ComÊxito - Cursos ISO 9001 Online



blog ComÊxito BLOG - Conceitos sobre Lean Manufacturing

Publicado em: 19/12/16 03:35
A fim de competir nos mercados globais, as PME enfrentam cada vez mais o desafio de implementar novas técnicas de organização e de produção e uma das melhores alternativas é o modelo conhecido como Lean Manufacturing.

Mas o que é o Lean Manufacturing? Antes de chegar a este conceito, vamos fazer uma pequena revisão na "história do Lean".


Apesar das várias interpretações da sua origem, parece claro que o Lean Manufacturing tem suas raízes no desenvolvido do Japão, especificamente nos sistemas de produção Just in Time, JIT, mais concretamente na empresa Toyota, nos anos 50. Nascido como um conjunto de ferramentas ou técnicas que tornaram possível que os materiais e componentes tenham seu lugar certo, no momento certo.

E para isso, é necessária a implementação de um conjunto de técnicas de forma sistemática na tomada que atinge a redução ou eliminação, se possível, de todos os tipos de "resíduos", entendida como o processo ou atividades que utilizam mais recursos estritamente necessários.

O que é diferente das outras estratégias? Talvez sua filosofia de "analisar", "pensar" e "agir", sempre apoiada pela experiência e know-how dos trabalhadores que estão em contato direto com o problema, processo e produto na unidade de produção, a fim de resolver problemas específicos com base na simplificação de operações e reduzir custos.

O mais simples, para evitar mal-entendidos, é se ater exclusivamente ao nome "Lean", uma vez que ele pode ser aplicado a setores e ambientes de fabricação diferentes e interpretar Lean Manufacturing, como uma filosofia, cujo objetivo é a eliminação de todos os tipos resíduos, a fim de alcançar a máxima eficiência em todos os processos e, assim, a competitividade das empresas, sempre com base na contribuição dos envolvidos.

 

capturar03

Mas, o que é? De acordo com o dicionário é um desperdício, é o mau uso que se faz de algo ou alguém. Como um segundo significado, que é um desperdício ou resíduos de algo.

Em linha com a definição acadêmica, Lean Manufacturing é entendido como processos ou atividades que utilizam mais recursos do que o estritamente necessário. Assim, nesta linha é fácil identificar resíduos, como superprodução, tempo de espera, transporte, processamento, inventário, movimentos desnecessários, não conformidade, etc.

E quais as técnicas estão incluídas no Lean Manufacturing? Todas aquelas que agregam valor e procuram eliminar os resíduos, tais como a organização do trabalho, gestão da qualidade, fluxo interno de produção, manutenção, gerenciamento da cadeia de suprimentos e otimização de outros recursos.

O ponto de partida para otimizar recursos e melhorar continuamente é reconhecer a necessidade. A complacência é o grande inimigo do Lean Manufacturing.

Erros comuns


 

Entre outros, a nível da concepção, definição e implementação, alguns dos erros mais comuns em relação ao Lean Manufacturing são:

  • Organizar reuniões de longa duração que nunca terminam sem um objetivo específico, o que é sempre improdutivo e melhorias nunca são implementadas.

  • Deve haver um equilíbrio entre a democracia e os critérios da organização.


 

Esperamos que nosso artigo sobre Lean Manufacturing tenha ajudado você a entender esse conceito e a usá-lo em sua empresa.

 
Deixe seu comentário aqui

Comentários:

Rudivan Trombeta - 12/10/2017

Muito boa a definição, entendi muito bem, obrigado abraços..

Rudivan Trombeta - 12/10/2017

Muito boa a definição entendi muito bem obrigado abraços


Denilton Andrade Da Silva

Empresa: NEFAB EMBALAGENS LTDA


MARIO SERGIO GATO MARTINS

Empresa: Caixa de Prev.e Assist.dos Serv.da Fund.Nac.de Saúde


WASHINGTON DOUGLAS

Empresa: MASSTIN ENGENHARIA E INSTALAÇÕES LTDA


LETICIA ONOFRE DE FARIAS

Empresa: MERCK SHARP & DOHME FARMACEUTICA LTDA


Angela Finger

Empresa: CEBRA CONVERSORES ESTÁTICOS BRASILEIROS LTDA


Sobre ComÊxito

A ComÊxito tem 28 anos de mercado, foi fundada e é administrada por Márcia Guerra - engenheira Politécnica (48 anos de experiência), promove ensino a distância pela internet desde 2006, com muita clareza e conteúdo didático desenvolvido por profissionais competentes. As aulas são gravadas e dúvidas são respondidas prontamente.  
Endereço e Telefone

Tel 1: (11)3207-4928
Tel 2: (11)93949-8631
Tel 3:

contato@comexito.com.br

Alameda, Bruxelas, 95, Alphaville, Barueri