Adequação de produto



Adequação de produto as normas ABNT e outras

A ComÊxito fornece a consultoria sobre todos os requisitos relacionados ao produto de acordo com as normas ABNT, IEC ou outras aplicáveis.

O atendimento dos produtos as normas aplicáveis dão credibilidade ao produto, especialmente com relação à QUALIDADE E SEGURANÇA. O mercado e seus consumidores estão cada dia mais conscientes com relação à aquisição de produtos e buscam não apenas qualidade, mas principalmente segurança. A presença dos órgãos de defesa do consumidor e uma economia mais estabilizada propiciaram um ambiente de educação do consumidor, que cada vez mais investe em produtos considerando não apenas o benefício direto, mas também o indireto que proporcionam.

Nosso atendimento é um grandes diferencial no mercado. Nossa equipe é qualificada e apta para prestar serviços de assessoria sobre todos os requisitos e viabilizar de forma ágil os processos para adequação de projeto se for necessário, veja na lingueta público alvo desta página, abaixo a esquerda.

Entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] ou pelos nossos telefones, que faremos uma proposta especifica para seu produto, as normas são diferentes para cada tipo de produto, nós fazemos um pré levantamento das normas aplicáveis e em função do volume de documentação e análises a serem feitas vamos definir o valor do trabalho.

Forneceremos os contatos de nossos clientes para que você possa avaliar nossa competência e resultados.

Observação: Também formecemos acessoria para Marcação CE, certificação voluntária e compulsória de produtos INMETRO e certificação UL, as certificações abrem novos mercados.

Instrutor da consultoria

Marcia R. Guerra
Graduada em engenharia e pós-graduada em engenharia de segurança do trabalho pela USP, Márcia Regina Guerra tem 45 anos de experiência profissional, 35 deles dedicados a Sistemas de Gestão e Gestão de Negócio.



investimento ComÊxito Investimento R$ 0,00

(Dólar $ 0.00)
Pagamento por Pagseguro, Paypal, Boleto (5% de desconto)
* Opções de Parcelamento PagSeguro em até 10x
** Paypal em 3x sem juros
** Boleto parcelado: solicitar pelo whatsapp: (11) 94531-2572
INSCREVA-SE

Se um produto não cumpre as especificações da regulamentação técnica de um país, sua venda não será permitida. No entanto, o não cumprimento de uma norma, apesar de não inviabilizar a venda, poderá diminuir sua participação no mercado. 

Por exemplo, no Brasil temos normas ABNT com especificações técnicas, construtivas e de testes e ensaios para uma infinidade de produtos, mas o fabricante não é obrigado a atender todas as normas ABNT, ele só é obrigado se uma portaria do INMETRO regulamentar esta obrigatoriedade emitindo uma portaria para determinada família de produtos, veja nossa página de consultoria para certificação compulsória de produtos, ou o INMETRO indica, mas não obriga, que normas o produto deveria atender, por meio de portarias para certificação voluntária de produtos, veja nossa página sobre certificação voluntária de produtos. Ainda assim muitos produtos tem normas que orientam sua construção e não são indicadas pelo INMETRO, nestes casos também vale a pena investir em analisar os requisitos e adequar os produtos a eles para garantir qualidade e segurança se diferenciando no mercado.

Mas afinal qual a diferença entre Norma e Regulamento?

De acordo com o INMETRO, a grande diferença está na obrigatoriedade de sua aplicação, pois tanto normas quanto regulamentos técnicos referem-se às características do produto.

O INMETRO é o órgão responsável no Brasil por informar aos outros países sobre as novas exigências técnicas dos produtos brasileiros e receber as informações enviadas pelos demais países, pautadas no Acordo sobre Barreiras Técnicas ao Comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Regulamento Técnico:
Documento aprovado por órgãos governamentais em que se estabelecem as características de um produto ou dos processos e métodos de produção com eles relacionados, com inclusão das disposições administrativas aplicáveis e cuja observância é obrigatória. Também pode incluir prescrições em matéria de terminologia, símbolos, embalagem, marcação ou etiquetagem aplicáveis a um produto, processo ou método de produção, ou tratar exclusivamente delas.

Norma Técnica:
Documento aprovado por uma instituição reconhecida, que prevê, para um uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para os produtos ou processos e métodos de produção conexos, e cuja observância não é obrigatória. Também pode incluir prescrições em matéria de terminologia, símbolos, embalagem, marcação ou etiquetagem aplicáveis a um produto, processo ou método de produção, ou tratar exclusivamente delas".

A micro e pequena empresa interessada em se informar ou se atualizar quanto às normatizações referentes aos seus produtos, podem entrar no site: http://www.ABNT.org.br/paginampe e solicitar o acesso as normas pagando apenas um terço do valor das mesmas.

"É o pequeno negócio preparado para competir no Brasil e no Mundo".

Fornecer orientação e documentação para fabricantes de produtos que queiram atender as  normas ABNT e outras aplicáveis.

EXEMPLOS DE NORMAS ABNT APLICÁVEIS A ALGUNS PRODUTOS

MÓVEIS CORPORATIVOS 

  • NBR 11675- Divisórias leves internas moduladas - Verificação da resistência aos impactos
  • NBR 13961 - Móveis para escritório - Armários
  • NBR 13962 -Móveis para escritório - Cadeiras - Requisitos e métodos de ensaio
  • NBR 13963- Móveis para escritório - Móveis para desenho - Classificação e características físicas e dimensionais
  • NBR 13964- Móveis para escritório - Divisória tipo painel
  • NBR 13966- Móveis para escritório - Mesas - Classificação e características físicas dimensionais e requisitos e métodos de ensaio
  • NBR 13967- Móveis para escritório - Sistemas de estação de trabalho - Classificação e métodos de ensaio
  • NBR 14488- Tampos de vidro para móveis - Requisitos e métodos de ensaio
  • NBR 15141- Móveis para escritório - Divisória modular tipo piso-teto
  • NBR 15164- Móveis estofados - Sofás
  • NBR 15786- Móveis para escritório - Móveis para teleatendimento, call center e telemarketing - Requisitos e métodos de ensaio
  • NBR 15761 - Móveis de madeira - Requisitos e métodos de ensaios para laminados decorativos

 ASSENTOS PARA ESPECTADORES 

  • NBR 15878 - Móveis - Assentos para espectadores - Requisitos e métodos de ensaios para a resistência e a durabilidade
  • NBR 16031- Móveis - Assentos múltiplos - Requisitos e métodos para resistência e durabilidade

 OUTRAS NORMAS APLICADAS A MOBILIÁRIOS 

  • NBR 12743- Móveis - Classificação de Mobiliário
  • NBR 5426 - Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos
  • NBR 13960- Móveis para escritório - Terminologia
  • Lei de Propriedade Industrial n.º 9.279, de 4 de maio de 1996
  • Portaria Inmetro nº. 274, de 13 de junho de 2014- Regulamento para o uso das marcas, dos símbolos, dos selos e das etiquetas do Inmetro
  • Portaria Inmetro nº. 118, de 06 de março de 2015- Requisitos Gerais de Certificação de Produto - RGCP
  • Portaria Inmetro nº. 250 de 03.06.2016- Requisitos a ser aplicado a todos os processos de certificação de produtos, conduzidos com base nos requisitos do RGCP.
  • Portaria Inmetro nº. 252 de 03.06.2016- Requisitos de ajustes no RGCP.

CONCRETO E ARTEFATOS DE CONCRETO 

  • NBR 12655:2015 - Concreto de cimento Portland - Preparo, controle, recebimento e aceitação
  • NBR 9062:2017 - Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-moldado
  • NBR 6118:2014 - Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento

IMPLANTAÇÃO E GARANTIA

As etapas básicas para esse trabalho são:

  1. Identificação das Normas aplicáveis (COMEXITO).
  2. Diagnóstico do atendimento aos requisitos aplicáveis - Gap Analysis (COMEXITO).
  3. Realização da análise de riscos do produto (COMEXITO).
  4. Implantação de todas as ações corretivas do Gap Analysis (CLIENTE).
  5. Realização dos testes e ensaios requeridos (CLIENTE).
  6. Elaboração da Documentação Técnica (CLIENTE COM SUPORTE DA COMÊXITO).
  7. Revisão do Manual de Instrução conforme os requisitos aplicáveis (COMEXITO).

Normalmente conseguimos elaborar toda documentação e identificar os gaps entre o produto e as normas aplicáveis de 15 a 40 dias.

A equipe da Comêxito que trabalha com análise de requisitos para produtos é formada de engenheiros experientes  e podemos fornecer feedback de vários clientes:

Coordenação de Márcia Regina Guerra: Graduada em engenharia elétrica com especialização em máquinas e pós-graduada em engenharia de segurança do trabalho pela Escola Politécnica da USP, Márcia Regina Guerra tem 45 anos de experiência profissional. Trabalhou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas, na Asea Brown Boveri, Trevisan Consultoria e na Siemens. Há 25 anos, é sócia-diretora da ComÊxito Consultoria e Engenharia

 

O cliente tem que fornecer a documentação do produto, manual de instruções, projeto, fotos ou filmes do produto.

Caso necessite assinamos um acordo de confidencialidade ou elaboramos um contrato com as exigências especificas.

Um responsável deve ser nomeado para fornecer a documentação, tirar dúvidas sempre que necessário, coordenar a realização de testes e ensaios e outras atividades como ações corretivas e alterações em documentação ou no produto.

Politica de Devoluções

Artigo 49 do CDC – Código de Defesa do Consumidor: “O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias […] sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Observação: O aluno não pode ter assistido mais de 10% do curso para realizarmos a devolução do pagamento.
Link site PROCON


BASE DE ABAST. DA MAR. NO RIO DE JANEIRO

Empresa: BASE DE ABASTECIMENTO DA MARINHA NO RIO DE JANEIRO


Edjairson Pereira

Empresa: Empresa Brasileira de Infra-Estrutura


Elaine Cristina Pimentel

Empresa: Opinião Assessoria e Consultoria Ltda.


FERNANDA APARECIDA CEZARIO

Empresa: CMR4 ENGENHARIA E COMERCIO LTDA


Fernando Henrique Morales Vecchiato

Empresa: Computeasy


Jocemara Bezerra Mendes

Empresa: Computeasy


JONATHAS RODRIGUES DOS SANTOS

Empresa: Vessel-Log companhia Brasileira de Navegaço e Logística S.A


LUIZ ANTÔNIO DA SILVA

Empresa: Freudenberg Não Tecidos Ltda


Luiz Heleno Alves Dias

Empresa: Norma Ambiental Consultoria E Treinamento LTDA.


MERCIA CRISTINA SOUZA MONTEIRO

Empresa: COTEMINAS S.A.


Priscila Muronaga Pereira

Empresa: Computeasy


Rafael Matheus Riva

Empresa: Semeato S/A Industria e Comércio


Regina Cabus Nachef

Empresa: Indra Brasil Soluções e Serviços Tecnológicos S.A


Reinaldo Serni

Empresa: Computeasy


Valdemir Rodrigues Pinheiro

Empresa: VOTORANTIM CIMENTOS S/A


Valdemir Rodrigues Pinheiro

Empresa: VOTORANTIM CIMENTOS S/A


XERXES FERREIRA DA SILVA

Empresa: Banco da Amazonia


.Jurema Riano Navarro

Empresa: Dígitro Tecnologia Ltda.


Samuel Nogueira Pereirae

Empresa: Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo - CODASP


ABEILARD SOUSA RANGEL

Empresa: ARCELORMITTAL SISTEMAS S.A


Validação de certificados
Para confirmação da validade de um certificado emitido pela ComÈxito via site, informe ao lado o Número de Certificado que consta no mesmo, para certificados físicos principalmente de auditor líder ligue para (11) 32074928
Impressão de certificados
Para impressão de um certificado emitido pela ComÈxito via site, informe ao lado o Número de CPF do aluno, para certificados físicos principalmente de auditor líder ligue para (11) 32074928

Sobre ComÊxito

A ComÊxito tem 25 anos de mercado, foi fundada e é administrada por Márcia Guerra - engenheira Politécnica (46 anos de experiência), promove ensino a distância pela internet desde 2006, com muita clareza e conteúdo didático desenvolvido por profissionais competentes. As aulas são gravadas e dúvidas são respondidas prontamente.  
Endereço e Telefone

Tel 1: (11)3207-4928
Tel 2: (11)94531-2572

contato@
null
comexito.com.br

Alameda, Bruxelas, 95, Alphaville, Barueri
Desenvolvido por Thyago Henrique Pacher