Esta formação EAD ensina conceitos, ferramentas, técnicas e rotinas de um Analista da Qualidade e é composta de 16 cursos e o curso de auditoria está atualizado com a nova ISO 19011:2018:
BPM - Mapeamento e modelagem de processos;
Interpretação da norma ISO 9001:2015;
CEP Avançado - Controle Estatístico de Processos ;
Kaizen - Chave para Melhoria Contínua;
TPM - Manutenção Preventiva Total;
Auditor ISO 9001:2015 com ISO 19011:2018;
SGI - Sistema de gestão integrada 2019;
As grandes e médias empresas normalmente tem esse cargo que requer um profissional bem preparado. Nossos cursos tem muito conteúdo prático, os instrutores são senior e o conjunto dos temas realmente qualifica o aluno para as atividades do dia a dia.
Marcia R. Guerra
Graduada em engenharia e pós-graduada em engenharia de segurança do trabalho pela USP, Márcia Regina Guerra tem 45 anos de experiência profissional, 35 deles dedicados a Sistemas de Gestão e Gestão de Negócio.
180 horas aula
6 meses de acesso ao curso
Investimento R$ 2321,00
(Dólar $ 383.00)O Analista da Qualidade e Processos é um cargo muito procurado, todas as grandes e boas empresas para se trabalhar tem este cargo, suas responsabilidades mais importantes estão indicadas abaixo:
Compreender e manejar os princípios não só da Gestão da Qualidade e Processos, assim como também começar a pensar na Gestão Estratégica do Negócio dentro da sua Empresa;
Conduzir atividades de Auditorias de Sistemas de Gestão da Qualidade;
Trabalhar com procedimentos e registros técnicos;
Mapear Processos Produtivos e Administrativos;
Analisar desempenho dos processos e propor posteriores ações corretivas ou de melhoria, utilizando indicadores de desempenho;
Liderar equipes multidisciplinares para solução de problemas;
Conhecer exemplos para posterior aplicação prática;
Aprender como reduzir desperdícios e custos, através de controles aplicados a processos, mediante a aplicação da melhoria contínua realizada todos os dias;
Aprovar e reprovar produtos e serviços, de acordo com critérios pré-estabelecidos;
Contribuir com o aumento da satisfação dos clientes internos e externos;
Transmitir conhecimentos para os colaboradores influenciando na mudança de atitude e comportamento por meio da conscientização e aprendizado;
Desenvolver habilidades para redução de erros operacionais (falhas humanas) em função da capacitação dos colaboradores, através da padronização de tarefas e treinamentos;
Contribuir com a melhoria do relacionamento interpessoal nas empresas onde trabalhe ou venha conquistar uma nova oportunidade;
Ampliar suas possibilidades de crescimento profissional e melhorar sua qualidade de vida pessoal e no trabalho.
A formação de Analista da Qualidade e Processo tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas à Gestão da Qualidade e Gestão dos Processos, seus conceitos, ferramentas, técnicas especificas e rotinas para auditoria do sistema de acordo com as normas de gestão como a ISO 9001 e a ISO 19011. Com esta Formação, você aprenderá os princípios e práticas diárias de um Analista da Qualidade e Processos, nos quais o mesmo se concentra no seu dia a dia, de forma a agregar valor às atividades desempenhadas.
Com relação ao mercado de trabalho pode-se dizer que o aluno, após a realização deste curso ampliará em muito suas possibilidades de crescimento profissional. Hoje, no Brasil, a carência de profissionais com este perfil técnico é enorme e o mercado tem buscado cada dia mais por Analistas da Qualidade e Processos (busca esta muitas vezes frustrada, pois, não se tem encontrado com facilidade, profissionais realmente preparados para esta função), tendo em vista que as exigências dos clientes, em os segmentos só vem crescendo nos últimos anos. Pensando nisso, a Comêxito criou esta formação profissional, de tal forma a suprir adequadamente a ausência de cursos de qualidade nesta área, acreditando, acima de tudo, na importância de sua parcela de contribuição para o crescimento do Brasil e dos brasileiros.
BPM - Mapeamento e modelagem de processos
Interpretação da norma ISO 9001:2015;
CEP Avançado - Controle Estatístico de Processos
Kaizen - Chave para Melhoria Contínua;
TPM - Manutenção Preventiva Total;
Auditor ISO 9001:2015 com ISO 19011:2018
SGI - Sistema de gestão integrada 2015
Auditoria Interna da Qualidade ISO 9001
Módulo I: Visão geral sobre a norma NBR ISO 19011:2018. Introdução. 1 - Escopo. 2 - Referências normativas. 3 - Termos e definições. 4 - Princípios de auditoria. Exercícios. Módulo II: Interpretação da norma NBR ISO 19011:2018: 5 - Gerenciando um programa de auditoria. Exercícios. Módulo III: Interpretação da norma NBR ISO 19011:2018: 6 - Conduzindo uma auditoria. Exercícios. Módulo IV: Interpretação da norma NBR ISO 19011:2018: 7 - Competência e avaliação de auditores. Exercícios. Módulo V: Auditor da Qualidade. Estudos de caso.
Interpretação da Norma ISO 9001:2015
Módulo I: Alinhamento entre as normas, Considerações para a nova versão, Anexo SL, Estrutura macro, ISO 9001 Índice, Mudanças para a versão 2015. Módulo II: Introdução, 1 Escopo, 2 Referências normativas, 3 Termos e definições. Módulo III: 4. Contexto da organização, 5. Liderança, 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade, 7. Suporte.Módulo IV: 8. Operações, 8.1 Planejamento e controle operacional, 8.2 Determinação de requisitos para produtos e serviços, 8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços, 8.4 Controle de produtos e serviços fornecidos externamente, 8.5 Produção e prestação de serviços, 8.6 Lançamento de produtos e serviços, 8.7 Controle de não conformidades na saída de processos, produtos e serviços. Módulo V: 9. Avaliação de desempenho. Módulo VI: 10. Melhoria. Arquivos Extras: ISO 9001:2015 - tradução livre em português;PAS 99 2012;Anexo SL.
7 Ferramentas do Controle da Qualidade
Módulo I: Objetivos do curso. As sete ferramentas da qualidade: Visão Geral. Conceito de variação. Objetivos do uso das sete ferramentas da qualidade. Coleta de dados. 1ªferramenta da qualidade: Fluxograma. Exercícios. Módulo II: 2ªferramenta da qualidade: Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe). 3ªferramenta da qualidade: Folha de Verificação. Exercícios. Módulo III: 4ªferramenta da qualidade: Diagrama de Pareto. 5ªferramenta da qualidade: Histograma. Exercícios. Módulo IV: 6ªferramenta da qualidade: Diagrama de Dispersão. 7ªferramenta da qualidade: Cartas de Controle. O uso das sete ferramentas da qualidade básicas. Exercícios.
Mapeamento e Modelagem de Processos e BPM (Business Process Management)
Módulo I: Business Process Management (BPM). Gestão de Negócios por Processos. Visão de processo. Conceitos: mapeamento de processos;modelagem de processos. Os dez passos para mapear e modelar um processo. Exercício. Módulo II: Fluxogramas utilizados para mapeamento e modelagem de processos. Apresentação das principais linguagens de represenção de processos e de como utilizar o software MS Visio para a criação de fluxogramas. Exemplo. Exercício. Módulo III: Processos: foco no cliente. Dificuldades e benefícios em se trabalhar com processos. Necessidade da administração estratégica. Visão empresarial: missão, visão, valores e objetivos. Exercício. Módulo IV: Modelagem de processos. Árvore de processos. Análise e melhoria. Avaliação de desempenho. Balanced Scorecard. Exercício. Módulo V: Planejamento e realização de projeto de mapeamento e modelagem de processos. Responsabilidades. Atividades chaves. Exercício. Módulo VI: Desenvolvimento do projeto com foco no negócio ? BPM. Análise e desenvolvimento. Benefícios. Detalhamento da metodologia de modelagem do fluxo de trabalho ? EPMA. Exercício.
Indicadores de Desempenho
Módulo I: Indicadores de Desempenho. O que são indicadores de desempenho, por que medir? O que medir? Uma métrica deve ser S.M.A.R.T.: Specific, Measurable, Attainable, Realistic, Timely. Módulo II: Por que indicadores de desempenho. BSC, etapas para implantação de indicadores de desempenho, painel de controle e dificuldades para implantar. Indicadores de desempenho para ISO 9001. Exercício. Módulo III: Tipos de indicadores de desempenho: finanças, recursos humanos, produção, logística, projetos, armazenagem, planejamento etc. Exemplos de aplicação. Módulo IV: Estudo de caso. Identificação de objetivos, métricas e metas. Lições aprendidas. Exercício. Conclusões.
5S - Housekeeping
Módulo I: A origem dos 5S. O que é o programa 5S. Objetivos. Seiri / Organização. Seiton / Ordenação. Exercícios. Módulo II: Seiso / Limpeza, Seiketsu / Asseio, Shitsuke / Disciplina, O Sexto S, Setsuyaku / Economia. Os cinco S no dia a dia e seus benefícios. Exercícios. Módulo III: Indícios de 5S. Etapas para implantação dos 5S. Exercícios. Módulo IV: Continuação das etapas para implantação dos 5S. Estudo de caso;Exercícios.
MASP &PDCA
Módulo I: Objetivos do curso. O ciclo PDCA. MASP ? Visão Geral. Relação MASP e PDCA. 1ªEtapa: identificar o problema;Exemplo;Exercício. Módulo II: 2ªEtapa: observar o problema. 3ªEtapa: Analisar o problema. 4ªEtapa: plano de ação. 5ªEtapa: agir. Exercício. Módulo III: 6ªEtapa: acompanhar. 7ªEtapa: padronizar. O uso do MASP para ações corretivas. Exemplo: preenchimento de relatório de ação corretiva. Exercício.
6 Sigma
Módulo I: Seis sigma: história, objetivos, o que é, visão geral, por que e onde aplicar, métricas do 6 sigma (DPU, DPO e DPMO). Rendimento ? RTY. Exercícios. Módulo II: Metodologia DMAIC para 6 sigma. Exercícios. Módulo III: Trabalho em equipe, liderança, SIPOC, voz do cliente, gestão por processos. Exercícios. Módulo IV: Conceitos estatísticos básicos. 7 Ferramentas da Qualidade. MSA - Análise do Sistema de Medição. R&R Repetitividade e Reprodutividade. Exercícios. Módulo V: Gestão de projetos. Exercícios.
Liderança de Sucesso
Módulo I: Liderança de Sucesso. Analisar cenários de mudança, identificando alternativas para o crescimento individual e organizacional. Módulo II: Conhecer as crenças e os estilos gerenciais (Teorias de McGregor e Blake-Mouton), analisando seus impactos na força de trabalho. Módulo III: Entender como funcionam os relacionamentos inter-pessoais no trabalho (Janela de Johari), envolvendo superiores, colegas e subordinados. Módulo IV: Conhecer os estilos de motivação para o poder (MacClelland, Hunter) e suas influências no moral das pessoas. Analisar o uso de assertividade, empatia, empowerment e coaching. Módulo V: Conhecer teorias de motivar pessoas (Maslow, Herzberg, Hunter), buscando um maior comprometimento dos subordinados e formando pessoas empreendedoras. Elaborar ações para viabilizar o sucesso de sua participação enquanto líder. Arquivos extras: Slides do curso de Liderança de Sucesso.
Gerenciamento de Tempo
Módulo I: Gerenciamento do Tempo. Ladrões de tempo internos e externos;Você administra bem o seu tempo? Oh, não outra reunião;Atendimento / entrevistas;Como racionalizar o tempo. Módulo II: Como você se comporta ao telefone? Torne seu telefone seu aliado;Seu subordinado economiza ou consome seu tempo? Identifique seu estilo organizacional;Delegação uma auto-análise. Módulo III: O computador como aliado;O e-mail;Redes de relacionamento;Sugestões para melhor administração do tempo pessoal;Administração do tempo, quem pode ajudar? Módulo IV: Definição de objetivos pessoais e profissionais;Levantamento e priorização das tarefas diárias;Como escolher a sua agenda;Tempo pessoal uma nova dimensão;Épreciso dizer não;Tempo ganho ? o que fazer? Arquivos Extras: Slides do treinamento e materiais complementares.
Kaizen
Módulo I: Objetivos do curso, O Sistema Toyota de Produção, O que é Kaizen, Os 3M"s, Melhorias sem padrão x Kaizen, Motivos do insucesso no Kaizen e a administração, o Guarda Chuva Kaizen, Kaizen x Kaikaku, A sinergia Kaikaku / Kaizen, 7 Condições essenciais na implantação do Kaizen, A verdadeira mentalidade Kaizen, Mini Kaizen (Quick And Easy Kaizen), O Kaizen Blitz e suas limitações, Os programas de sugestão para o Kaizen, Cuidados para os programas de sugestão, Os círculos de Kaizen. Módulo II: Etapas para montagem de um trabalho Kaizen. Módulo III: Estudos de caso aplicados ao Kaizen. Arquivos Extras: Slides do treinamento e materiais complementares.
8D
Módulo I: O que é 8D?, Quando se deve utilizar a metodologia 8D?, Fatores que podem provocar uma análise 8D, As vantagens do trabalho em equipe no 8D, Os cuidados no trabalho em equipe no 8D, Razões que podem conduzir ao insucesso no 8D, O Fluxograma esquemático no 8D, As disciplinas do 8D. Módulo II: Estudos de casos. Arquivos Extras: Slides do treinamento e material complementar.
TPM - Manutenção Produtiva Total
Módulo I: TPM - Total Productive Maintenance (Manutenção Produtiva Total). TPM - Manutenção Produtiva Total. Conceitos de TPM (princípios, benefícios, comunicação, perdas, envolvimento, habilidades em equipe dos operadores). Módulo II: Os seis elementos fundamentais que dão amparo à filosofia e à metodologia TPM. Módulo III: Os sete passos operacionais, para a implantação eficaz do TPM, com ganhos de resultados para a organização. Módulo IV: Auto gerenciamento do TPM e, também, Métodos de Solução de Problemas. Módulo V: Técnicas de Troca Rápida de Ferramenta (SMED) e de Manutenção Centrada na Confiabilidade (RCM), partes integrantes do TPM. Arquivos Extras: Slides do Curso Online de TPM - Total Productive Maintenance (Manutenção Produtiva Total).
CEP - Controle Estatístico de Processos
Módulo I: CEP Avançado Controle Estatístico de Processos 2ªEdição - 2005 .Conceito de Controle Estatístico de Processos (CEP) (princípios, benefícios, envolvimentos, tipos de estudo, habilidades necessárias e planejamento) e seus vínculos com a evolução da qualidade nas empresas (ISO 9001, TS 16949, PPAP e APQP). Módulo II: Práticas de cálculos estatísticos básicos, de uso no CEP. Visão do software Minitab. Módulo III: Cartas de controle para variáveis: construção e interpretação. Estudos de normalidade, estabilidade e capacidade.Módulo IV: Cartas de controle para atributos: construção e interpretação. Estudos de estabilidade e capacidade. Estudo de R&R (MSA). Módulo V: As modificações da 2ªEdição, de julho de 2005, do Manual de Controle Estatístico de Processos da norma ISO/TS 16949. Cartas de controle para condições especiais, construção e interpretação. Módulo VI: Fórmulas, tabelas, testes, desafios e problemas.
SGI - Sistema de Gestão Integrada
Módulo I: SGI - Sistema de Gestão Integrada (ISO 9001, ISO 14001, OSHAS 18001, SA 8000). ISO 9001, ISO 14001, OSHAS 18001, SA 8000. Visão geral de sistemas de gestão, o que é tipicamente integrado, visão geral das normas ISO 9001, ISO 14001, OSHAS 18001 e SA 8000. Por que integrar os sistemas. Exercícios. Módulo II: Etapas para implantação de um sistema de gestão integrada: equipe multidisciplinar, planejamento, processos, legislação, identificação e priorização dos riscos, melhorias, controles, objetivos e metas. Exercícios. Módulo III: Etapas para implantação de um sistema de gestão integrada: planos de emergência, implantação dos processos comuns a todas as normas, documentação, vantagens, dificuldades, decisão. Exercícios. Arquivos Extras: Slides do Curso Online de SGI - Sistema de Gestão Integrada (ISO 9001, ISO 14001, OSHAS 18001, SA 8000).
Custos da Qualidade
Módulo I: Custos da Qualidade. 1) Introdução a custos da qualidade;2) Definição dos custos da qualidade;2.1) Custos da prevenção;2.2) Custos da avaliação;2.3) Custos das falhas internas;2.4) Custos das falhas externas;2.5) Exemplo: os quatro custos da qualidade. Módulo II: 3) Exemplo: fábrica de parafusos;3.1) Exemplo: os custos da qualidade na fábrica de parafusos. Módulo III: 4) A importância de conhecer os custos da qualidade;4.1) Como medir os custos da qualidade;5) Os objetivos de um sistema de custos da qualidade;6) Sistema de custos da qualidade;6.1) Elaborar um sistema de custos da qualidade;6.2) Como calcular os custos da qualidade;6.3) Definir processos críticos para análise. Módulo IV: 7) Plano de contas - elaboração;7.1) Como medir os custos da qualidade?;7.2) Plano de contas: custos da qualidade;7.2.1) Plano de contas: custos da qualidade;Centro de custo: custos da prevenção;7.2.2) Plano de contas: custos da qualidade;Centro de custo: custos da avaliação;7.2.3) Plano de contas: custos da qualidade;Centro de custo: custos das falhas internas;7.2.4) Plano de contas: custos da qualidade;Centro de custo: custos das falhas externas;8) Conclusão.
Nosso certificado não indica se o curso é presencial ou online e é muito bem aceito por empresas públicas, privadas e órgãos governamentais, temos 27 anos de mercado, mais de 15 anos com cursos online pela internet e somos conhecidos pela qualidade de nossos cursos.
Ao final do curso, o aluno receberá um certificado digital de conclusão com a carga horária especificada. Se a compra for uma formação ou combo com vários cursos o aluno receberá um certificado digital para cada curso realizado e ao receber o último certificado deve mandar um e-mail para contato@comexito.com.br que nosso suporte enviará um certificado por e-mail para a formação completa.
Se desejar, o aluno poderá solicitar também um certificado impresso em papel, mediante o pagamento de uma taxa adicional para cobrir despesas com impressão e envio por correio. O certificado em papel deve ser comprado para cada curso individual em uma formação ou combo.
Os cursos do site têm a aprovação do MEC?
Nossos cursos são de informação não de formação, são chamados cursos livres e não tem relação com a estrutura formal de educação.
O que é curso livre?
Curso Livre, que após a Lei nº9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.
Os cursos livres devem ser regulamentados por algum órgão?
Esses cursos não são regulamentados, sendo livres sua oferta e sua organização.
O que vale nos cursos livres é as empresas públicas e privadas e órgãos como o MTE aceitarem o certificado, o que é o nosso caso.
Pode-se emitir certificados dos cursos livres?
Sim, a escola pode emitir certificado de qualificação profissional.
Qual a legislação sobre o assunto?
Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97)
Engenheiros, analistas, inspetores, monitores, auxiliares e assistentes da Qualidade, Processos, Produção, Logística e todos os interessados em tornar-se um profissional desta área que só cresce em nosso país e no mundo globalizado de hoje.
Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail contato@comexito.com.br ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.
O curso online de é composto por 16 cursos, narrados em áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências do instrutor, e cada módulo dos cursos possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 150 há 180 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 24 horas.
O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.
Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet.
Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.
Observações Importantes:
As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.
Todo material é em formato eletrônico;não trabalhamos com material impresso ou em CD;o aluno faz o download pelo site de todo material.
As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet;não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.
Não é permitida a distribuição do material.
Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de 50% do preço do curso individual.
As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.
Alunos usuários de softwares especiais como o leitor de tela NVDA, devem entrar em contato com o nosso suporte pelo e-mail contato@comexito.com.br ou telefone (11)3207-4928 e solicitar o link de entrada.
Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador: