Esta formação online de Auditor da Qualidade ISO 9001:2015 conforme ISO 19011:2018 é dirigida aos profissionais que querem conhecer os requisitos da norma ISO 9001:2015 - Sistemas de Gestão da Qualidade e e adquirir os conhecimentos necessários para se tornar um auditor da qualidade para realização de auditorias internas e em fornecedores com metodologia de auditoria orientada pela ISO 19011:2018.
Essa formação é composta por 3 três cursos: Interpretação da Norma NBR ISO 9001:2015;Auditor ISO 9001:2015 e Ferramentas da Qualidade
Marcia R. Guerra
Graduada em engenharia e pós-graduada em engenharia de segurança do trabalho pela USP, Márcia Regina Guerra tem 45 anos de experiência profissional, 35 deles dedicados a Sistemas de Gestão e Gestão de Negócio.
48 horas aula
6 meses de acesso ao curso
Investimento R$ 547,80
(Dólar $ 90.40)A realização de auditorias internas é fundamental para a manutenção de um sistema de gestão, seja ele de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, responsabilidade social, tecnologia da informação, enfim. Quando se implementa o sistema, ele passa a funcionar como um dente de serra, sua eficiência já começa a cair depois da auditoria de certificação. Na certificação, consegue-se o máximo das pessoas, elas estão preocupadas, não querem receber não conformidades e serem culpadas pela não certificação da empresa, mas, assim que a empresa obtém o certificado, as pessoas começam a reduzir suas atividades relacionadas ao sistema de gestão, a não ser que estas atividades impactem diretamente nos resultados dos seus processos de trabalho. Nesse momento, entra a auditoria, seja ela interna ou realizada pelo órgão certificador. A cada auditoria programada, os profissionais começam a se preocupar e se ocupar em corrigir seus processos para garantir o atendimento aos requisitos da norma em questão e aos requisitos da organização, e o sistema começa a retornar ao patamar anterior. Durante e depois da auditoria, devido às não conformidades e oportunidades de melhoria identificadas, os responsáveis pelas áreas auditadas iniciam um processo de melhoria ao implantar ações corretivas e preventivas, o qual pode levar a qualidade do sistema a um pico superior ao ocorrido na auditoria de certificação.
Pode-se utilizar vários formatos para a equipe de auditores internos. Caso sejam utilizados profissionais da própria organização, é muito importante a realização de treinamentos para sua formação como auditor interno, e eles têm uma grande vantagem: já conhecem a operação e terão facilidade em avaliar os procedimentos e registros de trabalho de cada processo. A organização também pode trabalhar com auditores terceirizados, e estes também têm sua vantagem: experiência prática na realização de auditorias. Uma terceira opção é a organização formar auditores internos e utilizar auditores terceirizados, normalmente consultores do mercado de trabalho, para o treinamento prático dos primeiros. Seja qual for a decisão da organização, sobre o formato da equipe de auditores internos é preciso garantir que haja um procedimento documentado para a realização de auditorias e formação de auditores, porque a auditoria tem um grande impacto sobre os profissionais da organização que estão sendo auditados, e, deve ser realizada de forma adequada em termos de investigação, postura, relatórios, controle de tempo, linguagem etc., pelos auditores internos.
A auditoria ISO 9001 tem por objetivos, entre outros, determinar conformidades e não conformidades dos processos de trabalho em relação aos critérios estabelecidos, por exemplo, pela norma NBR ISO 9001;determinar a eficácia do Sistema de Gestão, se este atende às necessidades e expectativas dos clientes e da organização;indicar oportunidades para melhoria;atender requisitos legais;viabilizar a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade;servir como base para a relação contratual entre organizações e seus fornecedores;favorecer melhoria contínua dos processos;promover aidentificação e redução de não conformidades que estejam ocorrendo na organização;prevenir não conformidades potenciais;ser fonte de dados para a análise de desempenho da organização.
ISO - International Organization for Standardization
ISO é a sigla da Organização Internacional de Normalização(International Organization for Standardization), organização não-governamental com sede em Genebra / Suíça, fundada em 1946, hoje presente em cerca de 157 países (o Brasil é representado pela ABNT - Associação de Normas Técnicas), cuja função é a de elaborar e promover padrões de aceitação mundial, através da normatização de produtos e serviços, para que a qualidade destes seja permanentemente aprimorada.
A sigla ISO, contudo, não é meramente um acrônimo, mas faz também referência àisonomia, posto ser este o propósito da International Organization for Standardization: desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas igualmente por todos os países do mundo, e por isso, a ISO atua nos mais diferentes segmentos, de normas e especificações de produtos, matérias-primas a sistemas de gestão, em todas as áreas. As normas ISO mais conhecidas são aquelas que tratam de Sistemas para Gestão da Qualidade nas empresas.
A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações porque lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade, elementos facilmente identificáveis pelos clientes, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Isso é possível porque as normas ISO, a exemplo da família ISO 9000, estabelecem a necessidade de verificação dos processos organizacionais por meio de auditorias internas e externas independentes.
A família ISO 9000 representa um conjunto de normas técnicas que definem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.
As normas ISO 9000 estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade, aplicando-se a campos tão diversos como materiais, produtos, processos e serviços.
A versão 2015 da norma NBR ISO 9001 apresenta uma metodologia fantástica para a implantação de melhorias na organização, na qual se baseiam todas as outras normas de gestão: identificação, análise e monitoramento dos processos.
A certificação ISO 9001 faz com que os clientes e demais partes interessadas sintam-se mais seguros com relação àcapacidade da organização de fornecer produtos e serviços de qualidade.
As série ISO 9000 é constituída por três normas destinadas ao Gerenciamento da Qualidade àQualidade Assegurada. O objetivo é o de complementar os requisitos dos produtos e serviços prestados por uma organização que pretenda implementar os seus padrões de qualidade e tornar-se mais competitiva nos mercados interno e externo. A normatização ISO 9000 refere-se aos elementos do Sistema da Qualidade que devem ser implementados.
A implementação das normas da série ISO 9000 é baseada no ciclo PDCA (Plan / Planejar;Do / Fazer;Check / Verificar;Act / Agir):
A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001, que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (ou Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ) de uma organização, não significando, necessariamente, conformidade de produto às suas respectivas especificações.
Em 1987, a ISO editou a série 9000 com o objetivo de estabelecer critérios para implantação de Sistemas de Garantia da Qualidade. A primeira versão criou uma estrutura de três normas sujeitas a certificação, a ISO 9001, a ISO 9002 e a ISO 9003, além da ISO 9000 que era uma espécie de guia para seleção da norma mais adequada ao tipo de organização. Três anos depois, a ABNT publicou a primeira versão (tradução) da série ISO 9000 no Brasil. A série brasileira foi nomeada série NBR ISO 9000. Em 1994, a série foi revisada, porém, sem grandes modificações, apenas com uma pequena ampliação e alguns esclarecimentos em seus requisitos, mantendo a mesma estrutura, ou seja, três normas sujeitas a certificação;em paralelo, a ABNT revisou as normas brasileiras, adotando o nome "série NBR ISO 9000", alinhando-se com o resto do mundo que já adotava nomenclatura similar para suas versões nacionais. Em dezembro de 2000, a série foi totalmente revisada, restando apenas a ISO 9001 com requisitos para certificação. Em 2008 a ISO 9001 sofreu uma pequena revisão e em 2015 foi novamente totalmente revisada para atender as demandas atuais. A versão 2015 possui 10 cláusulas alinhadas com o novo padrão da ISO chamado anexo SL.
As últimas estatísticas da ISO revelam que existe mais de um milhão de organizações certificadas de acordo com a norma ISO 9001 em todo o mundo. Infelizmente, muitas dessas organizações estão apenas familiarizadas com os requisitos básicos da ISO 9001 e não aprofundam o conhecimento dos princípios de gestão da qualidade nos quais esta norma se baseia, nem investigam as potencialidades da informação disponível, que permite implementar um sistema de gestão da qualidade eficiente.
O objetivo da NBR ISO 9001 é construir um modelo de gerenciamento na organização para que os processos de trabalho sejam padronizados, e, com isso, ajudem a organização na realização de serviços e produção de bens que atendam aos requisitos dos clientes. O objetivo de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), é, portanto, complementar os requisitos dos produtos e serviços realizados por uma organização, e ajudar a organização a se tornar mais competitiva nos mercados interno e externo.
Entre os principais benefícios da certificação ISO 9001 pode-se apontar a melhoria de produtos e serviços;a redução de custos;a melhoria da qualidade dos processos de trabalho e do moral dos funcionários;maior eficiência e eficácia na organização;ganho de vantagem competitiva e maiores oportunidades de marketing e vendas.
Esta formação online de Auditor da Qualidade NBR ISO 9001:2015 conforme NBR 19011:2018 é dirigida aos profissionais que querem conhecer os requisitos da norma NBR ISO 9001:2015 e adquirir os conhecimentos necessários para se tornar um auditor da qualidade.
Com esta Formação, você aprenderá os princípios e práticas da auditoria de Sistemas da Qualidade com base na norma NBR ISO 19011:2018, para realização de auditorias internas e de fornecedores.
Você conhecerá também as 7 Ferramentas da Qualidade, que irão auxiliá-lo na análise de dados e ações corretivas e preventivas.
Interpretação da Norma ISO NBR 9001:2015
Auditor da Qualidade ISO 9001:2015 com base na ISO 19011:2018
Conhecer a evolução das normas da série ISO 9000 e o Sistema de Gestão da Qualidade;
Compreender e manejar os requisitos da norma NBR ISO 9001:2015;
Adquirir conhecimento necessário para implantar e manter um Sistema de Gestão da Qualidade;
Assimilar os benefícios de implantação de um sistema de qualidade;
Avançar na busca da melhoria contínua da organização e satisfação do cliente;
Entender os princípios de auditoria e da Auditoria ISO 9000/9001;
Aprender a desenvolver, implementar e realizar um programa de auditorias;
Aprender a realizar as atividades de auditoria: planejar a auditoria, formar a equipe de auditores, comunicar e consensar o programa com os auditados, realizar reuniões de abertura e encerramento, conduzir o processo de auditoria, elaborar o relatório e realizar auditorias de follow-up;
Conhecer os requisitos para competência de um Auditor ISO 9001 e a metodologia para avaliação de auditores ISO 9001;
Colocar em prática, por meio de exercícios, os conceitos apresentados, utilizando como padrão a norma NBR ISO 9001:2015 para sua formação como Auditor da Qualidade;
Entender e ser capaz de usar as 7 Ferramentas Básicas da Qualidade (Fluxograma, Histograma, Diagrama de Pareto, Carta de Controle, Diagrama de Dispersão, Lista de Verificação, Diagrama Ishikawa / Espinha de Peixe), para auxilio nos processos de ação corretiva e preventiva e solução de problemas.
Não é necessário ter as normas NBR ISO 9001:2015 e NBR ISO 19011:2018 para realizar este curso, mas caso você deseje você pode adquirí-las no site da ABNT.
Não há pré requisitos para a realização deste curso.
Auditoria Interna da Qualidade ISO 9001
Módulo I: Visão geral sobre a norma NBR ISO 19011:2018. Introdução. 1 - Escopo. 2 - Referências normativas. 3 - Termos e definições. 4 - Princípios de auditoria. Exercícios. Módulo II: Interpretação da norma NBR ISO 19011:2018: 5 - Gerenciando um programa de auditoria. Exercícios. Módulo III: Interpretação da norma NBR ISO 19011:2018: 6 - Conduzindo uma auditoria. Exercícios. Módulo IV: Interpretação da norma NBR ISO 19011:2018: 7 - Competência e avaliação de auditores. Exercícios. Módulo V: Auditor da Qualidade com base na NBR ISO 9001:2015. Estudos de caso.
Interpretação da Norma NBR ISO 9001:2015
Módulo I: Alinhamento entre as normas, Considerações para a nova versão, Anexo SL - Estrutura macro, ISO 9001: Índice, Mudanças para a versão 2015. Módulo II: Introdução, 1 Escopo, 2 Referências normativas, 3 Termos e definições. Módulo III: 4. Contexto da organização, 5. Liderança, 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade, 7. Suporte.Módulo IV: 8. Operações, 8.1 Planejamento e controle operacional, 8.2 Determinação de requisitos para produtos e serviços, 8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços, 8.4 Controle de produtos e serviços fornecidos externamente, 8.5 Produção e prestação de serviços, 8.6 Lançamento de produtos e serviços, 8.7 Controle de não conformidades na saída de processos, produtos e serviços. Módulo V: 9. Avaliação de desempenho. Módulo VI: 10. Melhoria. Arquivos Extras: ISO 9001:2015 - tradução livre em português, PAS 99 2012 e Anexo SL.
7 Ferramentas do Controle da Qualidade
Módulo I: Objetivos do curso. As sete ferramentas da qualidade: Visão Geral. Conceito de variação. Objetivos do uso das sete ferramentas da qualidade. Coleta de dados. 1ªferramenta da qualidade: Fluxograma. Exercícios. Módulo II: 2ªferramenta da qualidade: Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe). 3ªferramenta da qualidade: Folha de Verificação. Exercícios. Módulo III: 4ªferramenta da qualidade: Diagrama de Pareto. 5ªferramenta da qualidade: Histograma. Exercícios. Módulo IV: 6ªferramenta da qualidade: Diagrama de Dispersão. 7ªferramenta da qualidade: Cartas de Controle. O uso das sete ferramentas da qualidade básicas. Exercícios.
Nosso certificado não indica se o curso é presencial ou online e é muito bem aceito por empresas públicas, privadas e órgãos governamentais, temos 27 anos de mercado, mais de 15 anos com cursos online pela internet e somos conhecidos pela qualidade de nossos cursos.
Ao final do curso, o aluno receberá um certificado digital de conclusão com a carga horária especificada. Se a compra for uma formação ou combo com vários cursos o aluno receberá um certificado digital para cada curso realizado e ao receber o último certificado deve mandar um e-mail para contato@comexito.com.br que nosso suporte enviará um certificado por e-mail para a formação completa.
Se desejar, o aluno poderá solicitar também um certificado impresso em papel, mediante o pagamento de uma taxa adicional para cobrir despesas com impressão e envio por correio. O certificado em papel deve ser comprado para cada curso individual em uma formação ou combo.
Os cursos do site têm a aprovação do MEC?
Nossos cursos são de informação não de formação, são chamados cursos livres e não tem relação com a estrutura formal de educação.
O que é curso livre?
Curso Livre, que após a Lei nº9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.
Os cursos livres devem ser regulamentados por algum órgão?
Esses cursos não são regulamentados, sendo livres sua oferta e sua organização.
O que vale nos cursos livres é as empresas públicas e privadas e órgãos como o MTE aceitarem o certificado, o que é o nosso caso.
Pode-se emitir certificados dos cursos livres?
Sim, a escola pode emitir certificado de qualificação profissional.
Qual a legislação sobre o assunto?
Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97)
Profissionais envolvidos com a área de qualidade de qualquer empresa.
Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail contato@comexito.com.br ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.
Essa formação online é composta por 3 cursos, narrados em áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências do instrutor, e cada módulo dos cursos possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 40 e 60 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 24 horas.
O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.
Para assistir às aulas é necessário estar conectado àinternet.
Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.
Observações Importantes:
As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.
Todo material é em formato eletrônico;não trabalhamos com material impresso ou em CD;o aluno faz o download pelo site de todo material.
As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet;não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.
Não é permitida a distribuição do material.
Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de 50% do preço do curso individual.
As licenças vendidas são individuais e o certificado sóé emitido no nome do aluno cadastrado.
Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail contato@comexito.com.br ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.
Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador: