidade legal e conformidade com a ISO 9001: 2015 e determinar que possa ser apresentada no contexto de uma auditoria em determinado setor de negócio ou indústria.

1.8 Determinar se as questões internas e externas relevantes relacionadas com o propósito e direção estratégica da organização são dirigidas, monitoradas e revistas.

1.9 Entender como a alta Direção demonstra liderança e comprometimento com o sistema de gestão da qualidade.

1.10 Determinar se as responsabilidades e autoridades para funções relevantes são atribuídas, comunicadas e entendidas.

1.11 Compreender como conhecimento organizacional necessario para a operação dos processos e atingimento da conformidade é determinado, mantido e disponibilizado, ao mesmo tempo que se avalia a necessidade de conhecimento adicional.

1.12 Compreender como a competência é determinada, alcançada, considerada eficaz, com evidência de competência mantida.

1.13 Compreender como ocorre a conscientização para aqueles que trabalham sob o controle da organização.

1.14 Compreender como comunicação interna e externa é determinada, incluindo o quê, quando, com quem e como a comunicação ocorre e quem realiza a comunicação.

1.15 Determinar que o sistema de gestão da qualidade inclui a informação documentada exigida e necessaria para apoiar a eficacia do sistema de gestão da qualidade, com apropriada identificação / descrição, formato, revisao / aprovação, disponibilidade / adequação, e tal informação documentada esta devidamente protegida.

1.16 Compreender como os riscos para a empresa são identificados, avaliados e tratados.

Competência

  1. Relacionar o sistema de gestão da qualidade aos produtos organizacionais, incluindo serviços e processos operacionais.

 

Critérios de Desempenho

2.1 Os processos de realização do produto e as atividades de apoio são avaliados de forma eficaz, a fim de verificar o grau de conformidade e eficacia dessas atividades.

2.2 atividades baseadas em processos e associadas a entradas, saídas, controles e recursos, são entendidas em diferentes contextos organizacionais.

2.3 Entender como a organização considera os riscos e as ações tomadas apropriadamente quando o risco é identificado.

2.4 Compreender como as necessidades e expectativas relevantes das partes interessadas são determinadas, monitoradas e avaliadas para o sistema de gestão da qualidade.

2.5 Compreender o escopo estabelecido do sistema de gestão da qualidade, sua aplicabilidade para a organização e se esta disponível e mantido como informação documentada.

2.6 Objetivos de qualidade documentados e mantidos são estabelecidos nas funções níveis e processos relevantes.

2.7 Determinar os recursos necessarios, responsabilidades, prazos e avaliar os resultados relacionados com objetivos de qualidade.

2.8 Determinar que monitoramento e recursos de medição são adequados e mantidos, com informações documentadas para mostrar evidências de adequação.

2.9 Compreender os processos de controle (incluindo fornecedores externos) necessarios para atender aos requisitos do produto / serviço, incluindo o estabelecimento de critérios de aceitação, determinação das necessidades de recursos, controles de processos, informação documentada apropriada, com alterações controladas.

2.10 Determinar que infraestrutura e ambiente necessarios relacionados com a conformidade de produtos / serviços e aqueles necessarios para as atividades de monitoramento e medição, para garantir a operação e controle eficazes estão previstos e estão sendo mantidos.

2.11 Os processos necessarios para o monitoramento, medição, analise e avaliação de produtos, serviços e toda o sistema de gestão da qualidade estão determinados.

2.12 Verificar se os riscos e as oportunidades são identificados pela organização para lidar com nao-conformidades e melhoria contínua para atender os requisitos dos clientes.

  

Exame EXEMPLAR GLOBAL -EM- Environmental  Management Systems (Sistemas de Gestão ambiental) - ISO 14001:2015

 

Competência

  1. Meio ambiente (SGa) no contexto da ISO 14001:2015.

 

Critérios de desempenho

1.1 O resultado pretendido e exigência de cada clausula do ISO 14001:2015.

1.2 Compreender a documentação exigida pela ISO 14001:2015 e analisar as relações entre os varios documentos do SGa

1.3 Entender como o planejamento, política, objetivos e processos do SGa são implementados de acordo com a norma ISO14001.

1.4 Compreender as etapas necessarias para implementar a ISO 14001:2015 e para demonstrar a eficacia no cumprimento dos seus requisitos.

1.5 Compreender as terminologias organizacionais / ambientais e específicas, incluindo os termos utilizados na ISO 14001:2015.

1.6 avaliar a eficacia operacional de todo SGa, incluindo o PDCa e a abordagem de processo, atividades de monitoramento e melhoria contínua.

1.7 Compreender a relação de conformidade e cumprimento no ambito da norma ISO 14001:2015 e de específicos requisitos organizacionais.

1.8 Entender o contexto interno e externo da organização, tendo em conta o seu impacto ambiental sobre as partes interessadas, tais como: funcionarios, fornecedores, prestadores de serviços, comunidades, meio físico e ecossistema GLOBAL.

1.9 Compreender a relação entre liderança e compromisso em relação ao SGa.

 

Competência

  1. Requisitos ambientais

 

Critérios de desempenho

2.1 Compreender o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente e como ele é aplicado a auditoria ambiental.

2.2 avaliar a eficacia das metodologias de avaliação de aspectos e de analise de impacto ambiental de uma organização.

2.3 analisar como o cumprimento das obrigações de conformidade das organizações são incorporados na analise de aspectos e metodologias de impacto ambiental.

2.4 Métodos gerais de proteção ambiental são entendidos e aplicados a auditoria ambiental.

2.5 Técnicas de monitoramento e medição para a gestão ambiental são entendidas e aplicadas a auditoria ambiental.

 

Competência

  1. aplicação de sistemas ambientais aos diferentes processos operacionais.

 

Critérios de desempenho

3.1 Entender como atividades de apoio são avaliadas de forma eficaz, a fim de estabelecer o seu impacto ambiental e verificar o grau de conformidade com o sistema de gestão ambiental.

3.2 Compreender como as atividades baseadas em processos e associadas a entradas, saídas, controles e recursos, são entendidos em diferentes contextos organizacionais.

 

Competência

  1. Identificação e importancia relativa dos riscos e oportunidades de impactos ambientais e atividades no ambito do sistema de gestão ambiental da organização.

 

Critérios de desempenho

4.1  Compreender o nível de riscos e oportunidades para cada impacto ambiental para determinar a significancia.

4.2 Compreender como a metodologia de avaliação de riscos e oportunidades utilizada é boa e cientifica e / ou baseada no impacto, dentro do SGa.

4.3 a metodologia de avaliação de risco utilizada é adequada ao tipo de negócio ou setor da indústria.

 

Competência

  1. Eficacia de metodologias para controlar os riscos ambientais.

 

Critérios de desempenho

5.1 as medidas de controle estão em vigor para todos os impactos ambientais significativos identificados.

5.2 a adequação e eficacia dos controles com base nos requisitos legais, códigos da indústria e outras informações técnicas esta claramente estabelecido.

5.3 Entendimento de que as medidas de controle são eficazes na eliminação ou redução dos impactos ambientais significativos identificados.

 

Competência

  1. Papéis e responsabilidades do SGa dentro do contexto do ambiente organizacional.

 

Critérios de desempenho

6.1 Compreender os papéis e responsabilidades do pessoal auditado responsavel pela gestão ambiental.

6.2 Compreender a inter-relação entre a hierarquia do SGa e a estrutura organizacional da empresa.

6.3 Compreender as possíveis barreiras para a implementação eficaz do SGa.

 

Competência

  1. adequação e eficacia do SGa.

 

Critérios de desempenho

7.1 Compreender como os procedimentos de verificação adequados devem estar no local para estabelecer a atualidade, a relevancia e eficacia do SGa.

7.2 Entender como identificar omissões no SGa que possam afetar a saúde e segurança ambiental.

7.3 Compreender a importancia da adequação do SGa para prevenir, reduzir ou eliminar os impactos ambientais significativos.

O EXEMPLAR GLOBAL define para cada exame as competências que devem ser abrangidas pelas questões, abaixo estão indicadas as competências e os critérios de desempenho para os exames de auditoria, liderança, qualidade, meio ambiente e saúde e segurança. Verifique os critérios para o(s) exame(s) que você vai realizar:

 

     Exame EXEMPLAR GLOBAL -aU-Management Systems auditing (auditoria em Sistemas de Gestao) - ISO 19011:2018

 

Competência 1

Compreender a aplicação dos princípios, procedimentos e métodos de auditoria.

 

Critérios de desempenho

1.1 Os princípios de auditoria, conforme descritos na ISO 19011:2018, são compreendidos e aplicados.

1.2 Os termos e definições da ISO 19011:2018 são entendidos e aplicados.

1.3 Compreender os diferentes tipos de auditorias de sistema de gestao.

1.4 O fluxo de processo típico para conduzir uma auditoria é entendido e descrito.

1.5 Compreender os tipos de riscos e oportunidades associados a auditoria.

1.6 Entender a aplicação de diferentes métodos de auditoria e a diferença entre "auditorias remotas" e auditorias de "atividades virtuais".

 

Competência 2

Entender as atividades envolvidas na preparação de uma auditoria

 

Critérios de desempenho

2.1 Com base nos negócios e operações do auditado, o escopo da auditoria e os critérios relevantes são identificados, garantindo que estejam alinhados aos objetivos do programa de auditoria.

2.2 Entender os fatores a serem considerados para determinar a viabilidade de uma auditoria.

2.3 as informações documentadas relevantes do sistema de gestão do auditado são revisadas.

2.4 as informações são coletadas, verificadas e revisadas em preparação para o desenvolvimento de documentos de trabalho apropriados. Documentos de trabalho são preparados e o uso adequado destes é entendido.

2.5 Um plano de auditoria é desenvolvido aplicando a abordagem baseada no risco para atender aos objetivos, escopo e critérios da auditoria.

 

Competência 3

Compreender a condução de uma auditoria eficaz no contexto da situação organizacional do auditado

 

Critérios de desempenho

3.1 as auditorias são conduzidas de acordo com o escopo da auditoria, utilizando documentos relevantes que identificam os objetivos e os critérios da auditoria para uma determinada auditoria.

3.2 Compreender a adequação e as consequências do uso de técnicas de amostragem para auditoria

3.3 Entender o contexto organizacional de auditoria considerando questões internas e externas, necessidades e expectativas das partes interessadas, bem como os riscos e oportunidades da organização.

3.4 Compreender a liderança em auditoria e o compromisso com relação a responsabilidade, responsabilidades, tomada de decisões e garantir que o sistema de gestão atinja os resultados pretendidos.

3.5 as funções e responsabilidades do líder da equipe de auditoria, membros da equipe de auditoria e especialistas técnicos são compreendidas.

3.6 Compreender como as organizações cumprem e aplicam os regulamentos, os requisitos legais, os códigos de pratica do setor e os requisitos do cliente para seu sistema de gerenciamento.

3.7 Todos os aspectos das atividades de auditoria no local são compreendidos e aplicados.

3.7.1. A finalidade e o conteúdo da reuniao de abertura são entendidos.

3.7.2. O papel da comunicação e os tipos de informação que devem ser comunicados ao longo de uma auditoria são compreendidos. Os métodos de comunicação e a ligação entre a equipe de auditoria e o auditado são compreendidos.

3.7.3. Documentos de trabalho são usados ??apropriadamente e conforme necessario para registrar as descobertas da auditoria.

3.7.4. A abordagem do processo é empregada para auditar os processos da organização e suas interações.

3.7.5. As atividades de auditoria devem ser conduzidas de tal forma que a interferência nos processos de trabalho do auditado seja minimizada.

3.7.6. A adesao ao calendario acordado é demonstrada.

3.7.7. A evidência de auditoria é coletada com base em informações verificaveis.

3.7.8. Os resultados da auditoria são gerados e revisados ??quanto a relevancia e precisao, a fim de preparar as conclusões da auditoria. As descobertas são documentadas adequadamente para o tipo de auditoria que esta sendo executada.

3.7.9. As conclusões da auditoria são desenvolvidas com base nos resultados da auditoria e outras informações.

3.7.10. A finalidade e o conteúdo da reuniao de encerramento são entendidos.

3.8 Um relatório de auditoria é preparado e distribuído conforme descrito na ISO 19011:2018.

3.9 Os requisitos para a conclusao da auditoria e a condução do acompanhamento da auditoria são estabelecidos, compreendidos e aplicados.

 

Competência 4

Aplicar habilidades de auditoria eficazes e praticar comportamentos pessoais necessarios para a condução eficaz e eficiente de uma auditoria do sistema de gestao.

 

Critérios de desempenho

4.1 Meios eficazes e eficientes de comunicação são usados.

4.2 Habilidades de entrevista são usadas para efetivamente adquirir informações dentro do escopo da auditoria.

4.3 Os requisitos de confidencialidade, segurança da informação e informações de outros proprietarios são compreendidos e aplicados.

4.4 Os comportamentos pessoais listados na ISO 19011:2018 e o uso de julgamento profissional são demonstrados.

 

 

Exame EXEMPLAR GLOBAL -TL-Leading Management Systems audit Team (Liderança de Equipes de auditoria em Sistema de Gestao) - ISO 19011:2018

 

Competência 1

Estabelecer e planejar as atividades de uma equipe de auditoria.

 

Critérios de desempenho

1.1 as funções e responsabilidades dos líderes de equipe de auditoria, conforme identificadas na ISO 19011: 2018, são compreendidas e aplicadas ao planejar uma auditoria de equipe.

1.2 Os objetivos, o escopo e os critérios da auditoria são compreendidos e incorporados ao planejamento da auditoria.

1.3 Uma auditoria de equipe é planejada, usando a abordagem baseada em risco.

1.4 as interações e sinergias entre os diferentes sistemas de gestão são entendidas quando se audita sistemas de gestão de múltiplas disciplinas.

1.5 O processo para selecionar membros da equipe de auditoria e garantir a competência geral da equipe é entendido.

1.6 O trabalho é atribuído aos membros da equipe e as informações documentadas para a auditoria são preparadas.

1.7 Considerações de saúde e segurança para a(s) visita(s) ao(s) local(is) do auditado e aos riscos relacionados são compreendidas.

 

Competência 2

Gerenciar o processo de auditoria

 

Critérios de desempenho

2.1 Os objetivos e propósito da reuniao de abertura são entendidos e uma reuniao de abertura é conduzida.

2.2 O progresso da auditoria é monitorado em relação ao plano de auditoria (por exemplo, cronograma, critérios e objetivos de auditoria etc.)

2.3 Os briefings da equipe são programados e conduzidos, e o propósito e o conteúdo desses briefings são compreendidos.

2.4 Liderar a equipe para chegar a um consenso sobre os resultados da auditoria.

2.5 as responsabilidades de comunicação do líder de equipe com a equipe de auditoria, auditado e cliente da auditoria durante a auditoria são compreendidas e aplicadas.

2.6 Habilidades efetivas de gerenciamento de conflitos são usadas durante a auditoria.

2.7 Questões estratégicas são discutidas com a alta administração do auditado para determinar se eles consideraram essas questões ao avaliar seus riscos e oportunidades.

2.8 Os objetivos e propósito da reuniao de encerramento são entendidos e as reuniões de encerramento são conduzidas.

 

Competência 3

Preparar o relatório de auditoria e realizar o acompanhamento

 

Critérios de desempenho

3.1 O relatório de auditoria é distribuído conforme definido no programa de auditoria ou no plano de auditoria.

3.2 É elaborado um relatório de auditoria que fornece um registro completo, preciso, conciso e claro da auditoria.

3.3 as atividades de conclusao e acompanhamento da auditoria são acordadas e documentadas no relatório de auditoria.

3.4 a conclusao e eficacia das ações corretivas são verificadas.

  

Exame EXEMPLAR GLOBAL -OH-OH Management Systems (Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional) - ISO 45001:2018

 

Competência 1

Entender a aplicação dos requisitos da ISO 45001 dentro do sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional de uma organização.

 

Critérios de desempenho

1.1 Compreender a intenção e exigência de cada clausula da ISO 45001 dentro do contexto da organização.

1.2 avaliar as informações documentadas exigidas pela ISO 45001 e as inter-relações entre os processos de SSO, planejamento, política e objetivos. 

1.3 Compreender as evidências necessarias para demonstrar conformidade com os requisitos da ISO 45001.

1.4 avaliar se a terminologia de SSO e terminologia específica do setor é usada corretamente.

1.5 analisar a eficacia de todo o sistema de gestão de SSO, incluindo a abordagem de processo usada para estabelecer, implementar, manter e melhorar a eficacia do sistema de gestao.

1.6 Compreender a relação entre a conformidade legal e a conformidade com a norma ISO 45001 e determinar se ela é demonstrada no contexto de uma auditoria no setor de negócios / indústria em questao.

1.7 Determinar questões externas e internas relevantes relacionadas ao objetivo da organização e capazes de afetar sua capacidade de alcançar os resultados pretendidos.

1.8 Compreender como a alta administração demonstra liderança e comprometimento com o SGSSO.

1.9 Determinar que as responsabilidades e autoridades para funções relevantes sejam atribuídas e comunicadas.

1.10 Compreender como os processos de consulta e participação dos trabalhadores são utilizados para estabelecer, manter e melhorar o desempenho do sistema de gestão de SSO.

1.11 Compreender como a competência é determinada, alcançada, avaliada como eficaz, com evidência de competência mantida.

1.12 Entenda como ocorre a conscientização dos trabalhadores.

1.13 Entenda como a comunicação interna e externa é determinada, incluindo o que, quando, com quem e como a comunicação ocorre.

1.14 Determinar que o sistema de gestão de SSO inclui as informações documentadas necessarias para apoiar sua eficacia, e essas informações documentadas são adequadamente controladas e protegidas.

 

Competência 2

Entendimento da relação do Gestão Sistema de SSO e seus processos e a estrutura PDCa.

 

Critérios de desempenho

2.1 Determinar que o(s) processo (s) para identificação de perigos esta em andamento e é proativo.

2.2 Compreender como os riscos e oportunidades de SSO são determinados em relação aos requisitos legais e outros, aos controles existentes e ao contexto da organização.

2.3 Compreender o escopo do SGSSO e sua aplicação com base no contexto organizacional.

2.4 Determinar os objetivos do sistema de gestão de SSO e os planos para alcança-los.

2.5 Entender como a organização elimina riscos e reduz os riscos de saúde e segurança.

2.6 Compreender como a organização gerencia mudanças temporarias e permanentes que afetam o desempenho do sistema de gestão de SSO.

2.7 avaliar quais processos a organização possui para gerenciar processos terceirizados, aquisições e contratados.

2.8 Compreender como a organização se prepara para possíveis emergências.

2.9 Determinar como a organização monitora e mede o desempenho da SSO e como avalia a conformidade com os requisitos legais e outros.

2.10 Determinar como a organização identifica oportunidades de melhoria e toma medidas para lidar com incidentes e nao-conformidades.

  

Exame EXEMPLAR GLOBAL-QM-Quality Management Systems (Sistemas de Gestão da Qualidade) - ISO 9001:2015

 

Competência

  1. Compreender a aplicação dos princípios de Gestão da Qualidade no contexto da ISO 9001:2015.

 

Critérios de Desempenho

1.1 Compreender a intenção e requisitos de cada clausula do ISO 9001:2015 dentro do contexto de dado setor de negócio ou indústria.

1.2 avaliar a informação documentada exigida pela ISO 9001:2015 e as inter-relações entre os processos de qualidade: o planejamento da qualidade, a política e os objetivos dentro do contexto de dado setor de negócio ou indústria.

1.3 Compreender as evidências necessarias para demonstrar a conformidade com os requisitos da ISO 9001:2015.

1.4 Verificar se a terminologia da qualidade e do setor específico é usada corretamente.

1.5 analisar a eficacia de todo o sistema de gestão da qualidade, incluindo abordagem de processo e pensamento baseado no risco utilizados para desenvolver, implementar e melhorar a eficacia do sistema de gestão, foco no cliente e melhoria.

1.6 Determinar se a informação documentada de referência de auditoria é apropriada e adequada aos requisitos da ISO 9001:2015, no contexto do tamanho do negócio auditado, indústria e ambiente.

1.7 Compreender a relação entre conformidade legal e conformidade com a ISO 9001: 2015 e determinar que possa ser apresentada no contexto de uma auditoria em determinado setor de negócio ou indústria.

1.8 Determinar se as questões internas e externas relevantes relacionadas com o propósito e direção estratégica da organização são dirigidas, monitoradas e revistas.

1.9 Entender como a alta Direção demonstra liderança e comprometimento com o sistema de gestão da qualidade.

1.10 Determinar se as responsabilidades e autoridades para funções relevantes são atribuídas, comunicadas e entendidas.

1.11 Compreender como conhecimento organizacional necessario para a operação dos processos e atingimento da conformidade é determinado, mantido e disponibilizado, ao mesmo tempo que se avalia a necessidade de conhecimento adicional.

1.12 Compreender como a competência é determinada, alcançada, considerada eficaz, com evidência de competência mantida.

1.13 Compreender como ocorre a conscientização para aqueles que trabalham sob o controle da organização.

1.14 Compreender como comunicação interna e externa é determinada, incluindo o quê, quando, com quem e como a comunicação ocorre e quem realiza a comunicação.

1.15 Determinar que o sistema de gestão da qualidade inclui a informação documentada exigida e necessaria para apoiar a eficacia do sistema de gestão da qualidade, com apropriada identificação / descrição, formato, revisao / aprovação, disponibilidade / adequação, e tal informação documentada esta devidamente protegida.

1.16 Compreender como os riscos para a empresa são identificados, avaliados e tratados.

Competência

  1. Relacionar o sistema de gestão da qualidade aos produtos organizacionais, incluindo serviços e processos operacionais.

 

Critérios de Desempenho

2.1 Os processos de realização do produto e as atividades de apoio são avaliados de forma eficaz, a fim de verificar o grau de conformidade e eficacia dessas atividades.

2.2 atividades baseadas em processos e associadas a entradas, saídas, controles e recursos, são entendidas em diferentes contextos organizacionais.

2.3 Entender como a organização considera os riscos e as ações tomadas apropriadamente quando o risco é identificado.

2.4 Compreender como as necessidades e expectativas relevantes das partes interessadas são determinadas, monitoradas e avaliadas para o sistema de gestão da qualidade.

2.5 Compreender o escopo estabelecido do sistema de gestão da qualidade, sua aplicabilidade para a organização e se esta disponível e mantido como informação documentada.

2.6 Objetivos de qualidade documentados e mantidos são estabelecidos nas funções níveis e processos relevantes.

2.7 Determinar os recursos necessarios, responsabilidades, prazos e avaliar os resultados relacionados com objetivos de qualidade.

2.8 Determinar que monitoramento e recursos de medição são adequados e mantidos, com informações documentadas para mostrar evidências de adequação.

2.9 Compreender os processos de controle (incluindo fornecedores externos) necessarios para atender aos requisitos do produto / serviço, incluindo o estabelecimento de critérios de aceitação, determinação das necessidades de recursos, controles de processos, informação documentada apropriada, com alterações controladas.

2.10 Determinar que infraestrutura e ambiente necessarios relacionados com a conformidade de produtos / serviços e aqueles necessarios para as atividades de monitoramento e medição, para garantir a operação e controle eficazes estão previstos e estão sendo mantidos.

2.11 Os processos necessarios para o monitoramento, medição, analise e avaliação de produtos, serviços e toda o sistema de gestão da qualidade estão determinados.

2.12 Verificar se os riscos e as oportunidades são identificados pela organização para lidar com nao-conformidades e melhoria contínua para atender os requisitos dos clientes.

  

Exame EXEMPLAR GLOBAL -EM- Environmental  Management Systems (Sistemas de Gestão ambiental) - ISO 14001:2015

 

Competência

  1. Meio ambiente (SGa) no contexto da ISO 14001:2015.

 

Critérios de desempenho

1.1 O resultado pretendido e exigência de cada clausula do ISO 14001:2015.

1.2 Compreender a documentação exigida pela ISO 14001:2015 e analisar as relações entre os varios documentos do SGa

1.3 Entender como o planejamento, política, objetivos e processos do SGa são implementados de acordo com a norma ISO14001.

1.4 Compreender as etapas necessarias para implementar a ISO 14001:2015 e para demonstrar a eficacia no cumprimento dos seus requisitos.

1.5 Compreender as terminologias organizacionais / ambientais e específicas, incluindo os termos utilizados na ISO 14001:2015.

1.6 avaliar a eficacia operacional de todo SGa, incluindo o PDCa e a abordagem de processo, atividades de monitoramento e melhoria contínua.

1.7 Compreender a relação de conformidade e cumprimento no ambito da norma ISO 14001:2015 e de específicos requisitos organizacionais.

1.8 Entender o contexto interno e externo da organização, tendo em conta o seu impacto ambiental sobre as partes interessadas, tais como: funcionarios, fornecedores, prestadores de serviços, comunidades, meio físico e ecossistema GLOBAL.

1.9 Compreender a relação entre liderança e compromisso em relação ao SGa.

 

Competência

  1. Requisitos ambientais

 

Critérios de desempenho

2.1 Compreender o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente e como ele é aplicado a auditoria ambiental.

2.2 avaliar a eficacia das metodologias de avaliação de aspectos e de analise de impacto ambiental de uma organização.

2.3 analisar como o cumprimento das obrigações de conformidade das organizações são incorporados na analise de aspectos e metodologias de impacto ambiental.

2.4 Métodos gerais de proteção ambiental são entendidos e aplicados a auditoria ambiental.

2.5 Técnicas de monitoramento e medição para a gestão ambiental são entendidas e aplicadas a auditoria ambiental.

 

Competência

  1. aplicação de sistemas ambientais aos diferentes processos operacionais.

 

Critérios de desempenho

3.1 Entender como atividades de apoio são avaliadas de forma eficaz, a fim de estabelecer o seu impacto ambiental e verificar o grau de conformidade com o sistema de gestão ambiental.

3.2 Compreender como as atividades baseadas em processos e associadas a entradas, saídas, controles e recursos, são entendidos em diferentes contextos organizacionais.

 

Competência

  1. Identificação e importancia relativa dos riscos e oportunidades de impactos ambientais e atividades no ambito do sistema de gestão ambiental da organização.

 

Critérios de desempenho

4.1  Compreender o nível de riscos e oportunidades para cada impacto ambiental para determinar a significancia.

4.2 Compreender como a metodologia de avaliação de riscos e oportunidades utilizada é boa e cientifica e / ou baseada no impacto, dentro do SGa.

4.3 a metodologia de avaliação de risco utilizada é adequada ao tipo de negócio ou setor da indústria.

 

Competência

  1. Eficacia de metodologias para controlar os riscos ambientais.

 

Critérios de desempenho

5.1 as medidas de controle estão em vigor para todos os impactos ambientais significativos identificados.

5.2 a adequação e eficacia dos controles com base nos requisitos legais, códigos da indústria e outras informações técnicas esta claramente estabelecido.

5.3 Entendimento de que as medidas de controle são eficazes na eliminação ou redução dos impactos ambientais significativos identificados.

 

Competência

  1. Papéis e responsabilidades do SGa dentro do contexto do ambiente organizacional.

 

Critérios de desempenho

6.1 Compreender os papéis e responsabilidades do pessoal auditado responsavel pela gestão ambiental.

6.2 Compreender a inter-relação entre a hierarquia do SGa e a estrutura organizacional da empresa.

6.3 Compreender as possíveis barreiras para a implementação eficaz do SGa.

 

Competência

  1. adequação e eficacia do SGa.

 

Critérios de desempenho

7.1 Compreender como os procedimentos de verificação adequados devem estar no local para estabelecer a atualidade, a relevancia e eficacia do SGa.

7.2 Entender como identificar omissões no SGa que possam afetar a saúde e segurança ambiental.

7.3 Compreender a importancia da adequação do SGa para prevenir, reduzir ou eliminar os impactos ambientais significativos.

O EXEMPLAR GLOBAL define para cada exame as competências que devem ser abrangidas pelas questões, abaixo estão indicadas as competências e os critérios de desempenho para os exames de auditoria, liderança, qualidade, meio ambiente e saúde e segurança. Verifique os critérios para o(s) exame(s) que você vai realizar:

 

     Exame EXEMPLAR GLOBAL -aU-Management Systems auditing (auditoria em Sistemas de Gestao) - ISO 19011:2018

 

Competência 1

Compreender a aplicação dos princípios, procedimentos e métodos de auditoria.

 

Critérios de desempenho

1.1 Os princípios de auditoria, conforme descritos na ISO 19011:2018, são compreendidos e aplicados.

1.2 Os termos e definições da ISO 19011:2018 são entendidos e aplicados.

1.3 Compreender os diferentes tipos de auditorias de sistema de gestao.

1.4 O fluxo de processo típico para conduzir uma auditoria é entendido e descrito.

1.5 Compreender os tipos de riscos e oportunidades associados a auditoria.

1.6 Entender a aplicação de diferentes métodos de auditoria e a diferença entre "auditorias remotas" e auditorias de "atividades virtuais".

 

Competência 2

Entender as atividades envolvidas na preparação de uma auditoria

 

Critérios de desempenho

2.1 Com base nos negócios e operações do auditado, o escopo da auditoria e os critérios relevantes são identificados, garantindo que estejam alinhados aos objetivos do programa de auditoria.

2.2 Entender os fatores a serem considerados para determinar a viabilidade de uma auditoria.

2.3 as informações documentadas relevantes do sistema de gestão do auditado são revisadas.

2.4 as informações são coletadas, verificadas e revisadas em preparação para o desenvolvimento de documentos de trabalho apropriados. Documentos de trabalho são preparados e o uso adequado destes é entendido.

2.5 Um plano de auditoria é desenvolvido aplicando a abordagem baseada no risco para atender aos objetivos, escopo e critérios da auditoria.

 

Competência 3

Compreender a condução de uma auditoria eficaz no contexto da situação organizacional do auditado

 

Critérios de desempenho

3.1 as auditorias são conduzidas de acordo com o escopo da auditoria, utilizando documentos relevantes que identificam os objetivos e os critérios da auditoria para uma determinada auditoria.

3.2 Compreender a adequação e as consequências do uso de técnicas de amostragem para auditoria

3.3 Entender o contexto organizacional de auditoria considerando questões internas e externas, necessidades e expectativas das partes interessadas, bem como os riscos e oportunidades da organização.

3.4 Compreender a liderança em auditoria e o compromisso com relação a responsabilidade, responsabilidades, tomada de decisões e garantir que o sistema de gestão atinja os resultados pretendidos.

3.5 as funções e responsabilidades do líder da equipe de auditoria, membros da equipe de auditoria e especialistas técnicos são compreendidas.

3.6 Compreender como as organizações cumprem e aplicam os regulamentos, os requisitos legais, os códigos de pratica do setor e os requisitos do cliente para seu sistema de gerenciamento.

3.7 Todos os aspectos das atividades de auditoria no local são compreendidos e aplicados.

3.7.1. A finalidade e o conteúdo da reuniao de abertura são entendidos.

3.7.2. O papel da comunicação e os tipos de informação que devem ser comunicados ao longo de uma auditoria são compreendidos. Os métodos de comunicação e a ligação entre a equipe de auditoria e o auditado são compreendidos.

3.7.3. Documentos de trabalho são usados ??apropriadamente e conforme necessario para registrar as descobertas da auditoria.

3.7.4. A abordagem do processo é empregada para auditar os processos da organização e suas interações.

3.7.5. As atividades de auditoria devem ser conduzidas de tal forma que a interferência nos processos de trabalho do auditado seja minimizada.

3.7.6. A adesao ao calendario acordado é demonstrada.

3.7.7. A evidência de auditoria é coletada com base em informações verificaveis.

3.7.8. Os resultados da auditoria são gerados e revisados ??quanto a relevancia e precisao, a fim de preparar as conclusões da auditoria. As descobertas são documentadas adequadamente para o tipo de auditoria que esta sendo executada.

3.7.9. As conclusões da auditoria são desenvolvidas com base nos resultados da auditoria e outras informações.

3.7.10. A finalidade e o conteúdo da reuniao de encerramento são entendidos.

3.8 Um relatório de auditoria é preparado e distribuído conforme descrito na ISO 19011:2018.

3.9 Os requisitos para a conclusao da auditoria e a condução do acompanhamento da auditoria são estabelecidos, compreendidos e aplicados.

 

Competência 4

Aplicar habilidades de auditoria eficazes e praticar comportamentos pessoais necessarios para a condução eficaz e eficiente de uma auditoria do sistema de gestao.

 

Critérios de desempenho

4.1 Meios eficazes e eficientes de comunicação são usados.

4.2 Habilidades de entrevista são usadas para efetivamente adquirir informações dentro do escopo da auditoria.

4.3 Os requisitos de confidencialidade, segurança da informação e informações de outros proprietarios são compreendidos e aplicados.

4.4 Os comportamentos pessoais listados na ISO 19011:2018 e o uso de julgamento profissional são demonstrados.

 

 

Exame EXEMPLAR GLOBAL -TL-Leading Management Systems audit Team (Liderança de Equipes de auditoria em Sistema de Gestao) - ISO 19011:2018

 

Competência 1

Estabelecer e planejar as atividades de uma equipe de auditoria.

 

Critérios de desempenho

1.1 as funções e responsabilidades dos líderes de equipe de auditoria, conforme identificadas na ISO 19011: 2018, são compreendidas e aplicadas ao planejar uma auditoria de equipe.

1.2 Os objetivos, o escopo e os critérios da auditoria são compreendidos e incorporados ao planejamento da auditoria.

1.3 Uma auditoria de equipe é planejada, usando a abordagem baseada em risco.

1.4 as interações e sinergias entre os diferentes sistemas de gestão são entendidas quando se audita sistemas de gestão de múltiplas disciplinas.

1.5 O processo para selecionar membros da equipe de auditoria e garantir a competência geral da equipe é entendido.

1.6 O trabalho é atribuído aos membros da equipe e as informações documentadas para a auditoria são preparadas.

1.7 Considerações de saúde e segurança para a(s) visita(s) ao(s) local(is) do auditado e aos riscos relacionados são compreendidas.

 

Competência 2

Gerenciar o processo de auditoria

 

Critérios de desempenho

2.1 Os objetivos e propósito da reuniao de abertura são entendidos e uma reuniao de abertura é conduzida.

2.2 O progresso da auditoria é monitorado em relação ao plano de auditoria (por exemplo, cronograma, critérios e objetivos de auditoria etc.)

2.3 Os briefings da equipe são programados e conduzidos, e o propósito e o conteúdo desses briefings são compreendidos.

2.4 Liderar a equipe para chegar a um consenso sobre os resultados da auditoria.

2.5 as responsabilidades de comunicação do líder de equipe com a equipe de auditoria, auditado e cliente da auditoria durante a auditoria são compreendidas e aplicadas.

2.6 Habilidades efetivas de gerenciamento de conflitos são usadas durante a auditoria.

2.7 Questões estratégicas são discutidas com a alta administração do auditado para determinar se eles consideraram essas questões ao avaliar seus riscos e oportunidades.

2.8 Os objetivos e propósito da reuniao de encerramento são entendidos e as reuniões de encerramento são conduzidas.

 

Competência 3

Preparar o relatório de auditoria e realizar o acompanhamento

 

Critérios de desempenho

3.1 O relatório de auditoria é distribuído conforme definido no programa de auditoria ou no plano de auditoria.

3.2 É elaborado um relatório de auditoria que fornece um registro completo, preciso, conciso e claro da auditoria.

3.3 as atividades de conclusao e acompanhamento da auditoria são acordadas e documentadas no relatório de auditoria.

3.4 a conclusao e eficacia das ações corretivas são verificadas.

  

Exame EXEMPLAR GLOBAL -OH-OH Management Systems (Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional) - ISO 45001:2018

 

Competência 1

Entender a aplicação dos requisitos da ISO 45001 dentro do sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional de uma organização.

 

Critérios de desempenho

1.1 Compreender a intenção e exigência de cada clausula da ISO 45001 dentro do contexto da organização.

1.2 avaliar as informações documentadas exigidas pela ISO 45001 e as inter-relações entre os processos de SSO, planejamento, política e objetivos. 

1.3 Compreender as evidências necessarias para demonstrar conformidade com os requisitos da ISO 45001.

1.4 avaliar se a terminologia de SSO e terminologia específica do setor é usada corretamente.

1.5 analisar a eficacia de todo o sistema de gestão de SSO, incluindo a abordagem de processo usada para estabelecer, implementar, manter e melhorar a eficacia do sistema de gestao.

1.6 Compreender a relação entre a conformidade legal e a conformidade com a norma ISO 45001 e determinar se ela é demonstrada no contexto de uma auditoria no setor de negócios / indústria em questao.

1.7 Determinar questões externas e internas relevantes relacionadas ao objetivo da organização e capazes de afetar sua capacidade de alcançar os resultados pretendidos.

1.8 Compreender como a alta administração demonstra liderança e comprometimento com o SGSSO.

1.9 Determinar que as responsabilidades e autoridades para funções relevantes sejam atribuídas e comunicadas.

1.10 Compreender como os processos de consulta e participação dos trabalhadores são utilizados para estabelecer, manter e melhorar o desempenho do sistema de gestão de SSO.

1.11 Compreender como a competência é determinada, alcançada, avaliada como eficaz, com evidência de competência mantida.

1.12 Entenda como ocorre a conscientização dos trabalhadores.

1.13 Entenda como a comunicação interna e externa é determinada, incluindo o que, quando, com quem e como a comunicação ocorre.

1.14 Determinar que o sistema de gestão de SSO inclui as informações documentadas necessarias para apoiar sua eficacia, e essas informações documentadas são adequadamente controladas e protegidas.

 

Competência 2

Entendimento da relação do Gestão Sistema de SSO e seus processos e a estrutura PDCa.

 

Critérios de desempenho

2.1 Determinar que o(s) processo (s) para identificação de perigos esta em andamento e é proativo.

2.2 Compreender como os riscos e oportunidades de SSO são determinados em relação aos requisitos legais e outros, aos controles existentes e ao contexto da organização.

2.3 Compreender o escopo do SGSSO e sua aplicação com base no contexto organizacional.

2.4 Determinar os objetivos do sistema de gestão de SSO e os planos para alcança-los.

2.5 Entender como a organização elimina riscos e reduz os riscos de saúde e segurança.

2.6 Compreender como a organização gerencia mudanças temporarias e permanentes que afetam o desempenho do sistema de gestão de SSO.

2.7 avaliar quais processos a organização possui para gerenciar processos terceirizados, aquisições e contratados.

2.8 Compreender como a organização se prepara para possíveis emergências.

2.9 Determinar como a organização monitora e mede o desempenho da SSO e como avalia a conformidade com os requisitos legais e outros.

2.10 Determinar como a organização identifica oportunidades de melhoria e toma medidas para lidar com incidentes e nao-conformidades.

  

Exame EXEMPLAR GLOBAL-QM-Quality Management Systems (Sistemas de Gestão da Qualidade) - ISO 9001:2015

 

Competência

  1. Compreender a aplicação dos princípios de Gestão da Qualidade no contexto da ISO 9001:2015.

 

Critérios de Desempenho

1.1 Compreender a intenção e requisitos de cada clausula do ISO 9001:2015 dentro do contexto de dado setor de negócio ou indústria.

1.2 avaliar a informação documentada exigida pela ISO 9001:2015 e as inter-relações entre os processos de qualidade: o planejamento da qualidade, a política e os objetivos dentro do contexto de dado setor de negócio ou indústria.

1.3 Compreender as evidências necessarias para demonstrar a conformidade com os requisitos da ISO 9001:2015.

1.4 Verificar se a terminologia da qualidade e do setor específico é usada corretamente.

1.5 analisar a eficacia de todo o sistema de gestão da qualidade, incluindo abordagem de processo e pensamento baseado no risco utilizados para desenvolver, implementar e melhorar a eficacia do sistema de gestão, foco no cliente e melhoria.

1.6 Determinar se a informação documentada de referência de auditoria é apropriada e adequada aos requisitos da ISO 9001:2015, no contexto do tamanho do negócio auditado, indústria e ambiente.

1.7 Compreender a relação entre conformidade legal e conformidade com a ISO 9001: 2015 e determinar que possa ser apresentada no contexto de uma auditoria em determinado setor de negócio ou indústria.

1.8 Determinar se as questões internas e externas relevantes relacionadas com o propósito e direção estratégica da organização são dirigidas, monitoradas e revistas.

1.9 Entender como a alta Direção demonstra liderança e comprometimento com o sistema de gestão da qualidade.

1.10 Determinar se as responsabilidades e autoridades para funções relevantes são atribuídas, comunicadas e entendidas.

1.11 Compreender como conhecimento organizacional necessario para a operação dos processos e atingimento da conformidade é determinado, mantido e disponibilizado, ao mesmo tempo que se avalia a necessidade de conhecimento adicional.

1.12 Compreender como a competência é determinada, alcançada, considerada eficaz, com evidência de competência mantida.

1.13 Compreender como ocorre a conscientização para aqueles que trabalham sob o controle da organização.

1.14 Compreender como comunicação interna e externa é determinada, incluindo o quê, quando, com quem e como a comunicação ocorre e quem realiza a comunicação.

1.15 Determinar que o sistema de gestão da qualidade inclui a informação documentada exigida e necessaria para apoiar a eficacia do sistema de gestão da qualidade, com apropriada identificação / descrição, formato, revisao / aprovação, disponibilidade / adequação, e tal informação documentada esta devidamente protegida.

1.16 Compreender como os riscos para a empresa são identificados, avaliados e tratados.

Competência

  1. Relacionar o sistema de gestão da qualidade aos produtos organizacionais, incluindo serviços e processos operacionais.

 

Critérios de Desempenho

2.1 Os processos de realização do produto e as atividades de apoio são avaliados de forma eficaz, a fim de verificar o grau de conformidade e eficacia dessas atividades.

2.2 atividades baseadas em processos e associadas a entradas, saídas, controles e recursos, são entendidas em diferentes contextos organizacionais.

2.3 Entender como a organização considera os riscos e as ações tomadas apropriadamente quando o risco é identificado.

2.4 Compreender como as necessidades e expectativas relevantes das partes interessadas são determinadas, monitoradas e avaliadas para o sistema de gestão da qualidade.

2.5 Compreender o escopo estabelecido do sistema de gestão da qualidade, sua aplicabilidade para a organização e se esta disponível e mantido como informação documentada.

2.6 Objetivos de qualidade documentados e mantidos são estabelecidos nas funções níveis e processos relevantes.

2.7 Determinar os recursos necessarios, responsabilidades, prazos e avaliar os resultados relacionados com objetivos de qualidade.

2.8 Determinar que monitoramento e recursos de medição são adequados e mantidos, com informações documentadas para mostrar evidências de adequação.

2.9 Compreender os processos de controle (incluindo fornecedores externos) necessarios para atender aos requisitos do produto / serviço, incluindo o estabelecimento de critérios de aceitação, determinação das necessidades de recursos, controles de processos, informação documentada apropriada, com alterações controladas.

2.10 Determinar que infraestrutura e ambiente necessarios relacionados com a conformidade de produtos / serviços e aqueles necessarios para as atividades de monitoramento e medição, para garantir a operação e controle eficazes estão previstos e estão sendo mantidos.

2.11 Os processos necessarios para o monitoramento, medição, analise e avaliação de produtos, serviços e toda o sistema de gestão da qualidade estão determinados.

2.12 Verificar se os riscos e as oportunidades são identificados pela organização para lidar com nao-conformidades e melhoria contínua para atender os requisitos dos clientes.

  

Exame EXEMPLAR GLOBAL -EM- Environmental  Management Systems (Sistemas de Gestão ambiental) - ISO 14001:2015

 

Competência

  1. Meio ambiente (SGa) no contexto da ISO 14001:2015.

 

Critérios de desempenho

1.1 O resultado pretendido e exigência de cada clausula do ISO 14001:2015.

1.2 Compreender a documentação exigida pela ISO 14001:2015 e analisar as relações entre os varios documentos do SGa

1.3 Entender como o planejamento, política, objetivos e processos do SGa são implementados de acordo com a norma ISO14001.

1.4 Compreender as etapas necessarias para implementar a ISO 14001:2015 e para demonstrar a eficacia no cumprimento dos seus requisitos.

1.5 Compreender as terminologias organizacionais / ambientais e específicas, incluindo os termos utilizados na ISO 14001:2015.

1.6 avaliar a eficacia operacional de todo SGa, incluindo o PDCa e a abordagem de processo, atividades de monitoramento e melhoria contínua.

1.7 Compreender a relação de conformidade e cumprimento no ambito da norma ISO 14001:2015 e de específicos requisitos organizacionais.

1.8 Entender o contexto interno e externo da organização, tendo em conta o seu impacto ambiental sobre as partes interessadas, tais como: funcionarios, fornecedores, prestadores de serviços, comunidades, meio físico e ecossistema GLOBAL.

1.9 Compreender a relação entre liderança e compromisso em relação ao SGa.

 

Competência

  1. Requisitos ambientais

 

Critérios de desempenho

2.1 Compreender o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente e como ele é aplicado a auditoria ambiental.

2.2 avaliar a eficacia das metodologias de avaliação de aspectos e de analise de impacto ambiental de uma organização.

2.3 analisar como o cumprimento das obrigações de conformidade das organizações são incorporados na analise de aspectos e metodologias de impacto ambiental.

2.4 Métodos gerais de proteção ambiental são entendidos e aplicados a auditoria ambiental.

2.5 Técnicas de monitoramento e medição para a gestão ambiental são entendidas e aplicadas a auditoria ambiental.

 

Competência

  1. aplicação de sistemas ambientais aos diferentes processos operacionais.

 

Critérios de desempenho

3.1 Entender como atividades de apoio são avaliadas de forma eficaz, a fim de estabelecer o seu impacto ambiental e verificar o grau de conformidade com o sistema de gestão ambiental.

3.2 Compreender como as atividades baseadas em processos e associadas a entradas, saídas, controles e recursos, são entendidos em diferentes contextos organizacionais.

 

Competência

  1. Identificação e importancia relativa dos riscos e oportunidades de impactos ambientais e atividades no ambito do sistema de gestão ambiental da organização.

 

Critérios de desempenho

4.1  Compreender o nível de riscos e oportunidades para cada impacto ambiental para determinar a significancia.

4.2 Compreender como a metodologia de avaliação de riscos e oportunidades utilizada é boa e cientifica e / ou baseada no impacto, dentro do SGa.

4.3 a metodologia de avaliação de risco utilizada é adequada ao tipo de negócio ou setor da indústria.

 

Competência

  1. Eficacia de metodologias para controlar os riscos ambientais.

 

Critérios de desempenho

5.1 as medidas de controle estão em vigor para todos os impactos ambientais significativos identificados.

5.2 a adequação e eficacia dos controles com base nos requisitos legais, códigos da indústria e outras informações técnicas esta claramente estabelecido.

5.3 Entendimento de que as medidas de controle são eficazes na eliminação ou redução dos impactos ambientais significativos identificados.

 

Competência

  1. Papéis e responsabilidades do SGa dentro do contexto do ambiente organizacional.

 

Critérios de desempenho

6.1 Compreender os papéis e responsabilidades do pessoal auditado responsavel pela gestão ambiental.

6.2 Compreender a inter-relação entre a hierarquia do SGa e a estrutura organizacional da empresa.

6.3 Compreender as possíveis barreiras para a implementação eficaz do SGa.

 

Competência

  1. adequação e eficacia do SGa.

 

Critérios de desempenho

7.1 Compreender como os procedimentos de verificação adequados devem estar no local para estabelecer a atualidade, a relevancia e eficacia do SGa.

7.2 Entender como identificar omissões no SGa que possam afetar a saúde e segurança ambiental.

7.3 Compreender a importancia da adequação do SGa para prevenir, reduzir ou eliminar os impactos ambientais significativos.

O EXEMPLAR GLOBAL define para cada exame as competências que devem ser abrangidas pelas questões, abaixo estão indicadas as competências e os critérios de desempenho para os exames de auditoria, liderança, qualidade, meio ambiente e saúde e segurança. Verifique os critérios para o(s) exame(s) que você vai realizar:

 

     Exame EXEMPLAR GLOBAL -aU-Management Systems auditing (auditoria em Sistemas de Gestao) - ISO 19011:2018

 

Competência 1

Compreender a aplicação dos princípios, procedimentos e métodos de auditoria.

 

Critérios de desempenho

1.1 Os princípios de auditoria, conforme descritos na ISO 19011:2018, são compreendidos e aplicados.

1.2 Os termos e definições da ISO 19011:2018 são entendidos e aplicados.

1.3 Compreender os diferentes tipos de auditorias de sistema de gestao.

1.4 O fluxo de processo típico para conduzir uma auditoria é entendido e descrito.

1.5 Compreender os tipos de riscos e oportunidades associados a auditoria.

1.6 Entender a aplicação de diferentes métodos de auditoria e a diferença entre "auditorias remotas" e auditorias de "atividades virtuais".

 

Competência 2

Entender as atividades envolvidas na preparação de uma auditoria

 

Critérios de desempenho

2.1 Com base nos negócios e operações do auditado, o escopo da auditoria e os critérios relevantes são identificados, garantindo que estejam alinhados aos objetivos do programa de auditoria.

2.2 Entender os fatores a serem considerados para determinar a viabilidade de uma auditoria.

2.3 as informações documentadas relevantes do sistema de gestão do auditado são revisadas.

2.4 as informações são coletadas, verificadas e revisadas em preparação para o desenvolvimento de documentos de trabalho apropriados. Documentos de trabalho são preparados e o uso adequado destes é entendido.

2.5 Um plano de auditoria é desenvolvido aplicando a abordagem baseada no risco para atender aos objetivos, escopo e critérios da auditoria.

 

Competência 3

Compreender a condução de uma auditoria eficaz no contexto da situação organizacional do auditado

 

Critérios de desempenho

3.1 as auditorias são conduzidas de acordo com o escopo da auditoria, utilizando documentos relevantes que identificam os objetivos e os critérios da auditoria para uma determinada auditoria.

3.2 Compreender a adequação e as consequências do uso de técnicas de amostragem para auditoria

3.3 Entender o contexto organizacional de auditoria considerando questões internas e externas, necessidades e expectativas das partes interessadas, bem como os riscos e oportunidades da organização.

3.4 Compreender a liderança em auditoria e o compromisso com relação a responsabilidade, responsabilidades, tomada de decisões e garantir que o sistema de gestão atinja os resultados pretendidos.

3.5 as funções e responsabilidades do líder da equipe de auditoria, membros da equipe de auditoria e especialistas técnicos são compreendidas.

3.6 Compreender como as organizações cumprem e aplicam os regulamentos, os requisitos legais, os códigos de pratica do setor e os requisitos do cliente para seu sistema de gerenciamento.

3.7 Todos os aspectos das atividades de auditoria no local são compreendidos e aplicados.

3.7.1. A finalidade e o conteúdo da reuniao de abertura são entendidos.

3.7.2. O papel da comunicação e os tipos de informação que devem ser comunicados ao longo de uma auditoria são compreendidos. Os métodos de comunicação e a ligação entre a equipe de auditoria e o auditado são compreendidos.

3.7.3. Documentos de trabalho são usados ??apropriadamente e conforme necessario para registrar as descobertas da auditoria.

3.7.4. A abordagem do processo é empregada para auditar os processos da organização e suas interações.

3.7.5. As atividades de auditoria devem ser conduzidas de tal forma que a interferência nos processos de trabalho do auditado seja minimizada.

3.7.6. A adesao ao calendario acordado é demonstrada.

3.7.7. A evidência de auditoria é coletada com base em informações verificaveis.

3.7.8. Os resultados da auditoria são gerados e revisados ??quanto a relevancia e precisao, a fim de preparar as conclusões da auditoria. As descobertas são documentadas adequadamente para o tipo de auditoria que esta sendo executada.

3.7.9. As conclusões da auditoria são desenvolvidas com base nos resultados da auditoria e outras informações.

3.7.10. A finalidade e o conteúdo da reuniao de encerramento são entendidos.

3.8 Um relatório de auditoria é preparado e distribuído conforme descrito na ISO 19011:2018.

3.9 Os requisitos para a conclusao da auditoria e a condução do acompanhamento da auditoria são estabelecidos, compreendidos e aplicados.

 

Competência 4

Aplicar habilidades de auditoria eficazes e praticar comportamentos pessoais necessarios para a condução eficaz e eficiente de uma auditoria do sistema de gestao.

 

Critérios de desempenho

4.1 Meios eficazes e eficientes de comunicação são usados.

4.2 Habilidades de entrevista são usadas para efetivamente adquirir informações dentro do escopo da auditoria.

4.3 Os requisitos de confidencialidade, segurança da informação e informações de outros proprietarios são compreendidos e aplicados.

4.4 Os comportamentos pessoais listados na ISO 19011:2018 e o uso de julgamento profissional são demonstrados.

 

 

Exame EXEMPLAR GLOBAL -TL-Leading Management Systems audit Team (Liderança de Equipes de auditoria em Sistema de Gestao) - ISO 19011:2018

 

Competência 1

Estabelecer e planejar as atividades de uma equipe de auditoria.

 

Critérios de desempenho

1.1 as funções e responsabilidades dos líderes de equipe de auditoria, conforme identificadas na ISO 19011: 2018, são compreendidas e aplicadas ao planejar uma auditoria de equipe.

1.2 Os objetivos, o escopo e os critérios da auditoria são compreendidos e incorporados ao planejamento da auditoria.

1.3 Uma auditoria de equipe é planejada, usando a abordagem baseada em risco.

1.4 as interações e sinergias entre os diferentes sistemas de gestão são entendidas quando se audita sistemas de gestão de múltiplas disciplinas.

1.5 O processo para selecionar membros da equipe de auditoria e garantir a competência geral da equipe é entendido.

1.6 O trabalho é atribuído aos membros da equipe e as informações documentadas para a auditoria são preparadas.

1.7 Considerações de saúde e segurança para a(s) visita(s) ao(s) local(is) do auditado e aos riscos relacionados são compreendidas.

 

Competência 2

Gerenciar o processo de auditoria

 

Critérios de desempenho

2.1 Os objetivos e propósito da reuniao de abertura são entendidos e uma reuniao de abertura é conduzida.

2.2 O progresso da auditoria é monitorado em relação ao plano de auditoria (por exemplo, cronograma, critérios e objetivos de auditoria etc.)

2.3 Os briefings da equipe são programados e conduzidos, e o propósito e o conteúdo desses briefings são compreendidos.

2.4 Liderar a equipe para chegar a um consenso sobre os resultados da auditoria.

2.5 as responsabilidades de comunicação do líder de equipe com a equipe de auditoria, auditado e cliente da auditoria durante a auditoria são compreendidas e aplicadas.

2.6 Habilidades efetivas de gerenciamento de conflitos são usadas durante a auditoria.

2.7 Questões estratégicas são discutidas com a alta administração do auditado para determinar se eles consideraram essas questões ao avaliar seus riscos e oportunidades.

2.8 Os objetivos e propósito da reuniao de encerramento são entendidos e as reuniões de encerramento são conduzidas.

 

Competência 3

Preparar o relatório de auditoria e realizar o acompanhamento

 

Critérios de desempenho

3.1 O relatório de auditoria é distribuído conforme definido no programa de auditoria ou no plano de auditoria.

3.2 É elaborado um relatório de auditoria que fornece um registro completo, preciso, conciso e claro da auditoria.

3.3 as atividades de conclusao e acompanhamento da auditoria são acordadas e documentadas no relatório de auditoria.

3.4 a conclusao e eficacia das ações corretivas são verificadas.

  

Exame EXEMPLAR GLOBAL -OH-OH Management Systems (Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional) - ISO 45001:2018

 

Competência 1

Entender a aplicação dos requisitos da ISO 45001 dentro do sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional de uma organização.

 

Critérios de desempenho

1.1 Compreender a intenção e exigência de cada clausula da ISO 45001 dentro do contexto da organização.

1.2 avaliar as informações documentadas exigidas pela ISO 45001 e as inter-relações entre os processos de SSO, planejamento, política e objetivos. 

1.3 Compreender as evidências necessarias para demonstrar conformidade com os requisitos da ISO 45001.

1.4 avaliar se a terminologia de SSO e terminologia específica do setor é usada corretamente.

1.5 analisar a eficacia de todo o sistema de gestão de SSO, incluindo a abordagem de processo usada para estabelecer, implementar, manter e melhorar a eficacia do sistema de gestao.

1.6 Compreender a relação entre a conformidade legal e a conformidade com a norma ISO 45001 e determinar se ela é demonstrada no contexto de uma auditoria no setor de negócios / indústria em questao.

1.7 Determinar questões externas e internas relevantes relacionadas ao objetivo da organização e capazes de afetar sua capacidade de alcançar os resultados pretendidos.

1.8 Compreender como a alta administração demonstra liderança e comprometimento com o SGSSO.

1.9 Determinar que as responsabilidades e autoridades para funções relevantes sejam atribuídas e comunicadas.

1.10 Compreender como os processos de consulta e participação dos trabalhadores são utilizados para estabelecer, manter e melhorar o desempenho do sistema de gestão de SSO.

1.11 Compreender como a competência é determinada, alcançada, avaliada como eficaz, com evidência de competência mantida.

1.12 Entenda como ocorre a conscientização dos trabalhadores.

1.13 Entenda como a comunicação interna e externa é determinada, incluindo o que, quando, com quem e como a comunicação ocorre.

1.14 Determinar que o sistema de gestão de SSO inclui as informações documentadas necessarias para apoiar sua eficacia, e essas informações documentadas são adequadamente controladas e protegidas.

 

Competência 2

Entendimento da relação do Gestão Sistema de SSO e seus processos e a estrutura PDCa.

 

Critérios de desempenho

2.1 Determinar que o(s) processo (s) para identificação de perigos esta em andamento e é proativo.

2.2 Compreender como os riscos e oportunidades de SSO são determinados em relação aos requisitos legais e outros, aos controles existentes e ao contexto da organização.

2.3 Compreender o escopo do SGSSO e sua aplicação com base no contexto organizacional.

2.4 Determinar os objetivos do sistema de gestão de SSO e os planos para alcança-los.

2.5 Entender como a organização elimina riscos e reduz os riscos de saúde e segurança.

2.6 Compreender como a organização gerencia mudanças temporarias e permanentes que afetam o desempenho do sistema de gestão de SSO.

2.7 avaliar quais processos a organização possui para gerenciar processos terceirizados, aquisições e contratados.

2.8 Compreender como a organização se prepara para possíveis emergências.

2.9 Determinar como a organização monitora e mede o desempenho da SSO e como avalia a conformidade com os requisitos legais e outros.

2.10 Determinar como a organização identifica oportunidades de melhoria e toma medidas para lidar com incidentes e nao-conformidades.

  

Exame EXEMPLAR GLOBAL-QM-Quality Management Systems (Sistemas de Gestão da Qualidade) - ISO 9001:2015

 

Competência

  1. Compreender a aplicação dos princípios de Gestão da Qualidade no contexto da ISO 9001:2015.

 

Critérios de Desempenho

1.1 Compreender a intenção e requisitos de cada clausula do ISO 9001:2015 dentro do contexto de dado setor de negócio ou indústria.

1.2 avaliar a informação documentada exigida pela ISO 9001:2015 e as inter-relações entre os processos de qualidade: o planejamento da qualidade, a política e os objetivos dentro do contexto de dado setor de negócio ou indústria.

1.3 Compreender as evidências necessarias para demonstrar a conformidade com os requisitos da ISO 9001:2015.

1.4 Verificar se a terminologia da qualidade e do setor específico é usada corretamente.

1.5 analisar a eficacia de todo o sistema de gestão da qualidade, incluindo abordagem de processo e pensamento baseado no risco utilizados para desenvolver, implementar e melhorar a eficacia do sistema de gestão, foco no cliente e melhoria.

1.6 Determinar se a informação documentada de referência de auditoria é apropriada e adequada aos requisitos da ISO 9001:2015, no contexto do tamanho do negócio auditado, indústria e ambiente.

1.7 Compreender a relação entre conformidade legal e conformidade com a ISO 9001: 2015 e determinar que possa ser apresentada no contexto de uma auditoria em determinado setor de negócio ou indústria.

1.8 Determinar se as questões internas e externas relevantes relacionadas com o propósito e direção estratégica da organização são dirigidas, monitoradas e revistas.

1.9 Entender como a alta Direção demonstra liderança e comprometimento com o sistema de gestão da qualidade.

1.10 Determinar se as responsabilidades e autoridades para funções relevantes são atribuídas, comunicadas e entendidas.

1.11 Compreender como conhecimento organizacional necessario para a operação dos processos e atingimento da conformidade é determinado, mantido e disponibilizado, ao mesmo tempo que se avalia a necessidade de conhecimento adicional.

1.12 Compreender como a competência é determinada, alcançada, considerada eficaz, com evidência de competência mantida.

1.13 Compreender como ocorre a conscientização para aqueles que trabalham sob o controle da organização.

1.14 Compreender como comunicação interna e externa é determinada, incluindo o quê, quando, com quem e como a comunicação ocorre e quem realiza a comunicação.

1.15 Determinar que o sistema de gestão da qualidade inclui a informação documentada exigida e necessaria para apoiar a eficacia do sistema de gestão da qualidade, com apropriada identificação / descrição, formato, revisao / aprovação, disponibilidade / adequação, e tal informação documentada esta devidamente protegida.

1.16 Compreender como os riscos para a empresa são identificados, avaliados e tratados.

Competência

  1. Relacionar o sistema de gestão da qualidade aos produtos organizacionais, incluindo serviços e processos operacionais.

 

Critérios de Desempenho

2.1 Os processos de realização do produto e as atividades de apoio são avaliados de forma eficaz, a fim de verificar o grau de conformidade e eficacia dessas atividades.

2.2 atividades baseadas em processos e associadas a entradas, saídas, controles e recursos, são entendidas em diferentes contextos organizacionais.

2.3 Entender como a organização considera os riscos e as ações tomadas apropriadamente quando o risco é identificado.

2.4 Compreender como as necessidades e expectativas relevantes das partes interessadas são determinadas, monitoradas e avaliadas para o sistema de gestão da qualidade.

2.5 Compreender o escopo estabelecido do sistema de gestão da qualidade, sua aplicabilidade para a organização e se esta disponível e mantido como informação documentada.

2.6 Objetivos de qualidade documentados e mantidos são estabelecidos nas funções níveis e processos relevantes.

2.7 Determinar os recursos necessarios, responsabilidades, prazos e avaliar os resultados relacionados com objetivos de qualidade.

2.8 Determinar que monitoramento e recursos de medição são adequados e mantidos, com informações documentadas para mostrar evidências de adequação.

2.9 Compreender os processos de controle (incluindo fornecedores externos) necessarios para atender aos requisitos do produto / serviço, incluindo o estabelecimento de critérios de aceitação, determinação das necessidades de recursos, controles de processos, informação documentada apropriada, com alterações controladas.

2.10 Determinar que infraestrutura e ambiente necessarios relacionados com a conformidade de produtos / serviços e aqueles necessarios para as atividades de monitoramento e medição, para garantir a operação e controle eficazes estão previstos e estão sendo mantidos.

2.11 Os processos necessarios para o monitoramento, medição, analise e avaliação de produtos, serviços e toda o sistema de gestão da qualidade estão determinados.

2.12 Verificar se os riscos e as oportunidades são identificados pela organização para lidar com nao-conformidades e melhoria contínua para atender os requisitos dos clientes.

  

Exame EXEMPLAR GLOBAL -EM- Environmental  Management Systems (Sistemas de Gestão ambiental) - ISO 14001:2015

 

Competência

  1. Meio ambiente (SGa) no contexto da ISO 14001:2015.

 

Critérios de desempenho

1.1 O resultado pretendido e exigência de cada clausula do ISO 14001:2015.

1.2 Compreender a documentação exigida pela ISO 14001:2015 e analisar as relações entre os varios documentos do SGa

1.3 Entender como o planejamento, política, objetivos e processos do SGa são implementados de acordo com a norma ISO14001.

1.4 Compreender as etapas necessarias para implementar a ISO 14001:2015 e para demonstrar a eficacia no cumprimento dos seus requisitos.

1.5 Compreender as terminologias organizacionais / ambientais e específicas, incluindo os termos utilizados na ISO 14001:2015.

1.6 avaliar a eficacia operacional de todo SGa, incluindo o PDCa e a abordagem de processo, atividades de monitoramento e melhoria contínua.

1.7 Compreender a relação de conformidade e cumprimento no ambito da norma ISO 14001:2015 e de específicos requisitos organizacionais.

1.8 Entender o contexto interno e externo da organização, tendo em conta o seu impacto ambiental sobre as partes interessadas, tais como: funcionarios, fornecedores, prestadores de serviços, comunidades, meio físico e ecossistema GLOBAL.

1.9 Compreender a relação entre liderança e compromisso em relação ao SGa.

 

Competência

  1. Requisitos ambientais

 

Critérios de desempenho

2.1 Compreender o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente e como ele é aplicado a auditoria ambiental.

2.2 avaliar a eficacia das metodologias de avaliação de aspectos e de analise de impacto ambiental de uma organização.

2.3 analisar como o cumprimento das obrigações de conformidade das organizações são incorporados na analise de aspectos e metodologias de impacto ambiental.

2.4 Métodos gerais de proteção ambiental são entendidos e aplicados a auditoria ambiental.

2.5 Técnicas de monitoramento e medição para a gestão ambiental são entendidas e aplicadas a auditoria ambiental.

 

Competência

  1. aplicação de sistemas ambientais aos diferentes processos operacionais.

 

Critérios de desempenho

3.1 Entender como atividades de apoio são avaliadas de forma eficaz, a fim de estabelecer o seu impacto ambiental e verificar o grau de conformidade com o sistema de gestão ambiental.

3.2 Compreender como as atividades baseadas em processos e associadas a entradas, saídas, controles e recursos, são entendidos em diferentes contextos organizacionais.

 

Competência

  1. Identificação e importancia relativa dos riscos e oportunidades de impactos ambientais e atividades no ambito do sistema de gestão ambiental da organização.

 

Critérios de desempenho

4.1  Compreender o nível de riscos e oportunidades para cada impacto ambiental para determinar a significancia.

4.2 Compreender como a metodologia de avaliação de riscos e oportunidades utilizada é boa e cientifica e / ou baseada no impacto, dentro do SGa.

4.3 a metodologia de avaliação de risco utilizada é adequada ao tipo de negócio ou setor da indústria.

 

Competência

  1. Eficacia de metodologias para controlar os riscos ambientais.

 

Critérios de desempenho

5.1 as medidas de controle estão em vigor para todos os impactos ambientais significativos identificados.

5.2 a adequação e eficacia dos controles com base nos requisitos legais, códigos da indústria e outras informações técnicas esta claramente estabelecido.

5.3 Entendimento de que as medidas de controle são eficazes na eliminação ou redução dos impactos ambientais significativos identificados.

 

Competência

  1. Papéis e responsabilidades do SGa dentro do contexto do ambiente organizacional.

 

Critérios de desempenho

6.1 Compreender os papéis e responsabilidades do pessoal auditado responsavel pela gestão ambiental.

6.2 Compreender a inter-relação entre a hierarquia do SGa e a estrutura organizacional da empresa.

6.3 Compreender as possíveis barreiras para a implementação eficaz do SGa.

 

Competência

  1. adequação e eficacia do SGa.

 

Critérios de desempenho

7.1 Compreender como os procedimentos de verificação adequados devem estar no local para estabelecer a atualidade, a relevancia e eficacia do SGa.

7.2 Entender como identificar omissões no SGa que possam afetar a saúde e segurança ambiental.

7.3 Compreender a importancia da adequação do SGa para prevenir, reduzir ou eliminar os impactos ambientais significativos.

O EXEMPLAR GLOBAL define para cada exame as competências que devem ser abrangidas pelas questões, abaixo estão indicadas as competências e os critérios de desempenho para os exames de auditoria, liderança, qualidade, meio ambiente e saúde e segurança. Verifique os critérios para o(s) exame(s) que você vai realizar:

 

     Exame EXEMPLAR GLOBAL -aU-Management Systems auditing (auditoria em Sistemas de Gestao) - ISO 19011:2018

 

Competência 1

Compreender a aplicação dos princípios, procedimentos e métodos de auditoria.

 

Critérios de desempenho

1.1 Os princípios de auditoria, conforme descritos na ISO 19011:2018, são compreendidos e aplicados.

1.2 Os termos e definições da ISO 19011:2018 são entendidos e aplicados.

1.3 Compreender os diferentes tipos de auditorias de sistema de gestao.

1.4 O fluxo de processo típico para conduzir uma auditoria é entendido e descrito.

1.5 Compreender os tipos de riscos e oportunidades associados a auditoria.

1.6 Entender a aplicação de diferentes métodos de auditoria e a diferença entre "auditorias remotas" e auditorias de "atividades virtuais".

 

Competência 2

Entender as atividades envolvidas na preparação de uma auditoria

 

Critérios de desempenho

2.1 Com base nos negócios e operações do auditado, o escopo da auditoria e os critérios relevantes são identificados, garantindo que estejam alinhados aos objetivos do programa de auditoria.

2.2 Entender os fatores a serem considerados para determinar a viabilidade de uma auditoria.

2.3 as informações documentadas relevantes do sistema de gestão do auditado são revisadas.

2.4 as informações são coletadas, verificadas e revisadas em preparação para o desenvolvimento de documentos de trabalho apropriados. Documentos de trabalho são preparados e o uso adequado destes é entendido.

2.5 Um plano de auditoria é desenvolvido aplicando a abordagem baseada no risco para atender aos objetivos, escopo e critérios da auditoria.

 

Competência 3

Compreender a condução de uma auditoria eficaz no contexto da situação organizacional do auditado

 

Critérios de desempenho

3.1 as auditorias são conduzidas de acordo com o escopo da auditoria, utilizando documentos relevantes que identificam os objetivos e os critérios da auditoria para uma determinada auditoria.

3.2 Compreender a adequação e as consequências do uso de técnicas de amostragem para auditoria

3.3 Entender o contexto organizacional de auditoria considerando questões internas e externas, necessidades e expectativas das partes interessadas, bem como os riscos e oportunidades da organização.

3.4 Compreender a liderança em auditoria e o compromisso com relação a responsabilidade, responsabilidades, tomada de decisões e garantir que o sistema de gestão atinja os resultados pretendidos.

3.5 as funções e responsabilidades do líder da equipe de auditoria, membros da equipe de auditoria e especialistas técnicos são compreendidas.

3.6 Compreender como as organizações cumprem e aplicam os regulamentos, os requisitos legais, os códigos de pratica do setor e os requisitos do cliente para seu sistema de gerenciamento.

3.7 Todos os aspectos das atividades de auditoria no local são compreendidos e aplicados.

3.7.1. A finalidade e o conteúdo da reuniao de abertura são entendidos.

3.7.2. O papel da comunicação e os tipos de informação que devem ser comunicados ao longo de uma auditoria são compreendidos. Os métodos de comunicação e a ligação entre a equipe de auditoria e o auditado são compreendidos.

3.7.3. Documentos de trabalho são usados ??apropriadamente e conforme necessario para registrar as descobertas da auditoria.

3.7.4. A abordagem do processo é empregada para auditar os processos da organização e suas interações.

3.7.5. As atividades de auditoria devem ser conduzidas de tal forma que a interferência nos processos de trabalho do auditado seja minimizada.

3.7.6. A adesao ao calendario acordado é demonstrada.

3.7.7. A evidência de auditoria é coletada com base em informações verificaveis.

3.7.8. Os resultados da auditoria são gerados e revisados ??quanto a relevancia e precisao, a fim de preparar as conclusões da auditoria. As descobertas são documentadas adequadamente para o tipo de auditoria que esta sendo executada.

3.7.9. As conclusões da auditoria são desenvolvidas com base nos resultados da auditoria e outras informações.

3.7.10. A finalidade e o conteúdo da reuniao de encerramento são entendidos.

3.8 Um relatório de auditoria é preparado e distribuído conforme descrito na ISO 19011:2018.

3.9 Os requisitos para a conclusao da auditoria e a condução do acompanhamento da auditoria são estabelecidos, compreendidos e aplicados.

 

Competência 4

Aplicar habilidades de auditoria eficazes e praticar comportamentos pessoais necessarios para a condução eficaz e eficiente de uma auditoria do sistema de gestao.

 

Critérios de desempenho

4.1 Meios eficazes e eficientes de comunicação são usados.

4.2 Habilidades de entrevista são usadas para efetivamente adquirir informações dentro do escopo da auditoria.

4.3 Os requisitos de confidencialidade, segurança da informação e informações de outros proprietarios são compreendidos e aplicados.

4.4 Os comportamentos pessoais listados na ISO 19011:2018 e o uso de julgamento profissional são demonstrados.

 

 

Exame EXEMPLAR GLOBAL -TL-Leading Management Systems audit Team (Liderança de Equipes de auditoria em Sistema de Gestao) - ISO 19011:2018

 

Competência 1

Estabelecer e planejar as atividades de uma equipe de auditoria.

 

Critérios de desempenho

1.1 as funções e responsabilidades dos líderes de equipe de auditoria, conforme identificadas na ISO 19011: 2018, são compreendidas e aplicadas ao planejar uma auditoria de equipe.

1.2 Os objetivos, o escopo e os critérios da auditoria são compreendidos e incorporados ao planejamento da auditoria.

1.3 Uma auditoria de equipe é planejada, usando a abordagem baseada em risco.

1.4 as interações e sinergias entre os diferentes sistemas de gestão são entendidas quando se audita sistemas de gestão de múltiplas disciplinas.

1.5 O processo para selecionar membros da equipe de auditoria e garantir a competência geral da equipe é entendido.

1.6 O trabalho é atribuído aos membros da equipe e as informações documentadas para a auditoria são preparadas.

1.7 Considerações de saúde e segurança para a(s) visita(s) ao(s) local(is) do auditado e aos riscos relacionados são compreendidas.

 

Competência 2

Gerenciar o processo de auditoria

 

Critérios de desempenho

2.1 Os objetivos e propósito da reuniao de abertura são entendidos e uma reuniao de abertura é conduzida.

2.2 O progresso da auditoria é monitorado em relação ao plano de auditoria (por exemplo, cronograma, critérios e objetivos de auditoria etc.)

2.3 Os briefings da equipe são programados e conduzidos, e o propósito e o conteúdo desses briefings são compreendidos.

2.4 Liderar a equipe para chegar a um consenso sobre os resultados da auditoria.

2.5 as responsabilidades de comunicação do líder de equipe com a equipe de auditoria, auditado e cliente da auditoria durante a auditoria são compreendidas e aplicadas.

2.6 Habilidades efetivas de gerenciamento de conflitos são usadas durante a auditoria.

2.7 Questões estratégicas são discutidas com a alta administração do auditado para determinar se eles consideraram essas questões ao avaliar seus riscos e oportunidades.

2.8 Os objetivos e propósito da reuniao de encerramento são entendidos e as reuniões de encerramento são conduzidas.

 

Competência 3

Preparar o relatório de auditoria e realizar o acompanhamento

 

Critérios de desempenho

3.1 O relatório de auditoria é distribuído conforme definido no programa de auditoria ou no plano de auditoria.

3.2 É elaborado um relatório de auditoria que fornece um registro completo, preciso, conciso e claro da auditoria.

3.3 as atividades de conclusao e acompanhamento da auditoria são acordadas e documentadas no relatório de auditoria.

3.4 a conclusao e eficacia das ações corretivas são verificadas.

  

Exame EXEMPLAR GLOBAL -OH-OH Management Systems (Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional) - ISO 45001:2018

 

Competência 1

Entender a aplicação dos requisitos da ISO 45001 dentro do sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional de uma organização.

 

Critérios de desempenho

1.1 Compreender a intenção e exigência de cada clausula da ISO 45001 dentro do contexto da organização.

1.2 avaliar as informações documentadas exigidas pela ISO 45001 e as inter-relações entre os processos de SSO, planejamento, política e objetivos. 

1.3 Compreender as evidências necessarias para demonstrar conformidade com os requisitos da ISO 45001.

1.4 avaliar se a terminologia de SSO e terminologia específica do setor é usada corretamente.

1.5 analisar a eficacia de todo o sistema de gestão de SSO, incluindo a abordagem de processo usada para estabelecer, implementar, manter e melhorar a eficacia do sistema de gestao.

1.6 Compreender a relação entre a conformidade legal e a conformidade com a norma ISO 45001 e determinar se ela é demonstrada no contexto de uma auditoria no setor de negócios / indústria em questao.

1.7 Determinar questões externas e internas relevantes relacionadas ao objetivo da organização e capazes de afetar sua capacidade de alcançar os resultados pretendidos.

1.8 Compreender como a alta administração demonstra liderança e comprometimento com o SGSSO.

1.9 Determinar que as responsabilidades e autoridades para funções relevantes sejam atribuídas e comunicadas.

1.10 Compreender como os processos de consulta e participação dos trabalhadores são utilizados para estabelecer, manter e melhorar o desempenho do sistema de gestão de SSO.

1.11 Compreender como a competência é determinada, alcançada, avaliada como eficaz, com evidência de competência mantida.

1.12 Entenda como ocorre a conscientização dos trabalhadores.

1.13 Entenda como a comunicação interna e externa é determinada, incluindo o que, quando, com quem e como a comunicação ocorre.

1.14 Determinar que o sistema de gestão de SSO inclui as informações documentadas necessarias para apoiar sua eficacia, e essas informações documentadas são adequadamente controladas e protegidas.

 

Competência 2

Entendimento da relação do Gestão Sistema de SSO e seus processos e a estrutura PDCa.

 

Critérios de desempenho

2.1 Determinar que o(s) processo (s) para identificação de perigos esta em andamento e é proativo.

2.2 Compreender como os riscos e oportunidades de SSO são determinados em relação aos requisitos legais e outros, aos controles existentes e ao contexto da organização.

2.3 Compreender o escopo do SGSSO e sua aplicação com base no contexto organizacional.

2.4 Determinar os objetivos do sistema de gestão de SSO e os planos para alcança-los.

2.5 Entender como a organização elimina riscos e reduz os riscos de saúde e segurança.

2.6 Compreender como a organização gerencia mudanças temporarias e permanentes que afetam o desempenho do sistema de gestão de SSO.

2.7 avaliar quais processos a organização possui para gerenciar processos terceirizados, aquisições e contratados.

2.8 Compreender como a organização se prepara para possíveis emergências.

2.9 Determinar como a organização monitora e mede o desempenho da SSO e como avalia a conformidade com os requisitos legais e outros.

2.10 Determinar como a organização identifica oportunidades de melhoria e toma medidas para lidar com incidentes e nao-conformidades.

  

Exame EXEMPLAR GLOBAL-QM-Quality Management Systems (Sistemas de Gestão da Qualidade) - ISO 9001:2015

 

Competência

  1. Compreender a aplicação dos princípios de Gestão da Qualidade no contexto da ISO 9001:2015.

 

Critérios de Desempenho

1.1 Compreender a intenção e requisitos de cada clausula do ISO 9001:2015 dentro do contexto de dado setor de negócio ou indústria.

1.2 avaliar a informação documentada exigida pela ISO 9001:2015 e as inter-relações entre os processos de qualidade: o planejamento da qualidade, a política e os objetivos dentro do contexto de dado setor de negócio ou indústria.

1.3 Compreender as evidências necessarias para demonstrar a conformidade com os requisitos da ISO 9001:2015.

1.4 Verificar se a terminologia da qualidade e do setor específico é usada corretamente.

1.5 analisar a eficacia de todo o sistema de gestão da qualidade, incluindo abordagem de processo e pensamento baseado no risco utilizados para desenvolver, implementar e melhorar a eficacia do sistema de gestão, foco no cliente e melhoria.

1.6 Determinar se a informação documentada de referência de auditoria é apropriada e adequada aos requisitos da ISO 9001:2015, no contexto do tamanho do negócio auditado, indústria e ambiente.

1.7 Compreender a relação entre conformidade legal e conformidade com a ISO 9001: 2015 e determinar que possa ser apresentada no contexto de uma auditoria em determinado setor de negócio ou indústria.

1.8 Determinar se as questões internas e externas relevantes relacionadas com o propósito e direção estratégica da organização são dirigidas, monitoradas e revistas.

1.9 Entender como a alta Direção demonstra liderança e comprometimento com o sistema de gestão da qualidade.

1.10 Determinar se as responsabilidades e autoridades para funções relevantes são atribuídas, comunicadas e entendidas.

1.11 Compreender como conhecimento organizacional necessario para a operação dos processos e atingimento da conformidade é determinado, mantido e disponibilizado, ao mesmo tempo que se avalia a necessidade de conhecimento adicional.

1.12 Compreender como a competência é determinada, alcançada, considerada eficaz, com evidência de competência mantida.

1.13 Compreender como ocorre a conscientização para aqueles que trabalham sob o controle da organização.

1.14 Compreender como comunicação interna e externa é determinada, incluindo o quê, quando, com quem e como a comunicação ocorre e quem realiza a comunicação.

1.15 Determinar que o sistema de gestão da qualidade inclui a informação documentada exigida e necessaria para apoiar a eficacia do sistema de gestão da qualidade, com apropriada identificação / descrição, formato, revisao / aprovação, disponibilidade / adequação, e tal informação documentada esta devidamente protegida.

1.16 Compreender como os riscos para a empresa são identificados, avaliados e tratados.

Competência

  1. Relacionar o sistema de gestão da qualidade aos produtos organizacionais, incluindo serviços e processos operacionais.

 

Critérios de Desempenho

2.1 Os processos de realização do produto e as atividades de apoio são avaliados de forma eficaz, a fim de verificar o grau de conformidade e eficacia dessas atividades.

2.2 atividades baseadas em processos e associadas a entradas, saídas, controles e recursos, são entendidas em diferentes contextos organizacionais.

2.3 Entender como a organização considera os riscos e as ações tomadas apropriadamente quando o risco é identificado.

2.4 Compreender como as necessidades e expectativas relevantes das partes interessadas são determinadas, monitoradas e avaliadas para o sistema de gestão da qualidade.

2.5 Compreender o escopo estabelecido do sistema de gestão da qualidade, sua aplicabilidade para a organização e se esta disponível e mantido como informação documentada.

2.6 Objetivos de qualidade documentados e mantidos são estabelecidos nas funções níveis e processos relevantes.

2.7 Determinar os recursos necessarios, responsabilidades, prazos e avaliar os resultados relacionados com objetivos de qualidade.

2.8 Determinar que monitoramento e recursos de medição são adequados e mantidos, com informações documentadas para mostrar evidências de adequação.

2.9 Compreender os processos de controle (incluindo fornecedores externos) necessarios para atender aos requisitos do produto / serviço, incluindo o estabelecimento de critérios de aceitação, determinação das necessidades de recursos, controles de processos, informação documentada apropriada, com alterações controladas.

2.10 Determinar que infraestrutura e ambiente necessarios relacionados com a conformidade de produtos / serviços e aqueles necessarios para as atividades de monitoramento e medição, para garantir a operação e controle eficazes estão previstos e estão sendo mantidos.

2.11 Os processos necessarios para o monitoramento, medição, analise e avaliação de produtos, serviços e toda o sistema de gestão da qualidade estão determinados.

2.12 Verificar se os riscos e as oportunidades são identificados pela organização para lidar com nao-conformidades e melhoria contínua para atender os requisitos dos clientes.

  

Exame EXEMPLAR GLOBAL -EM- Environmental  Management Systems (Sistemas de Gestão ambiental) - ISO 14001:2015

 

Competência

  1. Meio ambiente (SGa) no contexto da ISO 14001:2015.

 

Critérios de desempenho

1.1 O resultado pretendido e exigência de cada clausula do ISO 14001:2015.

1.2 Compreender a documentação exigida pela ISO 14001:2015 e analisar as relações entre os varios documentos do SGa

1.3 Entender como o planejamento, política, objetivos e processos do SGa são implementados de acordo com a norma ISO14001.

1.4 Compreender as etapas necessarias para implementar a ISO 14001:2015 e para demonstrar a eficacia no cumprimento dos seus requisitos.

1.5 Compreender as terminologias organizacionais / ambientais e específicas, incluindo os termos utilizados na ISO 14001:2015.

1.6 avaliar a eficacia operacional de todo SGa, incluindo o PDCa e a abordagem de processo, atividades de monitoramento e melhoria contínua.

1.7 Compreender a relação de conformidade e cumprimento no ambito da norma ISO 14001:2015 e de específicos requisitos organizacionais.

1.8 Entender o contexto interno e externo da organização, tendo em conta o seu impacto ambiental sobre as partes interessadas, tais como: funcionarios, fornecedores, prestadores de serviços, comunidades, meio físico e ecossistema GLOBAL.

1.9 Compreender a relação entre liderança e compromisso em relação ao SGa.

 

Competência

  1. Requisitos ambientais

 

Critérios de desempenho

2.1 Compreender o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente e como ele é aplicado a auditoria ambiental.

2.2 avaliar a eficacia das metodologias de avaliação de aspectos e de analise de impacto ambiental de uma organização.

2.3 analisar como o cumprimento das obrigações de conformidade das organizações são incorporados na analise de aspectos e metodologias de impacto ambiental.

2.4 Métodos gerais de proteção ambiental são entendidos e aplicados a auditoria ambiental.

2.5 Técnicas de monitoramento e medição para a gestão ambiental são entendidas e aplicadas a auditoria ambiental.

 

Competência

  1. aplicação de sistemas ambientais aos diferentes processos operacionais.

 

Critérios de desempenho

3.1 Entender como atividades de apoio são avaliadas de forma eficaz, a fim de estabelecer o seu impacto ambiental e verificar o grau de conformidade com o sistema de gestão ambiental.

3.2 Compreender como as atividades baseadas em processos e associadas a entradas, saídas, controles e recursos, são entendidos em diferentes contextos organizacionais.

 

Competência

  1. Identificação e importancia relativa dos riscos e oportunidades de impactos ambientais e atividades no ambito do sistema de gestão ambiental da organização.

 

Critérios de desempenho

4.1  Compreender o nível de riscos e oportunidades para cada impacto ambiental para determinar a significancia.

4.2 Compreender como a metodologia de avaliação de riscos e oportunidades utilizada é boa e cientifica e / ou baseada no impacto, dentro do SGa.

4.3 a metodologia de avaliação de risco utilizada é adequada ao tipo de negócio ou setor da indústria.

 

Competência

  1. Eficacia de metodologias para controlar os riscos ambientais.

 

Critérios de desempenho

5.1 as medidas de controle estão em vigor para todos os impactos ambientais significativos identificados.

5.2 a adequação e eficacia dos controles com base nos requisitos legais, códigos da indústria e outras informações técnicas esta claramente estabelecido.

5.3 Entendimento de que as medidas de controle são eficazes na eliminação ou redução dos impactos ambientais significativos identificados.

 

Competência

  1. Papéis e responsabilidades do SGa dentro do contexto do ambiente organizacional.

 

Critérios de desempenho

6.1 Compreender os papéis e responsabilidades do pessoal auditado responsavel pela gestão ambiental.

6.2 Compreender a inter-relação entre a hierarquia do SGa e a estrutura organizacional da empresa.

6.3 Compreender as possíveis barreiras para a implementação eficaz do SGa.

 

Competência

  1. adequação e eficacia do SGa.

 

Critérios de desempenho

7.1 Compreender como os procedimentos de verificação adequados devem estar no local para estabelecer a atualidade, a relevancia e eficacia do SGa.

7.2 Entender como identificar omissões no SGa que possam afetar a saúde e segurança ambiental.

7.3 Compreender a importancia da adequação do SGa para prevenir, reduzir ou eliminar os impactos ambientais significativos.

Sendo considerado competente no exame, o candidato recebera no seu endereço cadastrado, ou no endereço indicado para envio, o certificado de aprovação de cada um dos exames, no prazo de até 30 dias. O candidato podera realizar 2 tentativas para alcançar o resultado necessario no exame, isso no período de 6 meses da licença adquirida. Os exames serao diferentes a cada tentativa. Ao término dos 6 meses ou quando o candidato já tiver usado todas as tentativas disponíveis de exames a licença pode ser novamente adquirida. 

A aprovação nos nossos exames de auditor líder certificados pelo EXEMPLAR GLOBAL é um dos requisitos para a certificação de auditores do EXEMPLAR GLOBAL ou de outros provedores de certificação pessoal, caso queira esse registro você pode obtê-lo pelo próprio EXEMPLAR GLOBAL  https://www.exemplarglobal.org/portal/files/registration.php  (efetuar o cadastro como novo cliente) ou pela empresa GLOBAL PCS : https://www.globalpersoncert.com (filial no Brasil). Modelo do Certificado de aprovação quando você foi considerado competente nos 3 exames:

Modelo do Certificado de aprovação quando você foi considerado competente em 1 exame:

 

 

Profissionais que desejam se tornar auditores internos ou auditores líderes de sistemas de gestão para atuar em auditoria na própria empresa, em fornecedores, em clientes e em certificadoras.

 

De acordo com os requisitos da ISO/IEC 17024 o EXEMPLAR GLOBAL certificou a ComÊxito no modelo TPECS - TRaINING PROVIDER aND EXaMINER CERTIFICaTION SCHEME ? para conduzir exames de competência de conhecimento. A ComÊxito tornou-se um provedor de exames certificado e estamos oferecendo 3 exames para você obter seu certificado reconhecido pelo EXEMPLAR GLOBAL:

  • Unidade de competência auditoria - EXEMPLAR GLOBAL aU;
  • Unidade de competência Qualidade - EXEMPLAR GLOBAL QM;
  • Unidade de competência Liderança - EXEMPLAR GLOBAL TL.

Este pacote contém 2 cursos (Interpretação da Norma ISO 9001:2015 e auditor ISO 9001:2015), 3 simulados (auditoria, Qualidade e Liderança), que você podera fazer 2 vezes e 3 exames (auditoria, Qualidade e Liderança), sendo que para cada exame, se você não for considerado competente na primeira tentativa você tera uma segunda chance tendo que realizar apenas questões relacionadas aos critérios de competência nos quais você não foi considerado competente no primeiro exame.

Se você for considerado competente nas três unidades de competência indicadas acima, você recebera 1 certificado de aprovação da ComÊxito com o logo do EXEMPLAR GLOBAL , com o seguinte título:

  • This is to certify that Jane Doe has been approved in EXEMPLAR GLOBAL certified exams for the ComÊxito Quality Management Systems Lead auditor course, having successfully demonstrated competency in the competency units: EXEMPLAR GLOBAL aU, EXEMPLAR GLOBAL TL and EXEMPLAR GLOBAL QM

 

Se você não for considerado competente em todos os exames você recebera um certificado indicando as unidades de competência nas quais você foi considerado competente, por exemplo:

  • This is to certify that Jane Doe has successfully achieved and demonstrated the necessary competency for the competency units: EXEMPLAR GLOBAL -TL and EXEMPLAR GLOBAL QM

Economize,veja nossos COMBOS, junto com o pacote desta pagina adquira os cursos, simulados e exames para se certificar também nas competências Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO) e/ou Meio ambiente (SGMa). Você aproveita os exames de auditoria e Liderança e pode obter mais 2 certificados com os títulos abaixo:

  • This is to certify that Jane Doe has been approved in EXEMPLAR GLOBAL certified exams for the ComÊxito Occupational Health &Safety Management Systems Lead auditor course, having successfully demonstrated competency in the competency units: EXEMPLAR GLOBAL aU, EXEMPLAR GLOBAL TL and EXEMPLAR GLOBAL OH

ou

  • This is to certify that Jane Doe has been approved in EXEMPLAR GLOBAL certified exams for the ComÊxito Environmental Management Systems Lead auditor course, having successfully demonstrated competency in the competency units: EXEMPLAR GLOBALaU, EXEMPLAR GLOBAL TL and EXEMPLAR GLOBAL EM

Após o pagamento você recebera um e-mail com instruções para acesso aos cursos, aos simulados e aos exames, os quais deverao ser realizados em um prazo máximo de 6 meses da data da compra do produto.

O sistema é monitorado por um software de segurança, sera necessario que ocê instale um arquivo executavel em seu computador o qual vai impedir que simulados e exames sejam copiados e ira gravar vídeo e audio usando sua camera e microfone. Você, o local da realização do exame e um documento de identidade com foto e número do CPF serao fotografados para registro.

Para realizar simulados e exames você devera concordar com nosso contrato de licença de uso que inclui a aplicação da lei de direitos autorais e de uso de falsa identidade, portanto se você for pego copiando o exame de alguma forma, usar outra pessoa para realizar o exame em seu lugar ou receber ajuda indevida, etc. você sera processado e seus exames e certificados relacionados a fraude ou trapaça serao cancelados. Além disso, você devera concordar com o envio de seus dados para o EXEMPLAR GLOBAL.

Se seus dados pessoais como endereço ou telefone forem alterados, atualize seu cadastro no nosso site, pois é com base neste cadastro que seu certificado sera emitido e enviado. Caso seu cadastro esteja incorreto a remissão do certificado sera cobrada.

Caso não se sinta satisfeito com o resultado do exame ou por causa de qualquer outra razao, apresente sua reclamação ou apelação através do botao ?DEPOIMENTO DOS aLUNOS? ou pelo e-mail [email protected]. Se mesmo assim você não se sentir satisfeito, você pode enviar sua reclamação diretamente para o EXEMPLAR GLOBAL pelo e-mail [email protected]

Se você quiser apelar por estar insatisfeito com o resultado do exame, você podera solicitar uma analise conjunta das questões que foram consideradas incorretas, com um auditor líder qualificado, por meio de comunicação via Skype ou MSN, você não recebera acesso ao arquivo do exame e devera pagar uma taxa, para saber o valor mande um e-mail para [email protected].

Observações Importantes:

  • As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.
  • Todo material é em formato eletrônico;nao trabalhamos com material impresso ou em CD;o aluno faz o download pelo site de todo material.
  • As aulas gravadas serao disponibilizadas somente via Internet;nao é permitido o download do audio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.
  • Nao é permitida a distribuição do material.
  • Vencido o prazo de 6 meses a licença podera ser renovada.
  • As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do candidato cadastrado.
  • Os cursos fornecidos neste pacote tem provas não relacionadas com o EXEMPLAR GLOBAL, para essas provas não sera usado o software de segurança que tem os termos mais importantes traduzidos para o português mas tem parte do texto em inglês, utilize os simulados para garantir o entendimento. Ao realizar os cursos e passar nas provas você recebera um certificado eletrônico da ComÊxito, sem o logo do EXEMPLAR GLOBAL;
  • Para realizar simulados e exames você pode consultar a norma e deve estar de posse de um documento de identidade com foto que tenha seu CPF, o qual devera ser cadastrado no site durante o processo de compra.
  • Nosso software de segurança vai testar sua banda, camera e microfone antes de liberar o acesso a simulados e exames, para garantir que você tem condições técnicas para realiza-los.

 

Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessario ter as seguintes configurações em seu computador:

  1. Caixas de som ou fones de ouvido para ouvir as aulas gravadas. É aconselhavel ter uma caixa de som amplificada para conseguir ouvir as aulas em um bom volume, ou ainda um fone que seja livre de chiados. Recomendamos fazer um teste de som a partir da aula demonstrativa;
  2. Acesso rapido internet: é recomendado um acesso com capacidade maior de 500 Kbps para assistir as aulas, 3 Mbps para fazer exames certificados pelo EXEMPLAR GLOBAL e acima de 5 Mbps para participar com qualidade de web conferências, verifique sua velocidade pelo site http://www.minhaconexao.com.br/;
  3. Nao pode haver bloqueio para download de arquivos MP3 na rede;
  4. Browser: Internet Explorer 10 ou superior, Firefox ou Chrome ou Opera em suas últimas versões;
  5. Plug-in Flash Player instalado no navegador, o Crome já tem o Flash Player, mas caso você use um navegador que não tenha ele pode ser baixado pelo link: https://get.adobe.com/br/flashplayer/;
  6. Microsoft Word, Excel (apenas para alguns cursos) e adobe acrobat Reader para a leitura das apostilas;
  7. Recomendamos sistema operacional Windows mas desde que devidamente configurado podera usar qualquer sistema operacional sendo ele Linux ou Mac. Para outros sistemas operacionais, faça um teste utilizando a aula demonstrativa deste curso. Se você conseguir visualizar os slides com audio, significa que o seu sistema é compatível;
  8. Para assistir os treinamentos em tablet:
  9. Para realizar exames certificados pelo EXEMPLAR GLOBAL você deve ter camera e microfone, nosso sistema de segurança ira utilizar seus recursos para identifica-lo e para gravar audio e vídeo de você e do ambiente durante a realização dos exames. Isso não é necessario para as provas de cursos sem exames certificados;
  10. Os exames certificados pelo EXEMPLAR GLOBAL e simulados não podem ser realizados utilizando tablets ou IPaDs porque o software de segurança não permitira o acesso.
  11. Quando você tiver perda de conexao ou outros problemas relacionados a operação devido a sua infraestrutura de TI, durante a realização de exames do EXEMPLAR GLOBAL, cancelaremos a tentativa e daremos uma nova chance, mas cobraremos o valor de $ 23,00 dólares para pagamento da utilização do software de segurança novamente.

Politica de Devoluções

Artigo 49 do CDC – Código de Defesa do Consumidor: “O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias […] sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Observação: O aluno não pode ter assistido mais de 10% do curso para realizarmos a devolução do pagamento.
Link site PROCON


BASE DE ABAST. DA MAR. NO RIO DE JANEIRO

Empresa: BASE DE ABASTECIMENTO DA MARINHA NO RIO DE JANEIRO


Edjairson Pereira

Empresa: Empresa Brasileira de Infra-Estrutura


Elaine Cristina Pimentel

Empresa: Opinião Assessoria e Consultoria Ltda.


FERNANDA APARECIDA CEZARIO

Empresa: CMR4 ENGENHARIA E COMERCIO LTDA


Fernando Henrique Morales Vecchiato

Empresa: Computeasy


Jocemara Bezerra Mendes

Empresa: Computeasy


JONATHAS RODRIGUES DOS SANTOS

Empresa: Vessel-Log companhia Brasileira de Navegaço e Logística S.A


LUIZ ANTÔNIO DA SILVA

Empresa: Freudenberg Não Tecidos Ltda


Luiz Heleno Alves Dias

Empresa: Norma Ambiental Consultoria E Treinamento LTDA.


MERCIA CRISTINA SOUZA MONTEIRO

Empresa: COTEMINAS S.A.


Priscila Muronaga Pereira

Empresa: Computeasy


Rafael Matheus Riva

Empresa: Semeato S/A Industria e Comércio


Regina Cabus Nachef

Empresa: Indra Brasil Soluções e Serviços Tecnológicos S.A


Reinaldo Serni

Empresa: Computeasy


Valdemir Rodrigues Pinheiro

Empresa: VOTORANTIM CIMENTOS S/A


XERXES FERREIRA DA SILVA

Empresa: Banco da Amazonia


.Jurema Riano Navarro

Empresa: Dígitro Tecnologia Ltda.


Samuel Nogueira Pereirae

Empresa: Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo - CODASP


Beatriz Augusta do Carmo Custódio

Empresa: CM COMANDOS LINEARES LTDA


Abidiel Rodrigo de Pontes

Empresa: TECNAUT INDUSTRIA E COMERCIO DE METAIS LTDA


Validação de certificados
Para confirmação da validade de um certificado emitido pela ComÈxito, informe ao lado o Número de Certificado que consta no mesmo.

Sobre ComÊxito

A ComÊxito tem 25 anos de mercado, foi fundada e é administrada por Márcia Guerra - engenheira Politécnica (46 anos de experiência), promove ensino a distância pela internet desde 2006, com muita clareza e conteúdo didático desenvolvido por profissionais competentes. As aulas são gravadas e dúvidas são respondidas prontamente.  
Endereço e Telefone
Tel 1 (11)3207-4928 - Tel 2 (11)94531-2572

contato@
null
comexito.com.br

Alameda, Bruxelas, 95, Alphaville, Barueri
Desenvolvido por Thyago Henrique Pacher