ISO 19011



Formação Auditor ISO 14001:2015 base na ISO 19011:2018

Esta formação online equivale a 36 horas de treinamento presencial (com preço dez vezes menor do que o de cursos deste tipo), e é dirigida para os profissionais que queiram conhecer os requisitos da norma NBR ISO 14001:2015 e se tornar um auditor de meio ambiente para realização de auditorias internas e em fornecedores conforme norma NBR ISO 19011:2018.

Essa formação é composta por 3 três cursos: Interpretação da Norma NBR ISO 14001:2015;Auditor de Meio Ambiente ISO 14001;Legislação Ambiental Brasileira.

Instrutor do curso

Marcia R. Guerra
Graduada em engenharia e pós-graduada em engenharia de segurança do trabalho pela USP, Márcia Regina Guerra tem 45 anos de experiência profissional, 35 deles dedicados a Sistemas de Gestão e Gestão de Negócio.



48 horas aula

6 meses de acesso ao curso

investimento ComÊxito Pague menos com nossos combos

VER DEMONSTRAÇÃO GRAVADA

investimento ComÊxito Desconto: 20%

Valor original: R$ 458,88

investimento ComÊxito Investimento R$ 367,10

(Dólar $ 70.46)
Pagamento por Pagseguro, Paypal, Boleto (5% de desconto)
* Opções de Parcelamento PagSeguro em até 10x
** Paypal em 3x sem juros
** Boleto parcelado: solicitar pelo whatsapp: (11) 94531-2572
INSCREVA-SE

Objetivos da Auditoria Ambiental ISO 14001

A auditoria ambiental ISO 14001 promove a identificação e redução de não conformidades que venham ocorrendo na organização e a prevenção de não conformidades potenciais, além de ser uma fonte de dados para análise de desempenho da organização.

Podemos utilizar vários formatos para a equipe de auditores ISO 14001, caso sejam utilizados profissionais da própria organização é muito importante a realização de treinamentos para sua formação como auditor, mas eles têm uma grande vantagem, já conhecem a operação e terão facilidade em avaliar os procedimentos e registros de trabalho de cada processo. A organização também pode trabalhar com auditores terceirizados, e estes, têm, também, uma vantagem, eles têm prática na realização de auditorias. Uma terceira opção é a organização formar auditores e utilizar auditores terceirizados, normalmente consultores do mercado de trabalho, para o treinamento prático dos primeiros. Seja qual for àdecisão da organização, sobre o formato da equipe de auditores é preciso garantir que haja um procedimento documentado para realização de auditorias e formação de auditores, porque a auditoria tem um grande impacto nos profissionais da organização que estão sendo auditados, e, deve ser realizada de forma adequada em termos de investigação, postura, relatórios, controle de tempo, linguagem etc., pelos auditores.

A realização de auditorias internas é fundamental para a manutenção de um sistema de gestão, seja ele de qualidade (ISO 9001), meio ambiente (ISO 14001), saúde e segurança, responsabilidade social, tecnologia da informação ou outro.

Quando implementamos o sistema, ele passa a funcionar como um dente de serra, sua eficiência já começa a cair depois da auditoria de certificação. Na certificação, conseguimos o máximo das pessoas, elas estão preocupadas, não querem receber não conformidades e serem culpadas pela não certificação da empresa, mas, assim que a empresa obtém o certificado, as pessoas começam a reduzir suas atividades relacionadas ao sistema de gestão, a não ser que estas atividades impactem diretamente nos resultados dos seus processos de trabalho. Nesse momento, entra a auditoria, seja ela interna ou realizada pelo órgão certificador.

A cada auditoria programada, os profissionais começam a se preocupar e se ocupar em corrigir seus processos para garantir o atendimento aos requisitos da norma em questão e aos requisitos da organização, e o sistema começa a retornar ao patamar anterior. Durante e depois da auditoria, devido às não conformidades e oportunidades de melhoria identificadas, os responsáveis pelas áreas auditadas iniciam um processo de melhoria ao implantar ações corretivas e preventivas, o que pode levar a qualidade do sistema a um pico superior ao ocorrido na auditoria de certificação.

ISO 14001 - Gestão do Meio Ambiente

A relação da humanidade com a natureza que teve início com um mínimo de interferência nos ecossistemas, tem hoje culminado numa forte pressão exercida sobre os recursos naturais. Atualmente, são comuns a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, a caça indiscriminada e a redução ou mesmo destruição dos habitats faunísticos, além de muitas outras formas de agressão ao meio ambiente. Dentro deste contexto, é clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação ànatureza, no sentido de promover sob um modelo de desenvolvimento sustentável (processo que assegura uma gestão responsável dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das gerações futuras e, ao mesmo tempo atender as necessidades das gerações atuais).

As indústrias brasileiras estão conscientes da necessidade de adotarem práticas de gestão ambiental e pretendem ampliar seus investimentos destinados àproteção do meio ambiente. Não obstante, a grande maioria das empresas vem enfrentando dificuldades na relação com os órgãos ambientais face ànecessidade de se cumprir exigências ambientais por vezes inadequadas sob o ponto de vista da aplicabilidade técnica e dos aspectos de sustentabilidade econômica.

A grande maioria das empresas enfrentam problemas antes de iniciarem suas atividades quando requisitam o licenciamento ambiental. A maioria dos problemas são devidos a demora na análise nos pedidos de licença e aos custos dos investimentos necessários para atender às exigências requeridas pelo órgão ambiental responsável.

Normalmente é na Região Sudeste que se apresenta o maior percentual de indústrias que em geral declararam ao realizarmos auditorias ou consultoria ter tido problemas no processo de licenciamento, o que pode se justificar pela existência de órgãos públicos de gestão ambiental mais bem estruturados e atuantes.

A questão ambiental está cada vez mais integrada ao planejamento das empresas. As empresas atualmente, principalmente as 100 melhores para se trabalhar, realizaram procedimentos gerenciais associados àgestão ambiental, sendo que as indústrias de grande porte adotam tais medidas em proporção maior do que as de pequeno e médio porte.

As empresas para implantarem processos de gestão ambiental estão cada vez mais investindo na capacitação de seus recursos humanos e sem dúvida buscam novos profissionais que já tenham conhecimento destes processos.

ISO 14000 - Meio Ambiente

ISO 14000 é uma série de normas desenvolvidas pela ISO (International Organization for Standardization) que estabelece diretrizes para a área de gestão ambiental em empresas.

Histórico - Série ISO 14000

A necessidade de padronização dos processos de empresas que se utilizem de recursos ambientais ou que causem impactos ambientais por algum de seus processos surgiu na década de 90, quando se concretizou a consciência dos impactos ambientais gerados pelo desenvolvimento industrial e econômico do mundo, que ainda são um grande problema para autoridades e organizações ambientais.

Em 1993, a ISO criou o Comitê Técnico TC 207 com o objetivo de desenvolver normas (série 14000) nas seguintes áreas envolvidas com o meio ambiente: sistemas de gestão ambiental, auditorias, rotulagem ambiental, avaliação da performance ambiental, análise de ciclo de vida, definições e conceitos, integração de aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento de produtos, comunicação ambiental e mudanças climáticas.

O Subcomitê 1 desenvolveu a norma ISO 14001, a mais conhecida das normas da série 14000, que estabelece as diretrizes básicas para o desenvolvimento de um sistema que gerencie a questão ambiental dentro da empresa, ou seja, um sistema de gestão ambiental.

ISO 14001 - Sistema de Gestão do Meio Ambiente

Tudo o que fazemos produz impacto e nosso planeta já começou a nos cobrar por nossas ações.

Objetivos da ISO 14001

A alma da ISO 14001 é a identificação de aspectos e impactos ambientais e a elaboração de um programa para reduzir esses impactos, através de controles, metas e monitoramento a organização começa a reduzir ou eliminar seus impactos ambientais.

Grandes negócios como o setor automotivo, petroquímico e atualmente a produção de linha branca estão exigindo a certificação de seus fornecedores e tudo indica que em médio prazo essa norma será critério para a maioria dos clientes na compra de produtos e serviços.

A ISO 14001 tem vários princípios do sistema de gestão em comum com os princípios estabelecidos na série de normas ISO 9000, e se aplica a qualquer tipo de empresa, independente de suas características.

São objetivos da ISO 14001:

Esta formação online equivale a 36 horas de treinamento presencial (com preço dez vezes menor do que o de cursos deste tipo), e é dirigida para os profissionais que queiram conhecer os requisitos da norma NBR ISO 14001:2015 e se tornar um auditor de meio ambiente para realização de auditorias internas e em fornecedores conforme norma NBR ISO 19011:2018.

Essa Formação é composta por 3 três cursos:

Curso de Interpretação da Norma NBR ISO 14001:2015

Módulo I: Considerações para a nova versão, Alinhamento entre as normas - Anexo SL - Estrutura macro, ISO 14001 - Índice, Mudanças para a versão 2015. Módulo II: Introdução, 1 Escopo, 2 Referências normativas, 3 Termos e definições, 4. Contexto da organização, 5. Liderança, 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade. Módulo III: 7. Suporte. Módulo IV: 8. Operações Módulo V: 9. Avaliação de desempenho. Módulo VI: 10. Melhoria. Arquivos Extras: ISO 14001:2015 - tradução livre em português, PAS 99 2012 e Anexo SL.Prova de avaliação.

Curso de Auditor Ambiental

Módulo I: Visão geral sobre a norma NBR ISO 19011:2018. Introdução, 1 Escopo, 2 Referências normativas, 3 -Termos e definições, 4 - Princípios de auditoria. Exercícios. Módulo II: Interpretação da norma NBR ISO 19011:2018: 5 - Gerenciando um programa de auditoria. Exercícios. Módulo III: Interpretação da norma NBR ISO 19011:2018: 6 - Conduzindo uma auditoria. Exercícios. Módulo IV: Interpretação da norma NBR ISO 19011:2018: 7 - Competência e avaliação de auditores. Exercícios. Módulo V: Auditor Ambiental. Estudos de caso.Prova de avaliação.

Curso de Legislação Ambiental Brasileira

Módulo I: Hierarquia das leis;O meio ambiente na constituição federal, Política nacional do meio ambiente;SISNAMA;Responsabilidades civil e penal ambiental;Lei de crimes ambientais. Módulo II: Padrões de qualidade ambiental, Política nacional de recursos hídricos, Outorga pelo uso da água;Licenciamento ambiental;Avaliação de impactos ambientais;EIA - RIMA;RCA -PCA. Módulo III: Fauna;Flora;Código florestal;APP, RL, averbação de RL, licenciamento de atividades em RL e APP, RPPN, Como criar uma RPPN;Política nacional de biodiversidade. Módulo IV: Poluição do solo;Resíduos sólidos;Resíduos perigosos;Transporte de resíduos perigosos;Agrotóxicos;Mineração;Matriz de aspectos e impactos ambientais;Política nacional de educação ambiental.Prova de avaliação.

Ao concluir todos os cursos e obtendo os certificados, o aluno poderá solicitar o certificado de formação por e-mail, este não não é automático pelo site.

Nosso certificado não indica se o curso é presencial ou online e é muito bem aceito por empresas públicas, privadas e órgãos governamentais, temos 25 anos de mercado, mais de 10 anos com cursos online pela internet e somos conhecidos pela qualidade de nossos cursos.

Ao final do curso, o aluno receberá um certificado digital de conclusão com a carga horária especificada. Se a compra for uma formação ou combo com vários cursos o aluno receberá um certificado digital para cada curso realizado e ao receber o último certificado deve mandar um e-mail para [email protected] que nosso suporte enviará um certificado por e-mail para a formação completa.

Se desejar, o aluno poderá solicitar também um certificado impresso em papel, mediante o pagamento de uma taxa adicional para cobrir despesas com impressão e envio por correio. O certificado em papel deve ser comprado para cada curso individual em uma formação ou combo.

Os cursos do site têm a aprovação do MEC?

Nossos cursos são de informação não de formação, são chamados cursos livres e não tem relação com a estrutura formal de educação.

O que é curso livre?

Curso Livre, que após a Lei nº9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

Os cursos livres devem ser regulamentados por algum órgão?

Esses cursos não são regulamentados, sendo livres sua oferta e sua organização.

O que vale nos cursos livres é as empresas públicas e privadas e órgãos como o MTE aceitarem o certificado, o que é o nosso caso.

Pode-se emitir certificados dos cursos livres?

Sim, a escola pode emitir certificado de qualificação profissional.

Qual a legislação sobre o assunto?

Lei nº9.39496

Decreto nº5.15404

Deliberação CEE 1497 (Indicação CEE 1497)

 

Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail [email protected] ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.

Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:

  1. Caixas de som ou fones de ouvido para ouvir as aulas gravadas. É aconselhável ter uma caixa de som amplificada para conseguir ouvir as aulas em um bom volume, ou ainda um fone que seja livre de chiados. Recomendamos fazer um teste de som a partir da aula demonstrativa;
  2. Acesso rápido internet: é recomendado um acesso com capacidade maior de 500 Kbps para assistir as aulas, 3 Mbps para fazer exames certificados pelo EXEMPLAR GLOBAL e acima de 5 Mbps para participar com qualidade de web conferências, verifique sua velocidade pelo site https:www.minhaconexao.com.br;
  3. Não pode haver bloqueio para download de arquivos MP3 na rede;
  4. Browser: Internet Explorer 10 ou superior, Firefox ou Chrome ou Opera em suas últimas versões;
  5. Plug-in Flash Player instalado no navegador, o Crome já tem o Flash Player, mas caso você use um navegador que não tenha ele pode ser baixado pelo link: https:get.adobe.combrflashplayer;
  6. Microsoft Word, Excel (apenas para alguns cursos) e Adobe Acrobat Reader para a leitura das apostilas;
  7. Recomendamos sistema operacional Windows mas desde que devidamente configurado poderá usar qualquer sistema operacional sendo ele Linux ou Mac. Para outros sistemas operacionais, faça um teste utilizando a aula demonstrativa deste curso. Se você conseguir visualizar os slides com áudio, significa que o seu sistema é compatível;
  8. Para assistir os treinamentos em tablet:


Pétrus Nunes Saponara

Empresa: saponara e saponara consultoria ltda


Antônio Clodomir Guerra Alencar

Empresa: PETRÓLEO BRASILEIRO S/A


Andre da Silva Moniz

Empresa: Hussmann do Brasil Ltda


Alvaro Barbosa Ribeiro

Empresa: Ipiranga Logística LTDA.


Hugo Rodrigues Correa

Empresa: BARU OFFSHORE NAVEGACAO LTDA.


Validação de certificados
Para confirmação da validade de um certificado emitido pela ComÈxito via site, informe ao lado o Número de Certificado que consta no mesmo, para certificados físicos principalmente de auditor líder ligue para (11) 32074928
Impressão de certificados
Para impressão de um certificado emitido pela ComÈxito via site, informe ao lado o Número de CPF do aluno, para certificados físicos principalmente de auditor líder ligue para (11) 32074928

Sobre ComÊxito

A ComÊxito tem 25 anos de mercado, foi fundada e é administrada por Márcia Guerra - engenheira Politécnica (46 anos de experiência), promove ensino a distância pela internet desde 2006, com muita clareza e conteúdo didático desenvolvido por profissionais competentes. As aulas são gravadas e dúvidas são respondidas prontamente.  
Endereço e Telefone