Diagnóstico presencial com levantamento da situação atual e elaboração de plano de ação;
Orientações passo a passo para implantação da norma ISO 14001;
Exemplos de documentação necessária para implementação da ISO 14001:2015;
Suporte presencial e on-line para implantação, com pessoal experiente;
1 licença (válida por 6 meses) dos treinamentos online Interpretação da norma ISO 14001, Legislação Ambiental, Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais e Auditor ISO 14001
Realizamos a Auditoria Interna;
Temos auditores em todos os grandes centro, peça uma cotação pelo email contato@comexito.com.br.
O que sua empresa ganha com a ISO 14001:
Melhoria do desempenho ambiental: Respeito ao planeta, Melhoria da imagem etc.
Redução de impactos ambientais: Redução de multas, Aumento de clientes etc.
Menor utilização de recursos: Redução de custos; Sustentabilidade etc.
Garantimos que sua empresa vai obter a certificação se seguir as nossas orientações, se seguir e não se certificar devolvemos 100% do valor investido.
Os custos com a certificação e a norma ISO 14001 não estão inclusos.
Não está incluso o monitoramento das mudanças na legislação ambiental após a certificação.
Marcia R. Guerra
Graduada em engenharia e pós-graduada em engenharia de segurança do trabalho pela USP, Márcia Regina Guerra tem 45 anos de experiência profissional, 35 deles dedicados a Sistemas de Gestão e Gestão de Negócio.
Investimento R$ 1,00
1. Gestão estratégica
A organização deve incluir na Política um compromisso com a proteção do meio ambiente e a prevenção da poluição e mais um que pode ser, por exemplo: o uso de recursos sustentáveis, minimização das alterações climáticas e adaptação e proteção da biodiversidade e dos ecossistemas etc.
2. Contexto da organização
Os contextos internos e externos que são relevantes para a seu propósito e que afetam a capacidade da organização de alcançar os resultados pretendidos do seu SGA devem ser determinados, para alavancar benefícios para a organização e para o meio ambiente.
3. Partes Interessadas
Devem ser determinadas aquelas que podem perceber ou ser afetadas: clientes, comunidade, fornecedores, reguladores, investidores, empregados, etc.
Atenção a questões ou mudanças das necessidades das partes interessadas, incluindo obrigações de conformidade (compliance) e as condições ambientais locais, regionais ou globais que afetem a organização ou que possam ser afetadas por ela.
4. Desempenho ambiental
Passou-se da melhoria do SG para a melhoria do desempenho ambiental.
A organização deverá, quando aplicável, reduzir emissões, efluentes e resíduos a níveis estabelecidos pela própria organização.
Foi enfatizada a necessidade de ter compromisso com o desenvolvimento sustentado
5. Perspectiva do ciclo de vida
Além da exigência atual de gerenciar os aspectos ambientais associados aos produtos e serviços adquiridos, as organizações terão que estender seu controle e influência aos impactos ambientais associados ao uso de produtos e ao seu tratamento ou disposição de fim de vida.
Não há, porém, nenhum requisito para a realização de uma avaliação do ciclo de vida (ACV) completa.
Deve ser considerada a Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)
6. Riscos e oportunidades
Riscos e oportunidades devem ser determinados e tratados, para garantir que o SGA atinja os resultados pretendidos, para prevenir ou reduzir impactos ambientais negativos e atingir a melhoria continua.
As diretrizes da ISO 31000 podem ser utilizadas como referência.
Ações prioritárias para mitigar riscos associados a ameaças e ações para explorar riscos associados a oportunidades deverão ser integradas ao planejamento operacional do SGA.
Risco: efeito da incerteza.
7. Documentação
Consideração do impacto das mudanças nas tecnologias de comunicação e informação nos sistemas de gestão.
Generalização do conceito de documentos pela introdução do termo ?informação documentada?.
Não se fala mais em procedimentos documentados e registros.
A organização terá flexibilidade para determinar quando são necessários procedimentos para garantir o controle eficaz de processos.
8. Ação preventiva
O texto do Anexo SL não inclui o requisito ?Ação Preventiva?, uma vez que agora é assumido que todo o sistema será uma ferramenta preventiva.
9. Comunicação
Foi acrescentado o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação (interna e externa). Incluiu requisito para o estabelecimento de procedimento para que as pessoas que trabalham sob o controle da organização deem sugestões para melhoria do sistema de gestão.
A decisão de comunicar externamente deverá ser tomada pela organização levando em conta requisitos dos órgãos reguladores e expectativas das partes interessadas, mas ela deve comunicar interna e externamente relevantes informações do seu desempenho ambiental
10. Avaliação de desempenho
11. Ampliação nas responsabilidades da liderança para promover gestão ambiental
A Alta Direção passa a ter um envolvimento ainda maior, necessitando entender os aspectos e impactos ambientais de sua organização e levando os mesmos em consideração na gestão da organização:
12. Fornecedores
A organização deve:
13. Alinhamento entre as normas ? Anexo SL
Resolução ISO/TMB 18/2012 (15 e 16 de fevereiro de 2012) - estabeleceu o anexo SL para as Normas de SG da ISO:
Índice da norma
Prefácio
Introdução
1. Escopo
2. Referências normativas
3. Termos e definições
4. Contexto da organização
5. Liderança
6. Planejamento
7. Suporte (incluindo Recursos)
8. Operações
9. Avaliação de desempenho
10. Melhoria
Obtenção da certificação ISO 14001 por OAC - Certificadora reconhecida nacional ou internacionalmente.
Empresas de qualquer segmento, públicas ou privadas e de qualquer porte.
Consultoria é um processo de transmissão de conhecimento, a organização irá aprender e evoluir.
O consultor irá trabalhar com todos os responsáveis pelos processos dentro do escopo de implantação assessorando na identificação das atividades que necessitam de ajuste, alteração ou precisam ser criadas, deverá então fornecer soluções especifícas para o negócio de forma a agregar valor.
O processo de consultoria pode durar de 4 meses a 18 meses dependendo do porte da empresa, da estrutura inicial do sistema e dos recursos disponívgeis para implantação.
Tempo médio para implantação
Nossa estrutura garante rapidez, só depende de você.
Tempo (meses)/ Tamanho da empresa:
04 a 06 / Empresas pequenas, menos de 50 funcionários
04 a 12 / Empresas médias, de 50 a 500 funcionários
06 a 18 / Empresas grandes, mais de 500 funcionários
Faremos visitas presenciais e videoconferências conforme for mais interessante para o cliente.
Nossos consultores são experientes e disponibilizamos currículo e certificados para análise e aprovação da empresa.
Alta direção comprometida com o projeto.
Pessoal interno da organização com disponibilidade para participar do projeto.
Recursos financeiros necessários.
Tel 1: (11) 3207-4928
Tel 2: (11) 93949-8631