Este curso online de Formação Analista de Processos é composto por 10 treinamentos e equivale a cerca de 144 horas de treinamento presencial (com preço dez vezes menor do que o de cursos deste tipo) e visa àcapacitação profissional do aluno para assumir o papel de Analista de Processos, fornecendo os conhecimentos necessários para analisar, mapear, modelar, medir implantar e acompanhar processos para melhoria da qualidade na organização, implantação de sistemas de TI, correções de não conformidades etc. Esta Formação é composta pelos cursos:
Mapeamento de Processos (BPM - Business Process Management) Gestão de Negócios por Processos
Liderança de Sucesso
Gerenciamento de Tempo
KPIs - Indicadores de Desempenho
BSC - Balanced Scorecard
CEP - Avançado
7 ferramentas da qualidade
6 Sigma
MASP - Metodologia para Análise de Problemas
Interpretação da norma ISO 9001:2015;
Marcia R. Guerra
Graduada em engenharia e pós-graduada em engenharia de segurança do trabalho pela USP, Márcia Regina Guerra tem 45 anos de experiência profissional, 35 deles dedicados a Sistemas de Gestão e Gestão de Negócio.
120 horas aula
meses de acesso ao curso
Investimento R$ 1306,80
(Dólar $ 215.64)Analista de Processos - Business Process Management (BPM)
Business Process Management (Metodologia BPM) é um conceito que envolve gestão de negócio aliada àtecnologia da informação visando àmelhoria dos processos das organizações por meio do uso de métodos, técnicas e ferramentas para mapear, analisar, modelar, publicar e gerenciar processos operacionais, de apoio e de gestão, abarcando recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação, com o escopo de realizar o alinhamento dos processos de negócios com a estratégia, os objetivos e as cadeias de valores das organizações, através de práticas que, aplicadas, ajudam a maximizar os resultados e o desempenho dos processos, e, com isso, fazer com que as organizações tenham melhores resultados financeiros, vantagem competitiva, redução de custos, otimização de recursos, e aumento da satisfação dos clientes, uma vez que os produtos e os serviços também atingem um padrão melhor de qualidade.
Muitas vezes profissionais que vão assumir um cargo de liderança, coordenação, supervisão, gerência ou queiram se tornar consultores, perguntam-se o que têm de saber para trabalhar com gestão de processos.
A Gestão de Processos nas Organizações
As organizações são pressionadas para atingir resultados. No dia a dia, uma organização é forçada pelas expectativas dos clientes para o fornecimento de produtos de boa qualidade e sempre mais baratos, pelos custos que aumentam quando deveriam diminuir, pelas ingerências do governo, pela legislação, pelos acionistas querendo resultados, pelos recursos humanos querendo melhores salários e melhores condições de trabalho, pelas novas tecnologias que precisam ser implementadas, pelos concorrentes tomando espaço com produtos muito competitivos, por responsabilidade social, por impactos ambientais e por muitos outros fatores, diante dos quais a direção da organização se pergunta: Como fazer para manter o rumo em meio a um vendaval de tamanhas proporções?
Existem muitos caminhos a serem trilhados, muitas ações e projetos a serem realizados e a organização vai ter que trabalhar duro para desenvolver produtos melhores e mais baratos, atendendo às expectativas dos clientes;reduzir custos;aprimorar a inovação competitiva (comercialização, produtos, processos, desenvolvimento estratégico e desenho organizacional), para assegurar a eficiência organizacional;administrar as relações intra-organizacionais e a cultura da organização;alinhar (atrair, manter e distribuir) os talentos, particularmente as lideranças;alinhar os valores das pessoas com os valores da organização;construir, manter e estimular equipes de primeira linha;criar métodos de gerenciamento de conflitos;usar intensivamente a tecnologia da informação;criar flexibilidade para atender ao mercado;atender as legislações sobre comercialização, produto, meio ambiente e trabalhista, entre muitas outras ações e projetos.
Portanto, a organização precisa definir uma forma de gestão que comporte e oriente todo trabalho que deve ser feito. Ela pode se manter na estrutura convencional, vertical com a gestão sendo realizada por diretorias, departamentos e setores, ou ela pode gerir o negócio por processos, e, neste segundo caso, os pacotes de tarefas vão ficar organizados pelos produtos realizados e a organização pode estabelecer indicadores de desempenho para os processos, de forma que estes fiquem alinhados com a estratégia definida, conseguindo mais agilidade e sendo capaz de mudar os rumos dos processos e da organização sempre que se perceber que esta mudança é necessária.
Em gestão do negócio por processos, uma sequência para implantação de gestão por processos pode ser: identificar os objetivos estratégicos da organização;identificar e priorizar os processos críticos;identificar os donos dos processos;identificar as missões de cada processo e as respectivas necessidades dos clientes;criar uma mapa preliminar e planejar;mapear e modelar os processos;definir e implantar indicadores para os processos;documentar os processos;monitorar o desempenho dos processos e tomar ação quando necessário.
O Analista de Processos
A análise de processos é uma disciplina muito ampla e envolve diversos temas. Para começar, é importante aprender a identificar os processos da organização (mapeamento de processos);em seguida, modelar e gerenciar os processos identificados através de indicadores, e, para isso, é necessário: entender o que é macro processo, processo, sub-processo e atividades;aprender a identificar processos e atividades dentro da organização;aprender a analisar, melhorar e modelar processos;desenvolver habilidades para levantamento de dados através de observação e entrevistas;conhecer a metodologia BPM - Business Process Management;aprender a estruturar e planejar um projeto de mapeamento e modelagem de processos através do BPM;conhecer notações mais técnicas como o BPMN, saber liderar e gerenciar o tempo para obter bons resultados nos trabalhões em equipe,entender os conceitos sobre indicadores de desempenho, métricas e KPIS;aprender planejamento estratégico, BSC, sua utilização e influência no estabelecimento em um sistema de indicadores de desempenho;saber como definir, implantar e monitorar e publicar ou comunicar para as partes interessadas os indicadores (7 Ferramentas da Qualidade, CEP- Controle Estatístico de Processos);e, por fim, saber como avaliar os resultados e identificar as não conformidades e oportunidades de melhoria para desenvolver ações adequadas (Gestão de Projetos) e manter os processos no rumo certo. Vamos acrescentar as normas ISO 9001 - Gestão da Qualidade e ISO 20000-1 - Gestão de TI, que hoje são parte integrante das organizações e o analista deve conhecer estas normas para definir soluções que atendam aos requisitos especificados por elas.
Este curso online de Formação Analista de Processos é composto por 10 treinamentos e equivale a cerca de 120 horas de treinamento presencial (com preço dez vezes menor do que o de cursos deste tipo) e visa àcapacitação profissional do aluno para assumir o papel de Analista de Processos, fornecendo os conhecimentos necessários para analisar, mapear, modelar, medir implantar e acompanhar processos para melhoria da qualidade na organização, implantação de sistemas de TI, correções de não conformidades etc.
Você estará apto a assumir o papel de Analista de Processos e qualificado a ocupar esta função no seu trabalho. O conhecimento adquirido, além disso, melhorará seu desempenho profissional independentemente da área de atuação, seja de qualidade, vendas, planejamento, finanças, produção, serviços, enfim.
Esta Formação é composta por 10 cursos:
Mapeamento de Processos (BPM - Business Process Management) Gestão de Negócios por Processos
Liderança de Sucesso
Gerenciamento de Tempo
KPIs - Indicadores de Desempenho
BSC - Balanced Scorecard
CEP - Avançado
7 Ferramentas da Qualidade
6 Sigma
MASP - Metodologia para Análise de Problemas
Interpretação da norma ISO 9001:2015
Não são exigidos pré-requisitos do aluno para realizar este curso.
Mapeamento de Processos (BPM - Business Process Management)
Módulo I: Business Process Management (BPM). Gestão de Negócios por Processos. Visão de processo. Conceitos:mapeamento de processos;modelagem de processos. Os dez passos para mapear e modelar um processo. Exercício. Módulo II: Fluxogramas utilizados para mapeamento e modelagem de processos. Apresentação das principais linguagens de represenção de processos e de como utilizar o software MS Visio para a criação de fluxogramas. Exemplo. Exercício. Módulo III: Processos: foco no cliente. Dificuldades e benefícios em se trabalhar com processos. Necessidade da administração estratégica. Visão empresarial: missão, visão, valores e objetivos. Exercício. Módulo IV: Modelagem de processos. Árvore de processos. Análise e melhoria. Avaliação de desempenho. Balanced Scorecard. Exercício. Módulo V: Planejamento e realização de projeto de mapeamento e modelagem de processos. Responsabilidades. Atividades chaves. Exercício. Módulo VI: Desenvolvimento do projeto com foco no negócio - BPM. Análise e desenvolvimento. Benefícios. Detalhamento da metodologia de modelagem do fluxo de trabalho - EPMA. Exercício.Prova de avaliação.
Gestão de Processos e Negocios
Módulo I: Gestão de Negócios por Processos. Pressões sobre as organizações, processos, sub-processos, macro-processos e rede de processos, comparação entre estrutura por processos e estrutura organizacional, porque gestão por processos, papel da informatização. Módulo II: Processos x Estratégia. Mapeamento, modelagem, documentação, registro e controle dos processos. Gestão estratégica x Gestão empresarial. Ações para controlar os processos. Módulo III: Relação entre os processos e as áreas da empresa, ferramentas para análise dos processos do negócio: fluxogramas funcional e físico, análise de tempos, qualidade, custos e valor agregado, melhoria dos processos. Módulo IV: Gerenciamento: monitoramento dos processos, análise do desempenho dos processos usando cartas de controle, envolvimento da pessoas, processo de mudança, desenvolvimento de novos processos.
Indicadores de Desempenho
Módulo I: Indicadores de Desempenho. O que são indicadores de desempenho, por que medir? O que medir? Uma métrica deve ser S.M.A.R.T.: Specific, Measurable, Attainable, Realistic, Timely. Módulo II: Por que indicadores de desempenho. BSC, etapas para implantação de indicadores de desempenho, painel de controle e dificuldades para implantar. Indicadores de desempenho para ISO 9001. Exercício. Módulo III: Tipos de indicadores de desempenho: finanças, recursos humanos, produção, logística, projetos, armazenagem, planejamento etc. Exemplos de aplicação. Módulo IV: Estudo de caso. Identificação de objetivos, métricas e metas. Lições aprendidas. Exercício. Conclusões. Prova de avaliação.
Balanced Scorecard
Módulo I: Conceitos: estratégia, planejamento estratégico, competitividade, Balanced Scorecard (BSC). Exercícios. Módulo II: Origem do BSC. Desdobramento do BSC. Estrutura e processo de criação do BSC. Gestão estratégica. Exercícios. Módulo III: Fluxo de atividades para realização do planejamento estratégico. Criação de missão, valores e visão. Exercícios. Módulo IV: Análise de macro e microambientes. Desenvolvimento de macro-objetivos. Exercícios. Módulo V: Implementação do BSC para um negócio específico. Definição de objetivos. Apresentação de casos reais. Exercícios. Módulo VI: O Balanced Scorecard pessoal, detalhamento do desenvolvimento de objetivos e metas para o BSC. Exercícios. Módulo VII: Funcionamento de uma organização focada em estratégia. Integração do BSC da organização com o BSC corporativo. Como tornar a estratégia em um processo contínuo. Exemplo de casos reais. Exercícios.
CEP - Avançado
Módulo I: CEP Avançado Controle Estatístico de Processos 2ªEdição - 2005 . Conceito de Controle Estatístico de Processos (CEP) (princípios, benefícios, envolvimentos, tipos de estudo, habilidades necessárias e planejamento) e seus vínculos com a evolução da qualidade nas empresas (ISO 9001, TS 16949, PPAP e APQP). Módulo II: Práticas de cálculos estatísticos básicos, de uso no CEP. Visão do software Minitab. Módulo III: Cartas de controle para variáveis: construção e interpretação. Estudos de normalidade, estabilidade e capacidade. Módulo IV: Cartas de controle para atributos: construção e interpretação. Estudos de estabilidade e capacidade. Estudo de R&R (MSA). Módulo V: As modificações da 2ªEdição, de julho de 2005, do Manual de Controle Estatístico de Processos da norma ISO/TS 16949. Cartas de controle para condições especiais, construção e interpretação. Módulo VI: Fórmulas, tabelas, testes, desafios e problemas
7 Ferramentas da Qualidade
Módulo I: 7 Ferramentas da Qualidade - Controle da Qualidade. Objetivos do curso. As sete ferramentas: visão geral, conceito de variação, objetivos do uso das sete ferramentas da qualidade, coleta de dados, 1ªFerramenta: Fluxograma. Exercícios. Módulo II: 2ªFerramenta: Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe). 3ªFerramenta: Folha de Verificação. Exercícios. Módulo III: 4ªFerramenta: Diagrama de Pareto. 5ªFerramenta: Histograma. Exercícios. Módulo IV: 6ªFerramenta: Diagrama de Dispersão. 7ªFerramenta: Cartas de Controle. O uso das sete ferramentas básicas. Exercícios. Prova de avaliação.
6 Sigma
Módulo I: Seis sigma: história, objetivos, o que é, visão geral, por que e onde aplicar. Métricas do 6 sigma: DPU, DPO e DPMO, rendimento - RTY. Exercícios. Módulo II: Metodologia DMAIC para 6 sigma. Exercícios. Módulo III: Trabalho em equipe, liderança, SIPOC, voz do cliente, gestão por processos. Exercícios. Módulo IV: Conceitos estatísticos básicos, 7 Ferramentas da Qualidade (curso disponível na área restrita), MSA - Análise do Sistema de Medição, R&R - Repetitividade e Reprodutividade. Exercícios. Módulo V: Gestão de projetos. Exercícios. Prova de avaliação.
Liderança de Sucesso
Módulo I: Liderança de Sucesso. Analisar cenários de mudança, identificando alternativas para o crescimento individual e organizacional. Módulo II: Conhecer as crenças e os estilos gerenciais (Teorias de McGregor e Blake-Mouton), analisando seus impactos na força de trabalho. Módulo III: Entender como funcionam os relacionamentos inter-pessoais no trabalho (Janela de Johari), envolvendo superiores, colegas e subordinados. Módulo IV: Conhecer os estilos de motivação para o poder (MacClelland, Hunter) e suas influências no moral das pessoas. Analisar o uso de assertividade, empatia, empowerment e coaching. Módulo V: Conhecer teorias de motivar pessoas (Maslow, Herzberg, Hunter), buscando um maior comprometimento dos subordinados e formando pessoas empreendedoras. Elaborar ações para viabilizar o sucesso de sua participação enquanto líder. Prova de avaliação.
Gerenciamento de Tempo
Módulo I: Gerenciamento do Tempo. Ladrões de tempo internos e externos;Você administra bem o seu tempo? Oh, não outra reunião;Atendimento / entrevistas;Como racionalizar o tempo. Módulo II: Como você se comporta ao telefone? Torne seu telefone seu aliado;Seu subordinado economiza ou consome seu tempo? Identifique seu estilo organizacional;Delegação uma auto-análise. Módulo III: Como você se comporta ao telefone? Torne seu telefone seu aliado;Seu subordinado economiza ou consome seu tempo? Identifique seu estilo organizacional;Delegação uma auto-análise. Módulo IV: Definição de objetivos pessoais e profissionais;Levantamento e priorização das tarefas diárias;Como escolher a sua agenda;Tempo pessoal uma nova dimensão;Épreciso dizer não;Tempo ganho, o que fazer?.Prova de avaliação.
MASP &PDCA
Módulo I: MASP &PDCA - Método de Análise e Solução de Problemas. Objetivos do curso. O ciclo PDCA. MASP - Visão Geral. Relação MASP - PDCA. 1ªEtapa: Identificar o problema. Exemplo. Exercício. Módulo II: 2ªEtapa: observar o problema. 3ªEtapa: analisar o problema. 4ªEtapa: plano de ação. 5ªEtapa: agir. Exercício. Módulo III: 6ªEtapa: acompanhar. 7ªEtapa: padronizar. O uso do MASP para ações corretivas. Exemplo com preenchimento de relatório de ação corretiva. Exercício. Módulo IV: Continuação das etapas para implantação dos 5S, estudo de caso. Exercícios. Arquivos Extras: Modelo de Relatório de Ações Corretivas ou Preventivas;Modelo de Procedimento para Ação Preventiva ou Corretiva;Leitura Sugerida;Material Extra;Slides do curso MASP &PDCA ? Método de Análise e Solução de Problemas. Prova de avaliação.
Interpretação da Norma ISO 9001:2015
Módulo I: Alinhamento entre as normas, Considerações para a nova versão, Anexo SL - Estrutura macro, ISO 9001 - Índice, Mudanças para a versão 2015. Módulo II: Introdução, 1 Escopo, 2 Referências normativas, 3 Termos e definições. Módulo III: 4. Contexto da organização, 5. Liderança, 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade, 7. Suporte. Módulo IV: 8. Operações, 8.1 Planejamento e controle operacional, 8.2 Determinação de requisitos para produtos e serviços, 8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços, 8.4 Controle de produtos e serviços fornecidos externamente, 8.5 Produção e prestação de serviços, 8.6 Lançamento de produtos e serviços, 8.7 Controle de não conformidades na saída de processos, produtos e serviços. Módulo V: 9. Avaliação de desempenho. Módulo VI: 10. Melhoria. Arquivos Extras: ISO 9001:2015 - tradução livre em português;PAS 99 2012;Anexo SL. Prova de avaliação.
Nosso certificado não indica se o curso é presencial ou online e é muito bem aceito por empresas públicas, privadas e órgãos governamentais, temos 27 anos de mercado, mais de 15 anos com cursos online pela internet e somos conhecidos pela qualidade de nossos cursos.
Ao final do curso, o aluno receberá um certificado digital de conclusão com a carga horária especificada. Se a compra for uma formação ou combo com vários cursos o aluno receberá um certificado digital para cada curso realizado e ao receber o último certificado deve mandar um e-mail para contato@comexito.com.br que nosso suporte enviará um certificado por e-mail para a formação completa.
Se desejar, o aluno poderá solicitar também um certificado impresso em papel, mediante o pagamento de uma taxa adicional para cobrir despesas com impressão e envio por correio. O certificado em papel deve ser comprado para cada curso individual em uma formação ou combo.
Os cursos do site têm a aprovação do MEC?
Nossos cursos são de informação não de formação, são chamados cursos livres e não tem relação com a estrutura formal de educação.
O que é curso livre?
Curso Livre, que após a Lei nº9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.
Os cursos livres devem ser regulamentados por algum órgão?
Esses cursos não são regulamentados, sendo livres sua oferta e sua organização.
O que vale nos cursos livres é as empresas públicas e privadas e órgãos como o MTE aceitarem o certificado, o que é o nosso caso.
Pode-se emitir certificados dos cursos livres?
Sim, a escola pode emitir certificado de qualificação profissional.
Qual a legislação sobre o assunto?
Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97)
Gestores, administradores, líderes, supervisores, coordenadores, gerentes, enfim todos os profissionais envolvidos com o gerenciamento de processos.
Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail contato@comexito.com.br ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada. O curso online de é composto por 11 cursos, narrados em áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências da instrutora, e cada módulo dos cursos possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 130 e 150 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 48 horas.
O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses. Para assistir às aulas é necessário estar conectado àinternet. Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso. Observações Importantes: As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses. Todo material é em formato eletrônico;não trabalhamos com material impresso ou em CD;o aluno faz o download pelo site de todo material. As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet;não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir. Não é permitida a distribuição do material. Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de 50% do preço do curso individual. As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.
Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail contato@comexito.com.br ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.
Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador: