Este curso online de Formação de Gestor de Processos é composto por 7 cursos, equivale a 66 horas de treinamento presencial e visa à capacitação profissional do aluno para assumir esta função, fornecendo conhecimentos necessários para usar processos como meio estratégico para o crescimento da empresa, mapeando, modelando, medindo, analisando e tomando decisões.
A Gestão de Processos é uma área em franca ascensão na oferta de vagas de trabalho, nesta formação temos os cursos de: Mapeamento de Processos, Gestão de Negócios por Processos, KPI"s - Indicadores de Desempenho, BSC - Balanced Scorecard, CEP - Avançado, 7 ferramentas da qualidade; 6 Sigma.
Marcia R. Guerra
Graduada em engenharia e pós-graduada em engenharia de segurança do trabalho pela USP, Márcia Regina Guerra tem 45 anos de experiência profissional, 35 deles dedicados a Sistemas de Gestão e Gestão de Negócio.
72 horas aula
6 meses de acesso ao curso
Investimento R$ 900,90
(Dólar $ 148.66)Metodologia BPM
Business Process Management (Metodologia BPM) é um conceito que envolve gestão de negócio aliada à tecnologia da informação visando à melhoria dos processos das organizações por meio do uso de métodos, técnicas e ferramentas para mapear, analisar, modelar, publicar e gerenciar processos operacionais, de apoio e de gestão, abarcando recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação, com o escopo de realizar o alinhamento dos processos de negócios com a estratégia, os objetivos e as cadeias de valores das organizações, através de práticas que, aplicadas, ajudam a maximizar os resultados e o desempenho dos processos, e, com isso, fazer com que as organizações tenham melhores resultados financeiros, vantagem competitiva, redução de custos, otimização de recursos, e aumento da satisfação dos clientes, uma vez que os produtos e os serviços também atingem um padrão melhor de qualidade.
Muitas vezes profissionais que vão assumir um cargo de liderança, coordenação, supervisão, gerência ou queiram se tornar consultores, perguntam-se o que têm de saber para trabalhar com gestão de processos.
A Gestão de Processos nas Organizações
As organizações são pressionadas para atingir resultados. No dia a dia, uma organização é forçada pelas expectativas dos clientes para o fornecimento de produtos de boa qualidade e sempre mais baratos, pelos custos que aumentam quando deveriam diminuir, pelas ingerências do governo, pela legislação, pelos acionistas querendo resultados, pelos recursos humanos querendo melhores salários e melhores condições de trabalho, pelas novas tecnologias que precisam ser implementadas, pelos concorrentes tomando espaço com produtos muito competitivos, por responsabilidade social, por impactos ambientais e por muitos outros fatores, diante dos quais a direção da organização se pergunta: Como fazer para manter o rumo em meio a um vendaval de tamanhas proporções?
Existem muitos caminhos a serem trilhados, muitas ações e projetos a serem realizados e a organização vai ter que trabalhar duro para desenvolver produtos melhores e mais baratos, atendendo às expectativas dos clientes; reduzir custos; aprimorar a inovação competitiva (comercialização, produtos, processos, desenvolvimento estratégico e desenho organizacional), para assegurar a eficiência organizacional; administrar as relações intra organizacionais e a cultura da organização; alinhar (atrair, manter e distribuir) os talentos, particularmente as lideranças; alinhar os valores das pessoas com os valores da organização; construir, manter e estimular equipes de primeira linha; criar métodos de gerenciamento de conflitos; usar intensivamente a tecnologia da informação; criar flexibilidade para atender ao mercado; atender as legislações sobre comercialização, produto, meio ambiente e trabalhista, entre muitas outras ações e projetos.
Portanto, a organização precisa definir uma forma de gestão que comporte e oriente todo trabalho que deve ser feito. Ela pode se manter na estrutura convencional, vertical com a gestão sendo realizada por diretorias, departamentos e setores, ou ela pode gerir o negócio por processos, e, neste segundo caso, os pacotes de tarefas vão ficar organizados pelos produtos realizados e a organização pode estabelecer indicadores de desempenho para os processos, de forma que estes fiquem alinhados com a estratégia definida, conseguindo mais agilidade e sendo capaz de mudar os rumos dos processos e da organização sempre que se perceber que esta mudança é necessária.
Em gestão do negócio por processos, uma sequência para implantação de gestão por processos pode ser: identificar os objetivos estratégicos da organização; identificar e priorizar os processos críticos; identificar os donos dos processos; identificar as missões de cada processo e as respectivas necessidades dos clientes; criar uma mapa preliminar e planejar; mapear e modelar os processos; definir e implantar indicadores para os processos; documentar os processos; monitorar o desempenho dos processos e tomar ação quando necessário.
O Gestor de Processos
A gestão de processos é uma disciplina muito ampla e envolve diversos temas. Para começar, é importante aprender a identificar os processos da organização (mapeamento de processos); em seguida, modelar e gerenciar os processos identificados através de indicadores, e, para isso, é necessário: entender o que é macro processo, processo, sub-processo e atividades; aprender a identificar processos e atividades dentro da organização; aprender a analisar, melhorar e modelar processos; desenvolver habilidades para levantamento de dados através de observação e entrevistas; conhecer a metodologia BPM - Business Process Management; aprender a estruturar e planejar um projeto de mapeamento e modelagem de processos através do BPM; entender os conceitos sobre indicadores de desempenho, métricas e KPIS; aprender planejamento estratégico - BSC -, sua utilização e influência no estabelecimento em um sistema de indicadores de desempenho; saber como definir, implantar e monitorar e publicar ou comunicar para as partes interessadas os indicadores (7 Ferramentas da Qualidade, CEP- Controle Estatístico de Processos); e, por fim, saber como avaliar os resultados e identificar as não conformidades e manter os processos no rumo certo.
Este curso online de Formação de Gestor de Processos é composto por 8 cursos, equivale a 88 horas de treinamento presencial e visa à capacitação profissional do aluno para assumir esta função, fornecendo conhecimentos necessários para usar processos como meio estratégico para o crescimento da empresa, mapeando, modelando, medindo, analisando e tomando decisões.
A Gestão de Processos é uma área em franca ascensão na oferta de vagas de trabalho, nesta formação temos os cursos de: Mapeamento de Processos, Gestão de Negócios por Processos, KPI"s, Indicadores de Desempenho, BSC, Balanced Scorecard, Gestão de Projetos, CEP, Avançado, 7 Ferramentas da Qualidade, 6 Sigma.
Com esta formação você estará apto a assumir o papel de Gestor de Processos e qualificado a gerir com qualidade seus processos de trabalho. O conhecimento adquirido melhorará seu desempenho profissional independentemente da área de atuação, seja de qualidade, vendas, planejamento, finanças, produção, serviços, enfim.
Esta Formação é composta por sete cursos:
Não são exigidos pré-requisitos do aluno para realizar este curso.
Mapeamento de Processos (BPM - Business Process Management)
Módulo I: Business Process Management (BPM). Gestão de Negócios por Processos. Visão de processo. Conceitos: mapeamento de processos; modelagem de processos. Os dez passos para mapear e modelar um processo. Exercício. Módulo II: Fluxogramas utilizados para mapeamento e modelagem de processos. Apresentação das principais linguagens de representação de processos e de como utilizar o software MS Visio para a criação de fluxogramas. Exemplo. Exercício. Módulo III: Processos: foco no cliente. Dificuldades e benefícios em se trabalhar com processos. Necessidade da administração estratégica. Visão empresarial: missão, visão, valores e objetivos. Exercício. Módulo IV: Modelagem de processos. Árvore de processos. Análise e melhoria. Avaliação de desempenho. Balanced Scorecard. Exercício. Módulo V: Planejamento e realização de projeto de mapeamento e modelagem de processos. Responsabilidades. Atividades chaves. Exercício. Módulo VI: Desenvolvimento do projeto com foco no negócio - BPM. Análise e desenvolvimento. Benefícios. Detalhamento da metodologia de modelagem do fluxo de trabalho - EPMA. Exercício.
Gestão de Processos
Módulo I: Gestão de Negócios por Processos. Pressões sobre as organizações, processos, sub-processos, macroprocessos e rede de processos, comparação entre estrutura por processos e estrutura organizacional, porque gestão por processos, papel da informatização. Módulo II: Processos x Estratégia. Mapeamento, modelagem, documentação, registro e controle dos processos. Gestão estratégica x Gestão empresarial. Ações para controlar os processos. Módulo III: Relação entre os processos e as áreas da empresa, ferramentas para análise dos processos do negócio: fluxogramas funcional e físico, análise de tempos, qualidade, custos e valor agregado, melhoria dos processos. Módulo IV: Gerenciamento: monitoramento dos processos, análise do desempenho dos processos usando cartas de controle, envolvimento das pessoas, processo de mudança, desenvolvimento de novos processos.
Indicadores de Desempenho
Módulo I: Indicadores de Desempenho. O que são indicadores de desempenho, por que medir? O que medir? Uma métrica deve ser S.M.A.R.T.: Specific, Measurable, Attainable, Realistic, Timely. Módulo II: Por que indicadores de desempenho. BSC, etapas para implantação de indicadores de desempenho, painel de controle e dificuldades para implantar. Indicadores de desempenho para ISO 9001. Exercício. Módulo III: Tipos de indicadores de desempenho: finanças, recursos humanos, produção, logística, projetos, armazenagem, planejamento etc. Exemplos de aplicação. Módulo IV: Estudo de caso. Identificação de objetivos, métricas e metas. Lições aprendidas. Exercício. Conclusões.
Balanced Scorecard
Módulo I: Conceitos: estratégia, planejamento estratégico, competitividade, Balanced Scorecard (BSC). Exercícios. Módulo II: Origem do BSC. Desdobramento do BSC. Estrutura e processo de criação do BSC. Gestão estratégica. Exercícios. Módulo III: Fluxo de atividades para realização do planejamento estratégico. Criação de missão, valores e visão. Exercícios. Módulo IV: Análise de macro e microambientes. Desenvolvimento de macro objetivos. Exercícios. Módulo V: Implementação do BSC para um negócio específico. Definição de objetivos. Apresentação de casos reais. Exercícios. Módulo VI: O Balanced Scorecard pessoal, detalhamento do desenvolvimento de objetivos e metas para o BSC. Exercícios. Módulo VII: Funcionamento de uma organização focada em estratégia. Integração do BSC da organização com o BSC corporativo. Como tornar a estratégia em um processo contínuo. Exemplo de casos reais. Exercícios.
CEP Avançado
Módulo I: CEP Avançado Controle Estatístico de Processos 2ª Edição - 2005. Conceito de Controle Estatístico de Processos (CEP) (princípios, benefícios, envolvimentos, tipos de estudo, habilidades necessárias e planejamento) e seus vínculos com a evolução da qualidade nas empresas (ISO 9001, TS 16949, PPAP e APQP). Módulo II: Práticas de cálculos estatísticos básicos, de uso no CEP. Visão do software Minitab. Módulo III: Cartas de controle para variáveis: construção e interpretação. Estudos de normalidade, estabilidade e capacidade. Módulo IV: Cartas de controle para atributos: construção e interpretação. Estudos de estabilidade e capacidade. Estudo de R&R (MSA). Módulo V: As modificações da 2ª Edição, de julho de 2005, do Manual de Controle Estatístico de Processos da norma ISO/TS 16949. Cartas de controle para condições especiais, construção e interpretação. Módulo VI: Fórmulas, tabelas, testes, desafios e problemas
7 Ferramentas da Qualidade
Módulo I: 7 Ferramentas da Qualidade, Controle da Qualidade. Objetivos do curso. As sete ferramentas: visão geral, conceito de variação, objetivos do uso das sete ferramentas da qualidade, coleta de dados, 1ª Ferramenta: Fluxograma. Exercícios. Módulo II: 2ª Ferramenta: Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe). 3ª Ferramenta: Folha de Verificação. Exercícios. Módulo III: 4ª Ferramenta: Diagrama de Pareto. 5ª Ferramenta: Histograma. Exercícios. Módulo IV: 6ª Ferramenta: Diagrama de Dispersão. 7ª Ferramenta: Cartas de Controle. O uso das sete ferramentas básicas. Exercícios.
6 Sigma
Módulo I: Seis sigma: história, objetivos, o que é, visão geral, por que e onde aplicar. Métricas do 6 sigma: DPU, DPO e DPMO, rendimento - RTY. Exercícios. Módulo II: Metodologia DMAIC para 6 sigma. Exercícios. Módulo III: Trabalho em equipe, liderança, SIPOC, voz do cliente, gestão por processos. Exercícios. Módulo IV: Conceitos estatísticos básicos, 7 Ferramentas da Qualidade (curso disponível na área restrita), MSA - Análise do Sistema de Medição, R&R - Repetitividade e Reprodutividade. Exercícios. Módulo V: Gestão de projetos. Exercícios.
Nosso certificado não indica se o curso é presencial ou online e é muito bem aceito por empresas públicas, privadas e órgãos governamentais, temos 27 anos de mercado, mais de 15 anos com cursos online pela internet e somos conhecidos pela qualidade de nossos cursos.
Ao final do curso, o aluno receberá um certificado digital de conclusão com a carga horária especificada. Se a compra for uma formação ou combo com vários cursos o aluno receberá um certificado digital para cada curso realizado e ao receber o último certificado deve mandar um e-mail para contato@comexito.com.br que nosso suporte enviará um certificado por e-mail para a formação completa.
Se desejar, o aluno poderá solicitar também um certificado impresso em papel, mediante o pagamento de uma taxa adicional para cobrir despesas com impressão e envio por correio. O certificado em papel deve ser comprado para cada curso individual em uma formação ou combo.
Os cursos do site têm a aprovação do MEC?
Nossos cursos são de informação não de formação, são chamados cursos livres e não tem relação com a estrutura formal de educação.
O que é curso livre?
Curso Livre, que após a Lei nº9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.
Os cursos livres devem ser regulamentados por algum órgão?
Esses cursos não são regulamentados, sendo livres sua oferta e sua organização.
O que vale nos cursos livres é as empresas públicas e privadas e órgãos como o MTE aceitarem o certificado, o que é o nosso caso.
Pode-se emitir certificados dos cursos livres?
Sim, a escola pode emitir certificado de qualificação profissional.
Qual a legislação sobre o assunto?
Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97)
Gestores, administradores, líderes, supervisores, coordenadores, gerentes, enfim todos os profissionais envolvidos com o gerenciamento de processos.
Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail contato@comexito.com.br ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.
O curso on-line de Formação Gestão de Processos - BPM - Business Process Management é composto por oito cursos, narrados em áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências da instrutora, e cada módulo dos cursos possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 80 e 90 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 24 horas.
O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.
Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet.
Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.
Observações importantes:
Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail contato@comexito.com.br ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.
Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador: