Alguns produtos estão sujeitos a várias regulamentações e requisitos da UE. Você deve se assegurar que seu produto está conforme todos os requisitos relevantes antes de afixar a Marca CE. Por outro lado, é proibido afixar a Marca CE em produtos para os quais não existem especificações ou não requerem a afixação da Marca CE.
Como obter a Marcação CE?
Como fabricante do produto, você tem a total responsabilidade de declarar a conformidade com todos os requisitos aplicáveis da UE. Você não precisa de uma licença para afixar a Marcação CE no seu produto, porém, antes de fazer isso, você deve:
Uma vez que o seu produto ostente uma Marcação CE, se uma autoridade nacional competente requisitar, você deve prover a ela toda a informação e documentos de suporte relativos à sua Marcação CE.
Assessoria na obtenção da Marcação CE
A ComÊxito pode dar a você toda a assessoria e orientações necessárias à obtenção da Marcação CE no seu produto, desde a identificação das diretivas e regulamentações aplicáveis, as normas harmonizadas e específicas relacionadas ao seu produto, a redação da documentação de suporte, acompanhamento dos testes e análises requeridos, e todos os procedimentos e orientações adequadas à certificação e/ou declaração de conformidade e afixação da marcação CE nos produtos.
Entre em contato conosco pelo e-mail contato@comexito.com.br ou pelos nossos telefones, que faremos uma proposta especifica para seu produto, as diretivas Europeias são diferentes para cada tipo de produto, nós fazemos um pré levantamento das diretivas aplicáveis e em função do número de diretivas a serem analisadas e do volume de documentação e análises a serem feitas vamos definir o valor do trabalho.
Exemplos de clientes para os quais já fornecemos essa consultoria:
Forneceremos os contatos de nossos clientes para que você possa avaliar nossa competência e resultados.
Marcia R. Guerra
Graduada em engenharia e pós-graduada em engenharia de segurança do trabalho pela USP, Márcia Regina Guerra tem 45 anos de experiência profissional, 35 deles dedicados a Sistemas de Gestão e Gestão de Negócio.
Se você é um fabricante, você deve seguir esses 6 passos para afixar a marcação CE ao seu produto:
Esses 6 passos podem diferir de um produto para outro à medida que o procedimento de avaliação varia. Os fabricantes não devem afixar a marcação CE em produtos que não se enquadram em nenhuma diretiva requerendo a sua afixação.
Para produtos que apresentam alto risco como caldeiras a gás, a segurança não pode ser avaliada pelo fabricante apenas. Nesses casos, uma organização independente, especificamente um organismo notificado apontado pelas autoridades nacionais, deve conduzir essa verificação de segurança, e o fabricante pode afixar a marcação CE apenas quando essa verificação tiver sido realizada.
Fornecer orientação e documentação para fabricantes de produtos sujeitos a Marcação CE que serão exportados para a União Europeia.
A lista de categorias de produtos abrangidos por marcação CE é apresentada abaixo:
Fornecedores de grupos de produtos sujeitos a Marcação CE:
Como eu afixo a Marcação CE?
A Marcação CE deve ser visível, legível e indelével.
Essa marcação consiste nas iniciais "CE" e ambas as letras devem ter a mesma dimensão vertical e não ser menor do que 5mm (a não ser que especificado de outra forma nos requisitos relevantes do produto).
Se você deseja reduzir ou aumentar a marcação CE no produto você deve respeitar as proporções das duas letras. Contanto que as iniciais permaneçam visíveis, a marcação CE pode assumir diferentes formas (colorida, sólida ou vazada).
Se a marcação CE não puder ser afixada diretamente no produto, você pode afixá-la na embalagem ou, se não houver, em qualquer documento que acompanha o produto. Se o produto é sujeito a várias diretivas e regulamentações da UE que requerem a afixação da marcação CE, os documentos que o acompanha devem indicar que ele é conforme a todas essas regulamentações.
Os principais atores envolvidos com a aplicação e respeito às diretivas e regulamentações relativas à marcação CE são: os fabricantes, os importadores e os distribuidores.
Você necessita de uma avaliação independente?
Você deve verificar se o seu produto requer ser testado por um organismo notificado (um organismo certificador independente e autorizado pela UE). Você vai encontrar essa informação na(s) diretiva(s) e regulamentação aplicável ao seu produto.
Esse passo é obrigatório para todos os produtos.
Se for requerido envolver um organismo notificado, a Marcação CE deve vir acompanhado do número de identificação desse organismo notificado. A Marcação CE e o número podem ser afixados no produto juntos ou separadamente, desde que eles apareçam claramente ligados um ao outro. O mais comum é esse número aparecer logo abaixo do símbolo CE afixado.
Você pode usar o banco de dados "Nando" para pesquisar um organismo notificado que possa certificar o seu produto.
Se o seu produto não requer ser verificado por organismo independente, então é a sua responsabilidade verificar se ele está conforme aos requisitos técnicos. Isto inclui estimar e documentar os riscos associados ao uso do seu produto.
Você deve pagar alguma taxa?
Se você, como fabricante, conduz você mesmo as avaliações necessárias você não vai precisar pagar nenhuma taxa para afixar a sua Marcação CE no produto. Porém, se é requerido ou se você optar por contratar esses serviços de avaliação, então você irá ter os custos associados a esses serviços do organismo notificado ou consultoria independente especializada. Esse custo depende do procedimento de certificação aplicável e da complexidade do produto, entre outros fatores.
As etapas básicas para esse trabalho são:
Nós nos responsabilizamos por todo e qualquer documento que seja solicitado pela alfandega ou pelo cliente na Europa relativo a marcação CE e iremos elaborá-lo mesmo após o término do contrato.
Normalmente conseguimos elaborar toda documentação e identificar os gaps entre o produto e as diretivas Europeias de 15 a 40 dias.
A equipe da Comêxito que trabalha com marcação CE é formada de engenheiros experientes e fluentes em inglês, estamos acostumados a navegar nas diretivas Europeias e podemos fornecer feedback de vários clientes:
Márcia Regina Guerra: Graduada em engenharia elétrica com especialização em máquinas e pós-graduada em engenharia de segurança do trabalho pela Escola Politécnica da USP, Márcia Regina Guerra tem 45 anos de experiência profissional. Trabalhou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas, na Asea Brown Boveri, Trevisan Consultoria e na Siemens. Há 25 anos, é sócia-diretora da ComÊxito Consultoria e Engenharia
Carlos Roberto Coutinho: 30 anos de experiência. Experiência em implantação, auditoria e aperfeiçoamento de sistemas de gestão focado em melhoria de processos industriais. Já realizou dezenas de projetos de Marcação CE.
Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail contato@comexito.com.br ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.
Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:
Tel 1: (11) 3207-4928
Tel 2: (11) 93949-8631